GERAL
Programas na Educação ampliaram a qualidade no atendimento e aprendizagem de mais de 44 mil alunos

Investimentos em melhorias nas escolas, capacitação de profissionais, além de novos ônibus escolares estão entre os destaques
Com o intuito de impulsionar a educação nas escolas municipais, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), focou em investimentos na carreira de professores, reformas e manutenção de escolas. Além disso, a aquisição de novos ônibus para o transporte escolar está entre as principais ações na área de educação em 2023, que resultaram em avanços importantes para a aprendizagem de alunos, condições de trabalho para os profissionais e qualidade no atendimento geral da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Há previsão de entrega de novas escolas prontas em 2024
De acordo com a responsável pela pasta, secretária Gláucia Negreiros, estão sendo investidos ainda cerca de R$ 9,1 milhões na construção de duas unidades escolares para atender os residenciais Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, com creches, pré-escolar e fundamental. Os recursos são de emendas parlamentares da esfera federal e já há previsão de entrega das escolas prontas em 2024.
“Além dessas novas unidades, fizemos uma nova estrutura para a escola Joaquim Vicente Rondon, no distrito de Jaci-Paraná, que agora está mais moderna e ampla graças aos recursos de compensação ambiental da Santo Antônio Energia, além de mais R$ 3,2 milhões na ampliação das escolas Maria Casaroto e reforma geral das escolas Manoel Granjeiro, Senador Olavo Pires e Padre Chiquinho”, disse.
Para a titular da pasta, 2023 foi o ano decisivo e de crescimento nas ações da Semed, pois foram adicionados no rol de programas de educação, novos sistemas de inclusão e cuidados com os alunos da rede, desde a creche e pré-escola, passando pelo fundamental I e II, até chegar ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na zona urbana e rural. “Acompanhamos de perto o desenvolvimento do Alfabetiza Porto Velho, onde há avanços evidenciados no aprendizado na idade certa, e ainda implantamos o programa Trilhos da Infância, que é um verdadeiro guarda-chuvas repleto de projetos e ações no desenvolvimento integral das crianças, garantindo-lhes o direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária”, comentou Gláucia.
É destaque também a qualidade garantida na merenda escolarMERENDA ESCOLAR
A secretária também destacou a qualidade garantida na merenda escolar, que, consequentemente, resulta no aprendizado das crianças. “Desde o ano passado, os investimentos no valor per capita no Programa Municipal de Alimentação Escolar, ofereceram crescimento de 366% para o ensino fundamental e 167% para a educação infantil. O reflexo direto foi visto nos refeitórios, como comida de primeira linha e frutas frescas servidas de sobremesa logo após a entrega nas escolas pelos produtores da agricultura familiar local. Agradecemos o apoio que recebemos da Prefeitura, na pessoa do gestor Hildon Chaves, e de toda equipe da Semed, professores e demais profissionais que trabalham e dão o seu melhor na educação municipal”, enfatizou Gláucia Negreiros.
ALFABETIZA PORTO VELHO
Considerado o carro-chefe e implantado como política educacional em Porto Velho no ano de 2021, o programa Alfabetiza Porto Velho tem por objetivo alfabetizar todas as crianças estudantes da rede até o 2º ano do ensino fundamental e continuar o acompanhamento pedagógico personalizado às crianças estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Em 2023, houve avanço significativo neste programa que vem recolocando o aluno com as habilidades correspondentes ao ano em que estuda. Até o mês de outubro, foram monitoradas 110 escolas, com um total de 16.135 estudantes entre o 1º e 3º ano do ensino fundamental. O grupo de trabalho monitorado é formado por servidores técnicos da Semed, especialistas em educação do Instituto Gesto e pela diretoria do Tribunal de Contas de Rondônia.
Até o mês de outubro, foram monitoradas pelo Alfabetiza Porto Velho 110 escolasTRILHOS DA INFÂNCIA
Uma ação dentro do programa Primeiros Passos, com o objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo-lhes o direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária. Seu lançamento foi marcado pela assinatura do Termo de Compromisso do Comitê Intersetorial da frente de atuação.
A implantação surgiu pela necessidade de fortalecer o desenvolvimento da criança e o vínculo entre familiares, comunidade em geral e escolar, com o desenvolvimento de ações integradas com diferentes setores da sociedade e proporcionar um ambiente favorável para o crescimento saudável das crianças e o fortalecimento de uma comunidade comprometida com a primeira infância. Estão sendo contempladas, desde a sua criação no mês de junho deste ano, inicialmente oito unidades escolares que atendem a etapa da educação infantil, sendo sete escolas urbanas e uma escola no distrito de Jaci-Paraná.
BANZEIROS DO SABER
O projeto Banzeiros do Saber foi implantado em 2023 e tem como objetivo alinhar uma iniciativa intensiva de recomposição de aprendizagem para estudantes de escolas ribeirinhas que apresentam grandes defasagens educacionais, para os estudantes entre o 3º e o 7º ano do ensino fundamental. A ação alcançou 245 estudantes de oito escolas do baixo Madeira (EMEF Heitor Villa Lobos, EMEF Francisco Braga, EMEF Castro Alves, EMEF Henrique Dias, EMEIEF Dra. Ana Adelaide Grangeiro, EMEF Francisco Chiquilito Erse, EMEF Deigmar de Moraes Souza e EMEF Ermelindo Brasil).
Mais de 5 mil crianças foram atendidas com frota escolar própria do municípioTRANSPORTE ESCOLAR
O programa Caminho Certo ofereceu um processo de formação dos motoristas e monitores, ampliando o conhecimento estratégico para atingir a qualidade no serviço do transporte escolar ofertado aos estudantes rurais. Recentemente foi realizado o II Encontro Municipal de Motorista e Monitores do Transporte Escolar, em que participaram 167 motoristas, 167 monitores, 54 gestores escolares, 38 técnicos da Semed e convidados, totalizando 426 participantes.
A Semed informa que, em 2023, 5.044 crianças foram atendidas com frota própria do município, de 159 ônibus. De acordo com o Departamento de Transporte Escolar, são transportados 6.376 estudantes todos os dias, em 178 rotas/itinerários que somam 15.033,17 quilômetros diários. “Essa formação oferece muito mais agilidade, segurança e conforto no transporte dos alunos da rede, é um investimento que realmente evita gastos e dores de cabeça, possibilitando um preparo qualitativo entre os profissionais que atendem os alunos da zona rural”, disse a diretora do Departamento, Saula Pires.
SAÚDE ESCOLAR
O Programa de Saúde Escolar da Prefeitura de Porto Velho garante atendimento em vários setores. Foram realizadas 941 sessões de Fonoaudiologia, sendo 71 alunos encaminhados para exames de audiometria. Os alunos também receberam consultas oftalmológicas com 524 atendimentos, sendo 236 óculos entregues. Tudo motivado por melhores condições de aprendizado aos estudantes.
A higiene bucal também teve políticas inclusivas e, em alguns casos, o atendimento também abraçou pais ou responsáveis. A Prefeitura investiu na aquisição de 44.956 kits de higiene, que contemplam estojo, escova dental, creme dental e fio dental. Cada estudante matriculado na rede municipal recebeu o kit.
Teve ainda o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que formou em 2023, 1.569 alunos do ensino fundamental em 13 escolas ainda no primeiro semestre.
MAIS AÇÕES
Importante também mencionar a manutenção que acontece a cada dois anos da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é considerada uma boa média e está em 5.3; a revitalização e instalação de equipamentos em laboratórios de informática em 12 unidades escolares; criação de laboratório em mais três escolas; programa de serviço voluntário com ajuda de custo para comunidade nas escolas; programa Tempo de Aprender, cujo objetivo é elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização; Concurso Prêmio Boas Práticas, que reconhece o valor das práticas pedagógicas inovadoras dos professores; a 2ª edição do Prêmio Inovação Gestão Escolar, que busca identificar e valorizar as práticas de gestão escolar bem-sucedidas; a realização do VII Congresso Municipal de Educação; e a Formação gratuita de mestrado e doutorado para servidores lotados nas escolas.
“É bom relembrar também que em 2023 nós inovamos ao abrir um processo de seleção por competência para os cargos de diretores e vice-diretores escolares, visando o cumprimento da Meta 19 do Plano Municipal de Educação para o fortalecimento e efetivação da gestão democrática, além de um programa de Mestrado e Doutorado para professores da Rede Municipal, a partir de convênios com a Universidade Federal de Rondônia e Faculdade Católica, valorizando, desta forma, a formação de professores e a valorização salarial. E é claro, não poderíamos deixar de citar, todas as mostras culturais realizadas pelos Centros Municipais de Arte e Educação Escolar, sob a coordenação da nossa gerência de cultura, pois foram espetáculos lindos e marcantes para a vida dos nossos alunos, alunas e professores”, finalizou a secretária de Educação de Porto Velho.
Texto: Géri Anderson
Foto: Felipe Ribeiro/ Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Governo de RO expande Centro de Atendimento ao Turista em Porto Velho

- Com a finalidade de divulgar o turismo em Rondônia e avançar no fortalecimento da recepção e orientação aos turistas, o governo de Rondônia está expandindo os pontos de atendimento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT RO) para oferecer um serviço acessível e eficaz aos que chegam à capital rondoniense. O Centro de Atendimento ao Turista já está funcionando com sucesso no Terminal Rodoviário de Porto Velho, e a ampliação também está sendo feita no Aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira e em novos pontos estratégicos da cidade, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou que o turismo é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento econômico, social e cultural, e ressaltou, “o governo continuará trabalhando com responsabilidade, reforçando as parcerias com o setor privado e apoiando os pequenos negócios para gerar mais empregos, fortalecer o comércio local, incentivar o empreendedorismo e promover nossa identidade.”
Novos pontos de atendimento previstos:
- Unidade do Tudo Aqui do shopping: um espaço moderno e interativo dentro de um dos centros comerciais mais movimentados da cidade;
- Aeroporto Internacional de Porto Velho: para recepcionar e orientar os turistas logo após o desembarque;
- Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: um dos cartões postais mais importantes da Capital, que passará a contar com suporte turístico direto no local.
AMPLIAÇÃO DOS CATs
Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
CAT MÓVEL
O foco é a valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional
A equipe da Setur realiza atendimentos pela cidade de Porto Velho através do CAT móvel, que é uma van de turismo itinerante que circula pelos principais pontos turísticos, como o Espaço Alternativo de Porto Velho e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, além de estar presente durante as temporadas de festas culturais regionais como, por exemplo, a Flor do Maracujá. O CAT móvel conta com um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.
Segundo o guia turístico, Izaías Gomes, “o CAT Móvel objetiva oferecer um atendimento mais acolhedor, bem estruturado e preparado para receber visitantes com qualidade e informação.”
De acordo com o superintendente de Turismo do Estado, Gilvan Pereira, “o governo do estado está investindo na promoção turística para que o estado de Rondônia seja ainda mais conhecido, e a ampliação do Centro de Atendimento ao Turista fortalecerá as ações de divulgação das potencialidades do estado, como rota principal do turismo na Região Norte.”
- Fonte
- Texto: Simoni Marinho
- Fotos: Isabele Vitória
- Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Comunidades ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Madeira recebem cestas básicas e água potável

- Em mais uma ação para diminuir os impactos provocados pela cheia do Rio Madeira, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), realizou, nesta quinta-feira (17), a entrega de cestas básicas, água potável e hipoclorito às comunidades ribeirinhas de São Miguel e Silveira, no Baixo Madeira, em Porto Velho.
A ação contemplou 90 famílias, 82 da comunidade São Miguel e 8 da comunidade Silveira, com a entrega de 90 cestas básicas, 1.639 unidades de água mineral e 90 caixas de hipoclorito. Os itens foram distribuídos com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde das famílias afetadas pelas enchentes.
Os itens foram distribuídos para garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde das famílias afetadas
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da ação, “estamos aqui trazendo alimentação e reforçando o nosso compromisso com a população. O governo do estado está presente, solidário e atuante. Temos um plano em andamento para disponibilizar apoio financeiro às famílias que sofreram perdas com a cheia do Madeira, inclusive com solicitação de uso do superávit estadual junto à Assembleia Legislativa”, salientou.
AUXÍLIO FINANCEIRO
Durante a ação, a secretária da Seas, Luana Rocha, anunciou o lançamento do Auxílio para Crises Climáticas, benefício emergencial que será concedido às famílias atingidas, bem como as que tiveram plantações afetadas. O auxílio será no valor de R$ 1 mil, por um período de três meses. “Estamos disponibilizando um auxílio financeiro às famílias prejudicadas. A seleção será feita por equipes técnicas, com assistentes sociais e psicólogas, que já estão em campo prestando o atendimento necessário. Também estamos encaminhando à Assembleia Legislativa uma solicitação para ampliação orçamentária, a fim de atender todas as comunidades impactadas”, explicou.
A ação contemplou 90 famílias, 82 da comunidade São Miguel
Moradores da comunidade São Miguel destacaram a importância da presença do governo do estado no local. “Vivo da pesca e da plantação de banana. A cheia tem prejudicado muito, mas essa ajuda chegou em boa hora. Agradeço ao governo por estar vendo nossa realidade de perto”, relatou Israel Viana de Matos, que vive há 11 anos na comunidade.
André Rocha, representante comunitário, reforçou o cenário de vulnerabilidade. “Muitos poços foram inundados. A maioria precisa buscar água em outras localidades. Essas cestas e essa água são essenciais para nós. Esse auxílio que o governo anunciou vai ajudar muito quem perdeu suas plantações”, afirmou.
MONITORAMENTO CONSTANTE
Desde o início de 2025, o governo de Rondônia já investiu mais de R$ 423 mil em ações de assistência humanitária, com a entrega de 1.458 cestas básicas e 12 mil unidades de água potável para famílias em diversos municípios, como Ji-Paraná, Nova Mamoré, Costa Marques e diferentes regiões de Porto Velho.
“Seguimos atentos à evolução da cheia. Mesmo abaixo do nível histórico de 2014, a situação exige ação firme do poder público. E é isso que estamos fazendo: cuidando da nossa população com responsabilidade e união”, finalizou o governador.
Fonte
Texto: Larissa Malta e Sângela Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO impulsiona integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com Guia de Orientação

- Para otimizar a gestão do trânsito nos municípios rondonienses e fortalecer a segurança viária para a população, o governo de Rondõnia lançou, na segunda-feira (14), o Guia de Integração dos Munícipios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), com objetivo de desmitificar o processo, apresentando os benefícios.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza o papel importante da municipalização do trânsito no fortalecimento da democracia e da cidadania no âmbito do trânsito brasileiro. “Ao observarem os preceitos legais, os municípios terão a autonomia para organizar o tráfego de veículos e pedestres de maneira mais alinhada com as necessidades da comunidade local, promovendo um ambiente de maior respeito e segurança para os seus moradores”, declarou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressalta o empenho da Autarquia em facilitar a adesão dos municípios ao SNT. “O Guia de Municipalização é resultado desse trabalho, oferecendo um instrumento claro e objetivo que detalha as responsabilidades e metas do Detran, da Polícia Militar e dos próprios municípios, em consonância com as diretrizes legais estabelecidas no Art. 2º, III da Resolução nº 811 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 15 de dezembro de 2020.”
INTEGRAÇÃO AO SNT
A Resolução nº 811/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define os procedimentos para a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, seja por meio de seus órgãos e entidades executivas de trânsito e rodoviários, seja pela própria prefeitura municipal, em cumprimento ao Art. 333 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atualmente, os municípios de Ariquemes, Buritis, Cacoal, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena já fazem parte do SNT.
POR QUE INTEGRAR O MUNICÍPIO AO SNT?
A municipalização do trânsito representa uma oportunidade valiosa para a administração pública municipal estreitar laços com a população local. Ao diagnosticar as necessidades específicas da comunidade, os municípios podem implementar políticas públicas de trânsito mais eficientes e direcionadas para a melhoria da cidade e da qualidade de vida de seus cidadãos. Essa abordagem foca em pilares como segurança, fluidez, acessibilidade, mobilidade urbana, trânsito e transporte, além de cumprir uma exigência legal imposta aos municípios.
O PAPEL DO DETRAN-RO
O Detran de Rondônia, como órgão executivo integrado ao SNT, está à disposição para fornecer todo o suporte necessário aos municípios interessados no processo de municipalização. Desde o fornecimento de informações cruciais até o acompanhamento em cada etapa, o Departamento se coloca como um parceiro estratégico. Após a conclusão do processo, os municípios terão a possibilidade de firmar convênios com o Detran-RO, fortalecendo ainda mais a gestão do trânsito local.
O PAPEL DO CETRAN
O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) desempenha um papel fundamental na integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Atua como órgão consultivo, normativo e coordenador do trânsito no estado, sendo essencial para a implementação uniforme das diretrizes nacionais nos municípios.
Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Alan Davi
Secom – Governo de Rondônia
- INTERIOR2 dias ago
Manutenção na RO-010 é realizada pelo governo de RO entre distrito de Nova Estrela e Rolim de Moura
- GERAL2 dias ago
Governo de RO impulsiona integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com Guia de Orientação
- GERAL2 dias ago
Comunidades ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Madeira recebem cestas básicas e água potável
- GERAL2 dias ago
Água tratada chega para 30 mil moradores em União Bandeirantes
- GERAL2 dias ago
Desenvolvimento Ambiental Rural na Amazônia: governo de RO fortalece parceria no Programa União com os Municípios
You must be logged in to post a comment Login