GERAL
Prefeitura inaugura sistema de água potável na Vila da Penha, distrito de Abunã

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), celebra mais uma conquista: a inauguração da quinta unidade da Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita, conhecida como Salta-Z. Desta vez, a comunidade beneficiada é a Vila da Penha, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital, pertencente ao distrito de Abunã.
A busca por melhorias na qualidade de vida dos cidadãos é um esforço contínuo da administração municipal, principalmente dos serviços de saúde e bem-estar das populações que vivem em comunidades mais remotas, como o fornecimento de água potável para consumo, por exemplo.
Desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Salta-Z é uma iniciativa eficaz e acessível para garantir o acesso à água de qualidade, especialmente em regiões onde as condições naturais dificultam a distribuição convencional. Toda a tecnologia é fornecida pela Funasa, enquanto a escolha das comunidades compete ao município, que emprega esforços e apoio de várias secretarias para colocar o sistema em funcionamento.
Salta-Z é uma iniciativa eficaz para garantir o acesso à água de qualidadePor meio de processos de tratamento adequados, o sistema é capaz de remover impurezas e micro-organismos presentes na água, tornando-a segura para o consumo humano, dentro dos padrões de potabilidade preconizados pela legislação vigente, estimulando o desenvolvimento de ambientes saudáveis e o empoderamento das comunidades atendidas.
Walmir Ferreira, técnico do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, responsável pela manutenção das soluções alternativas, explica que o sistema funciona através da captação da água do rio, filtração e desinfecção no dosador de cloro, e conta com um reservatório de 5 mil litros. Segundo ele, dois membros da comunidade foram treinados para verificar a qualidade da água todos os dias e fazer a manutenção e reposição do cloro.
Mais de 800 moradores serão beneficiados com a Salta-Z na Vila da Penha, sendo 247 alunos favorecidos diretamente, pois o sistema foi instalado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Santa Júlia.
A comunidade é a 6ª localidade a receber a iniciativaEliana Pasini, secretária de Saúde, aponta que “os benefícios para a saúde decorrentes da disponibilidade de água potável são inúmeros. Além de prevenir doenças transmitidas pela água contaminada, o acesso a uma fonte confiável de água contribui para a redução da incidência de problemas, especialmente entre crianças e idosos”.
Morador da comunidade há 16 anos, Rafael de Souza Rocha já começou a utilizar a água tratada da Salta-Z. Ele conta que o sistema é um facilitador para quem, como ele, utiliza água do poço. “O tratamento a gente mesmo que faz, com cloro, sem uma medida certa. Agora, com esse benefício que chegou, a gente tem água com qualidade garantida. Ficou ótimo para a comunidade”.
OUTRAS COMUNIDADES
Em Porto Velho, a Prefeitura trabalha na instalação de SALTA-Z desde 2020. Receberam o sistema até o momento: Agrovila de Caldeirita, Agrovila Rio Verde, Comunidade Brasileira, Vila Nova Aliança e Vila da Penha.
Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Criação da Seinfra fortalece a gestão da infraestrutura e da limpeza urbana em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, no contexto da reforma administrativa implementada na segunda-feira (7) pelo prefeito Léo Moraes, com objetivo de tornar a máquina pública municipal mais moderna e eficiente, criou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ela é o resultado da fusão da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
Com a nova configuração, os serviços ganhem mais agilidade na execução
A nova pasta já nasce responsável por uma ampla gama de serviços essenciais, com atuação em todas as regiões da capital e nos distritos. Desta forma, o município passa a contar com uma estrutura que garante maior capacidade de resposta para cuidar melhor de obras, infraestrutura urbana, limpeza, manutenção de vias e serviços públicos básicos, o que, inclusive, significa mais atenção às estradas rurais, antes de responsbilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Absatecimento (Semagric), entre diversas outras atribuições.
“A medida busca otimizar os recursos públicos, dar mais celeridade às ações estruturais e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, consolidando uma estrutura mais eficiente, integrada e voltada para resultados concretos. Com isso, atingimos nosso objetivo maior, que é elevar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Medida busca otimizar os recursos públicos, destacou o prefeito Léo Moraes
A expectativa é que, com a nova configuração, os serviços ganhem mais agilidade na execução e maior impacto na vida das pessoas, especialmente nas áreas que demandam mais atenção do poder público. A proposta também fortalece a presença da Prefeitura nos distritos e regiões mais afastadas, garantindo que os investimentos cheguem a todos os cantos do município.
“A Seinfra é uma resposta direta à necessidade de fazer mais, com mais qualidade e menos burocracia. Com a nova secretaria, temos uma estrutura mais moderna e preparada para atender às necessidades da população com agilidade, planejamento, responsabilidade e otimização dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Secretário da Seinfra, Thiago Felipe Cantanhede Pacheco
Tendo como titular o secretário Thiago Felipe Cantanhede Pacheco, e como secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a Seinfra passa a ser responsável por diversas frentes estratégicas para o desenvolvimento da cidade e do município como um todo. Entre suas principais atribuições estão:
Formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura urbana;
Planejamento, execução e manutenção de obras públicas, incluindo pavimentação, drenagem, pontes e viadutos;
Abastecimento de água e esgotamento sanitário;
Elaboração de projetos e fiscalização de obras, sejam executadas diretamente ou por meio de empresas contratadas;
Coordenação do saneamento básico relacionado ao sistema de drenagem;
Secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini
Execução e supervisão dos serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, capinação, varrição, lavagem de ruas e manutenção do mobiliário público;
Limpeza de galerias, canais e bueiros;
Apoio à Superintendência dos Distritos, assegurando a presença do município em regiões mais afastadas;
Gestão dos serviços funerários;
Participação no processo de revisão e implementação do Plano Diretor do município;
Elaboração de programas e projetos de urbanização e desenvolvimento urbano em parceria com outras esferas de governo e iniciativa privada.
Léo Moraes acrescentou que, com a implantação da Seinfra, a Prefeitura de Porto Velho “reforça o compromisso com uma gestão pública mais eficiente, econômica e voltada para o bem-estar da população, para construir uma cidade mais organizada, acessível e preparada para os desafios do crescimento urbano”.
Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos/ Leandro Morais/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
GERAL
Feira Livre Mulher do Norte acontece sexta-feira no espaço multieventos do TRE/RO

A Feira Livre Mulher do Norte chega à sua 5ª edição como um verdadeiro símbolo de força, criatividade e resistência feminina. A ação acontece na próxima sexta-feira (11), das 10h às 17h, no espaço Multieventos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, na Av. Presidente Dutra, n° 1889 – Bairro Olaria.
Idealizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, a feira representa um espaço de oportunidade, visibilidade e valorização para mulheres que transformaram o empreendedorismo em ferramenta de independência e superação.
Mais de 30 mulheres empreendedoras estarão reunidas oferecendo ao público uma diversidade de produtos e serviços: artesanato local e indígena, gastronomia regional, moda, itens personalizados, estética e muito mais. Cada expositora carrega consigo uma trajetória marcada por desafios, conquistas e determinação, elementos que tornam a feira um evento único e inspirador.
Cada expositora carrega consigo uma trajetória marcada por conquistasDe acordo com a coordenadoria, com esta iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com políticas públicas que promovem o protagonismo feminino, incentivam o empreendedorismo e, também, promovem dignidade, autonomia e desenvolvimento econômico.
SERVIÇO:
Evento: 5ª edição da Feira da Mulher do Norte
Data: 11/07/2025 (quinta-feira)
Horário: 10h às 17h
Local: Espaço Multieventos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Endereço: Av. Presidente Dutra, n° 1889 – Bairro Olaria.
Texto: Françoíse Almeida
Fotos: José Carlos/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
GERAL
Medidas simples podem deixar o trânsito mais seguro para ciclistas

Considerado uma dos modais de transportes mais importantes na luta contra a poluição e o aumento do tráfego de carros e motos pelas ruas da cidade, a bicicleta é um meio de locomoção bastante utilizado pela sociedade porto-velhense, porém, demanda atenção, prevenção e cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Anuário do Detran/RO, em 2024 foram registrados 301 acidentes envolvendo ciclistas em Porto Velho, com duas fatalidades e muitas vidas prejudicadas.
Por esse motivo, é necessário que o ciclista fique alerta para a instalação de campainha, sinalização noturna na frente e atrás, lateral e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo.
Para aumentar a visibilidade enquanto trafega em via pública, a recomendação é de que o ciclista utilize roupas claras, além do uso do capacete, joelheira, cotoveleira, luvas, além de procurar andar com tênis ou sapato.
“A bicicleta é um meio de transporte muito usado em Porto Velho, por isso sempre que for atravessar uma rua é recomendado descer da bicicleta para virar pedestre e sinalizar a intenção de atravessar, dessa maneira os riscos de um acidente reduz de maneira considerável”, destacou Eduardo Ardaia, agente de trânsito da Semtran.
É bom ressaltar que não andar na contramão é crucial para evitar acidentes, assim como as ciclovias são a opção mais segura para circular pelas ruas da cidade.
Texto: João Paulo Prudêncio
Texto: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)