GERAL
Superação Pré-Enem reforça inclusão educacional e garante oportunidade gratuita a estudantes de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo uma importante ação de inclusão educacional com o curso preparatório “Superação para o Enem”, um projeto gratuito voltado para jovens e adultos da rede pública que desejam ingressar no ensino superior. Com mais de 600 inscritos e 350 vagas preenchidas, o curso reafirma o compromisso da gestão municipal com a facilidade do acesso à universidade.
Criado em 2010, com a nomenclatura “Superação Pré-Enem”, o projeto já ajudou mais de 3 mil estudantes a conquistarem uma vaga em universidades públicas e privadas. Em sua edição atual, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, simultaneamente em quatro polos: Escola Voo da Juriti (zona Leste), Escola Vicente Rondon (zona Sul), Escola Pedro Batalha (zona Norte) e o Teatro Banzeiros (Centro).
Para participar, os estudantes passaram por um processo seletivo que exigia critérios como: ser residente de Porto Velho, estudar ou ter estudado em escola pública, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter renda familiar de até dois salários mínimos. A alta procura resultou em mais de 300 pessoas em lista de espera, demonstrando a relevância da iniciativa.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
A supervisora do projeto, Rose Vital, destaca que o Superação vai além da preparação para a prova, sendo um meio de transformação social.
“O Enem hoje é a principal porta de entrada para o ensino superior. Quando um aluno de Porto Velho consegue ingressar em uma universidade, com apoio de bolsas e programas como o ‘Faculdade da Prefeitura’, ele tem a chance de melhorar sua condição de vida. É nisso que acreditamos: na educação como ferramenta de desenvolvimento. Por isso, oferecemos conteúdo completo, em todas as áreas de conhecimento, gratuitamente”.
As aulas abrangem todas as áreas exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, com reforço também aos sábados. Além disso, o curso é dividido em duas edições por ano para oferecer mais oportunidades à população.
Segundo Evaniel Medeiros, coordenador do polo do centro, a proposta é garantir que os estudantes tenham uma base sólida para o exame, mesmo com pouco tempo de preparação.
“Em quatro meses, os alunos têm acesso a todo o conhecimento necessário. O objetivo é justamente a superação. Muitos vêm com dificuldades do ensino médio, mas conseguem recuperar e rever os conteúdos. Já tivemos alunos que tiraram 970 pontos no Enem. É uma oportunidade valiosa para os munícipes que buscam uma mudança de vida”.
Para muitos alunos, o curso representa a chance real de mudar o futuro. É o caso de Davi Rodrigues, estudante do 3º ano do ensino médio, que sonha em cursar Tecnologia da Informação.
“No começo não dei muita bola, saí da escola e vim direto para cá. Mas participando, achei muito interessante. Aprendi mais aqui do que na escola. Sempre tive facilidade com tecnologia, gosto de programar sites e quero muito seguir nessa área. Para quem tem o sonho de entrar numa faculdade, tem que se dedicar. Não é fácil, mas quem quer, consegue”, disse o aluno.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, reforça que o investimento na educação pública é prioridade da atual gestão.
“O curso Superação é uma prova de que, com planejamento e compromisso, é possível reduzir desigualdades e oferecer oportunidades reais aos nossos jovens. Este projeto estimula o protagonismo juvenil, valoriza a rede pública e mostra que a Prefeitura está ao lado de quem quer crescer por meio do conhecimento”.
E para quem não conseguiu vaga nesta primeira edição, a boa notícia é que uma nova seleção será realizada em julho, visando o Enem 2025, com novas turmas do Superação Pré-Enem.
Texto: Jhon Silva
Foto: Hellon Luiz
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais

Com o tema “Rondônia, rumo à eliminação das hepatites virais”, o governo do estado lançou oficialmente, na sexta-feira (11), a Campanha Estadual Julho Amarelo 2025, voltada à intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A cerimônia ocorreu no Auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho, em formato híbrido, reunindo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, parceiros institucionais e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Francilene Alves de Miranda, destacou a apresentação do Guia para Eliminação das Hepatites Virais no Brasil, documento técnico do Ministério da Saúde que orienta estados e municípios sobre estratégias coordenadas de enfrentamento da doença. A apresentação foi conduzida virtualmente pelo coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais do DATHI/MS, dr. Mário Peribañez Gonzalez.
“Este guia é uma ferramenta fundamental para alcançarmos a meta pactuada com a Organização Mundial da Saúde de eliminar as hepatites como problema de saúde pública até 2030. Rondônia tem mostrado protagonismo nas ações de vigilância e diagnóstico, sendo referência em diversas frentes”, destacou a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agevisa/RO.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforçou o papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais. “Temos feito um trabalho contínuo de fortalecimento da rede de atenção, qualificação dos serviços e ampliação da testagem. A campanha Julho Amarelo representa mais um passo importante no enfrentamento às hepatites virais e construção de políticas públicas eficientes e integradas”, afirmou.
Papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais foi reforçado durante o evento
AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO
A pesquisadora da Fiocruz Rondônia, dra. Deusilene Dall’Acqua, apresentou os avanços no diagnóstico da hepatite Delta, com destaque para a implementação de exames moleculares em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), Agevisa/RO e o Cepem. O projeto é considerado piloto e pioneiro no Brasil, sendo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) com apoio do Ministério da Saúde.
AÇÕES DE ENFRENTAMENTO
Julho Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais e intensificação das ações de enfrentamento à doença silenciosa causada por vírus que afetam o fígado e podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer hepático, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. A campanha visa ampliar o acesso à testagem rápida, vacinação (no caso da hepatite B) e tratamento gratuito pelo SUS.
O governo de Rondônia tem na agenda ações que continuarão ao longo de todo o mês com atividades educativas, testagens rápidas, oferta da vacina para hepatite B, ações em comunidades e capacitações para profissionais de saúde em todo o estado.
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro adilon
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO reforça policiamento e evidencia cuidados e medidas de segurança durante período de férias

Julho é mês de férias e o aumento no fluxo de pessoas nas áreas comerciais e de lazer exige atenção. Para garantir a tranquilidade da população neste período, o governo de Rondônia reforça o policiamento em áreas estratégicas, e evidencia cuidados, prevenção e medidas de segurança.
As ações são intensificadas pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), que mantém o patrulhamento contínuo no início das férias escolares, devido ao fluxo de trânsito diminuir com o recesso nas escolas e a saída das famílias para viagens. Durante o período, além de acidentes domésticos, os principais focos de atenção são furtos e roubos em residências desocupadas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações estratégicas fortalecem a atuação da polícia militar e são essenciais para promover maior segurança e tranquilidade para a população durante as férias.
O comandante Regional de Policiamento, Wilton Amorim, responsável pelo planejamento e policiamento operacional, reforça o compromisso da gestão estadual com a segurança pública. “A campanha de conscientização e prevenção é continua. Nesse período de férias escolares há um reforço no policiamento, principalmente nas áreas residenciais, sempre com foco na preservação da segurança da comunidade”, frisou.
RECOMENDAÇÕES
Ao sair de casa
- Informar sempre alguém próximo para cuidar da residência na sua ausência;
- Não deixar a luz da residência apagada de forma contínua;
- Redobrar a atenção ao sair de casa e sempre verificar as portas e janelas para não deixá-las abertas.
Ao viajar
- Realizar manutenção do veículo;
- Conferir os assentos corretos para cada faixa etária de crianças;
- Ficar atento as normas vigentes de trânsito brasileiro.
Em casos de emergência, a Policia Militar de Rondônia pode ser acionada pelo 190, pelo app Cidadão RO ou pelas redes da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) – Telegram, Facebook e Instagram. Essas ferramentas facilitam o acesso rápido aos serviços oficiais.
Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Arquivo PMRO
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeitura notifica consórcio responsável pela construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), notificou formalmente o Consórcio Construtor Madecon/MBC para que retome de forma imediata as obras da nova rodoviária da capital. O município cobra a apresentação de um plano de ação e de um cronograma físico-financeiro executivo atualizado, detalhando todas as frentes de serviço necessárias para a conclusão integral do terminal.
Na notificação de nº 55 e 62/2025/DIFOC/DOC/SEMOB, a Prefeitura também destacou uma série de pendências técnicas que exigem atenção imediata e não estão contempladas no planejamento atual do consórcio. Dentre os principais pontos elencados estão:
-Instalações Elétricas – Correção de fiações expostas;
-Setor Administrativo -Correção de goteiras, acabamento de forro e instalação de portas faltantes;
-Guaritas de Entrada e Saída – Conclusão de obras com pendências elétricas, instalação de forro, ar-condicionado e acessórios de banheiro;
-Plataformas de Embarque/Desembarque – Correção de afundamentos nos blocos intertravados, iluminação LED e infiltrações;
-Área Externa – Instalação de postes de iluminação e reparo de sistema de iluminação de solo;
-Prédio do Mototáxi – Correção de infiltrações, ajustes elétricos em bebedouros e instalação de ventilação nos banheiros;
-Fachada – Conclusão do rejuntamento de pastilhas;
-Sanitários (Geral e PNE) – Correção de vazamentos, substituição de divisórias improvisadas e finalização de acabamentos;
-Impermeabilização da Laje Técnica – Execução do serviço;
-Peles de Vidro – Substituição e recomposição de estruturas danificadas;
-Sistema de ar-condicionado – Avanço nas etapas possíveis, mesmo antes de eventual aditivo;
-Acabamentos Estéticos Gerais – Pintura de paredes, forros e correção de cortes em alvenaria;
-Área Técnica – Finalização do forro ecológico;
-Cisterna e Sistema de Incêndio: Eliminação de vazamentos, pintura e limpeza;
-Prédio dos Taxistas – Conclusão da pintura e instalações hidráulicas e elétricas dos banheiros;
-ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) – Realização de testes e acompanhamento para obtenção da licença de operação junto à Sema.
A gestão municipal tem se posicionado de forma firme e responsável no acompanhamento dessa obra, considerada estratégica para a mobilidade e logística de Porto Velho. O objetivo da notificação é assegurar que o consórcio cumpra os prazos e exigências contratuais, entregando à população uma estrutura moderna, segura e completa.
“A população de Porto Velho espera há anos por esse terminal rodoviário, e a atual gestão tem tratado com seriedade e compromisso a conclusão dessa obra. Não vamos admitir atrasos injustificados ou descumprimentos contratuais”, reforçou o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, ressaltando que a Prefeitura continuará fiscalizando rigorosamente cada etapa do processo.
Texto: Secom
Foto: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
- GERAL9 horas ago
Centro Municipal de Arte e Cultura “Laio” celebra 1º trimestre de 2025 com recital especial no Teatro Banzeiros
- GERAL8 horas ago
Governo de RO reforça policiamento e evidencia cuidados e medidas de segurança durante período de férias
- GERAL8 horas ago
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais
- GERAL9 horas ago
Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal
- GERAL9 horas ago
Prefeitura notifica consórcio responsável pela construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho
You must be logged in to post a comment Login