Connect with us

GERAL

Prefeitura alerta sobre riscos à saúde e prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Published

on

Devido às alagações causadas pela cheia do rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta a população sobre os riscos à saúde e reforça medidas de prevenção.

O contato com a água contaminada, o aumento de criadores de mosquitos e a permanência em locais fechados favorecem a transmissão de doenças como leptospirose, diarreias, dengue, febre amarela e até coqueluche. O risco de acidentes com animais peçonhentos também são potencializados com a elevação do nível do rio.

Advertisement

Doenças mais comuns em áreas alagadas

A água contaminada e o contato prolongado com ambientes úmidos aumentam a incidência de diversas doenças. A Semusa destaca algumas delas, bem como orientações sobre como evitar o adoecimento:

Advertisement

Leptospirose – Causada por uma bactéria presente na urina de ratos, a leptospirose pode ser contraída ao entrar em contato com água suja das enchentes. Os sintomas incluem febre, dor muscular intensa, calafrios, dor de cabeça e, em casos graves, comprometimento dos rins e do fígado.
Prevenção: Evite contato direto com a água da enchente e use botas e luvas se precisar transitar em áreas alagadas.

Doenças diarreicas e gastroenterites – A ingestão de água contaminada pode causar diarreia, vômitos, desidratação e dor abdominal. Crianças e idosos são os mais vulneráveis.
Prevenção: Ferva a água antes do consumo, lave bem as mãos e evite alimentos de procedência duvidosa.

Advertisement

Com o acúmulo de água parada, os criadouros do mosquito Aedes aegypti aumentam, elevando os casos dessas doenças. Os sintomas incluem febre, dores no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele.
Prevenção: Elimine qualquer reservatório de água parada, como pneus, vasos e garrafas.

Hepatite A – Transmitida por meio do consumo de água e alimentos contaminados, a hepatite A provoca sintomas como fadiga, febre, náuseas, dor abdominal e pele amarelada.
Prevenção: Utilize preferencialmente água potável para beber e cozinhar, lave bem os alimentos e mantenha uma boa higiene das mãos.

Advertisement

Febre Amarela – Doença viral transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas. Os sintomas são febre súbita, calafrios, dor no corpo, fraqueza, náuseas, olhos avermelhados e, em casos graves, comprometimento do fígado e rins.
Prevenção: vacinação, uso de repelentes e eliminação de criadouros de mosquitos.

Covid-19 e Coqueluche – Viroses respiratórias que se espalham facilmente em locais fechados e aglomerados. Possuem sintomas semelhantes, sendo febre, tosse, cansaço, perda de olfato e paladar, podendo evoluir para falta de ar os sinais de covid-19. Já os sintomas da Coqueluche são febre baixa, mal-estar e coriza. Evolui para tosse seca persistente, podendo durar semanas.
Prevenção: evitar aglomerações, manter ambientes ventilados, higienizar as mãos e manter a vacinação em dia.

Advertisement

Risco de acidentes com animais peçonhentos

O deslocamento de cobras, aranhas e escorpiões em busca de abrigo é comum durante as enchentes. Para evitar acidentes, a Semusa orienta:

Advertisement

– Usar luvas e botas ao manusear entulhos ou caminhar em áreas alagadas;
– Evitar colocar as mãos diretamente em buracos, troncos ou locais escuros;
– Sacudir roupas e calçados antes de usá-los;
– Em caso de picada, manter a calma e procurar atendimento médico imediatamente.

Atendimento à população

Advertisement

A Semusa reforça que a rede municipal de saúde está preparada para atender os pacientes com sintomas ou suspeita de doenças relacionadas às enchentes. Casos leves devem ser atendidas nas unidades básicas e os casos de urgência e emergência atendidos nas unidades de pronto atendimento (UPA).

Em casos de picadas por animais peçonhentos é necessário se dirigir ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), referência em ocorrências com esses tipos de animais.

Advertisement

Além disso, é preciso seguir algumas recomendações como lavar o local com água e sabão, não utilizar medicação no local da picada, tentar, se possível, registrar uma foto do animal ou levá-lo ao hospital, não fazer torniquetes, não sugar o local ou cortá-lo e não ingerir bebidas alcoólicas

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: José Carlos/ Leandro Morais/ SMC

Advertisement

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Museu da Memória Rondoniense é reaberto em Porto Velho, fortalecendo valorização da história e cultura do estado

Published

on

Com o objetivo de fomentar, preservar e fortalecer o turismo e patrimônio do estado, o governo de Rondônia reabriu, na segunda-feira (28), o Museu da Memória Rondoniense (Mero) para visitas públicas. Localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 608, na Praça Getúlio Vargas, Centro de Porto Velho, o Mero conta com demonstração de acervos arqueológicos, etnográficos, iconograficos, paleontólogicos, biológicos e documental. O local está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, com entrada gratuita.

Sob a responsabilidade da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), o Museu possui salas de exposições permanentes e temporárias, auditório, laboratório arqueológico e o Centro de Documentação Histórica, que reúne mais de 10 mil registros entre jornais antigos, cartas, mapas, fotografias e negativos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e de outros marcos históricos do estado.

Advertisement

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reabertura do museu é fundamental para manter viva a história do estado. “O Mero fortalece a cultura histórica de Rondônia, guardando registros preciosos da trajetória do estado, essenciais para pesquisa e estudo da história local, além de incentivar a valorização da história e da construção da identidade do povo rondoniense”, evidenciou.

O presidente da Funcer, Leonildo Nery Rodrigues, destacou a relevância do espaço para a valorização da identidade cultural de Rondônia. “O Mero é um dos maiores símbolos da nossa história. Reabrir suas portas significa garantir que as novas gerações tenham acesso a documentos, peças arqueológicas e registros que contam a trajetória do nosso povo.”

Advertisement

REFORMA

O Museu da Memória Rondoniense fechou no início de março para troca de pisos, louças sanitárias e pintura interna. A reforma, realizada em parceira com a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), está em fase final e devolverá ao prédio as cores originais da época de sua inauguração, em 1954.

Advertisement

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas
Fotos: Admilson Knightz
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas é aberta em Porto Velho 

Published

on

A Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas começou na sexta-feira (25) e segue até a próxima quinta-feira (31), com atividades em diversos municípios. A abertura aconteceu no Terminal Rodoviário de Porto Velho e contou com a participação ativa da população. A mobilização foi organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito.

Advertisement

A atividade contou com uma vasta programação. Teve blitz educativa, dinâmicas sobre o trânsito, troca de capacete, pit-stop interativo com performance teatral, túnel do trânsito com exposição do troféu conquistado pelo Detran-RO no Maio Amarelo, óculos simulador de embriaguez, atividades lúdicas, antenas corta-pipa e palestras com quiz educativo. Além disso, foram divulgados os cursos gratuitos voltados à capacitação de condutores.

TROCA DE CAPACETES

Advertisement

Durante a blitz educativa, motociclistas foram abordados na Avenida Jorge Teixeira, onde receberam orientações sobre segurança viária e prevenção de acidentes. Aqueles que apresentaram irregularidades com o capacete tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica educativa e, após isso, receberam gratuitamente um novo capacete entregue pela equipe do Detran-RO.

Motociclistas participaram de dinâmicas educativas com troca gratuita de capacete novo

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou o comprometimento do órgão com a redução dos sinistros no trânsito. “Nosso trabalho é contínuo. Estamos nas ruas, nas escolas, nas empresas e nos eventos. A motocicleta é um meio de transporte popular, ágil e acessível, mas exige responsabilidade”, frisou.

Advertisement

Gustavo Ralyd Martins, 24 anos, morador do Bairro Nacional, foi um dos participantes que conseguiu trocar seu capacete por outro novo, gratuitamente. “Cheguei com meu capacete vencido e saio daqui com um novo. Agradeço ao governo por essa oportunidade e pelo cuidado com a gente”, disse.

Já Valmir Furtado Dantas, de 53 anos, morador do Bairro Cuniã, também recebeu um novo capacete e destacou a importância da ação. “É um gesto que mostra que o governo está pensando na nossa segurança. Fico muito grato pelo apoio e orientação que recebi hoje.”

Advertisement

PROGRAMAÇÃO 

Instituída oficialmente em 2024, a Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas tem como marco o Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho. Ao longo da semana, diversas atividades seguirão em Porto Velho e em outros municípios do estado, com foco na educação, empatia e valorização da vida no trânsito.

Advertisement

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Workshop mobiliza rede de ensino de Porto Velho para avaliar resultados do Saero e definir estratégias pedagógicas

Published

on

Evento acontecerá no auditório da São Lucas Educacional Campus 2A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPE), realiza na próxima sexta-feira, 1º de agosto, o Workshop “Inovação e Excelência no Ensino: Desafios e Oportunidades”. O encontro tem como propósito oferecer um espaço formativo e estratégico para que os profissionais da educação possam refletir, de forma coletiva, sobre os desafios apontados pelos resultados mais recentes do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero).

Advertisement

O evento acontecerá no auditório da São Lucas Educacional Campus 2, rua João Goulart, 666, bairro Mato Grosso, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h30, e vai reunir diretores, vices, orientadores, supervisores, professores e técnicos das escolas da rede municipal de ensino que buscarão a construção de ações pedagógicas colaborativas e inovadoras, capazes de impulsionar a qualidade da aprendizagem e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais da rede municipal.

“É hora de unir forças, rever práticas e olhar para o futuro com coragem e inovação. Queremos transformar os dados em oportunidades reais de crescimento para nossas escolas”, afirmou Vera Lúcia Borges, diretora do Departamento de Políticas Educacionais.

Advertisement

Além de palestras, painéis interativos e momentos de escuta ativa, o workshop contará com a participação da renomada especialista em educação Cláudia Costin, que abordará o tema “Desafios e avanços da Educação Básica no Brasil: a importância de se trabalhar com dados”.

Durante o evento, também serão apresentadas as ações desenvolvidas pela Semed no primeiro semestre de 2025 e os projetos que serão implementados no segundo semestre. A ideia é reforçar a transparência e o alinhamento das metas educacionais com toda a rede.

Advertisement

“A educação precisa ser conduzida com planejamento, responsabilidade e compromisso com o aluno. Esse workshop marca o início de uma nova fase para a educação municipal: mais integrada, mais analítica e mais inovadora,” destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio.

A ação faz parte do esforço da atual gestão municipal para fortalecer a educação pública com base em dados, boas práticas e valorização profissional, revertendo o cenário de baixo desempenho evidenciado nas avaliações externas e promovendo uma educação mais eficiente e centrada no estudante.

Advertisement

Texto: Meiry Santos
Foto: Leandro Morais/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE