GERAL
Rondônia Rural Show Internacional: conheça os principais estandes da 12ª edição

- De 26 a 31 de maio, acontece a 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, o maior evento agropecuário da Região Norte. Durante os seis dias, o evento realizado pelo governo de Rondônia contará com estandes temáticos trazendo novidades, como o Pavilhão Carnes de Rondônia e Tambaqui de Rondônia, além de reunir especialistas, produtores e empresas do agronegócio, com espaços para negociações e troca de conhecimentos, e apresentação das principais inovações para o setor.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e demais órgãos envolvidos, contará com diversos estandes interativos, onde os visitantes poderão conhecer de perto os avanços em máquinas, insumos e soluções sustentáveis para o campo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cada edição, o evento cresce, trazendo novas oportunidades de negócios e fomentando o desenvolvimento do campo. “O estado se prepara para mais uma edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento é uma oportunidade para quem deseja estar à frente no mercado agropecuário e aproveitar a chance de se conectar com grandes nomes da indústria e descobrir possibilidades para o crescimento do agronegócio”, salientou.
Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, nesta 12ª edição, o evento é uma excelente oportunidade para os produtores conhecerem novas ferramentas que podem transformar a realidade do campo, tanto na produtividade quanto nos impactos ambientais. “O objetivo é garantir que o agronegócio de Rondônia continue avançando cada vez mais. Para isso, vamos levar para a feira uma série de iniciativas e projetos com o intuito de fortalecer ainda mais o setor e garantir um futuro mais próspero para os nossos produtores e, consequentemente, para a economia do estado”, enfatizou.
Confira o que pode ser encontrado nos estandes na 12ª edição da feira:
- PLANTIO DE GIRASSOL
Vitrine tecnológica Plantio de Girassol é um dos pontos de visitação
O cultivo de girassol em Rondônia é uma alternativa promissora para os produtores rurais. A cultura tem potencial para a industrialização e comercialização das sementes, que podem ser usadas em ração animal, silagem e biofertilizantes. Na Rondônia Rural Show, o plantio também é utilizado como ponto de visitação e distração para o público.
- PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E AGROINDÚSTRIA
O pavilhão ocupa 647 metros quadrados e reúne 45 expositores. Oferece uma ampla variedade de produtos agroindustriais, como pães, queijos, mel, frutas desidratadas, café, chocolates e muito mais. Estruturado com balcões, energia e internet, o pavilhão facilita a comercialização dos itens processados por pequenos produtores rurais.
- PAVILHÃO DO ARTESANATO
Apresenta produtos fabricados por diversos artesãos de Rondônia, com destaque para comunidades indígenas e ribeirinhas, com peças em palha e fibras naturais, que representam a rica identidade cultural do estado. Em 2024, o pavilhão registrou aumento no número de expositores, passando de 35 para 55.
- PAVILHÃO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA
Neste pavilhão acontece a Exposição Rondoniense do Agronegócio do Leite (RondoLEITE) e o Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (ConQueijo). Ocupa área de cerca de 2 mil metros quadrados, destina-se à recepção, exposição e comercialização de animais, incluindo bois e vacas-leiteiras para leilões. A estrutura inclui um curral de madeira, espaço administrativo de 201 metros quadrados, banheiros e reservatório metálico, e conta com capacidade para até 300 animais.
- PAVILHÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL
Em 2024, o pavilhão contou com 81 estandes, incluindo nove representações internacionais e dois palcos, um principal e outro dedicado à inovação. O espaço é destinado à realização de rodadas de negócios; palestras; entrevistas e apresentações; atração de investidores, parceiros e clientes; e promoção de integração entre empresários, pesquisadores e empreendedores.
- VITRINES TECNOLÓGICAS
As 26 vitrines tecnológicas apresentam as cadeias produtivas de Rondônia que se destacam pela produtividade, com visitas guiadas a plantios como o de café, cacau, arroz, milho, banana, mandioca, maracujá, abacaxi; ao tanque de piscicultura e aos programas direcionados aos produtores rurais. Também poderão ser encontradas nas vitrines tecnológicas espécies florestais, frutíferas, arranjos florestais, sempre voltados à recuperação de áreas, principalmente as produtivas.
- PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO
As praças de alimentação oferecem variedades de sabores como comida brasileira, carnes de Rondônia, Tambaqui de Rondônia, food truck, e boi no rolete. Na edição de 2024, cada praça ofereceu uma experiência gastronômica, agradando variados paladares.
- PAVILHÃO GOVERNAMENTAL
Diversos órgãos do governo do estado estarão presentes na Rondônia Rural Show Internacional fornecendo serviços para o homem do campo. No pavilhão também há espaço para aprendizagens no auditório principal, com diversas palestras, Seminário Estadual Aftosa, Congresso de Medicina Veterinária da Amazônia e premiação do 3º Concurso de Qualidade do Queijo.
A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show pelo site oficial da feira, acessando o link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/, pelo Portal do Governo de Rondônia https://rondonia.ro.gov.br/portal/ , no Instagram @rondoniaruralshpw/ @seagri.ro e @governoro/, e também por meio das emissoras de TV, rádios e sites que se farão presentes para a cobertura do evento.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Reunião para alinhamento de ações preventivas no período de Carnaval é promovida pelo governo de RO

- Ações de conscientização e métodos de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para população no período do Carnaval foi o tema da reunião que aconteceu na terça-feira (19), no auditório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em Porto Velho. O alinhamento faz parte da campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, que objetiva reforçar a importância da prevenção e ampliar o acesso da população a informações e tratamentos disponíveis, buscando reduzir os índices de novas infecções.
A gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, aproveitou a reunião, que trata da festividade e sugere aglomeração de pessoas, para destacar a importância da atualização da carteira vacinal. “Ressaltamos que para os foliões é bom estar em dia com as vacinas para garantir a segurança e saúde de todos. Em especial, a vacina da covid-19, que precisa ter pelo menos duas doses; influenza, dose anual atualizada, e hepatite B, conclusão do esquema vacinal”, explicou.
DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde disponibiliza diversos insumos, como preventivos internos e externos, testes rápidos e medicamentos à população. O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância da realização de testes rápidos para diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis e outras condições de saúde. Também orientou que todos estejam com suas vacinas em dia, como as doses contra covid-19, influenza e hepatite B, garantindo mais segurança e tranquilidade durante as festividades.
MÉTODOS DE PREVENÇÃO
Entre os métodos abordados, a Agevisa/RO destacou a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento anti-HIV oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A PrEP é destinada a pessoas que estão em maior risco de contrair o vírus HIV, funcionando como uma medida preventiva eficaz, especialmente em ocasiões de maior vulnerabilidade, como festas e eventos carnavalescos. De acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, em casos de relações desprotegidas ou de risco, deve-se procurar imediatamente uma unidade saúde em até 72 horas para iniciar as medidas de prevenção recomendadas. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é medida tomada após uma exposição ao vírus.
PARCEIROS
O encontro contou com os parceiros da ação, representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (Sems), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), secretarias estaduais e instituições de ensino superior, com a finalidade de sensibilizar o público em geral e a comunidade acadêmica sobre os riscos e a prevenção de IST. A Agevisa/RO também fortalece parceria com hospitais, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) e empresas privadas.
A gerente epidemiológica da Semusa de Porto Velho, Ivonete Santos, disse que a reunião foi essencial para definir as ações que serão realizadas durante o período do Carnaval. “Nosso trabalho será focado na prevenção, com a distribuição de preservativos, materiais educativos e orientações gerais para a população. Também abordaremos temas relacionados à violência, incluindo violência contra mulheres e crianças, oferecendo apoio e orientações sempre que necessário.”
A representante da equipe de Saúde do Servidor da Unir, Roseli Silva, destacou que a parceria entre a Agevisa/RO e a Universidade tem como objetivo garantir o acesso a informações e ações preventivas. “Essa iniciativa busca promover a conscientização e o cuidado com a saúde, reforçando práticas seguras e responsáveis neste período festivo.”
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO avança em projeto de perfuração de poços artesianos nas escolas estaduais

- O governo de Rondônia tem intensificado a implementação de um projeto estratégico de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de perfuração de poços artesianos nas escolas estaduais, como resposta à crise hídrica de 2024. A iniciativa, visa assegurar o abastecimento contínuo de água nas instituições de ensino, localizadas nas regiões mais afetadas pela escassez, impactando diretamente a qualidade do ambiente escolar e o cotidiano dos alunos.
Até o momento, 36 dos 47 poços artesianos previstos foram concluídos, outros 11 estão em fase de finalização, com previsão de entrega ainda para o ano de 2025. A perfuração dos poços foi realizada simultaneamente em diversas regiões do estado, priorizando as áreas mais impactadas pela crise hídrica. A ação vem sendo realizada desde 2019 e contabiliza até o momento mais de 150 poços perfurados. Com isso, as escolas beneficiadas terão acesso garantido à água potável por um longo período, contribuindo de forma significativa para a melhoria das condições de ensino, de saúde e do ambiente escolar como um todo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação é um dos principais pilares da gestão estadual para garantir o acesso à água potável, contribuindo à melhoria das condições de ensino e aprendizado nas unidades de ensino estaduais. “A execução das políticas públicas para mitigar os efeitos da crise hídrica, demonstram a agilidade, competência e comprometimento do governo com as necessidades da comunidade escolar”, ressaltou.
SOBRE A AÇÃO
A ação vem sendo realizada desde 2019 e contabiliza até o momento mais de 150 poços perfurados
O projeto é conduzido pela Seduc, com apoio de diversas superintendências, gerências e empresas contratadas, em conformidade com as diretrizes da Lei nº 14.133, que regulamenta as licitações públicas. Os poços estão sendo perfurados em diferentes profundidades, que variam de 60 a 120 metros, adaptando-se às características geográficas e necessidades específicas de cada escola.
De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a construção dos poços é uma medida estratégica de longo prazo. “Este projeto é um exemplo de como a Secretaria de Educação atua de forma estruturante, enfrentando os desafios com soluções práticas e duradouras, sempre com foco na melhoria das condições para os nossos estudantes”, destacou.
CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO
O coordenador de Infraestrutura da Seduc, Salomão Nascimento, enfatizou a importância da metodologia adotada para a execução do projeto. “A Seduc optou pela contratação semi-integrada, o que garante uma execução eficiente e adaptada, com a participação ativa das gerências responsáveis pela fiscalização e acompanhamento de cada fase dos projetos”, explicou.
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Carlos Eduardo
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Ensino profissionalizante forma novos técnicos em enfermagem e administração, em Porto Velho

- O ensino profissionalizante de Rondônia está expandindo a qualificação da mão de obra, conforme as demandas do mercado de trabalho do estado. Nesse sentido, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou, na quinta-feira (20), a formatura dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Enfermagem. A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório da instituição de ensino, em Porto Velho, com a presença dos formandos, convidados e representantes da comunidade escolar. Formaram-se 49 alunos, sendo 31 técnicos em enfermagem e 18 técnicos em administração.
Formação humanizada foi destacada durante a cerimônia de diplomação
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização de formaturas em cursos técnicos fortalece, ainda mais, a economia local. “O ensino técnico está cada vez mais sendo valorizado porque os estudantes que se capacitam nessa modalidade se destacam pela competência”, evidenciou.
FORMAÇÃO HUMANIZADA
A relevância da capacitação, com o objetivo de construir uma carreira de sucesso, foi destacada pelos estudantes que falaram em nome dos recém-formados.
O orador da turma do Curso Técnico em Administração, Valner Dieudus, observou em seu discurso que a experiência no banco escolar, no período de um ano, será fundamental na sua atuação. “Muitas experiências foram vivenciadas, enfrentando desafios que nos ensinaram sobre resiliência e empatia”, resumiu o concluinte.
Diploma de curso técnico é diferencial no currículo
A oradora do Curso Técnico em Enfermagem, Adriana Rodrigues Ferreira, também reconheceu a importância da vivência em sala de aula para o crescimento na profissão que abraçou. “Não aprendemos apenas nos livros, mas também lições que vamos levar para a vida”, evidenciou.
Em sua mensagem de saudação aos formandos, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, destacou o aprendizado humanizado manifestado pelos dois estudantes, escolhidos para se pronunciar em nome dos seus pares.
“Seja na área da saúde ou na área da gestão, é preciso que o profissional preste um atendimento com humanização. Quem recebe um serviço, merece ser bem assistido”, enfatizou a presidente do Idep, ressaltando que toda a equipe da instituição de ensino profissionalizante está preparada para construir o conhecimento com base nos valores humanos.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia
- POLÍCIA1 dia ago
ASSISTA AO VÍDEO: Polícia prende suspeito que matou ex namorada asfixiada e o primo dela a facadas em Vila de apartamentos
- POLÍCIA2 dias ago
Dois homens são presos com drogas e arma em conveniência na Zona Leste de Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Estádio Aluízio Ferreira recebe melhorias e se prepara para jogos da Copa do Brasil em Rondônia
- GERAL1 dia ago
Entrega de mais de 400 kits profissionais confirma transformação de vidas pelo programa Vencer do governo de RO
- GERAL2 dias ago
Rondônia Rural Show Internacional 2025 estimula potencial do agronegócio rondoniense
- GERAL2 dias ago
Orientação para riscos da obesidade infantil e dicas de prevenção são ampliadas pelo governo de RO
You must be logged in to post a comment Login