GERAL
Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica na capital
Em 2008, ano em que Porto Velho passava por uma fase próspera e agitada na construção civil, provocada pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, nascia o primeiro shopping center da capital: o Porto Velho Shopping (PVS). A construção do empreendimento foi uma aposta da empresa Ancar Ivanhoe, que, através de uma pesquisa de mercado, identificou a necessidade de um shopping center em Rondônia. O PVS abriu as portas com 140 lojas em funcionamento, e um espaço de 29 mil metros quadrados (m²).
Quase 16 anos depois, o shopping soma mais de 200 lojas, uma estrutura física de 44 mil metros quadrados e um fluxo de 700 mil pessoas por mês. Números atraentes que chamam a atenção de investidores, destacam a movimentação econômica promovida pelo empreendimento, e comprovam que o local cresceu junto com a cidade.
“Nós estamos indo para o 16º ano e esse shopping é o começo de uma parceria com o primeiro fundo de investimentos que a Ancar traz para o Brasil, que é um fundo canadense. O Porto Velho Shopping tem grande porte, um dos shoppings que mais está em crescimento e desenvolvimento, dos 25 que a Ancar possui no Brasil. A nossa proposta é cada vez mais transformar esse empreendimento em um shopping de Rondônia, e não somente em um shopping de Porto Velho”, explica o superintendente do PVS, Cássio Mendonça.
Cerca de R$ 10 milhões são investidos anualmente pela Ancar no Porto Velho Shopping. Um dos movimentos mais significativos veio com a expansão da praça de alimentação, em 2013. A partir desse ano, a empresa se consolidou trazendo marcas que os consumidores desejavam, e que tinham, segundo pesquisas, potencial de crescimento na capital.
Cássio compartilha que, em meio ao desenvolvimento econômico do município e ao crescimento do PVS, a empresa passou a planejar um ciclo da alta gastronomia, com a proposta de criar operações dentro do shopping, visando a desaceleração do consumidor, e a inserção de experiências de lazer além das compras.
“A gente começou a pensar muito mais forte na gastronomia, nosso primeiro teste foi trazer um grande restaurante, um gastrobar que é o Bahrem, que em um ano acaba expandindo e dobrando de tamanho, e agora a gente traz a grande cereja do bolo que é o Outback, a marca mais pedida em todas as pesquisas que a gente fez no Porto Velho Shopping e inaugura em junho”.
Para a criação do espaço de entretenimento familiar, cerca de R$ 18 milhões serão aplicados. O valor é destinado à construção de uma alameda de gastronomia no acesso A, onde está localizada a entrada do PVS. O local terá seis operações de alimentação, sendo três restaurantes de grande porte e três operações de alimentação de pequeno porte, acompanhada de uma operação de parque de diversão de 1.200 metros quadrados.
“Para este ano, essa é a grande surpresa que nós vamos entregar, é o investimento do ano do shopping, com previsão para inauguração em novembro deste ano. Nós também queremos fortalecer o shopping como serviço, e temos o projeto de torres comerciais. A primeira é uma torre de 13 andares de serviço, com salas comerciais, lajes comerciais e um equipamento de serviço para fazer essa composição. A outra torre está planejada para nascer no futuro”.
EVENTOS
O superintendente também compartilhou que, além dos planos na área de gastronomia e serviços, o PVS também está se consolidando como casa de eventos e shows.
“Esse é um projeto que a gente quer viabilizar e construir a nossa casa de eventos, que é o nosso centro de convenções. Este ano nós acolhemos o show da Manu Batidão, e teremos dois shows pela frente de DJs renomados, além de uma programação de eventos culturais. Enquanto nós não transformarmos o shopping em um comportamento de cidade, nós não vamos parar de investir em Porto Velho”.
NOVOS INVESTIDORES
O aumento do fluxo de consumidores tem fomentado a abertura de novas lojas no shopping, desde restaurantes e entretenimento até serviços de saúde. A demanda proporciona oportunidades de negócios para empreendedores locais e também para investidores de outras regiões, como é o caso do casal Andressa e Otávio Prevedello, que veio do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetes no local.
“Eu sou de Rondônia, nasci em Cerejeiras, e o Otávio é de São Paulo. Nós morávamos nos Estados Unidos e voltamos para o Brasil em 2012 para empreender em uma padaria no interior do Amazonas. Nosso plano era ficar lá por dois anos, e nós ficamos 12 anos, mas chegou o momento que a gente viu que era a hora de buscar novas oportunidades, e foi quando surgiu a possibilidade da franquia, e nosso plano era implantar o negócio em São Paulo”.
Com planos de abrir o local na região Sudeste, o casal recebeu a proposta de abrir a loja na capital, e foi quando eles mudaram o planejamento. “Uma funcionária da área comercial do shopping nos ligou e falou que tinha um lugar legal para montar a loja aqui. Porto Velho nunca foi nosso primeiro plano, apesar de sempre estarmos aqui, e nossas filhas terem nascido aqui. Mas aí a vontade começou a brotar dentro do nosso coração, e quando nós olhamos a loja já imaginamos e idealizamos como ficaria, e decidimos vir para Porto Velho, e eu acho que foi a melhor coisa que a gente fez na nossa vida”, comemorou.
PARCERIA COM A PREFEITURA DE PORTO VELHO
Desde sua fundação, o Porto Velho Shopping mantém uma parceria sólida com a Prefeitura de Porto Velho. Em 2008, a Ancar assumiu a criação do Parque da Cidade como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidade. A área de 55 mil metros quadrados é administrada pelo município, e se tornou um dos espaços de turismo e lazer favoritos do porto-velhense. O local chama ainda mais atenção durante o Natal Porto Luz, com programação e decoração natalina realizadas anualmente pela Prefeitura.
A parceria, que nasceu com o Parque da Cidade, se estabeleceu ao longo dos anos, e o Shopping se tornou um espaço utilizado pela Prefeitura para promover eventos e campanhas voltadas às áreas de saúde, turismo e serviços.
Campanha de Vacinação
Em 2021, o Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para atender a população durante a pandemia do coronavírus. O local foi escolhido para receber o público que não poderia se dirigir às unidades de saúde do de Porto Velho durante o horário de funcionamento, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na ocasião, o shopping atendeu a população em horários estendidos e finais de semana. Cerca de 138 mil imunizantes foram aplicados no local durante o ano.
No ano seguinte, o PVS também prestou apoio sendo um dos pontos de imunização durante o “Dia D de vacinação”, que reuniu as vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação. No período de janeiro a outubro de 2022, mais de 94 mil vacinas foram aplicadas.
Recentemente, em uma nova campanha de vacinação realizada em fevereiro deste ano, o Porto Velho Shopping foi um ponto de vacinação escolhido pela Semusa para ofertar os imunizantes contra a gripe e a covid-19.
Estação Turismo
A segunda edição do “Estação Turismo” foi realizada no PVSNa área de turismo, ambos têm trabalhado juntos para promover a cidade como um destino turístico atrativo. Uma das iniciativas foi realizada através do “Estação Turismo”, cuja segunda edição foi realizada no PVS, para proporcionar aos moradores e turistas a oportunidade de conhecer um material enriquecedor de promoção do turismo da capital.
Quem passou por lá conferiu de perto a exposição de quadros do artista plástico Mikeliton Alves, a cenografia da casa beradeira, televisões touch com vídeos do Lago do Cuniã e do baixo Madeira, além de degustação da culinária local, apresentações de artistas, palestras, workshops e painéis, todos voltados para a temática beradeira.
Feira de Agricultura Familiar
Outra área fomentada, foi a agricultura familiar, através da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric). Cerca de 20 produtores comercializam no shopping produtos variados, como polpas de frutas, licores e doces artesanais, mel e derivados e artesanato.
Beramadeira
Evento Beramadeira já faz parte do calendário municipal de festas juninasO Porto Velho Shopping também realiza o “Arraial Beramadeira – O São João de Rondônia”, que, em 2024, vai para a terceira edição e ocorre entre os dias 5 e 14 de julho. O evento já faz parte do calendário municipal de festas juninas, atraindo cerca de 60 mil pessoas em sua última edição. No ano passado também ocupou uma área de 7.000m², quase o dobro do espaço da primeira edição. Graças ao sucesso do primeiro Beramadeira, em 2023 o número de operações precisou ser duplicado, passando de 24 para 48, com uma variedade ainda maior de produtos e serviços típicos das festas juninas. A edição deste ano promete ser ainda melhor. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
Natal Sem Fome
A campanha Natal Sem Fome, realizada em Rondônia pela Ancar Ivanhoe em parceria com a Ação Cidadania, por meio do Porto Velho Shopping, atingiu um marco histórico ao arrecadar 11,5 toneladas de alimentos não perecíveis. Este número não apenas superou a meta inicialmente estabelecida de 10 toneladas, mas também representa a maior captação de donativos já registrada no estado.
Ao todo, 783 famílias são beneficiadas através de instituições, como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Associação Luz do Alvorecer, Associação Pestalozzi e o Centro Social Madre Mazzarello (Cesmazza). Foi o sexto ano consecutivo que o Porto Velho Shopping participou da ação.
Texto: Taís Botelho
Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho libera estacionamento na rua Euclides da Cunha, região da Feira do Cai N’Água
A região na Feira do Cai N’Água recebeu, logo neste início de semana, parte da equipe que compõe a Operação Cidade Limpa para a realização de uma série de serviços, entre eles reconstrução de bueiros, roçagem, limpeza de galerias e a remoção de placas que proibiam o estacionamento. Com isso, a rua Euclides da Cunha se torna uma via onde é permitido que os veículos parem e estacionem de ambos os lados.
A reivindicação foi apresentada por feirantes e frequentadores, no último domingo (12), durante visita do prefeito Léo Moraes, que se comprometeu em verificar a viabilidade, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), e resolver a situação, o que já aconteceu nas primeiras horas da segunda.
A medida foi bem recebida pelos comerciantes que atuam na região, como Fábio Dantas, que possui uma loja de artigos para celulares. Há mais de três anos na localidade, ele conta que a proibição de parar e estacionar na rua prejudicava os negócios devido ao alto fluxo de frequentadores e veículos.
“Sempre achei errado ser proibido estacionar aqui. Por causa disso, muita gente deixava de vir à feira, de parar seus carros e até de comprar aqui no comércio. Os motoristas eram sempre multados, o que eu achava errado. Acredito que agora o movimento vai ser ainda maior, principalmente durante a semana”, acredita o comerciante.
Dona de uma loja de roupas localizada no complexo da Feira, Mari Pereira também aprovou a iniciativa de permitir o estacionamento na rua Euclides da Cunha. Segundo a comerciante, “a proibição afugentava os clientes”, que agora poderão parar na porta da loja.
CIDADE LIMPA
Durante a visita na Feira do Cai N’Água no domingo (12), o prefeito Léo Moraes também constatou outros problemas, como acúmulo de lixo, destruição de bueiros, mato nas calçadas, obstrução de galerias, entre outras deficiências de infraestrutura e, de imediato, determinou que a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) fosse ao local para resolver a situação.
O mutirão da Operação Cidade Limpa chegou à região da Feira do Cai N’Água com 30 pessoas na equipe. Segundo o diretor do Departamento de Limpeza da Semusb, Gentil Gomes de Castro, os trabalhos se concentraram em roçagem, varrição, reconstrução de bocas de lobo quebradas, recolhimento de entulhos e desobstrução da galeria do pátio da antiga rodoviária, para drenar a água que se acumula no local.
“Viemos com todo o maquinário necessário para realizar o trabalho. Somente nas primeiras horas, enchemos cinco caçambas de lixo e entulho que foram retirados aqui da região”, explicou o diretor.
Confira aqui o cronograma completo dos serviços.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Ana Flávia Venâncio/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Defesa Civil Municipal realiza medidas de orientação e prevenção para o período de cheia
A Defesa Civil Municipal já iniciou as medidas de orientações e prevenção com objetivo de minimizar os impactos da cheia do rio Madeira, que na segunda-feira (13) atingiu o nível de 11,45 metros. Na última sexta-feira (10), a régua media 10 metros, o que significa que as águas estão subindo significativamente.
“Com as chuvas no Peru e na Bolívia, o nível de vazão do rio Beni aumentou e vem aumentando a cada dia. Toda essa água vem para o rio Madeira e logo chegará por aqui”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti.
Nas regiões ribeirinhas, o trabalho já está em andamento
Embora o nível do Rio Madeira ainda esteja abaixo da cota de alerta, que é de 15 metros, a Defesa Civil já está tomando as medidas necessárias. Caso continue o mesmo volume de chuvas no Peru e na Bolívia, é possível que o rio atinja a conta de transbordo, que é na casa de 16 a 17 metros, quando ocorre o “alerta emergencial”.
RIBEIRINHOS
Uma das principais preocupações da gestão do prefeito Léo Moraes, com a elevação do nível do rio Madeira, é com as famílias ribeirinhas. Sobre isso, Marcos Berti disse que a Defesa Civil realizará monitoramentos, vistorias e visitas nessas áreas.
Defesa Civil realizará monitoramentos, vistorias e visitas nas áreas de risco
“Estamos organizando a logística. Na próxima quarta-feira (15), uma equipe operacional seguirá de barco para o distrito de Demarcação, no rio Machado, para realizar vistorias e pontuar todas as áreas. O mesmo vai acontecer com os demais distritos e comunidades de forma preventiva”, afirmou.
Sobre as regiões ribeirinhas existentes na capital rondoniense, o coordenador afirmou que todo o trabalho já está em andamento, sendo definidas as ações prioritárias. “A Prefeitura já está tratando do planejamento estratégico e segurança operacional, atrelados à prevenção”, disse.
OUTRAS AÇÕES
Marcos Berti informou ainda que a Defesa Civil Municipal está reunindo esforços junto a outras secretarias da Prefeitura, sobre os trabalhos de limpeza a serem realizados nos canais Santa Bárbara, Cai n’Água, Milagres e São Sebastião, com objetivo de melhorar o escoamento das águas, além de outros pontos que já estão sendo trabalhados.
Texto: Augusto Soares
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13), com diversas lideranças do setor produtivo do município, a exemplo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), entre outras.
“Estou muito entusiasmado para realizar políticas com o setor e reafirmar o nosso compromisso com essa aproximação. Temos vários projetos em vista, contamos com vocês para criar caminhos. Não vou abrir mão de ser efetivo e superar desafios históricos e estruturantes. A partir de agora, nossos encontros com o comércio, empresas, indústrias e o agro serão frequentes”, afirmou Léo Moraes, que agradeceu a participação de todos.
As lideranças pontuaram demandas a serem resolvidas para o fortalecimento do comércio, como a revitalização do centro histórico, fim da faixa exclusiva para ônibus e a criação de pontos de estacionamento, entre outras ações por parte do poder público municipal.
“Foi um encontro enriquecedor, super produtivo e necessário. Afinal, são eles que geram emprego. São representantes do setor produtivo que colocam a cara no sol, cedo da manhã e voltam pra casa tarde da noite, então a gente precisa reconhecê-los e, principalmente, aproximá-los da administração pública com desburocratização e facilitar a vida desses empreendedores”, afirmou Léo Moraes.
Disse ainda que seu objetivo é melhorar a mobilidade urbana, colaborar com a segurança pública e trazer conexão com a administração. “É isso que nós queremos, um mandato transparente e eficiente. Por isso, realizamos a votação da reforma administrativa que hoje já é referência no Brasil”, completou.
O prefeito reafirmou que tem um compromisso de campanha de acabar com a faixa exclusiva de ônibus na avenida Sete de Setembro, que prejudica o acesso ao comércio com a falta de vagas de estacionamento, quer discutir o estacionamento oblíquo (em análise pela equipe de engenharia), concentração de alvarás, implantar a Guarda Municipal e políticas de geração de emprego, entre outras medidas mais urgentes.
DEPOIMENTOS
“Nesse primeiro momento, é muito importante conhecermos as primeiras ações do prefeito Léo Moraes. Ele trouxe todo o setor produtivo para conhecer a realidade local. E conhecendo a realidade local, de mãos dadas, nós vamos todos juntos contribuir para a melhoria da cidade de Porto Velho, para a geração de emprego e renda, capacitação do pequeno e o médio empresário, que é tão importante”, comentou o diretor superintendente do Sebrae Rondônia, José Alberto Anísio.
Para o empresário Adélio Barofaldi, CEO do grupo Rovema, essa abertura com o setor produtivo é muito importante para o fortalecimento do comércio, da indústria e do cooperativismo. “A gente quer isso, queremos o bem do município de Porto Velho, independente do partido, do prefeito que aí está. O que o empresário quer é que o município vá bem, que as nossas atividades também fiquem bem”, acrescentou.
Além da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), também participaram do encontro representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Associação Brasileira (Abrasel) e Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL/RO), entre outros segmentos.
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- POLÍCIA1 dia ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA1 dia ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA1 dia ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL2 dias ago
Motoristas que prestam serviço de transporte devem solicitar renovação da credencial
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança