Connect with us

GERAL

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Published

on

  • Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por meio de regulação estadual, a Assistência Médica Intensiva (AMI), unidade de referência do Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II (HEPSJPII), maior hospital e pronto-socorro do estado, completa 12 anos de funcionamento ininterrupto em 17 maio de 2025. Ao longo desse tempo, a AMI tem se consolidado como uma referência no cuidado intensivo, não só pelo alto padrão técnico, mas também pelo compromisso com a humanização no atendimento aos pacientes e suas famílias. A unidade atende à Macrorregião I do estado e, conforme as necessidades da Gerência de Regulação (Gerreg), também à Macrorregião II.

Atualmente, a unidade conta com 40 leitos de UTI, distribuídos em três unidades: a UTI 1, com 16 leitos dialíticos; a UTI 2, com 10 leitos também aptos para hemodiálise; e a UTI 3, com 14 leitos sem pontos de hemodiálise, voltados a pacientes críticos-semicríticos, com tendência a cuidados e reabilitações mais prolongadas, e perfil de complexidade assistencial menor. Destes, 26 são equipados com pontos para hemodiálise, o que possibilita a realização do procedimento à beira-leito, evitando o deslocamento de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, permitindo um cuidado mais seguro e integrado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as estratégias para atender pacientes internados no estado, levando humanização, são uma prioridade da gestão. “Descentralizamos os leitos de UTI para levar atendimento especializado a esses pacientes, humanizando o sistema e levando mais dignidade.”, pontuou.

Humanização e bioética no cuidado de pacientes com doenças ameaçadoras à vida

Advertisement

NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS

O cuidado com a vida vai além da tecnologia e dos protocolos clínicos. A humanização do atendimento é um dos princípios que norteiam o trabalho assistencial da AMI. Parte essencial desse compromisso é realizado por meio do Núcleo de Cuidados Paliativos (NCP), instituído em junho de 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com foco na atenção a pacientes com doenças ameaçadoras à vida. O Núcleo atua estrategicamente, de forma racional, humana e técnica, promovendo decisões baseadas em princípios bioéticos como beneficência, não maleficência e autonomia de pacientes e familiares.

Advertisement

ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

A estrutura organizacional da AMI é formada por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A gestão inclui ainda coordenações técnicas específicas nas áreas de direção clínica, enfermagem, fisioterapia, farmácia, psicologia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, controle de infecção hospitalar e segurança do paciente.

Advertisement

Para a coordenadora-geral da AMI, Rafaela Garcia Dancini, o trabalho da equipe vai além da técnica, sendo um ato contínuo de amor e dedicação. “Muitos pacientes que chegam à unidade estão em estado grave; alguns se recuperam plenamente, enquanto outros permanecem em tratamento até o óbito. Mesmo nesses casos, o cuidado se estende aos familiares, que recebem acompanhamento psicológico e do serviço social durante o processo de luto”, explicou.

Esse acolhimento humanizado contribui para que as famílias compreendam a importância da doação de órgãos. “As famílias são sensibilizadas e, em muitos casos, autorizam a captação, entendendo o gesto como um ato de amor ao próximo. Os familiares, inclusive, recebem uma carta escrita à mão pela equipe médica e multiprofissional, como forma de homenagem e gratidão”, ressaltou Rafaela.

Advertisement

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS

Somente em 2024, a Assistência Médica Intensiva contribuiu de forma expressiva para o sistema estadual de transplantes, com a captação de 50 córneas provenientes de 25 doadores diagnosticados com morte encefálica. As abordagens às famílias foram realizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com o apoio da equipe multidisciplinar da AMI. Embora a unidade não possua centro cirúrgico, o trabalho de sensibilização é essencial para que as famílias compreendam a importância do ato e autorizem a doação, permitindo que o procedimento de captação ocorra em local adequado da rede estadual de saúde.

Advertisement

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, evidencia a importância das políticas públicas do governo voltadas à humanização dos pacientes e familiares. “Trabalhamos com pessoas, e com a importância da vida. O projeto de cuidados da AMI é um exemplo claro de como a gestão da saúde tem se preocupado em garantir não apenas a qualidade técnica dos atendimentos, mas também o acolhimento e o suporte emocional aos pacientes e seus familiares”, concluiu.

Advertisement

Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Arquivo Sesau
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais

Published

on

Com o tema “Rondônia, rumo à eliminação das hepatites virais”, o governo do estado lançou oficialmente, na sexta-feira (11), a Campanha Estadual Julho Amarelo 2025, voltada à intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A cerimônia ocorreu no Auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho, em formato híbrido, reunindo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, parceiros institucionais e representantes da sociedade civil.

Advertisement

Durante o evento, a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Francilene Alves de Miranda, destacou a apresentação do Guia para Eliminação das Hepatites Virais no Brasil, documento técnico do Ministério da Saúde que orienta estados e municípios sobre estratégias coordenadas de enfrentamento da doença. A apresentação foi conduzida virtualmente pelo coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais do DATHI/MS, dr. Mário Peribañez Gonzalez.

“Este guia é uma ferramenta fundamental para alcançarmos a meta pactuada com a Organização Mundial da Saúde de eliminar as hepatites como problema de saúde pública até 2030. Rondônia tem mostrado protagonismo nas ações de vigilância e diagnóstico, sendo referência em diversas frentes”, destacou a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agevisa/RO.

Advertisement

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforçou o papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais. “Temos feito um trabalho contínuo de fortalecimento da rede de atenção, qualificação dos serviços e ampliação da testagem. A campanha Julho Amarelo representa mais um passo importante no enfrentamento às hepatites virais e construção de políticas públicas eficientes e integradas”, afirmou.

Papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais foi reforçado durante o evento

Advertisement

AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO

A pesquisadora da Fiocruz Rondônia, dra. Deusilene Dall’Acqua, apresentou os avanços no diagnóstico da hepatite Delta, com destaque para a implementação de exames moleculares em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), Agevisa/RO e o Cepem. O projeto é considerado piloto e pioneiro no Brasil, sendo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) com apoio do Ministério da Saúde.

Advertisement

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO

 Julho Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais e intensificação das ações de enfrentamento à doença silenciosa causada por vírus que afetam o fígado e podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer hepático, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. A campanha visa ampliar o acesso à testagem rápida, vacinação (no caso da hepatite B) e tratamento gratuito pelo SUS.

Advertisement

O governo de Rondônia tem na agenda ações que continuarão ao longo de todo o mês com atividades educativas, testagens rápidas, oferta da vacina para hepatite B, ações em comunidades e capacitações para profissionais de saúde em todo o estado.

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro adilon
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Governo de RO reforça policiamento e evidencia cuidados e medidas de segurança durante período de férias

Published

on

Julho é mês de férias e o aumento no fluxo de pessoas nas áreas comerciais e de lazer exige atenção. Para garantir a tranquilidade da população neste período, o governo de Rondônia reforça o policiamento em áreas estratégicas, e evidencia cuidados, prevenção e medidas de segurança.

Advertisement

As ações são intensificadas pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), que mantém o patrulhamento contínuo no início das férias escolares, devido ao fluxo de trânsito diminuir com o recesso nas escolas e a saída das famílias para viagens. Durante o período, além de acidentes domésticos, os principais focos de atenção são furtos e roubos em residências desocupadas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações estratégicas fortalecem a atuação da polícia militar e são essenciais para promover maior segurança e tranquilidade para a população durante as férias.

Advertisement

O comandante Regional de Policiamento, Wilton Amorim, responsável pelo planejamento e policiamento operacional, reforça o compromisso da gestão estadual com a segurança pública. “A campanha de conscientização e prevenção é continua. Nesse período de férias escolares há um reforço no policiamento, principalmente nas áreas residenciais, sempre com foco na preservação da segurança da comunidade”, frisou.

RECOMENDAÇÕES

Advertisement

Ao sair de casa

  • Informar sempre alguém próximo para cuidar da residência na sua ausência;
  • Não deixar a luz da residência apagada de forma contínua;
  • Redobrar a atenção ao sair de casa e sempre verificar as portas e janelas para não deixá-las abertas.

Ao viajar

  • Realizar manutenção do veículo;
  • Conferir os assentos corretos para cada faixa etária de crianças;
  • Ficar atento as normas vigentes de trânsito brasileiro.

Em casos de emergência, a Policia Militar de Rondônia pode ser acionada pelo 190, pelo app Cidadão RO ou pelas redes da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) – Telegram, Facebook e Instagram. Essas ferramentas facilitam o acesso rápido aos serviços oficiais.

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Arquivo PMRO
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Prefeitura notifica consórcio responsável pela construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho

Published

on

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), notificou formalmente o Consórcio Construtor Madecon/MBC para que retome de forma imediata as obras da nova rodoviária da capital. O município cobra a apresentação de um plano de ação e de um cronograma físico-financeiro executivo atualizado, detalhando todas as frentes de serviço necessárias para a conclusão integral do terminal.

Advertisement

Na notificação de nº 55 e 62/2025/DIFOC/DOC/SEMOB, a Prefeitura também destacou uma série de pendências técnicas que exigem atenção imediata e não estão contempladas no planejamento atual do consórcio. Dentre os principais pontos elencados estão:

-Instalações Elétricas – Correção de fiações expostas;
-Setor Administrativo -Correção de goteiras, acabamento de forro e instalação de portas faltantes;
-Guaritas de Entrada e Saída – Conclusão de obras com pendências elétricas, instalação de forro, ar-condicionado e acessórios de banheiro;
-Plataformas de Embarque/Desembarque – Correção de afundamentos nos blocos intertravados, iluminação LED e infiltrações;
-Área Externa – Instalação de postes de iluminação e reparo de sistema de iluminação de solo;
-Prédio do Mototáxi – Correção de infiltrações, ajustes elétricos em bebedouros e instalação de ventilação nos banheiros;
-Fachada – Conclusão do rejuntamento de pastilhas;
-Sanitários (Geral e PNE) – Correção de vazamentos, substituição de divisórias improvisadas e finalização de acabamentos;
-Impermeabilização da Laje Técnica – Execução do serviço;
-Peles de Vidro – Substituição e recomposição de estruturas danificadas;
-Sistema de ar-condicionado – Avanço nas etapas possíveis, mesmo antes de eventual aditivo;
-Acabamentos Estéticos Gerais – Pintura de paredes, forros e correção de cortes em alvenaria;
-Área Técnica – Finalização do forro ecológico;
-Cisterna e Sistema de Incêndio: Eliminação de vazamentos, pintura e limpeza;
-Prédio dos Taxistas – Conclusão da pintura e instalações hidráulicas e elétricas dos banheiros;
-ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) – Realização de testes e acompanhamento para obtenção da licença de operação junto à Sema.

Advertisement

A gestão municipal tem se posicionado de forma firme e responsável no acompanhamento dessa obra, considerada estratégica para a mobilidade e logística de Porto Velho. O objetivo da notificação é assegurar que o consórcio cumpra os prazos e exigências contratuais, entregando à população uma estrutura moderna, segura e completa.

“A população de Porto Velho espera há anos por esse terminal rodoviário, e a atual gestão tem tratado com seriedade e compromisso a conclusão dessa obra. Não vamos admitir atrasos injustificados ou descumprimentos contratuais”, reforçou o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, ressaltando que a Prefeitura continuará fiscalizando rigorosamente cada etapa do processo.

Advertisement

Texto: Secom
Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE