GERAL
Prefeitura inicia a instalação de semáforos inteligentes para melhorar fluxo do trânsito em Porto Velho

As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama com Rio Madeira, Rio Madeira com Imigrantes, e Imigrantes com Lauro Sodré
Uma medida tecnológica que busca reduzir o engarrafamento, garantir maior eficiência e melhorar o fluxo do trânsito. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), iniciou nesta semana a instalação de semáforos inteligentes em pontos estratégicos da capital.
Para funcionar de forma eficaz, os semáforos possuem o auxílio de câmeras que identificam a quantidade de veículos na via e ajustam o tempo de fechamento ou abertura de acordo com o que é mostrado. O equipamento é regulado automaticamente ao longo do dia para melhorar o fluxo do trânsito e, consequentemente, reduzir o tempo de espera dos motoristas na via.
As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama e Rio Madeira, Rio Madeira e Imigrantes, e Imigrantes com Lauro Sodré. De acordo com Anderson Pereira, titular da Semtran, os locais foram escolhidos por terem um intenso fluxo de trânsito.
Segundo o secretário, engenheiros de trânsito estão observando a efetividade da tecnologia“A câmera vai identificar o fluxo e fazer a programação para a liberação do semáforo, para que ele fique mais tempo aberto, até liberar o fluxo de carros existente. Com isso, o condutor vai ficar menos tempo esperando no semáforo. Escolhemos a Calama, porque houve essa mudança de fluxo no horário de pico, e isso acaba ajudando na parte da manhã e da tarde lá. Na Imigrantes, porque temos um fluxo intenso de carretas e a via liga o centro à zona leste, e também na avenida Lauro Sodré”.
Quatro câmeras já foram instaladas para monitorar o fluxo de trânsito no cruzamento das avenidas Imigrantes e Rio Madeira. A funcionalidade está em fase de testes e os engenheiros de trânsito estão observando a efetividade da tecnologia. Anderson Pereira explica que essa é mais uma das estratégias adotadas pela Semtran para trazer mais mobilidade a Porto Velho.
“A Semtran tem feito estudos, como a gente fez na Calama, de mudança de fluxo em horário de pico. Também estamos em discussão com o Dnit sobre as carretas que transitam pela avenida Jorge Teixeira. Na área de sinalização, estamos empenhados com a nossa equipe de execução direta, com mão de obra apenada, por meio de um convênio com a Sejus, que está reforçando isso. O fluxo cresceu muito, e nós temos que pensar em Porto Velho não só em curto prazo ou médio, mas sim à longo prazo, deixando projetos prontos e buscando cada vez mais recursos para a execução desses projetos”, finalizou.
Texto: Taís Botelho
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
JULHO AMARELO: Importância da detecção precoce e prevenção das hepatites virais é destacada pelo governo de RO

Com o objetivo de conscientizar, prevenir e promover o diagnóstico precoce das hepatites virais, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca, neste Julho Amarelo, a importância da testagem e do tratamento dessas doenças que, muitas vezes são silenciosas e podem evoluir para quadros graves se não identificadas com antecedência.
As hepatites virais são um grupo de doenças que afetam o fígado, causadas pelos vírus A, B, C, D e E.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, ao promover informação, diagnóstico e cuidado, a gestão estadual reforça o comprometimento com o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo acesso universal e equitativo à saúde.
Segundo o médico do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Rui Rafael Durlacher, as hepatites se dividem em dois grandes grupos: as hepatites A e E, e são transmitidas por meio de alimentos e água contaminados, cuja prevenção inclui cuidados com a higiene e vacinação infantil; e as hepatites B, C e D, transmitidas pelo contato com sangue contaminado e por via sexual. “A melhor forma de se proteger é usando preservativos, realizando testes rápidos regularmente e tomando a vacina contra a hepatite B, que está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explicou.
Transmissão das hepatites virais:
Hepatites A e E: transmitidas principalmente por água e alimentos contaminados (via fecal-oral). A prevenção envolve higiene pessoal (como a lavagem das mãos) e, no caso da hepatite A, a vacinação.
Hepatites B, C e D: são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, por relações sexuais desprotegidas e da mãe para o filho durante a gestação ou o parto. As formas de prevenção incluem o uso de preservativos, não compartilhar objetos de uso pessoal (como escovas de dente, lâminas de barbear e alicates), além do uso de materiais esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos. Para a hepatite B, há vacina disponível.
VACINAÇÃO
O governo de Rondônia mantém a unidade de vacinação Espaço Saúde, que oferece além das vacinas de Hepatite A e B, cerca de 14 tipos de imunizantes. A unidade está localizada em um estabelecimento comercial, na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h.
Vacinas disponíveis:
- Hepatite A
- Hepatite B
- Pentavalente
- VIP (Poliomielite Inativada)
- Covid-19
- Pneumocócica 10-valente
- Meningocócica C
- Febre Amarela
- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
- Rotavírus
- Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela)
- DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular)
- Pólio (Oral)
- DT (Difteria e Tétano – Adulto)
- HPV (Papilomavírus Humano)
- Meningo ACWY
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou que o Julho Amarelo é uma oportunidade para ampliar o debate sobre as hepatites virais e, sobretudo, para desmistificar a doença e incentivar a população a realizar a testagem. “O diagnóstico precoce é o primeiro passo para um tratamento eficaz e para evitar a progressão da doença, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e quebrando a cadeia de transmissão.”
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Cristian Alves
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO apresenta Sistema Único de Educação para integrar e modernizar o ensino público

O governo de Rondônia deu um passo significativo para modernização e integração da educação pública rondoniense com a apresentação do Sistema Único de Educação de Rondônia (SUE/RO). Em reunião realizada na terça-feira (8), no auditório da sede do Conselho Regional de Educação, em Porto Velho, foi apresentado para os servidores da educação todos os detalhes da nova solução tecnológica que visa unificar as redes estadual, municipais e instituições filantrópicas de ensino em uma única plataforma.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia Empreendedorismo e Gestão (BRTEC), Wilson Wladimir de Alencar Mendes, do gerente de projetos da BRTEC, Luiz Queiroz Pinheiro, além de gestores da Seduc e conselheiros do Comitê de Educação de Rondônia.
O SUE/RO, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o BRTEC, foi concebido para ser uma ferramenta completa de gestão escolar e pedagógica. O objetivo é promover a padronização, equidade e eficiência na educação pública, contemplando desde a organização curricular até o monitoramento individualizado da aprendizagem dos alunos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a plataforma totalmente integrada, é capaz de monitorar e promover o avanço da aprendizagem com base em evidências pedagógicas. “Com esse sistema, democratizamos ainda mais o acesso à educação”, ressaltou.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou a importância da plataforma. “O sistema permitirá aos gestores públicos, professores e técnicos educacionais acesso a indicadores de desempenho em tempo real, facilitando o planejamento estratégico da educação e a elaboração de políticas públicas mais eficazes.”
PRINCIPAIS RECURSOS
A ferramenta foi apresentada aos servidores da educação
O SUE/RO oferece um conjunto robusto de funcionalidades, desenhadas para atender às necessidades de todos os envolvidos no processo educacional:
- Gestão de matrizes curriculares personalizadas: alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Gestão acadêmica completa: formação de turmas, calendários, históricos escolares e diários eletrônicos.
- Portais dedicados: Portal do Aluno (acesso a conteúdos, avaliações, notas e relatórios de desempenho); Portal do Professor (planejamento, lançamento de notas, frequência e banco de questões); e Portais do Supervisor e Orientador Pedagógico (ferramentas de acompanhamento pedagógico em tempo real).
- Banco de Questões e Avaliações: internas e externas, com provas personalizadas e simulados por nível de ensino.
- Ferramentas de avaliação avançadas: baseadas em matrizes de referência, com indicadores por área de conhecimento e habilidades específicas.
- Análise precisa da aprendizagem: relatórios pedagógicos que identificam o nível de domínio dos alunos por competência, habilidade e área do conhecimento, permitindo ações corretivas e personalizadas.
Conforme a diretora-geral de Educação da Seduc, Irany Oliveira, o SUE/RO propõe uma gestão inteligente, onde cada aluno será acompanhado com foco real em seu aprendizado e desenvolvimento integral. “A plataforma também oferecerá suporte técnico e capacitação contínua pela Secretaria, e será disponibilizada gratuitamente aos municípios e instituições filantrópicas que aderirem ao projeto, reforçando o compromisso do estado com a universalização de uma educação pública de excelência”, enfatizou.
Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Sarah Garcia
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Inscrições de cursos de qualificação para profissionais do trânsito estão abertas em todo estado

Com o intuito de formar, capacitar e atualizar conhecimentos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) divulga o calendário de cursos para diversos municípios, com inscrições que se encerram em julho. As capacitações, organizadas pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) são nas áreas de transporte coletivo de passageiros, veículos de emergência, transporte escolar, direção defensiva e mototaxistas.
Para os alunos interessados nos cursos em Porto Velho, as inscrições devem ser realizadas presencialmente na EPTran, localizada na Avenida Padre Chiquinho, nº 943, Bairro Pedrinhas.
Nos demais municípios, é necessário procurar as unidades das Ciretrans ou os Postos Avançados (PA). Informações também podem ser obtidas pelos telefones (69) 99356-0519 e (69) 98463-8333 (somente mensagem de texto).
NOVOS CURSOS
Dentre as principais novidades estão os curso de Atualização de Condutor de Veículo de Transporte de Carga Indivisível; Formação Especializada de Condutor de Veículo de Emergência; Mecânica Básica para Mulheres; Capacitação para monitor de Transporte Escolar e Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais.
Abaixo, segue tabela com o local dos cursos, período de inscrição e de realização. O cronograma pode ser alterado a depender das condições climáticas, demandas institucionais ou por decisão administrativa. No entanto, toda e qualquer mudança será informada com antecedência.
CURSOS DE JULHO
Cidade | Curso | Inscrição | Realização | Carga Horária |
Porto Velho | Atualização de Condutor de Veículo de Transporte de Carga Indivisível | até 10 de julho | 19 a 26 de julho | 50 h/a |
Porto Velho | Direção Defensiva | até 18 de julho | 26/07 | 10 h/a |
Nova Brasilândia d’Oeste | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | até 10 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
Guajará-Mirim | Formação Especializada de Condutor de Veículo de Emergência | até 10 de julho | 21 a 31 de julho | 50 h/a |
Presidente Médici | Direção Defensiva | até 10 de julho | 25 e 26 de julho | 10 h/a |
Rolim de Moura | Atualização Especializada de Condutor de Veículo de Emergência | até 18 de julho | 28 a 30 de julho | 16 h/a |
Jaru | Formação de Condutores de Veículos de Aplicativos | até 10 de julho | 21 a 26 julho | 30 h/a |
Jaru | Atualização de Mototaxistas | até 10 de julho | 19 de julho | 10 h/a |
Jaru | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | até 10 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
Porto Velho | Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais | até 11 de julho | 21 a 28 de julho | 30 h/a |
Cacoal | Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais | até 11 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
Guajará-Mirim | Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais | até 11 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
Porto Velho | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | até 11 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
Buritis | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | até 15 de julho | 21 a 26 de julho | 30 h/a |
CURSOS DE AGOSTO
Cidade | Curso | Inscrição | Realização | Carga Horária |
São Felipe d’Oeste | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | até 23 de julho | 4 a 9 de agosto | 30 h/a |
Porto Velho | Atualização de Instrutor de Trânsito | até 23 de julho | 6 a 8 de agosto | 20 h/a |
Ouro Preto do Oeste | Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais | até 23 de julho | 4 a 9 de agosto | 30 h/a |
Vilhena | Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais | 23 de julho | 4 a 9 de agosto | 30 h/a |
Guajará-Mirim | Formação de Direção Defensiva | 23 de julho | 11 e 12 de agosto | 10 h/a |
Ariquemes | Formação de Condutor de Veículo de Emergência | 23 de julho | Turma I (11 a 15 de agosto) e Turma II (18 a 23 de agosto) | 50 h/a |
Ariquemes | Atualização de Condutor de Veículo de Emergência | 23 de julho | Turma I (16 e 23 de agosto) e Turma II (22 e 23 de agosto) | 16 h/a |
Ariquemes | Formação de Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiro | 23 de julho | 18 a 29 de agosto | 50 h/a |
Ariquemes | Atualização de Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiro | 23 de julho | 23 e 30 de agosto | 16 h/a |
Ji-Paraná | Formação Inicial em Didática para Multiplicadores da Educação de Trânsito | 23 de julho | 18 e 22 de agosto | 25 h/a |
Ouro Preto do Oeste | Formação Inicial em Didática para Multiplicadores da Educação de Trânsito | 23 de julho | 18 e 22 de agosto | 25 h/a |
Porto Velho | Formação de Condutor de Veículo de Transporte de Produtos Perigosos – TPP | 23 de julho | 11 e 22 de agosto | 50 h/a |
Porto Velho | Atualização de Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP | 23 de julho | 16 e 23 de agosto | 16 h/a |
Machadinho d’Oeste | Aprimoramento para condutor de Veículos Oficiais | 23 de julho | 18 a 23 de julho | 30 h/a |
Buritis | Formação em Direção Defensiva | 23 de julho | 29 e 30 de agosto | 10 h/a |
Santa Luzia d’Oeste | Capacitação para Monitor de Transporte Escolar | 23 de julho | 11 e 16 de agosto | 30 h/a |
Porto Velho | Formação em Direção Defensiva | 23 de julho | 22 e 23 de agosto | 10h/a |
Porto Velho | Formação de Condutor de Veículo Escolar | 23 de julho | 18 a 29 de agosto | 50 h/a |
Porto Velho | Atualização de Condutor de Veículo Escolar | 23 de julho | 23 e 30 de agosto | 16 h/a |
Porto Velho | Formação de Condutor de Veículo de Emergência | 23 de julho | 18 a 29 de agosto | 50 h/a |
Porto Velho | Atualização de Condutor de Veículo de Emergência | 23 de julho | 23 e 30 de agosto | 16 h/a |
Jaru | Formação de Condutores de Veículos de Aplicativo | 23 de julho | 25 a 29 de agosto | 30 h/a |
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Nauana Holder e Arquivo Detran
Secom – Governo de Rondônia
You must be logged in to post a comment Login