INTERIOR
Prefeitura de Porto Velho e USP levam atendimento inédito a União Bandeirantes

Desde a última segunda-feira (3), o distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, vivencia um momento inédito na área da saúde. Pela primeira vez, a comunidade está recebendo o projeto FOB USP, que oferece atendimentos gratuitos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia, entre outras. A ação, fruto da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade de São Paulo (USP), trouxe profissionais de excelência e equipamentos de última geração para atender a população local.
Na tarde de quarta-feira (5), o prefeito Léo Moraes esteve presente para acompanhar de perto os atendimentos, conversar com moradores e reforçar o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, e do coordenador geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, que, embora não faça parte da parceria, esteve presente para conhecer a realidade da saúde no distrito.
VISITA TÉCNICA
Rodrigo Stabeli destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazesDurante a visita, o prefeito Léo Moraes e o secretário Jaime Gazola levaram Rodrigo Stabeli para conhecer a estrutura de saúde do distrito e identificar possíveis melhorias para o atendimento à população. O coordenador da FN/SUS destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazes.
“Estamos aqui a convite do prefeito Léo Moraes e do secretário Jaime Gazola para entender de perto a realidade da saúde no município e nos distritos, como União Bandeirantes. Nossa missão é observar, conversar com os profissionais e a gestão local, e identificar onde podemos colaborar para fortalecer ainda mais o sistema de saúde. Ver de perto as estruturas, como as unidades básicas e os serviços de urgência e emergência, é fundamental para termos uma visão clara das necessidades da população”, afirmou Rodrigo.
Ele também ressaltou a importância da integração entre diferentes esferas da saúde. “É essencial que todos os níveis – municipal, estadual e federal – trabalhem juntos para reduzir os vazios assistenciais. A visita de hoje é parte desse processo de aproximação e de entendimento, para que possamos, futuramente, apoiar a construção de soluções que melhorem o atendimento à população de Porto Velho e seus distritos”, concluiu.
SALA DE ESTABILIZAÇÃO
Além de acompanhar os atendimentos do projeto FOB USP, o prefeito fez questão de visitar a unidade de saúde do distrito, com o nome de Fábio Júnior Pereira de Sousa. A unidade, que já está em funcionamento com atendimentos em uma escala reduzida, ainda não foi inaugurada oficialmente, no entanto, a expectativa é que, após a conclusão dos ajustes finais, a estrutura seja entregue à população em breve.
Uma das novidades será a instalação de uma sala de estabilização, que deve fortalecer o atendimento de urgência na região. As salas de estabilização são espaços equipados para prestar os primeiros socorros a pacientes em estado crítico, antes de serem transferidos para unidades hospitalares de maior complexidade. Esse tipo de estrutura é essencial para salvar vidas em situações de emergência, oferecendo suporte imediato e adequado.
“Essa unidade de saúde é uma conquista importante para o distrito e, com a sala de estabilização, teremos condições de oferecer um atendimento ainda mais rápido e eficiente para a população. Sabemos dos desafios da saúde, especialmente nos distritos, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade”, destacou o prefeito.
O projeto FOB USP, idealizado pela USP de Bauru, já atua há 23 anos em comunidades da floresta amazônica, mas esta é a primeira vez que chega ao distrito de União Bandeirantes. Magali Caldana, professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, destacou a importância dessa nova etapa do projeto.
“Nós estamos trabalhando no estado de Rondônia há 23 anos, em diferentes municípios, e é a primeira vez que estamos em União Bandeirantes. Estamos com uma equipe de 65 pessoas, sendo 30 alunos de graduação, 12 alunos de pós-graduação, dez professores e técnicos administrativos. Estamos atendendo nas áreas de Odontologia, Medicina e Fonoaudiologia”, explicou Magali. Ela também ressaltou o papel fundamental da gestão municipal para a realização da ação. “Tivemos apoio e parceria da Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Saúde e do coordenador local. Espero que possamos continuar esse trabalho nas próximas vindas”, completou.
RELATOS
Desde o início da semana, moradores de União Bandeirantes têm comparecido em massa para aproveitar os atendimentos especializados. Entre eles, o casal de sitiantes Genesi Soares, de 57 anos, e Maximiliano Soares, de 59, fez questão de compartilhar a importância desse momento. Eles passaram por consultas com gastroenterologistas e dentistas e saíram satisfeitos com o atendimento.
“Foi um atendimento que a gente não esperava encontrar aqui. Eu me senti feliz de poder ser atendido com tanto cuidado e atenção. Não é sempre que temos essa chance de passar por um especialista sem precisar sair daqui da nossa comunidade”, contou Maximiliano, com um sorriso de alívio no rosto.
Genesi também fez questão de elogiar a rapidez do atendimento. “Eu gostei muito da agilidade. Chegamos cedo e logo fomos atendidos, tudo muito organizado. Saí satisfeita, me senti bem cuidada. Espero que venham mais vezes, porque precisamos muito disso aqui”, destacou.
COMPROMISSO COM A SAÚDE
Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipalDurante a visita, o prefeito Léo Moraes expressou sua satisfação com o impacto da ação e destacou a importância desse momento para a comunidade. “Essa é uma ação inédita, a primeira vez que conseguimos trazer um projeto dessa magnitude para União Bandeirantes. Estou muito feliz em ver que, com trabalho conjunto, conseguimos não só trazer profissionais de excelência, mas também toda a estrutura e os equipamentos necessários para atender quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
Léo também reconheceu os desafios enfrentados na área da saúde, especialmente nas regiões mais afastadas. “A gente sabe que a saúde está em situação difícil, e que os distritos, como União Bandeirantes, foram deixados de lado por muitos anos. Temos plena consciência de que não vamos resolver tudo da noite para o dia, mas posso garantir que estamos trabalhando incansavelmente para mudar essa realidade”, destacou.
Com um olhar no futuro, o prefeito reforçou o compromisso de estender esse tipo de ação para outras comunidades. “E não vamos parar por aqui. Nosso objetivo é garantir que essa parceria se estenda para mais localidades, levando atendimento de qualidade para quem mais precisa. Dessa forma, vamos conseguir alcançar várias outras comunidades que, por muito tempo, ficaram sem esse tipo de assistência. Esse é só o começo”, concluiu.
A Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal. O sucesso da parceria com o projeto FOB USP demonstra que, com planejamento e união de esforços, é possível levar saúde de qualidade até mesmo às comunidades mais distantes, promovendo inclusão e bem-estar para toda a população.
Texto: Leandro Morais
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Prêmio Equipe Rosa é entregue pelo governo de RO aos municípios de Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

- Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na terça-feira (16), em Porto Velho, o governo de Rondônia realizou a entrega do Prêmio Equipe Rosa aos municípios que mais se destacaram na coleta do exame Papanicolau (PCCU), fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero. A ação foi conduzida por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ao todo, 64 equipes se inscreveram, representando 25 municípios rondonienses. Após criteriosa análise dos resultados apresentados por 46 delas, foram selecionadas as três iniciativas com maior impacto e desempenho no cuidado com a saúde da mulher.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da ação que: “O Sistema Único de Saúde é feito por pessoas que acordam cedo, enfrentam desafios e estão nos lugares mais distantes para garantir que ninguém fique sem atendimento. O Prêmio Equipe Rosa é uma homenagem ao cuidado, à resiliência e dedicação dos profissionais. Esta é uma conquista da saúde pública de Rondônia e, acima de tudo, uma vitória das mulheres rondonienses. Continuaremos incentivando políticas que valorizem a vida e a prevenção. ”
Equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a grande vencedora
A iniciativa do Prêmio Equipe Rosa resulta de um edital lançado pela Coordenação de Doenças Crônicas da Sesau, com o objetivo de reconhecer e incentivar as equipes de saúde da família a aprimorar o atendimento e ampliar o acesso ao exame Papanicolau.
Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos. “A construção de uma saúde pública de qualidade exige esforço contínuo, planejamento estratégico e compromisso com o cuidado. As equipes se destacaram com comprometimento, e os ganhos são para toda a população”, destacou.
A chefe do Núcleo de Oncologia da Sesau, Francisca Odalice da Silva, ressaltou que o Prêmio Equipe Rosa nasceu após a pandemia, com o objetivo de incentivar as mulheres a buscarem o serviço para realizar o exame Papanicolau. “Nosso objetivo é a prevenção do câncer do colo do útero. É uma decisão de gestão e de humanidade. Este prêmio é a concretização de uma política que olha para a base do SUS, que são as equipes da Atenção Primária”, afirmou.
PREMIAÇÃO
Porto Velho – 1º lugar
Município de Porto Velho recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, destinado à qualificação técnica da equipe vencedora
Com um aumento de 39% nas coletas de PCCU, e um trabalho comprometido com a busca ativa e o acolhimento das mulheres, a equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a vencedora. O município recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, destinado à qualificação técnica da equipe, além de uma placa de homenagem.
Nova Brasilândia d’Oeste – 2º lugar
A equipe do Centro de Saúde do Setor 15 do município de Nova Brasilândia d’Oeste, com um impressionante crescimento de 115% nas coletas, foi reconhecida com a segunda colocação, recebendo também uma placa de homenagem como símbolo do reconhecimento pelo trabalho transformador que vem sendo realizado no município.
Pimenta Bueno – 3º lugar
A Unidade Básica de Saúde Madre Tereza de Calcutá, do município de Pimenta Bueno, conquistou o terceiro lugar pela excelência no desempenho de suas ações voltadas à promoção da saúde feminina. A equipe também foi homenageada com uma placa de reconhecimento.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Pablo Belo
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Manutenção na RO-010 é realizada pelo governo de RO entre distrito de Nova Estrela e Rolim de Moura

- Com o intuito de melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos usuários, o governo de Rondônia deu início, na última terça-feira (15), à recuperação do trecho da RO-010 entre distrito de Nova Estrela e Rolim de Moura, importante via para o escoamento da produção e deslocamento da população. A ação está sendo executada por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), com equipes das 4ª e 5ª usinas de asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), localizadas em Rolim de Moura e Cacoal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a recuperação das rodovias é fundamental. “As rodovias estaduais são corredores do progresso. Por elas passa diariamente a produção agrícola e pecuária que movimenta a economia de Rondônia. Manter essas vias em boas condições é garantir o direito de ir e vir do cidadão”, ressaltou.
Equipes das 4ª e 5ª usinas de asfalto do DER-RO trabalham em conjunto
De acordo com Thiago Moreira, gerente da 4ª Usina de Asfalto, os trabalhos iniciaram no distrito de Nova Estrela e vão até Rolim de Moura, totalizando 25 quilômetros de recuperação. “É um trecho de grande fluxo, tanto de veículos leves quanto pesados, por isso a importância desse serviço”, pontuou.
Já o gerente da 5ª Usina, Sebastião Cardoso, explicou que o serviço inclui a remoção dos buracos e de pontos comprometidos do asfalto. “Estamos fresando o pavimento deteriorado, reenquadrando o local e aplicando emulsão e massa asfáltica conforme as normas técnicas”, detalhou.
MELHORIAS E SEGURANÇA
Para quem trafega pelo trecho, como o caminhoneiro Antônio da Rosa, a manutenção representa segurança. “Esse trabalho salva vidas. O DER-RO está de parabéns pelo serviço bem-feito”, afirmou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernades, destacou a importância da manutenção viária contínua no estado. “Com mais de 6 mil quilômetros de rodovias sob nossa responsabilidade, esses serviços são essenciais para melhorar a trafegabilidade, reduzir o tempo de viagem e garantir mais conforto e segurança aos usuários”, finalizou.
Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
União Bandeirantes recebe o maior pacote de ações já visto no distrito

Com uma força-tarefa integrada, a Prefeitura de Porto Velho está levando o desenvolvimento e progresso ao distrito de União Bandeirantes com a Operação Tapa-buraco, Operação Cidade Limpa e, ainda, a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 6 milhões para a pavimentação e drenagem de cinco ruas e ordem de serviço para a construção do primeiro cemitério do distrito.
A obra pavimentação asfáltica das vias urbanas contempla a implantação de drenagem e calçadas, visando melhorar a infraestrutura e mobilidade local. A intervenção abrangerá as ruas José da Silva, Vitória Régia, Manaus, Dr. Roberval e Chiquilito Erse. O prazo para entrega das obras é de 270 dias.
Sem um cemitério próprio, os moradores de União Bandeirantes eram obrigados a percorrer cerca de 150 quilômetros até Porto Velho, ou buscar alternativas em distritos vizinhos, para enterrar seus entes queridos. Com a construção de um cemitério na comunidade, as famílias passam a contar com um espaço digno e próximo para se despedirem de seus familiares, com mais respeito e conforto nesse momento tão delicado.
PARCERIAS
O prefeito Léo Moraes destacou o trabalho diligente da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), que está no distrito deixando 820 metros de terraplanagem e pavimentação asfáltica, além de 2.300 metros de tapa buraco por todo o distrito.
Moraes lembrou que a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), não poderia ficar de fora e também está em União Bandeirantes, com várias equipes fazendo a roçagem e a limpeza nas calçadas e meios-fios com a Operação Cidade Limpa.
COMPROMISSO
Mais uma vez, o prefeito reforçou o compromisso com a população, e ressaltou que as ações visam melhorar a infraestrutura, não apenas da capital, mas dos distritos. Completou destacando a parceria do parlamentar, deputado federal coronel Chrisóstomo, que destinou a emenda para o asfalto no distrito, e que tem apoiado a atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho.
De acordo com o titular da Semusb, Giovanni Marini, o objetivo é unir forças para alcançar o mesmo objetivo, ou seja, todos buscando melhorias para a população. “Este trabalho em andamento nestas cinco ruas de União Bandeirantes, faz parte de mais uma importante iniciativa encampada pela atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho”, garantiu.
O secretário da Semob, Geraldo Sena, esteve em União Bandeirantes acompanho o prefeito Léo Moraes e reafirmou o compromisso da secretaria com tudo que o prefeito planejou para melhorar Porto Velho, os distritos, ou seja, toda a população.
Moradores do distrito fizeram questão de agradecer pessoalmente ao prefeito
COMUNIDADE
Marlucia Sousa Silva, autônoma, moradora há 13 anos de União Bandeirantes, declarou que a obra é bem-vinda, pois vai melhorar a questão da mobilidade das pessoas e dos veículos. “Estamos gratos ao prefeito Léo Moraes por contemplar nossa comunidade. Sua gestão está mudando vidas e isso é importante, porque agora temos certeza que estamos sendo assistidos pelo poder público”, disse.
O pecuarista Elson Faccine disse que este trabalho é importante para o distrito, pois a população tem sofrido há muito tempo sem estradas. “Agora, com apenas três meses de sua gestão, o prefeito Léo Moraes está demonstrando interesse em ajudar União Bandeirantes, que realmente está precisando. Estávamos praticamente abandonados e agora isso está mudando. Só temos a agradecer ao prefeito”, declarou.
MAIS RECURSOS
O prefeito Léo Moraes também comunicou mais recursos no valor de R$ 40 milhões para a saúde, esporte e assistência. Os R$ 40 milhões mencionados são destinados à construção do Hospital Municipal de Porto Velho, considerada uma das principais obras da atual gestão. O projeto deve ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e desafogar as unidades estaduais de saúde.
Texto: Humberto Oliveira
Fotos: Hellon Luiz/Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL2 dias ago
Comitiva parte em missão de reconhecimento de comunidades afetadas pela cheia
- GERAL2 dias ago
Sistema de abastecimento de água é entregue pelo governo de RO para União Bandeirantes e transforma realidade de moradores do distrito
- GERAL2 dias ago
Ipem orienta população sobre cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa
- INTERIOR2 dias ago
União Bandeirantes recebe o maior pacote de ações já visto no distrito
- GERAL1 dia ago
Água tratada chega para 30 mil moradores em União Bandeirantes
You must be logged in to post a comment Login