GERAL
Operações de fiscalização coíbem irregularidades e buscam mais segurança no trânsito de Rondônia
Ações que garantam mais segurança no trânsito são desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, e objetivam educar quanto à condução correta de veículos e uso dos equipamentos obrigatórios. Dentre as atividades realizadas, está a “Operação Corta Giro”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), com o intuito de coibir irregularidades e situações que possam ocasionar acidentes. No domingo (14), no Espaço Alternativo de Porto Velho, a operação resultou na apreensão de uma motocicleta que havia sido furtada.
As operações para coibir os abusos e infrações no trânsito, chamadas popularmente de “rolezinhos”, iniciaram em 2024, e têm o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos, a fim de retirar de circulação; motocicletas com escapamentos barulhentos e irregulares, e combater a prática de empinar motos, que ameaça a segurança de todos que frequentam o local.
Além da “Operação Corta Giro”, outras ações resultantes da parceria do Detran-RO e BPTran têm apresentado respostas positivas à população, a exemplo da “Operação Lei Seca”, que retira das ruas condutores que ainda persistem em dirigir sob efeito de álcool; patrulhamento com monitoramento urbano, além de ações orientativas de combate à condução de veículos automotores sem habilitação.
Só da “Lei Seca”, em 2024, foram realizadas 67 ações, com 536 registros de embriaguez; 124 ações de educação no trânsito; 119 de monitoramento urbano; 116 ações de combate às violações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com 30 casos de embriaguez, e a “Operação Corta Giro” recuperou quatro veículos furtados.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, as ações e os números apresentados comprovam o empenho do Governo de Rondônia, em assegurar mais segurança no trânsito do Estado. “A realização de ações de orientação no trânsito e de repressão são fundamentais para manter a ordem e segurança, por isso, a importância da continuidade. Nossa intenção é criar o Departamento cada vez mais humano, educativo e não punitivo. No entanto, os condutores precisam ter a consciência de que um trânsito seguro é obrigação de todos”, ressaltou.
Segundo o gerente de Apoio Administrativo, Operações e Logística, da Coordenadoria de Operações (Gerlop/Cooptran), do Detran-RO, Joe Araújo dos Santos, a “Operação Corta Giro” visa combater a infringência do Artigo 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a realização de eventos organizados na via pública, sem a devida autorização.
CORTA GIRO
Neste ano, foram realizadas 14 ações da “Operação Corta Giro”, em Porto Velho, contando com a que ocorreu no dia 14 de abril, onde foi recuperada uma motocicleta que apresentava registro de furto, resultando na prisão do condutor e devolução do veículo à proprietária.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, os números e resultados obtidos com as operações, e a melhoria nos indicadores com redução de acidentes e vítimas, demonstram que se está caminhando no rumo certo. Por isso, destacou sobre a continuidade das ações, ressaltando que já se trabalha para sejam permanentes, com regularidade e que ocorram em todo o Estado.
O diretor-geral pontuou, também que, a “Operação Corta Giro” visa a defesa da vida. “O objetivo é combater os maus motociclistas, que empinam motos e colocam a vida dos outros em risco. Por ser um local de grande concentração de pessoas, a segurança e a vida de todos é primordial”, enfatizou.
A equipe do Detran-RO circula pela cidade, tendo apoio de policiais de trânsito, que realizam a segurança e visitam locais em que, comumente, são realizados os “rolezinhos”, como Espaço Alternativo, zona Sul e zona Leste, onde os praticantes se reúnem e saem pela cidade fazendo “zoada”, empinando motos sem escapamentos, cortando o trânsito, subindo pelas calçadas, entre outros delitos do trânsito.
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Jarlana Davy
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeitura de Porto Velho lança edital para contratação de serviços especializados em decoração para o Baile Municipal
A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), publicou o Edital de Chamamento Público n° 003/2025 para a seleção de serviços especializados em prestação, com o fornecimento de materiais necessários, para o Baile Municipal e eventos do Carnaval 2025 a serem realizados no Mercado Cultural. As inscrições para os interessados estão abertas desde segunda-feira (20) e vão até a próxima sexta-feira (24).
“Apoiar a formação desses grupos artísticos é apoiar a manutenção da tradição local, as quais necessitam de total apoio e desenvolvimento de políticas públicas para a sua inserção no mercado de trabalho”, afirmou Antônio Ferreira, presidente da Funcultural.
As inscrições são gratuitas e realizadas presencialmente na sede da Funcultural, localizada na rua Elias Gorayeb, nº 1514, 3º andar, bairro Nossa Senhora das Graças, abertas até sexta-feira (24), com atendimento das 8h às 14h. Consulte aqui o edital e entenda as regras para participar da seleção.
Texto: Bruna Letícia
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
“Bike Tour” é uma das atrações do aniversário de instalação do Município de Porto Velho na próxima sexta-feira (24)
Uma vasta programação festiva está sendo preparada pela Prefeitura de Porto Velho com objetivo de comemorar o aniversário de 110 anos de instalação do município, na próxima sexta-feira (24). Um dos eventos será o “Bike Tour”, um passeio de bicicleta pelo centro histórico da capital de Rondônia, que vai entrar para o calendário turístico da capital.
“Nada melhor do que a gente comemorar os 110 anos de Porto Velho com uma atividade saudável, aeróbica, envolvendo famílias, relacionando com a identidade, com o pertencimento e a cultura, numa sexta-feira, pelos cantos, pelas esquinas da cidade, e que as pessoas, às vezes no dia a dia, na sua rotina, acabam não percebendo esses detalhes”, comentou Aleks Palitot, adjunto da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), responsável pelo evento.
De acordo com o secretário Paulo Moraes Júnior, “os ciclistas participantes serão acompanhados por dez professores de história das redes pública e privada de ensino de Porto Velho. Durante o percurso, com cerca de duas horas de duração, o grupo fará paradas estratégicas. Nessa ocasião, os educadores contarão um pouco da história da cidade, sempre contextualizando com cada monumento nos pontos de parada. Também será uma oportunidade para tirar fotos e beber água”.
PERCURSO
A concentração será às 7h30, com saída às 8h, partindo do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Entre outros pontos históricos, os participantes passarão pela Praça Presidente Vargas, Catedral Sagrado Coração de Jesus, Praça das Três Caixas d’Água, Estádio Aluízio Ferreira e Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, retornando às 10h para o ponto de partida.
PERMANENTE
O secretário-adjunto, Aleks Palitot, também informou que o “Bike Tour” nasce como uma nova proposta permanente de atividade turística em Porto Velho, com calendário e roteiro definidos. “A ideia é que as pessoas possam conhecer melhor o centro histórico e, consequentemente, conhecer a história da cidade, a ecologia e os lugares aprazíveis da nossa cidade. Então, a nossa primeira experiência vai ser no dia 24 de janeiro, aniversário da cidade”, destacou.
PLACAS
Ainda na ocasião, os primeiros ciclistas que chegarem para participar do “Bike Tur” receberão gratuitamente uma placa de segurança que será doada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). Será uma placa luminosa para que o ciclista seja visto pelos motoristas no período noturno, evitando que ele sofra algum acidente de trânsito.
Texto: Augusto Soares
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Secretarias municipais avaliam sistema de software para melhoria do atendimento e gestão pública
Atendendo à orientação do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, as secretarias municipais estão realizando um levantamento abrangente de suas atividades desempenhadas, identificando os avanços alcançados e as potenciais melhorias a serem implementadas. O objetivo é garantir uma gestão mais eficiente, ágil e produtiva.
Recentemente, em uma reunião entre as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Administração (Semad), Fazenda (Semfaz), Procuradoria Geral do Município (PGM), Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (Ipam), Controladoria Geral do Município (CGM) e Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), um dos temas discutidos foi o software de gestão pública municipal. Este software abrange o sistema financeiro, incluindo os módulos de planejamento, orçamento, contabilidade, patrimônio/almoxarifado, custos e recursos humanos, além do sistema tributário que serve toda a administração.
Durante a reunião, representantes da empresa E&L Produções de Software apresentaram em detalhes as ações já implementadas e escutaram atentamente as demandas de cada secretaria, promovendo um diálogo construtivo em busca de soluções que aprimorem ainda mais a gestão municipal.
O secretário da Sempog, Márcio Rogério Gabriel, ressalta a importância de ouvir a equipe técnica que utiliza o software, diariamente. Essa interação permite identificar dificuldades e sugestões para melhorias e modernizações. “Dessa forma, conseguimos oferecer respostas ágeis ao público que se beneficia desses investimentos, uma vez que as mudanças tecnológicas ocorrem de maneira rápida e constante”, afirmou ele.
Os demais participantes reafirmaram seu compromisso em manterem um alinhamento para garantir que a gestão pública receba a atenção necessária e faça as mudanças e investimentos adequados. Assim, segundo eles, será possível utilizar os recursos de maneira inteligente, atendendo às demandas existentes e promovendo a transparência e a prestação de contas. Essa abordagem visa contribuir para o crescimento econômico e social, por meio de uma gestão pública moderna, capaz de identificar e eliminar desperdícios, além de maximizar os resultados.
Texto: Meiry Santos
Foto: Meiry Santos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL9 horas ago
Hospital João Paulo II: Ampliação de leitos, quase 40 mil atendimentos e cerca de 900 mil exames realizados em 2024
- GERAL1 dia ago
Lepac realizou 2,4 milhões de exames de alta complexidade e atendeu mais de 185 mil pacientes em 2024
- GERAL9 horas ago
Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré realizou mais de 13 mil atendimentos em 2024
- GERAL9 horas ago
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia
- GERAL1 dia ago
Central de Serviços do Detran-RO facilita e proporciona praticidade ao usuário
- GERAL9 horas ago
Chamamento público seleciona costureiro para confecção das fantasias da Corte do Rei Momo