GERAL
Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

- Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por meio de regulação estadual, a Assistência Médica Intensiva (AMI), unidade de referência do Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II (HEPSJPII), maior hospital e pronto-socorro do estado, completa 12 anos de funcionamento ininterrupto em 17 maio de 2025. Ao longo desse tempo, a AMI tem se consolidado como uma referência no cuidado intensivo, não só pelo alto padrão técnico, mas também pelo compromisso com a humanização no atendimento aos pacientes e suas famílias. A unidade atende à Macrorregião I do estado e, conforme as necessidades da Gerência de Regulação (Gerreg), também à Macrorregião II.
Atualmente, a unidade conta com 40 leitos de UTI, distribuídos em três unidades: a UTI 1, com 16 leitos dialíticos; a UTI 2, com 10 leitos também aptos para hemodiálise; e a UTI 3, com 14 leitos sem pontos de hemodiálise, voltados a pacientes críticos-semicríticos, com tendência a cuidados e reabilitações mais prolongadas, e perfil de complexidade assistencial menor. Destes, 26 são equipados com pontos para hemodiálise, o que possibilita a realização do procedimento à beira-leito, evitando o deslocamento de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, permitindo um cuidado mais seguro e integrado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as estratégias para atender pacientes internados no estado, levando humanização, são uma prioridade da gestão. “Descentralizamos os leitos de UTI para levar atendimento especializado a esses pacientes, humanizando o sistema e levando mais dignidade.”, pontuou.
Humanização e bioética no cuidado de pacientes com doenças ameaçadoras à vida
NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS
O cuidado com a vida vai além da tecnologia e dos protocolos clínicos. A humanização do atendimento é um dos princípios que norteiam o trabalho assistencial da AMI. Parte essencial desse compromisso é realizado por meio do Núcleo de Cuidados Paliativos (NCP), instituído em junho de 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com foco na atenção a pacientes com doenças ameaçadoras à vida. O Núcleo atua estrategicamente, de forma racional, humana e técnica, promovendo decisões baseadas em princípios bioéticos como beneficência, não maleficência e autonomia de pacientes e familiares.
ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
A estrutura organizacional da AMI é formada por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A gestão inclui ainda coordenações técnicas específicas nas áreas de direção clínica, enfermagem, fisioterapia, farmácia, psicologia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, controle de infecção hospitalar e segurança do paciente.
Para a coordenadora-geral da AMI, Rafaela Garcia Dancini, o trabalho da equipe vai além da técnica, sendo um ato contínuo de amor e dedicação. “Muitos pacientes que chegam à unidade estão em estado grave; alguns se recuperam plenamente, enquanto outros permanecem em tratamento até o óbito. Mesmo nesses casos, o cuidado se estende aos familiares, que recebem acompanhamento psicológico e do serviço social durante o processo de luto”, explicou.
Esse acolhimento humanizado contribui para que as famílias compreendam a importância da doação de órgãos. “As famílias são sensibilizadas e, em muitos casos, autorizam a captação, entendendo o gesto como um ato de amor ao próximo. Os familiares, inclusive, recebem uma carta escrita à mão pela equipe médica e multiprofissional, como forma de homenagem e gratidão”, ressaltou Rafaela.
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS
Somente em 2024, a Assistência Médica Intensiva contribuiu de forma expressiva para o sistema estadual de transplantes, com a captação de 50 córneas provenientes de 25 doadores diagnosticados com morte encefálica. As abordagens às famílias foram realizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com o apoio da equipe multidisciplinar da AMI. Embora a unidade não possua centro cirúrgico, o trabalho de sensibilização é essencial para que as famílias compreendam a importância do ato e autorizem a doação, permitindo que o procedimento de captação ocorra em local adequado da rede estadual de saúde.
O titular da Sesau, Jefferson Rocha, evidencia a importância das políticas públicas do governo voltadas à humanização dos pacientes e familiares. “Trabalhamos com pessoas, e com a importância da vida. O projeto de cuidados da AMI é um exemplo claro de como a gestão da saúde tem se preocupado em garantir não apenas a qualidade técnica dos atendimentos, mas também o acolhimento e o suporte emocional aos pacientes e seus familiares”, concluiu.
Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Arquivo Sesau
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Museu da Memória Rondoniense é reaberto em Porto Velho, fortalecendo valorização da história e cultura do estado

Com o objetivo de fomentar, preservar e fortalecer o turismo e patrimônio do estado, o governo de Rondônia reabriu, na segunda-feira (28), o Museu da Memória Rondoniense (Mero) para visitas públicas. Localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 608, na Praça Getúlio Vargas, Centro de Porto Velho, o Mero conta com demonstração de acervos arqueológicos, etnográficos, iconograficos, paleontólogicos, biológicos e documental. O local está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, com entrada gratuita.
Sob a responsabilidade da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), o Museu possui salas de exposições permanentes e temporárias, auditório, laboratório arqueológico e o Centro de Documentação Histórica, que reúne mais de 10 mil registros entre jornais antigos, cartas, mapas, fotografias e negativos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e de outros marcos históricos do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reabertura do museu é fundamental para manter viva a história do estado. “O Mero fortalece a cultura histórica de Rondônia, guardando registros preciosos da trajetória do estado, essenciais para pesquisa e estudo da história local, além de incentivar a valorização da história e da construção da identidade do povo rondoniense”, evidenciou.
O presidente da Funcer, Leonildo Nery Rodrigues, destacou a relevância do espaço para a valorização da identidade cultural de Rondônia. “O Mero é um dos maiores símbolos da nossa história. Reabrir suas portas significa garantir que as novas gerações tenham acesso a documentos, peças arqueológicas e registros que contam a trajetória do nosso povo.”
REFORMA
O Museu da Memória Rondoniense fechou no início de março para troca de pisos, louças sanitárias e pintura interna. A reforma, realizada em parceira com a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), está em fase final e devolverá ao prédio as cores originais da época de sua inauguração, em 1954.
Fonte
Texto: Midian Mascarenhas
Fotos: Admilson Knightz
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas é aberta em Porto Velho

A Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas começou na sexta-feira (25) e segue até a próxima quinta-feira (31), com atividades em diversos municípios. A abertura aconteceu no Terminal Rodoviário de Porto Velho e contou com a participação ativa da população. A mobilização foi organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito.
A atividade contou com uma vasta programação. Teve blitz educativa, dinâmicas sobre o trânsito, troca de capacete, pit-stop interativo com performance teatral, túnel do trânsito com exposição do troféu conquistado pelo Detran-RO no Maio Amarelo, óculos simulador de embriaguez, atividades lúdicas, antenas corta-pipa e palestras com quiz educativo. Além disso, foram divulgados os cursos gratuitos voltados à capacitação de condutores.
TROCA DE CAPACETES
Durante a blitz educativa, motociclistas foram abordados na Avenida Jorge Teixeira, onde receberam orientações sobre segurança viária e prevenção de acidentes. Aqueles que apresentaram irregularidades com o capacete tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica educativa e, após isso, receberam gratuitamente um novo capacete entregue pela equipe do Detran-RO.
Motociclistas participaram de dinâmicas educativas com troca gratuita de capacete novo
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou o comprometimento do órgão com a redução dos sinistros no trânsito. “Nosso trabalho é contínuo. Estamos nas ruas, nas escolas, nas empresas e nos eventos. A motocicleta é um meio de transporte popular, ágil e acessível, mas exige responsabilidade”, frisou.
Gustavo Ralyd Martins, 24 anos, morador do Bairro Nacional, foi um dos participantes que conseguiu trocar seu capacete por outro novo, gratuitamente. “Cheguei com meu capacete vencido e saio daqui com um novo. Agradeço ao governo por essa oportunidade e pelo cuidado com a gente”, disse.
Já Valmir Furtado Dantas, de 53 anos, morador do Bairro Cuniã, também recebeu um novo capacete e destacou a importância da ação. “É um gesto que mostra que o governo está pensando na nossa segurança. Fico muito grato pelo apoio e orientação que recebi hoje.”
PROGRAMAÇÃO
Instituída oficialmente em 2024, a Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas tem como marco o Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho. Ao longo da semana, diversas atividades seguirão em Porto Velho e em outros municípios do estado, com foco na educação, empatia e valorização da vida no trânsito.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Workshop mobiliza rede de ensino de Porto Velho para avaliar resultados do Saero e definir estratégias pedagógicas

Evento acontecerá no auditório da São Lucas Educacional Campus 2A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPE), realiza na próxima sexta-feira, 1º de agosto, o Workshop “Inovação e Excelência no Ensino: Desafios e Oportunidades”. O encontro tem como propósito oferecer um espaço formativo e estratégico para que os profissionais da educação possam refletir, de forma coletiva, sobre os desafios apontados pelos resultados mais recentes do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero).
O evento acontecerá no auditório da São Lucas Educacional Campus 2, rua João Goulart, 666, bairro Mato Grosso, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h30, e vai reunir diretores, vices, orientadores, supervisores, professores e técnicos das escolas da rede municipal de ensino que buscarão a construção de ações pedagógicas colaborativas e inovadoras, capazes de impulsionar a qualidade da aprendizagem e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais da rede municipal.
“É hora de unir forças, rever práticas e olhar para o futuro com coragem e inovação. Queremos transformar os dados em oportunidades reais de crescimento para nossas escolas”, afirmou Vera Lúcia Borges, diretora do Departamento de Políticas Educacionais.
Além de palestras, painéis interativos e momentos de escuta ativa, o workshop contará com a participação da renomada especialista em educação Cláudia Costin, que abordará o tema “Desafios e avanços da Educação Básica no Brasil: a importância de se trabalhar com dados”.
Durante o evento, também serão apresentadas as ações desenvolvidas pela Semed no primeiro semestre de 2025 e os projetos que serão implementados no segundo semestre. A ideia é reforçar a transparência e o alinhamento das metas educacionais com toda a rede.
“A educação precisa ser conduzida com planejamento, responsabilidade e compromisso com o aluno. Esse workshop marca o início de uma nova fase para a educação municipal: mais integrada, mais analítica e mais inovadora,” destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio.
A ação faz parte do esforço da atual gestão municipal para fortalecer a educação pública com base em dados, boas práticas e valorização profissional, revertendo o cenário de baixo desempenho evidenciado nas avaliações externas e promovendo uma educação mais eficiente e centrada no estudante.
Texto: Meiry Santos
Foto: Leandro Morais/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
- GERAL21 horas ago
Mutirão do DIU acontece em agosto com oferta de 200 dispositivos gratuitos em Porto Velho
- GERAL21 horas ago
Divulgado resultado preliminar de seleção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- GERAL21 horas ago
Porto Velho é contemplado com R$ 37 milhões do PAC para saúde
- INTERIOR21 horas ago
Para reforçar segurança no trânsito, operação Lei Seca Nacional é realizada simultaneamente em seis municípios rondonienses
- GERAL21 horas ago
Museu da Memória Rondoniense é reaberto em Porto Velho, fortalecendo valorização da história e cultura do estado
You must be logged in to post a comment Login