Connect with us

POLÍTICA

Deputados constituintes são homenageados durante comemorações dos 40 anos da Constituição Estadual

Published

on

Programação de aniversário segue até domingo, 26.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promove ações em comemoração aos 40 anos da promulgação da Constituição Estadual. Nesta segunda-feira (20), primeiro dia da programação, deputados constituintes foram homenageados pela Casa de Leis. As atividades de aniversário seguem até domingo (26).  

O deputado constituinte Amir Lando, eleito no pleito de 1982, participou do processo de instalação do Alero e destacou a importância dos 24 parlamentares na construção da Constituição Estadual. Segundo Amir, um dos desafios era atender às anseios de legislação de diversos estados do país, que migraram para Rondônia, em busca de uma vida melhor.

Amir Lando foi um dos homenageados (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O ex-deputado ainda lembrou do esforço comum de muitas pessoas e instituições para o desenvolvimento de Rondônia. “Tudo era, naquele momento, dúvidas, mas a esperança venceu o medo e eu acho que construímos uma constituição que foi moderna, que foi ajustada à nossa cara de Rondônia”, enfatizou.

Além de Amir Lando, participaram da solenidade os deputados constituintes, Heitor Costa e Tomás Correia.

História

A primeira eleição em Rondônia, na condição de estado, ocorreu em 15 de novembro de 1982, quando foi escolhida a representação rondoniense no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Os 24 deputados estaduais, eleitos naquele pleito, receberam a função de constituintes.

No dia 31 de janeiro de 1983, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Darci Ferreira, presidiu o pelotão dos deputados e, no dia seguinte, aconteceu a eleição da primeira Mesa Diretora da Assembleia.

Constituição do Estado de Rondônia (Foto: Natália Lima I Secom ALE/RO)

Durante a Assembleia Constituinte (de 1º de fevereiro a 6 de agosto de 1983), o papel de legislador era exercido pelo governador, que legislava por meio de decretos-leis. A efetiva implantação do Poder Legislativo ocorreu no dia 6 de agosto de 1983.

Nessa ocasião foi promulgada a Constituição do Estado e a Assembleia Constituinte foi extinta, sendo instalada a Assembleia Legislativa. A primeira reunião da Casa de Leis ocorreu no dia 9 de agosto de 1983.

Deputados constituintes

Os parlamentares constituintes foram: Amizael Silva, Arnaldo Martins, Heitor Costa, Francisco Nogueira, Genivaldo Souza, Jacob Atallah, José Bianco, José do Prado, Jô Sato, Manoel Messias, Marvel Falcão, Oswaldo Piana, Silvernani Santos, Walderedo Paiva, Zuca Marcolino , Amir Lando, Ângelo Angelim, Cloter Mota, Jerzy Badocha, João Dias, Ronaldo Aragão, Sadraque Muniz, Sérgio Carminatto e Tomás Correia.

Poder Legislativo

O poder legislativo de Rondônia é exercido por 24 deputados estaduais, eleitos a cada quatro anos. O prédio da Assembleia Legislativa é o Palácio Marechal Rondon, localizado em Porto Velho, onde acontecem as sessões legislativas. A atuação do poder legislativo estadual é normatizada pela Constituição Estadual e seu funcionamento regido pelo Regimento Interno.

https://youtube.com/watch?v=eqa0ZwMTtjQ%3Fsi%3DIhX712vHdmdPGFSP

Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

POLÍTICA

“Dias melhores virão para nossa cidade”, afirma Léo Moraes após chegar ao segundo turno

Published

on

Após saber do resultado final que o levou para mais uma etapa de votação pelos eleitores de Porto Velho, Léo comemorou com seus apoiadores no comitê de campanha, no bairro Olaria.

Ao saber do resultado da apuração das urnas que o levou ao 2º turno das eleições municipais deste domingo (06), Léo Moraes foi comemorar com quem o levou até este lugar: o povo e seus apoiadores mais fiéis.

Lá, em entrevista coletiva à imprensa, disse que enfrentou uma longa batalha contra todo um sistema montado para o interesse de apenas um pequeno grupo que detém o controle político e empresarial de Porto Velho.

“Estou mais animado do que nunca, mais confiante que dias melhores virão para nossa cidade. Lideramos os piores rankings do Brasil. O que temos que fazer? Refletir sobre o poder do voto e transformar a indignação em combustível para a mudança na nossa capital. Sou muito grato! Obrigado a cada porto-velhense que aqui nasceu ou que aqui viveu desde sempre ou que aqui chegou a pouco tempo. Obrigado pela confiança depositada”, agradeceu ele.

Que continuou: “Eu não tenho dúvidas que capacidade de gestão, conhecimento da cidade e conhecimento das dores, nós vamos entregar soluções necessárias, de uma forma muito breve, para que a população possa viver muito melhor na nossa amada Porto Velho”.

Segundo Léo, sua passagem ao segundo turno é uma prova de que a população não se ilude com propostas vindas de um grupo de poderosos que não conhecem a realidade de Porto Velho. Ele ainda comentou sobre possíveis alianças para o 2º turno.

“A gente não abre mão de estar ao lado da população. Pensar nas pessoas que necessitam de serviços públicos, que não chegam. Esse é o ponto principal e que mais me importa. Vamos dialogar, nós somos evoluídos, de forma republicana. Mas sem abrir mão do interesse inegociável com o povo, que nos colocou até aqui. Pouco tempo de TV, poucas inserções, poucas alianças com grandes líderes. Mas sobretudo, com muito coração! Com muita humanidade e espírito de transformação”.

Ele prosseguiu com os agradecimentos à população: “Nós cruzamos o vale, conseguimos atravessar o mar mexido. Essa água mexida é que forja bom marinheiro. A tempestade é que nos prepara para construir uma cidade muito melhor. Então, eu agradeço, com todas as experiências, com todos os desafios que tivemos. Naquele momento mais difícil, mais delicado, tivemos várias mãos nos tirando daquela água, nos colocando em terra firme”.

O candidato irá se reunir com sua base eleitoral nesta segunda-feira (07) para definir as estratégias para o segundo turno, onde ele acredita que a capital de Rondônia quer uma mudança já.

“Estamos muito motivados, para dizer que estamos firmes, fortes, confiantes, com Deus na frente. E no dia 27 de outubro, dar uma resposta, que o povo não tem preço. O povo tem valores, onde não abre mão desses valores, onde quer criar sua família, seus filhos e a próxima geração com dignidade. Vamos resgatar a dignidade do nosso povo!”, encerrou ele.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do candidato Léo Moraes (Podemos)
Data: 06/10/2024.

Continue Reading

POLÍTICA

Mariana Carvalho é a mais votada, com mais de 40 mil votos de vantagem no 1º turno

Published

on

A população de Porto Velho foi às urnas neste domingo (6) e escolheu Mariana Carvalho como a mais votada neste primeiro turno, com mais de 110 mil votos. Ela está no segundo turno, com mais de 46 mil votos de vantagem para o segundo colocado.

“Agradeço ao povo de Porto Velho que me concedeu uma votação expressiva, com mais de 110 mil votos neste primeiro turno. Conto com a energia e o apoio de vocês no segundo turno, onde vamos seguir apresentando nossas propostas e fazendo uma campanha limpa e positiva”, destacou Mariana.

Ela liderou toda a apuração, que foi encerrada por volta das 18h. Com 99,32% das urnas apuradas, ela computou 110.732 votos.   Mariana Carvalho disse que vai focar ainda mais nas propostas e percorrer todo o município, levando a sua mensagem de continuidade aos avanços que a capital atravessa.

Continue Reading

POLÍTICA

Mariana Carvalho e Léo Moraes disputam segundo turno em Porto Velho

Published

on

Com 94,24% dos votos apurados, os candidatos Mariana Carvalho e Léo Moraes irão disputar o segundo turno das eleições 2024 em Porto Velho, informou o Tribunal Superior Eleitoral. (TSE). A questão está definida matematicamente, informou a Justiça Eleitoral. Os dois candidatos já se preparam para a jornada de trabalho para esse segundo turno.

Continue Reading

DESTAQUE