GERAL
Aulão “Foco no Enem” reúne mais de mil alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, em Porto Velho
Com o objetivo de preparar os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que acontece nos dois primeiros domingos de novembro, o Governo de Rondônia realizou nesta quinta-feira (19), o Aulão “Foco no Enem”, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. A ação, que é realizada pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc e organizada pela Coordenadoria Regional de Educação – CRE, teve a parceria de duas faculdades particulares e contou com a participação de mais de mil alunos.
Segundo a professora de redação, Heloisa Helena, esse aulão tem uma importância única. “Os conteúdos ministrados foram certeiros, as dicas concedidas são valiosas e o reforço das orientações a respeito da prova servirão como um toque final para o bom desempenho dos estudantes”, ressaltou.
Para o estudante da escola Carmela Dutra, Cherlon Bial, os 20 dias pré-Enem estão sendo intensos. “O aulão veio no momento certo e me proporcionou a oportunidade de revisar tudo que já foi aplicado em sala de aula. Estou me dedicando intensamente e aproveitando todas as oportunidades de testar meu conhecimento por meio de provas, simulados; e pra fechar com chave de ouro, veio esse aulão. A vaga já é minha!”, disse.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ideia é preparar os alunos da melhor maneira para que garantam excelência nos resultados. “Esses momentos diferenciados de aprendizagem são importantes para que os estudantes sejam estimulados a buscar o conhecimento”, salientou.
DISCIPLINAS
Foram ministradas revisões para as disciplinas de Física, Redação, Biologia, Matemática e Química para os estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas: Instituto Carmela Dutra, Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, Escola Estadual Murilo Braga, Escola Estadual Capitão Cláudio, Escola Estadual Marechal Castelo Branco, Escola Estadual Barão dos Solimões, Escola Estadual Getúlio Vargas e Colégio Tiradentes da Polícia Militar I.
GERAL
Gestantes e puérperas devem ficar atentas aos cuidados específicos para infecções causadas por doenças virais
- O governo de Rondônia faz alertas importantes sobre cuidados especiais para gestantes e puérperas, considerando o fato de estarem em uma fase mais vulnerável da vida, o que pode acarretar riscos de infecções respiratórias neste período em que as condições climáticas favorecem a propagação de vírus. Entre as doenças respiratórias mais comuns no inverno Amazônico estão a gripe, o resfriado, a covid-19 e outras infecções virais, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode provocar dificuldades às mulheres durante as semanas de gestação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a situação exige atenção redobrada, e a população deve adotar medidas preventivas e acompanhamento médico constante para evitar complicações. A recomendação principal das autoridades de saúde é que este público tenha uma atenção especial aos sintomas e procurem as unidades ao perceberem qualquer sinal de agravamento, como falta de ar, febre alta persistente e cansaço excessivo.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal causador de bronquiolites e pneumonias virais em bebés e crianças pequenas. A probabilidade de infeção grave provocada pelo VSR é maior em crianças:
Prematuras;
Até aos 2 anos que nasceram com doenças de coração ou pulmão;
Cujo sistema imunitário está enfraquecido devido a doença ou tratamento médico;
Com menos de 8 a 10 semanas de vida;
A Organização Mundial da Saúde estima que, no mundo inteiro, ocorram anualmente 33 milhões de infeções das vias aéreas inferiores causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças abaixo dos 5 anos, das quais 3,3 milhões implicam internamento.
CUIDADOS ESSENCIAIS
Segundo a coordenadora-adjunta do Centro Obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), Odaly Paniagua Fernandes, o tratamento deve ser ajustado de acordo com as necessidades específicas de cada caso, levando sempre em consideração a segurança dos pacientes. “Durante e após a gestação, as medidas básicas são fundamentais para proteger, tanto a saúde da mãe quanto a do bebê. Além disso, é essencial que o acompanhamento médico seja contínuo, com o monitoramento rigoroso do bem-estar da gestante e do feto”.
Ainda, conforme a especialista, a prevenção de infecções e a vigilância constante são fundamentais para garantir uma gestação saudável e segura, minimizando riscos e promovendo a saúde materno-infantil. Os cuidados são essenciais após o parto, evitando complicações e promovendo uma recuperação segura para ambos.
Medidas a serem adotadas para ambos os casos:
- Uso de máscaras em locais públicos;
- Higienização frequente das mãos;
- Manutenção do distanciamento social quando necessário;
- Vacinação contra doenças virais, conforme recomendação médica;
- Controle de sinais vitais e sintomas específicos relacionados às infecções virais;
- Acompanhamento constante nas consultas de pré-natal (fase de gestação);
- Acompanhamento regular com exames laboratoriais e clínicos (fase de gestação);
- Monitoramento do bebê após o nascimento para evitar e detectar sinais de infecção (fase de puéperas);
- Aconselhamento sobre o aleitamento materno e precauções em caso de doenças transmissíveis pelo leite (fase de puéperas);
- Acompanhamento psicológico e social para lidar com possíveis complicações de saúde e estresse pós-parto (fase de puéperas).
ATENDIMENTO
Em Rondônia, as ações governamentais asseguram que gestantes e mulheres puérperas tenham atendimentos disponíveis, a exemplo da maternidade do Hospital de Base em Porto Velho, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial, oferecendo serviço especializado. Além disso, todos os municípios do estado contam com postos de saúde para atender a esse público, com serviços médicos e equipe para lidar com casos de doenças respiratórias, além de emergências relacionadas à gestação e ao pós-parto.
- Fonte
- Texto: Jackson Vicente
- Fotos: Daiane Mendonça
- Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeitura de Porto Velho libera estacionamento na rua Euclides da Cunha, região da Feira do Cai N’Água
A região na Feira do Cai N’Água recebeu, logo neste início de semana, parte da equipe que compõe a Operação Cidade Limpa para a realização de uma série de serviços, entre eles reconstrução de bueiros, roçagem, limpeza de galerias e a remoção de placas que proibiam o estacionamento. Com isso, a rua Euclides da Cunha se torna uma via onde é permitido que os veículos parem e estacionem de ambos os lados.
A reivindicação foi apresentada por feirantes e frequentadores, no último domingo (12), durante visita do prefeito Léo Moraes, que se comprometeu em verificar a viabilidade, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), e resolver a situação, o que já aconteceu nas primeiras horas da segunda.
A medida foi bem recebida pelos comerciantes que atuam na região, como Fábio Dantas, que possui uma loja de artigos para celulares. Há mais de três anos na localidade, ele conta que a proibição de parar e estacionar na rua prejudicava os negócios devido ao alto fluxo de frequentadores e veículos.
“Sempre achei errado ser proibido estacionar aqui. Por causa disso, muita gente deixava de vir à feira, de parar seus carros e até de comprar aqui no comércio. Os motoristas eram sempre multados, o que eu achava errado. Acredito que agora o movimento vai ser ainda maior, principalmente durante a semana”, acredita o comerciante.
Dona de uma loja de roupas localizada no complexo da Feira, Mari Pereira também aprovou a iniciativa de permitir o estacionamento na rua Euclides da Cunha. Segundo a comerciante, “a proibição afugentava os clientes”, que agora poderão parar na porta da loja.
CIDADE LIMPA
Durante a visita na Feira do Cai N’Água no domingo (12), o prefeito Léo Moraes também constatou outros problemas, como acúmulo de lixo, destruição de bueiros, mato nas calçadas, obstrução de galerias, entre outras deficiências de infraestrutura e, de imediato, determinou que a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) fosse ao local para resolver a situação.
O mutirão da Operação Cidade Limpa chegou à região da Feira do Cai N’Água com 30 pessoas na equipe. Segundo o diretor do Departamento de Limpeza da Semusb, Gentil Gomes de Castro, os trabalhos se concentraram em roçagem, varrição, reconstrução de bocas de lobo quebradas, recolhimento de entulhos e desobstrução da galeria do pátio da antiga rodoviária, para drenar a água que se acumula no local.
“Viemos com todo o maquinário necessário para realizar o trabalho. Somente nas primeiras horas, enchemos cinco caçambas de lixo e entulho que foram retirados aqui da região”, explicou o diretor.
Confira aqui o cronograma completo dos serviços.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Ana Flávia Venâncio/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Defesa Civil Municipal realiza medidas de orientação e prevenção para o período de cheia
A Defesa Civil Municipal já iniciou as medidas de orientações e prevenção com objetivo de minimizar os impactos da cheia do rio Madeira, que na segunda-feira (13) atingiu o nível de 11,45 metros. Na última sexta-feira (10), a régua media 10 metros, o que significa que as águas estão subindo significativamente.
“Com as chuvas no Peru e na Bolívia, o nível de vazão do rio Beni aumentou e vem aumentando a cada dia. Toda essa água vem para o rio Madeira e logo chegará por aqui”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti.
Nas regiões ribeirinhas, o trabalho já está em andamento
Embora o nível do Rio Madeira ainda esteja abaixo da cota de alerta, que é de 15 metros, a Defesa Civil já está tomando as medidas necessárias. Caso continue o mesmo volume de chuvas no Peru e na Bolívia, é possível que o rio atinja a conta de transbordo, que é na casa de 16 a 17 metros, quando ocorre o “alerta emergencial”.
RIBEIRINHOS
Uma das principais preocupações da gestão do prefeito Léo Moraes, com a elevação do nível do rio Madeira, é com as famílias ribeirinhas. Sobre isso, Marcos Berti disse que a Defesa Civil realizará monitoramentos, vistorias e visitas nessas áreas.
Defesa Civil realizará monitoramentos, vistorias e visitas nas áreas de risco
“Estamos organizando a logística. Na próxima quarta-feira (15), uma equipe operacional seguirá de barco para o distrito de Demarcação, no rio Machado, para realizar vistorias e pontuar todas as áreas. O mesmo vai acontecer com os demais distritos e comunidades de forma preventiva”, afirmou.
Sobre as regiões ribeirinhas existentes na capital rondoniense, o coordenador afirmou que todo o trabalho já está em andamento, sendo definidas as ações prioritárias. “A Prefeitura já está tratando do planejamento estratégico e segurança operacional, atrelados à prevenção”, disse.
OUTRAS AÇÕES
Marcos Berti informou ainda que a Defesa Civil Municipal está reunindo esforços junto a outras secretarias da Prefeitura, sobre os trabalhos de limpeza a serem realizados nos canais Santa Bárbara, Cai n’Água, Milagres e São Sebastião, com objetivo de melhorar o escoamento das águas, além de outros pontos que já estão sendo trabalhados.
Texto: Augusto Soares
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- POLÍCIA2 dias ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
- GERAL2 dias ago
Motoristas que prestam serviço de transporte devem solicitar renovação da credencial
You must be logged in to post a comment Login