GERAL
Vacina contra a gripe está disponível em Porto Velho até o dia 31 de janeiro
O inverno amazônico, período com maior incidência de chuvas e temperaturas amenas, potencializa o aparecimento de doenças respiratórias, entre elas a gripe. Para reduzir a incidência de casos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), continua oferecendo a vacina trivalente, que protege contra os principais subtipos do vírus influenza.
Todas as pessoas com mais de seis meses devem ser vacinadas. O imunizante estará disponível até o dia 31 de janeiro em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h. Além disso, o Porto Velho Shopping também é ponto de vacinação e funciona conforme os horários comerciais do estabelecimento.
Confira aqui os locais e horários de funcionamento das unidades da capital.
A vacina contra a gripe está disponível em Porto Velho desde setembro passado. Apesar dos esforços das autoridades municipais em imunizar a população, a adesão do porto-velhense ainda é muito baixa, atingindo somente 28,48% do grupo prioritário.
A vacina da gripe tem como objetivo principal reduzir as complicações, internações e mortes associadas ao vírus da influenza, que ganha força com o inverno amazônico. Além disso, outras medidas individuais também são importantes para evitar o adoecimento, como:
• usar máscara protegendo nariz e boca em casos de sintomas
• cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
• evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas
• lavar bem as mãos com frequência
• higienizar a coriza nasal com lenços descartáveis
• manter distância de pessoas doentes
• evitar aglomerações.
Texto: Semusa
Foto: Ana Flávia Venâncio/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeito Léo Moraes acompanha mutirão de limpeza na avenida Jatuarana
Na noite de terça-feira (7), o prefeito Léo Moraes acompanhou de perto o mutirão de limpeza realizado na avenida Jatuarana, no trecho que vai da rua da Beira até a Campos Sales, como parte da Operação Cidade Limpa, promovida pela Prefeitura de Porto Velho.
A ação, iniciada na última sexta-feira (3), inclui serviços de capina, raspagem, varrição e recolhimento de entulhos, realizados por uma equipe de 12 profissionais no trabalho manual, além do suporte de máquinas como caminhões-caçamba e pá carregadeira para o recolhimento dos resíduos. A previsão é que os trabalhos no local sejam concluídos nesta quarta-feira (8), caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Além da Jatuarana, a Operação Cidade Limpa também avança em outras áreas da cidade, incluindo as avenidas Rio de Janeiro e Alexandre Guimarães, e ruas como Arruda Fontes, Piratininga, João Pedro da Rocha, Vitor Ferreira, Manaíba, Delegado Mauro Vila Velha e Jaci-Paraná. Durante a execução dos serviços, também é feito um diagnóstico detalhado de pontos que apresentam obstruções em bueiros, possibilitando ações posteriores, como limpeza, substituição de manilhas e reconstrução de caixas de esgoto.
“Com várias frentes, nós estamos aqui e em outros pontos para conseguir cada vez mais deixar a cidade limpa e mais digna para a nossa população. Estou falando de caminhões basculantes, caminhão vassoura, outros maquinários e, principalmente, a nossa equipe de valorosos profissionais à disposição do embelezamento e também, lógico, o respeito a todo mundo que vive na nossa terra. É um trabalho integrado, a Operação Cidade Limpa envolve Secretaria-Geral de Governo,Secretaria de Serviços Básicos, Secretaria Municipal de Obras, de Agricultura, bem como o suporte da nossa Empresa de Desenvolvimento Urbano, afinal, nós não trabalhamos em ilhas e todos nós somos a administração, que tem a obrigação de trabalhar pela população. Equipe grande, faça sol, chuva, dia e noite, Porto Velho agora está sendo administrada pelos próprios servidores, pelos colaboradores, enfim, todo mundo que já vivia nesse lugar”, explicou o prefeito.
A Operação Cidade Limpa vai além da limpeza visual e contribui diretamente para a prevenção de alagamentos, especialmente neste período de chuvas. De acordo com o prefeito Léo Moraes, a iniciativa é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, garantindo uma cidade mais organizada, segura e embelezada.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Gratuidade no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré celebra história e cultura de Porto Velho
A recente implementação da gratuidade no acesso ao Museu da Estrada de Ferro, instalado dentro do Complexo Madeira-Mamoré, tem sido motivo de celebração entre os porto-velhenses. A notícia foi dada pelo prefeito Léo Moraes, no dia da posse, que aconteceu no final de tarde de 1º de janeiro. O museu, que preserva a história da famosa Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a memória do ciclo do látex, agora se torna mais acessível, permitindo que os porto-velhenses conheçam de perto a importância desse patrimônio para a região.
A medida foi amplamente comemorada pela população da capital, que aproveita para explorar a rica história do local. A gratuidade é válida para moradores de Porto Velho e estudantes da rede pública, através do “Passaporte Porto-velhense” e da categoria “Estudante VIP”, disponível no sistema de reservas Sympla, que oferece os benefícios exclusivos aos cidadãos locais.
O passeio pela memória foi marcante para Rosa Ferreira de Carvalho, conhecida como Dudu, de 83 anos. Ela trabalhou durante a maior parte de sua vida nos seringais, extraindo látex, e ainda guarda na memória o passo a passo do trabalho manual realizado há décadas. Para ela, a visita foi uma verdadeira viagem no tempo. “É como reviver a minha história. Trabalhei no seringal com meu marido e nunca imaginei ver tudo isso tão de perto mais uma vez”, declarou Dudu, de forma emocionada, ao lado da filha, Guiomar Prata, que também comemorou a gratuidade.
“Eu nunca tinha vindo antes, mas agora que ficou mais acessível, consegui fazer a inscrição pela internet e trazer minha mãe. Ela ficou muito feliz em poder rever, de certa forma, sua história e a história do nosso povo. Essa gratuidade chegou na hora certa”, disse Guiomar.
Quem também aproveitou para marcar presença no museu foi o motorista e morador de Porto Velho, Jhonny Oldemburg, que aproveitou as férias do trabalho para conhecer o espaço de memória. “É muito boa a gratuidade, o povo já paga bastante imposto e essa é uma forma de ver que os valores estão sendo aplicados. Esta é a primeira visita após a gratuidade, e eu fiquei surpreso com a riqueza cultural que o Complexo oferece”, disse ele, que ainda levou os filhos para a visita.
A gratuidade no Complexo Madeira-Mamoré, determinação do prefeito Léo Moraes logo no primeiro dia de mandato, não apenas possibilita o acesso à história e cultura de Rondônia, mas também permite que a comunidade local se aproprie de um dos maiores símbolos históricos do estado. O museu continua oferecendo visitas guiadas de alta qualidade, com guias especializados, que conduzem os grupos a um mergulho profundo na história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
As visitas são feitas de forma organizada, com horário marcado e grupos limitados, garantindo uma experiência educativa e segura para todos. As reservas podem ser realizadas pela internet, através do site, ou ainda direto no local, desde que sejam respeitados os turnos de visitas feitos a cada uma hora, com início às 10h, e a última visita com início às 20h.
Lembrando que, para ter direito ao Passaporte Porto-velhense, categoria destinada a moradores de Porto Velho, é obrigatório apresentar um comprovante de residência municipal (físico ou digital) no momento da visita. Já para a categoria de Estudante VIP, exclusiva para alunos da rede pública, é necessário apresentar um comprovante de vínculo estudantil atualizado, como declaração escolar ou carteira de estudante. Informações pelo WhatsApp 0800 970 9779.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de Trabalho Extraordinário, com a finalidade de verificar as condições de funcionamento do novo Terminal Rodoviário de Porto Velho, como também a existência e a legalidade das eventuais emissões das licenças e alvarás de funcionamento, e apurar as condições estruturais da obra, entregue pela empresa contratada, especialmente no que diz respeito à sua finalização, de acordo com o projeto aprovado e o contrato formalizado.
Segundo o decreto, o Grupo de Trabalho vai, ainda, analisar os pagamentos já realizados à empresa contratada, de acordo com as medições apresentadas, e se, ainda, há pagamentos a serem efetivados à empresa e também apurar a legalidade do contrato de concessão dos serviços de conservação, manutenção e operação do Terminal em vigência.
O Grupo de Trabalho Extraordinário será presidido pelo secretário-geral de Governo, Oscar Dias de Souza Netto, e será composto pelos secretários municipais Geraldo Sena Neto (Semob), Giovanni Bruno Souto Marini (Semusb) e Raimundo de Alencar (Semur), pelo controlador geral do município, Jonhy Milson Oliveira Martins e pelo procurador-geral do município, Salatiel Lemos Valverde.
Esses representantes das secretarias e dos órgãos de controle e jurídico poderão designar comissões técnicas, por portaria, para verificação e apuração acerca da situação jurídica e das condições de funcionamento do Terminal. Os membros não receberão gratificação por encargos, sendo os trabalhos considerados de interesse público relevante. Constatadas irregularidades, os representantes deverão instaurar procedimentos para apuração e devida solução.
O prazo para vigência das atividades do Grupo de Trabalho será de sete dias para a conclusão dos trabalhos, bem como para entrega dos relatórios à SGG, podendo ser prorrogado uma única vez.
Confira aqui o decreto na íntegra.
Texto: Meiry Santos
Foto: Ícaro Rafael
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL3 dias ago
Descontos exclusivos para servidores promove turismo e amplia acesso a opções de lazer em Rondônia
- GERAL3 dias ago
Semagric alinha agenda de ações com Ceplac e Embrapa
- GERAL3 dias ago
Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza vagas para o primeiro emprego e Pessoas com Deficiência
- GERAL3 dias ago
Prefeitura terá R$ 300 milhões para construir creches, escolas, unidades de saúde, asfalto e obras de saneamento
- GERAL14 horas ago
Governo de RO convoca 45 médicos; candidatos devem entregar a documentação até esta quinta-feira, 9
- GERAL14 horas ago
Prevenção de acidentes com animais peçonhentos durante o inverno amazônico é orientada pelo governo de RO
You must be logged in to post a comment Login