INTERIOR
Após acidente com motociclista, casal é flagrado em caminhão-baú com mais de 2 toneladas de droga na BR-364

Na última sexta-feira, 30 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou a maior apreensão de drogas de sua história no estado. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-364, km 353, no município de Ji-Paraná, quando os agentes interceptaram mais de duas toneladas de maconha do tipo skunk escondidas em um caminhão-baú.
Segundo a PRF, a equipe estava em patrulhamento quando percebeu que o caminhão havia se envolvido em um acidente com uma motocicleta e, em seguida, tentou fugir do local. Após constatar que o motociclista não corria risco de morte, os policiais iniciaram acompanhamento tático do veículo suspeito.
O caminhão foi interceptado cerca de três quilômetros depois. Dentro do baú, estavam dois ocupantes — um homem e uma mulher — que demonstraram nervosismo durante a abordagem. Após vistoria minuciosa, os agentes encontraram grande quantidade de entorpecentes escondida em compartimentos metálicos adaptados, indicando um esquema sofisticado de transporte.
Diante da gravidade da ocorrência, o veículo e os suspeitos foram levados à sede da Delegacia da PRF, no km 352 da mesma rodovia. Com o apoio de outras forças de segurança pública, foi confirmada a maior apreensão de drogas do ano em Rondônia e a maior já registrada pela PRF no estado.
A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Ji-Paraná, onde será periciada e posteriormente destruída. Os suspeitos foram apresentados à autoridade policial e permanecem à disposição da Justiça. Eles podem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.
O Corpo de Bombeiros Militar também atuou na ocorrência, utilizando equipamentos especializados para acessar os compartimentos onde a droga estava escondida. A operação foi concluída na tarde de domingo, 1º de junho.
INTERIOR
Governo de RO realiza mutirão para regularização ambiental rural em Cacoal

O governo de Rondônia realiza, até sexta-feira (13), um mutirão para regularização ambiental rural no município de Cacoal. A ação, que teve início no dia 10 de junho, é promovida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com foco na elaboração e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A iniciativa faz parte do Programa Paisagens Sustentáveis, com apoio de entidades financiadoras e instituições parceiras.
Os atendimentos acontecem na Câmara Municipal de Cacoal, das 7h às 16h, com equipes da Emater-RO, Sedam e parceiros, oferecendo suporte técnico gratuito. Serão realizados cadastros, análises, agendamentos para vistorias in loco e, quando necessário, uso de drones para identificar inconsistências no CAR.
Serão realizados cadastros, análises, agendamentos para vistorias in loco e, quando necessário, uso de drones
Durante o mutirão, os produtores rurais poderão:
- Atualizar sua documentação ambiental, passo essencial para o licenciamento de atividades produtivas;
- Acesso ao crédito rural; e
- Atendimento às exigências de grandes compradores, como frigoríficos e exportadores.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação contribui para o desenvolvimento sustentável no estado. “A regularização ambiental é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o governo de Rondônia tem trabalhado para oferecer condições para que ela aconteça de forma ágil e eficiente”, ressaltou.
O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, reforça o compromisso com a ação. “Estamos trabalhando para levar os mutirões aos municípios prioritários, garantindo apoio técnico e serviços gratuitos aos produtores”, destacou.
Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Camia Fabiane Paula
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Reforma e ampliação no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal entra na fase final

Unidade referência em atendimentos de média e alta complexidade no município de Cacoal, o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) está passando por reforma e ampliação de leitos nas áreas da Clínica Cirúrgica/Ortopédica, Clínica Geral A e B e da Clínica Médica. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente e confortável para profissionais e pacientes.
A reforma conta com investimentos de recursos parlamentares, e contempla a revitalização completa dos banheiros das clínicas cirúrgicas e médicas, além da pintura total das áreas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a obra demonstra o comprometimento da gestão estadual com o atendimento público de saúde, oferecendo dignidade, atendimento eficiente e bem-estar à população rondoniense.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que a obra é uma medida para a melhoria da infraestrutura da unidade. “Estamos empenhados em oferecer uma unidade com atendimento e ambiente de qualidade, prezando sempre pelo bem-estar do usuário do SUS.”
HEURO
A unidade, que atende toda a macrorregião II do estado, realizou no mês de maio, 123 procedimentos cirúrgicos e disponibiliza especialidades como:
- Clínica médica;
- Neurologia;
- Neurocirurgia;
- Cirurgia-geral;
- Ortopedia;
- Urologia;
- Buco maxilo facial;
- Cardiologia;
- Infectologia;
- Gastroenterologia; e
- Nefrologia.
Além disso, o hospital também conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) composta por equipe multidisciplinar.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Pablo Belo
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Rondônia Rural Show Internacional 2025 bate recorde com mais de 446 mil visitantes e registra aumento histórico de mulheres

Com um público recorde de 446.238 mil visitantes ao longo de seis dias, e a marca de R$ 5,1 bilhões em volume de negócios movimentados, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, promovida pelo governo de Rondônia, de 26 a 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, confirmou seu papel como a maior feira do agronegócio da Região Norte e um dos principais eventos do setor no Brasil. Além dos números impressionantes, um dado em especial ganha destaque, o crescimento constante da participação feminina ao longo do evento.
A feira, realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), foi representada em 34% do público por mulheres no primeiro dia, índice que foi subindo gradualmente até alcançar 42% no sexto dia. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que monitorou por meio de câmeras com reconhecimento facial a entrada e saída do público. Esse avanço revela um movimento consolidado de maior presença feminina no setor rural, especialmente em áreas como agroindústria familiar, gestão de propriedades, comercialização e participação em rodadas de negócios.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o perfil diversificado do público confirma o sucesso da política estadual de valorização do agronegócio. “A 12ª Rondônia Rural Show Internacional é uma vitrine do que há de mais avançado no setor, mas também é um ambiente democrático, onde todos têm vez. Ver o aumento da participação feminina e o engajamento de famílias inteiras nos mostra que estamos no caminho certo, fomentando inclusão e desenvolvimento”, ressaltou.
A maior concentração de público foi registrada no quinto e sexto dias, com mais de 180 mil pessoas
De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a presença feminina já não é mais exceção, é protagonismo. “O que observamos é reflexo de uma transformação profunda no campo. Muitas mulheres que passaram pela feira estão à frente de empreendimentos rurais, lideram associações e têm buscado conhecimento técnico para crescer”, evidenciou.
CONCENTRAÇÃO DE PUBLICO
A maior concentração de público foi registrada no quinto e sexto dias, com mais de 180 mil pessoas apenas nesses dois períodos, coincidentemente os dias com maior presença de mulheres. Isso mostra que a feira também é vista como espaço de networking e troca de experiências por agricultoras, empreendedoras, estudantes e profissionais do setor.
Além do público feminino, outro destaque foi a presença de jovens e estudantes das áreas de ciências agrárias, que participaram ativamente das programações técnicas, oficinas e palestras. A faixa etária predominante entre os visitantes esteve entre 21 a 30 anos, perfil compatível com a nova geração de produtores que alia tradição, tecnologia e visão de mercado.
Com esses indicadores, a Rondônia Rural Show Internacional 2025 encerra sua edição não apenas com recordes em números, mas também com avanços qualitativos no perfil do público. A feira se consolida, assim, como um espaço de transformação e inclusão no agro, refletindo a força plural que impulsiona o campo rondoniense e brasileiro.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Frank Nery e Artur Amaral
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL2 horas ago
Rondônia tem recorde de exportações, abundância de empregos e uma das melhores economias do Brasil
- GERAL2 horas ago
Governo do estado realiza mais uma edição do programa Rondônia Cidadã no município de Cujubim, neste fim de semana
- GERAL2 horas ago
INFRAESTRUTURA: Prefeitura de Porto Velho atua para solucionar problema histórico no bairro Três Marias
- GERAL2 horas ago
Prefeitura de Porto Velho promove ações inclusivas para reforçar a conscientização sobre o Autismo
- ESPORTE2 horas ago
Rondônia conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê com suporte do governo do estado
You must be logged in to post a comment Login