GERAL
Plantão Social atende população que sofre violação de direitos
O Plantão Social é um serviço oferecido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Família (Semasf) de Porto Velho, que atende pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social, que tenham sofrido violação de direitos.
Toda pessoa que tenha sofrido violação de qualquer espécie e esteja em vulnerabilidade social, pode solicitar o serviço que funciona 24 horas, todos os dias. É uma unidade pública que atende demandas espontâneas e demandas encaminhadas pela rede de serviço do município, com o objetivo principal de acolher, promover e incluir a população cujos direitos foram violados, encaminhando as demandas para os serviços necessários e aos parceiros da rede.
De acordo com a gerente do Creas, Sefra Maria de Barros, a maioria dos atendimentos de acolhimento é para a população de imigrantes, que aumenta cada vez mais no município, além de pessoas em situação de rua, que buscam na assistência social, um lugar para dormir e fazer suas refeições básicas. O benefício do auxílio-funeral e auxílio-moradia, são outras grandes procuras de pessoas em vulnerabilidade social.
O último relatório de atendimento (realizado de janeiro a abril de 2024), que é feito quadrimestralmente pelo Creas, apontou que 117 imigrantes foram atendidos, 130 pessoas foram beneficiadas com auxílio-funeral e 408 pessoas, com auxílio-moradia.
“O Plantão Social, apesar de não ser um serviço tipificado, é um serviço que veio agregar para o município de Porto Velho, a partir do momento em que todo cidadão porto-velhense que estiver em situação de violação de direito ou qualquer outra situação de risco, principalmente o público imigrante, ele tem uma porta de entrada, para poder acessar por 24h, todo e qualquer serviço da assistência social no município”, destacou Sefra Maria.
COMO FUNCIONA O PLANTÃO SOCIAL
Quando a pessoa procura o serviço do Plantão Social, ela é atendida imediatamente por um profissional, que presta atendimento inicial, momento em que preenche uma ficha cadastral e após, passa por atendimento em sala individualizada por um técnico Assistente Social. Desse atendimento, pode originar vários encaminhamentos que irão ser direcionados para a rede municipal, sendo que a maioria dos atendimentos resulta em acolhimento institucional.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Dentre as atividades desenvolvidas pelo serviço de Plantão Social do Creas, estão o atendimento e acompanhamento social, atendimentos emergenciais, orientação familiar e promoção de estratégias de acesso à moradia, ao trabalho, à saúde, à educação, entre outros encaminhamentos. Além dessas ações primordiais desenvolvidas, as maiores demandas de atendimento são de: abuso sexual, conflitos familiares, maus-tratos, óbitos (entrando aqui o auxílio-funeral), população em situação de rua, em trânsito e refugiados, avaliação de risco social e casos de violência doméstica.
DOCUMENTOS
O único serviço que necessita de exigência de documentação, é para auxílio-funeral. Pessoas em situação de vulnerabilidade social, para acessar o benefício funeral, precisam atender alguns requisitos:
– Apresentar documento de identidade (RG) e CPF;
– Ser inscrito no CadÚnico;
– Apresentar comprovante de residência;
– Ser residente no município de Porto Velho.
Para os outros benefícios, não é necessário apresentar nenhum documento, basta só a pessoa se dirigir ao Creas.
ATENDIMENTO
O Plantão Social funciona na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na rua Geraldo Ferreira, nº 2166, bairro Agenor de Carvalho. Para mais informações ou solicitação do serviço, o telefone de contato é (69) 984735966. O Plantão está disponível 24h, de segunda a sexta-feira, com técnicos presenciais. No período noturno e finais de semana, os técnicos permanecem atentos e prontos para serem acionados, caso haja necessidade.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Ana Flávia Venâncio/
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 66 mil atendimentos em oito meses
Com objetivo de diminuir a fila de espera por consultas, o Hospital Regional de Cacoal realizou cerca de 66.598 atendimentos nos períodos entre janeiro e agosto de 2024. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade, abrangendo seu serviço pela II Macrorregião.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, a gestão tem investido em estruturação e profissionais para ampliar o serviço nos municípios. “A equipe médica da unidade está empenhada em oferecer um atendimento especializado, com ambiente humanizado e profissionais capacitados.”
- A unidade atende pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, com total de 34 municípios.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são resultados de uma intensificação dos serviços nas unidades, que tem buscado atender todas as demandas da população. “Nosso foco é diminuir filas de espera por consultas e exames, neste sentido, estamos realizando melhorias estruturais para ampliar o atendimento contínuo”, ressaltou.
REFORMA
Em julho de 2024, foi realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR), unidade que possui sete leitos para atendimento ao público infantil. Com a obra, foram feitas a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
SERVIÇO
O Hospital Regional de Cacoal possui 166 leitos no total, entre esses 28 leitos de UTI adulto e 7 pediátricos e com 4 salas de cirurgia. A unidade conta com um Centro de Reabilitação que auxilia na reabilitação fisioterápica, com aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápico, maca ortostática para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória, e irá atender os pacientes internados que necessitam de reabilitação e servidores assistidos na Saúde do Trabalhador.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Drones modernos do governo de RO ajudam no combate a incêndios no Parque de Guajará-Mirim
- A combinação de imagens de satélite e drones modernos ajudam a força-tarefa, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a combater incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o enfrentamento foi intensificado pelo governo de Rondônia. A área atingida reduziu drasticamente de mais de 2 mil hectares para 200 hectares.
Os drones, com os operadores da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram solicitados pelo líder da força-tarefa no Parque, tenente coronel BM Victor Paulo Rodrigues de Souza, que está nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à “Operação Temporã”. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, demostrando o esforço conjunto do estado na missão de proteção ao meio ambiente.
O chefe de equipe da Operação Verde Rondônia (OVR), tenente BM Alexandre Trajano, explicou o impacto positivo dos dois drones de alta tecnologia empregados para identificar ocorrências de incêndios. Enquanto as imagens de satélite consideram focos de calor até nos pedrais aquecidos, as imagens de drones são precisas em identificar os incêndios.
“O governo tem nos incentivado com tecnologia de ponta. Os drones são equipamentos modernos de alto investimento, que ajudam nossa tropa a evitar empenho e deslocamento desnecessários. As imagens de satélite podem confundir pedras aquecidas com incêndios, então enviamos os drones para verificar. Se for pedra, descartamos a ocorrência, porém constatando incêndio, a equipe é prontamente acionada para o combate”, destacou o chefe de equipe da OVR.
AÇÕES ESTRATÉGIAS
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado mantém uma grandiosa força-tarefa por meio de duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” e “Operação Temporã”, com apoio de outros órgãos. “O governo de Rondônia está fortalecendo a força-tarefa com condições tecnológicas e operacionais para o enfrentamento aos incêndios florestais. Também com ações preventivas e de monitoramento, para vencer o quanto antes esse difícil cenário instalado neste período de estiagem severa.”
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos
- O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada, incluindo o aumento de incêndios e a formação de fumaça densa que tem afetado a qualidade do ar e a saúde da população.
Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização, o aprimoramento das estratégias de combate a incêndios e a implementação de soluções para o gerenciamento da água. Além disso, foram analisadas ações de suporte à população afetada e a coordenação de esforços para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.
O presidente do Comitê de Crise Hídrica, Cel. BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, destacou em sua fala, a importância da união entre as diferentes esferas de governo e instituições para superar a crise. “Estamos diante de um desafio e a colaboração entre todos os órgãos envolvidos é essencial para enfrentarmos a seca e seus efeitos. Nosso compromisso é garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atinjam diretamente as áreas mais necessitadas.”
O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação, adaptando as estratégias conforme necessário. A colaboração entre as diversas entidades e a comunidade continua sendo uma prioridade para enfrentar os desafios impostos pela seca e minimizar seus impactos em Rondônia.
PARTICIPAÇÃO
O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) além de representantes da Governadoria, Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes (DER-RO), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Fonte
Texto: Marcos André
Fotos: CBMRO
Secom – Governo de Rondônia
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