INTERIOR
Após operação tapa-buracos, asfalto vai chegar a cinco ruas de União Bandeirantes

O distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, está vivendo um momento histórico com a chegada do maior pacote de obras e ações públicas já realizado na localidade. Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Velho mobilizou uma força-tarefa integrada no distrito, que inclui ações emergenciais e estruturantes, marcando o início de uma nova fase de desenvolvimento para a região.
De forma imediata, para garantir a trafegabilidade e dar respostas rápidas à população, foi realizada uma operação emergencial de tapa-buracos nas vias do distrito. Essa medida visa melhorar temporariamente o acesso de veículos e pedestres. Nos próximos dias, o distrito também começa a receber obras de pavimentação asfáltica.
O grande destaque da iniciativa é a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 6 milhões, anunciada pelo prefeito Léo Moraes, que esteve pessoalmente no distrito no último dia 16, destinada à execução de obras de pavimentação, drenagem e construção de calçadas em cinco ruas estratégicas do distrito: José da Silva, Vitória Régia, Manaus, Dr. Roberval e Chiquilito Erse. O projeto, viabilizado por emenda do deputado federal Coronel Chrisóstemo, deve começar nos próximos dias e terá um prazo de execução de 270 dias, o que representa um dos maiores investimentos já aplicados na região.
Ao todo, serão pavimentados 2.737 metros de vias, com uma área total de 17.899,86 metros quadrados. As ruas José da Silva e Vitória Régia, com 576 metros cada, terão 4.411,09 m² de pavimento cada. A Rua Manaus receberá 854 metros de asfalto, totalizando 6.768,62 m². Já a Rua Dr. Roberval terá 155 metros (1.316,44 m²), e a Rua Chiquilito Erse passará por melhorias em uma área de 992,62 m².
Paralelamente às ações emergenciais e às obras que se aproximam, o distrito também foi contemplado com a Operação Cidade Limpa, com serviços de limpeza urbana, retirada de entulhos e manutenção de vias vicinais. Trata-se de uma ação coordenada entre diversas secretarias da Prefeitura, com o objetivo de preparar União Bandeirantes para receber as melhorias estruturais de forma planejada e eficaz.
De acordo com a Prefeitura, esse é apenas o começo de uma série de ações que visam promover o desenvolvimento dos distritos de Porto Velho. A presença ativa do poder público na região reafirma o compromisso com a descentralização dos investimentos e a valorização das comunidades mais afastadas da área urbana.
“Estamos garantindo condições mínimas de trafegabilidade agora, com a operação tapa-buracos, e iniciando um projeto muito maior, que vai transformar definitivamente a realidade de União Bandeirantes”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Com a chegada do asfalto e demais melhorias, a expectativa é de valorização dos imóveis, melhoria da mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida para toda a população do distrito.
Texto: Cristiane Cruz
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Governo de RO realiza mutirão para regularização ambiental rural em Cacoal

O governo de Rondônia realiza, até sexta-feira (13), um mutirão para regularização ambiental rural no município de Cacoal. A ação, que teve início no dia 10 de junho, é promovida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com foco na elaboração e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A iniciativa faz parte do Programa Paisagens Sustentáveis, com apoio de entidades financiadoras e instituições parceiras.
Os atendimentos acontecem na Câmara Municipal de Cacoal, das 7h às 16h, com equipes da Emater-RO, Sedam e parceiros, oferecendo suporte técnico gratuito. Serão realizados cadastros, análises, agendamentos para vistorias in loco e, quando necessário, uso de drones para identificar inconsistências no CAR.
Serão realizados cadastros, análises, agendamentos para vistorias in loco e, quando necessário, uso de drones
Durante o mutirão, os produtores rurais poderão:
- Atualizar sua documentação ambiental, passo essencial para o licenciamento de atividades produtivas;
- Acesso ao crédito rural; e
- Atendimento às exigências de grandes compradores, como frigoríficos e exportadores.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação contribui para o desenvolvimento sustentável no estado. “A regularização ambiental é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o governo de Rondônia tem trabalhado para oferecer condições para que ela aconteça de forma ágil e eficiente”, ressaltou.
O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, reforça o compromisso com a ação. “Estamos trabalhando para levar os mutirões aos municípios prioritários, garantindo apoio técnico e serviços gratuitos aos produtores”, destacou.
Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Camia Fabiane Paula
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Reforma e ampliação no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal entra na fase final

Unidade referência em atendimentos de média e alta complexidade no município de Cacoal, o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) está passando por reforma e ampliação de leitos nas áreas da Clínica Cirúrgica/Ortopédica, Clínica Geral A e B e da Clínica Médica. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente e confortável para profissionais e pacientes.
A reforma conta com investimentos de recursos parlamentares, e contempla a revitalização completa dos banheiros das clínicas cirúrgicas e médicas, além da pintura total das áreas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a obra demonstra o comprometimento da gestão estadual com o atendimento público de saúde, oferecendo dignidade, atendimento eficiente e bem-estar à população rondoniense.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que a obra é uma medida para a melhoria da infraestrutura da unidade. “Estamos empenhados em oferecer uma unidade com atendimento e ambiente de qualidade, prezando sempre pelo bem-estar do usuário do SUS.”
HEURO
A unidade, que atende toda a macrorregião II do estado, realizou no mês de maio, 123 procedimentos cirúrgicos e disponibiliza especialidades como:
- Clínica médica;
- Neurologia;
- Neurocirurgia;
- Cirurgia-geral;
- Ortopedia;
- Urologia;
- Buco maxilo facial;
- Cardiologia;
- Infectologia;
- Gastroenterologia; e
- Nefrologia.
Além disso, o hospital também conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) composta por equipe multidisciplinar.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Pablo Belo
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Após acidente com motociclista, casal é flagrado em caminhão-baú com mais de 2 toneladas de droga na BR-364

Na última sexta-feira, 30 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou a maior apreensão de drogas de sua história no estado. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-364, km 353, no município de Ji-Paraná, quando os agentes interceptaram mais de duas toneladas de maconha do tipo skunk escondidas em um caminhão-baú.
Segundo a PRF, a equipe estava em patrulhamento quando percebeu que o caminhão havia se envolvido em um acidente com uma motocicleta e, em seguida, tentou fugir do local. Após constatar que o motociclista não corria risco de morte, os policiais iniciaram acompanhamento tático do veículo suspeito.
O caminhão foi interceptado cerca de três quilômetros depois. Dentro do baú, estavam dois ocupantes — um homem e uma mulher — que demonstraram nervosismo durante a abordagem. Após vistoria minuciosa, os agentes encontraram grande quantidade de entorpecentes escondida em compartimentos metálicos adaptados, indicando um esquema sofisticado de transporte.
Diante da gravidade da ocorrência, o veículo e os suspeitos foram levados à sede da Delegacia da PRF, no km 352 da mesma rodovia. Com o apoio de outras forças de segurança pública, foi confirmada a maior apreensão de drogas do ano em Rondônia e a maior já registrada pela PRF no estado.
A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Ji-Paraná, onde será periciada e posteriormente destruída. Os suspeitos foram apresentados à autoridade policial e permanecem à disposição da Justiça. Eles podem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.
O Corpo de Bombeiros Militar também atuou na ocorrência, utilizando equipamentos especializados para acessar os compartimentos onde a droga estava escondida. A operação foi concluída na tarde de domingo, 1º de junho.
- GERAL1 hora ago
Rondônia tem recorde de exportações, abundância de empregos e uma das melhores economias do Brasil
- GERAL57 minutos ago
Governo do estado realiza mais uma edição do programa Rondônia Cidadã no município de Cujubim, neste fim de semana
- GERAL1 hora ago
INFRAESTRUTURA: Prefeitura de Porto Velho atua para solucionar problema histórico no bairro Três Marias
- GERAL1 hora ago
Prefeitura de Porto Velho promove ações inclusivas para reforçar a conscientização sobre o Autismo
- ESPORTE1 hora ago
Rondônia conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê com suporte do governo do estado
You must be logged in to post a comment Login