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PVH Acessibilidade segue cadastrando usuários portadores de deficiências para utilização de transporte coletivo

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Com o intuito de promover a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) e em vulnerabilidade social, garantido-lhes acesso ao serviço de transporte público de passageiros de forma a facilitar sua mobilidade, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), segue com o programa PVH Acessibilidade que foi implantado como meio de facilitar o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção para tratamento médico.

O programa lançado em abril pela portaria municipal nº 16/2024, já cadastrou cerca de 40 pessoas e continua cadastrando mais usuários todos os dias. O PVH Acessibilidade é mais um dos principais projetos criados pela gestão municipal, destinado a melhorar a qualidade de vida para pessoas com graves problemas de locomoção que necessitam utilizar o transporte convencional na cidade de Porto Velho.

O serviço é oferecido de forma gratuita destinado às pessoas com deficiências severas, com indicação médica e para seus acompanhantes, para deslocamento de suas residências até o local de tratamento. Para ter direito ao serviço, o usuário deve se cadastrar de forma on-line, através da plataforma “PVH Acessibilidade”, preencher o formulário com as informações pessoais, comprovar o tipo de deficiência, com o laudo médico assinado e anexar os documentos exigidos para realizar o primeiro acesso. O formulário pode ser acessado aqui ou presencialmente na sede da Semtran, na av. Amazonas, nº 698, bairro Santa Bárbara.

DEFICIÊNCIAS PRIORIZADAS

Como forma de priorizar as deficiências que atenderão ao serviço e que exigem maior dificuldade de locomoção, a Semtran reforça aos beneficiários portadores das seguintes deficiências: paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, nanismo, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral e membros com deformidade congênita ou adquirida que os cadastros para ter acesso ao serviço de forma gratuita, continuam sendo realizados, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Requisitos para ter acesso ao serviço

– Necessário apresentar a inscrição no Cadastro Único;
– Apresentar documentos pessoais: RG, CPF, Comprovante de Residência;
– Comprovação de renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos
– Apresentar o laudo médico comprovando a deficiência

Esse serviço foi um dos principais meios de promover a inclusão socialA Semtran informa aos usuários que se enquadram nesse perfil, que o serviço de gratuidade será apenas feito por agendamento com antecedência mínima de 24 horas, no próprio site que foi feito o cadastro e fica sujeito à disponibilidade de vagas nas datas e horários disponibilizados.

De acordo com o gerente de Divisão de Transportes da Semtran, Júnior Rosendo Chaves, esse serviço foi um dos principais meios de promover a inclusão social das pessoas portadoras das deficiências mais severas que impossibilita a locomoção ao atendimento médico, priorizados pela Prefeitura de Porto Velho que sempre teve uma sensibilidade maior para implantar políticas públicas que facilitem a inclusão e atendam as diversas vulnerabilidades sociais da população porto-velhense, promovendo uma maior acessibilidade.

VEÍCULOS

São dois micro-ônibus, na cor verde, que realizam o serviço de transporte, buscando o passageiro de sua residência até o local de tratamento. Os veículos são adaptados com rampa elevatória, wi-fi, entrada USB, câmeras de monitoramento e GPS e podem transportar até cinco cadeirantes e mais oito acompanhantes.

A Semtran informa que para os usuários que não tenham acesso à internet ou que tenham dificuldade de realizar o cadastro de forma on-line, poderão se dirigir presencialmente até a sede da Semtran, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e das 8h às 13h aos sábados que terá uma equipe para acompanhar e orientar na realização do cadastro.

Para mais informações, a Semtran disponibiliza o contato pelo WhatsApp (69) 984711870 (somente mensagem de texto).

Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Ações de educação e fiscalização são intensificadas pelo governo do estado e sinistros reduzem em Rondônia

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  • O avanço das ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem proporcionado resultados positivos com relação à redução no número de sinistros com vítimas não fatal. Dados da Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest), mostram que em 2024, a queda foi de mais de 11%.

O levantamento feito pelo Detran-RO revela que, em 2023, 14.633 sinistros com vítimas não fatal foram registrados em todo o estado. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 12.937. Os dados são de janeiro a outubro dos respectivos anos.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves reforça que esse trabalho de conscientização onde o condutor é educado a transitar com prudência e de fiscalização, onde executa a legislação, é fundamental para continuar reduzindo esses números.

Educação de trânsito também intensificou suas atividades, a fim de reduzir sinistros

Em 2024, as ações de educação e fiscalização foram intensificadas pelo governo de Rondônia por meio do Detran-RO. O trabalho, segundo o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, é para garantir a redução de sinistros e salvar vidas. “Nossa missão aqui é minimizar ao máximo os sinistros e proporcionar um trânsito mais leve e harmônico. Queremos que as pessoas se desloquem aos seus destinos e retornem em segurança”.

A redução no número de sinistros com vítimas não fatal é ainda mais acentuada no município de Cacoal. A capital do café registrou uma queda de 25,8% neste cenário, passando de 1.148 ocorrências em 2023 para 852 em 2024. Os dados também são de janeiro até outubro dos respectivos anos.

Para o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Victor, o comparativo com as estatísticas demonstra que a atuação das equipes do Detran-RO têm contribuído para a missão da gestão: salvar vidas. “Nós intensificamos a fiscalização, pois assim tiramos das ruas condutores sem habilitação, sob efeito de álcool, entre outras infrações. Queremos um trânsito mais seguro para todos”, frisou.

A motorista Maria Pereira,  que foi abordada em uma das ações de fiscalização, agradeceu a atividade do Detran-RO e avaliou o trabalho como positivo. “Eu gostei muito dessa fiscalização, porque assim, a gente se sente mais seguro, pois as pessoas passam a respeitar mais. É muito bom esse trabalho, parabéns.”

Ainda em Cacoal, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) realizou 50 ações de fiscalização no município em 2024. As atividades realizadas foram: operação “Lei Seca”, “Corta Giro”, “Duas Rodas Uma só Vida”, “Controle de Tráfego, Apoio Logístico e Operacional”.

Fonte
Texto: João Muniz
Fotos: Michele Carvalho e João Muniz
Secom – Governo de Rondônia

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Ação estratégica fortalece distribuição de testes e insumos para combate a doenças virais nos municípios de Rondônia

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  • Em uma ação estratégica para enfrentar doenças virais, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), tem fortalecido a distribuição de testes e outros insumos para os municípios do estado. A entrega faz parte de uma série de medidas preventivas que visam garantir a saúde pública, especialmente durante a temporada de chuvas intensas, que favorece a proliferação de vírus respiratórios.

O governo de Rondônia entrega testes para fortalecer o diagnóstico precoce de doenças, como os da covid-19, além de envio de outros insumos essenciais, como reagentes e materiais de coleta, que servem para agilizar os processos de triagem e prevenção. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia receberá um novo lote de kits de testagem do Ministério da Saúde (MS), que também será repassado às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de seis municípios, que fazem a redistribuição para outras cidades.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o governo segue investindo e trabalhando para oferecer as melhores condições para os 52 municípios, com ações voltadas para prevenir surtos e garantir o bem-estar da população.

AÇÃO PREVENTIVA

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ação promove uma resposta rápida e eficaz, garantindo assim, um monitoramento contínuo da saúde da população. “Estamos assegurando que os municípios tenham os recursos necessários ao atendimento do cidadão. Este é um trabalho conjunto, em parceria com a gestão local, para proteger os rondonienses”, afirmou.

Além da distribuição de testes, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia segue monitorando as tendências epidemiológicas do estado e desenvolvendo outras ações de saúde preventiva. A expectativa é que a medida contribua de forma significativa para reduzir os impactos de eventuais epidemias, promovendo a saúde e o bem-estar da população rondoniense.

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

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Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança

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  • Para promover comodidade e segurança para os usuários, o governo de Rondônia oferece mais uma opção de recebimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trata-se do serviço de entrega à domicílio da CNH realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O serviço começou a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

De acordo com a gestora da Diretoria Técnica de Habilitação, Aline Lima, o novo serviço está disponível para todos os documentos de habilitação, como CNH, Permissão para Dirigir (PPD) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). “Por se tratar de um serviço opcional, quem aderir, deverá pagar previamente o valor R$ 30,67 referente ao custo postal”, explicou.

Para o governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa visa atender a população de forma eficiente, oportunizando a todos a melhor forma de receber seu documento com segurança.

O prazo estabelecido pelos Correios para o envio do documento de habilitação é de 2 a 6 dias úteis, considerando:

  • Entregas em Porto Velho: prazo de até 2 dias úteis após a postagem.
  • Entregas nos demais municípios: prazo de 2 a 6 dias úteis após a postagem.

OUTRAS OPÇÕES

O condutor pode continuar retirando o seu documento de habilitação presencialmente na unidade do Detran-RO onde iniciou seu processo. A CNH também pode ser retirada por um procurador, que deve apresentar ao atendente da Autarquia a procuração simples ou autorização expressa contendo a mesma assinatura do documento a ser retirado.

CARTEIRA DIGITAL 

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma opção para quem não conseguir buscar de imediato a CNH física, já que a mesma é também um documento oficial. Para acessar o documento, basta que o condutor baixe o aplicativo em seu celular.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que o objetivo da Autarquia é oferecer segurança aos usuários. “Com a opção de como receber o documento de habilitação, a gestão estadual demonstra respeito ao público, atendendo com eficácia aqueles que utilizam os serviços do Departamento Estadual de Trânsito.”

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Gabriel Moreira e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

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