GERAL
Departamento de Políticas Assistenciais para Mulheres encerra o mês com palestra sobre violência doméstica, nesta quarta-feira (27)

O evento é aberto para toda a comunidadeEncerrando a programação especial do mês de março, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), por meio do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (Depam), realiza nesta quarta-feira (27), às 8h, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Irmã Dorothy, uma palestra sobre violência doméstica e discriminação racial.
O evento é aberto para toda a comunidade e o Cras está localizado na rua Fonte Boa, bairro Socialista. Desde o início do mês, a CPPM, com apoio de parceiros, vem fortalecendo as ações de fomento ao empreendedorismo, conscientização sobre os direitos e outras pautas voltadas ao público feminino. No entanto, é fundamental reconhecer que as mulheres, especialmente aquelas pertencentes a grupos minoritários, enfrentam desafios adicionais, como a violência doméstica e a discriminação racial.
A breve palestra, com duração média de 40 minutos, será ministrada pela coordenadora da Rede Lilás Brasil, Rosimar Francelino Maciel, que é graduada em Direito e Teologia e será voltada especialmente às mulheres atendidas pelo Cras. Durante a atividade também haverá um café da manhã e sorteio de brindes.
REDE LILÁS
O Creas Mulher oferece o atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência domésticaOs órgãos, entidades e coletivos que compõem a Rede Lilás têm assumido a missão de envidar esforços para a estruturação e fortalecimento das ações da Rede, que conta com a participação das principais instituições envolvidas no árduo processo de promover a paz nos lares e os direitos das mulheres.
A Prefeitura participa da Rede através do Serviço de Proteção Social Especializado no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica do Município de Porto Velho do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas Mulher), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e também representada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e estes últimos não recebem demandas diretas.
O Creas Mulher oferece o atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência doméstica, seja por demanda espontânea ou encaminhadas por órgãos que compõem a Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Para mais informações sobre os serviços do Creas Mulher, está disponível o telefone (69) 98473-4725, que também é WhatsApp e o e-mail creasmulherpvh.ro@outlook.com.
O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Antônio Lourenço Pereira de Lima (antiga rua Venezuela), no 2360, bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.
Texto: Renata Beccária
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Novo sistema para avaliar nível de satisfação dos usuários é implantado pelo Detran-RO

- O governo de Rondônia vem trabalhando para se aproximar cada vez mais do cidadão. Entre as ações desenvolvidas nesse sentido, destaca-se a modernização da pesquisa de satisfação do usuário. De iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), o novo sistema permite coletar opiniões e avaliar o nível de satisfação dos usuários com mais facilidade através de canais digitais.
Atualmente, a pesquisa de satisfação está disponível nos terminais de atendimento físico e também no site do Detran-RO, através do link disponibilizado pela Ouvidoria: https://www.detran.ro.gov.br/Ouvidoria. Agora, O usuário atendido pelos canais digitais, como WhatsApp e email, receberá dois links ao final do atendimento: um
Novo sistema para avaliar nível de satisfação dos usuários é implantado pelo Detran-RO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta para a gestão entender o que os usuários pensam sobre os serviços e atendimentos executados, de forma geral, identificando os pontos fortes e as áreas que necessitam de avanços.
A ouvidora-geral explica que o questionário pode ser respondido de forma identificada ou anônima
A ouvidora-geral do Detran-RO, Hellen Florêncio, explica que o questionário de satisfação do usuário pode ser respondido de forma identificada ou anônima. “As informações obtidas pelo método de pesquisas de satisfação podem demonstrar como determinado serviço público está sendo prestado, se está sendo eficaz e eficiente e se, de fato, atende de forma satisfatória e com a qualidade desejada pela população”, salientou.
APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS
Usuários dos serviços do Detran-RO podem ajudar a aprimorar os serviços respondendo as pesquisas que já estão disponíveis, clicando nos links: Elogio e Satisfação.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o novo procedimento faz parte do Plano de Metas e Planejamento Estratégico da Autarquia e estará ativo em todas as unidades do estado. “Não é apenas uma ferramenta de coleta de dados, mas também uma oportunidade de melhorar e fortalecer o relacionamento com o cidadão no dia a dia”, pontuou.
- Fonte
- Texto: Geovani Berno
- Fotos: Miro Costa e Gian-Souza
- Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Inicia montagem dos estandes para 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná

- Com expectativa de receber visitantes de todos os municípios de Rondônia, de estados do Brasil e do exterior, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, a maior feira de agronegócio da Região Norte está ganhando forma com as montagens dos estandes. O evento é realizado pelo governo de Rondônia, e acontece de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná.
Desde o início de maio, equipes de montagem atuam em ritmo acelerado para levantar os estandes que formam toda a estrutura do Centro Tecnológico Vandeci Rack. O espaço contará com mais de 650 estandes, espalhados por uma área superior a 50 mil metros quadrados, além de áreas para exposição de máquinas agrícolas, pavilhões internacionais, auditórios e espaços destinados à agricultura familiar, vitrines tecnológicas e concursos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a função fundamental da feira no fortalecimento da economia estadual. “A Rondônia Rural Show Internacional é mais do que uma feira, é a vitrine do nosso potencial agrícola e do compromisso que temos com o desenvolvimento. Estamos investindo para garantir uma edição ainda mais histórica, gerando oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores.”
NOVIDADES
Este ano, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) trouxe novidades, como a Trilha no Bosque, que proporcionará aos visitantes uma experiência de vivência que reforça a importância da sustentabilidade na produção agrícola; o 1º Concurso Estadual de Produção de Leite de Rondônia (CONLEITE), que premiará o setor leiteiro estimulando a produtividade e a qualidade na produção de leite; e o Stand Show, que incentiva a criatividade e práticas sustentáveis. Outro grande diferencial deste ano é o retorno do Pavilhão da Piscicultura, iniciativa que reafirma o compromisso do estado com o fomento da cadeia aquícola, um setor estratégico para a diversificação econômica de Rondônia. As novidades modernizam a feira e posicionam Rondônia como referência em tecnologia e sustentabilidade no agronegócio.
A Seagri espera ultrapassar a marca de 250 mil visitantes ao longo dos seis dias de evento, superando os números da edição anterior. A rede hoteleira da cidade já registra alta na procura por hospedagem, promovendo não apenas o agronegócio, mas o desenvolvimento econômico de todo o estado de Rondônia.
LOGÍSTICA
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, enfatizou a complexidade técnica da montagem e a preparação para receber os expositores e visitantes. “Estamos trabalhando com uma equipe da Seagri, in loco no Centro, para dar todo o suporte que os expositores precisam. Também entendemos que todos os profissionais são altamente especializados para garantir que a estrutura esteja pronta com antecedência.”
A montagem da feira envolve logística detalhada, com sistemas de irrigação, energia, conectividade e suporte técnico para os segmentos do agronegócio que estarão presentes. Até o dia 26, início da feira, é esperado que os estandes estejam prontos para receber o público no maior evento agropecuário da Região Norte.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Jéssica Ocampo
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

- Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com o objetivo de fomentar a eficiência no atendimento de pacientes e aprimorar os serviços prestados pelos profissionais de saúde, visando o atendimento humanizado na unidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em infraestrutura hospitalar proporcionam dignidade, segurança e esperança para quem mais precisa. “Cada leito, cada sala reformada, cada equipamento moderno instalado é um passo em direção a um sistema de saúde mais eficiente e acolhedor”, salientou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, o objetivo da gestão é tornar o estado referência em infraestrutura e atendimento médico humanizado. “Estamos empenhados em oferecer uma saúde de ponta para todos os rondonienses.”
OBRAS E ATENDIMENTO
O governo de Rondônia realizou a reforma do antigo almoxarifado da unidade no ano de 2020, adequado para enfermarias se tornando a Clínica Médica 2, somatizando em um total de 56 leitos. Já no ano de 2023, foi iniciada a reforma da maternidade, realizando a entrega de 42 leitos, sendo 14 enfermarias e 4 quartos de internação, com 4 leitos cada, além de posto de enfermagem, cozinha, sala de curativos e outros ambientes, será possível ampliar os atendimentos humanizados às gestantes de alto risco. A segunda etapa da reforma, corresponde ao centro obstétrico, e contará com repouso médico e salas cirúrgicas.
Cerca de 200 mil foram investidos para reforma dos corredores da unidade
Em 2024, foi realizada a reforma e revitalização da ala psiquiátrica, incluíram reforço estrutural nas colunas, instalação de torneiras anti-impacto, substituição completa do telhado com isolamento térmico e acústico, ampliação do sistema de escoamento de água e aplicação de pintura impermeável.
Além das reformas dos principais corredores da Unidade, centro cirúrgico com 12 salas de cirurgias, totalmente equipadas para procedimentos de alta complexidade e a modernização da clínica urológica como instalação de barras de acessibilidade nos banheiros, substituição de peças sanitárias e revestimento cerâmico em paredes, instalação de pias, bancadas e adequações do abrigo de hidrante.
HUMANIZAÇÃO
A enfermeira do Hospital de Base, Geani Rebouças, destacou como as melhorias na infraestrutura fazem a diferença no dia a dia. “Com várias obras ocorrendo simultaneamente, e a entrega de mobiliários adequados para quem fica mais tempo no trabalho do que em casa, o impacto é direto na vida do usuário, que passa a receber um atendimento de mais qualidade em um ambiente mais confortável.”
INVESTIMENTO CONTÍNUO
- Ampliação e reforma da Maternidade e Centro Obstétrico: R$ 3.346.337 milhões
- Reforma da Psiquiatria: R$ 1.049.989,05 milhão
- Reforma dos corredores: R$ 200.008,76 mil
- Reforma da Clínica Médica II: R$ 1.012.648,44 milhão
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
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