GERAL
Praças revitalizadas passam a ser ponto de lazer para moradores de Porto Velho

Além de ser um espaço público que embeleza e proporciona melhor estética aos centros urbanos no mundo inteiro, as praças estão associadas à natureza, jardinagem, alegria, esportes, leitura, brincadeiras de crianças, um local onde os adultos e seus pequenos podem conviver em harmonia com a vizinhança e outras pessoas.
Sabedor da grande importância desses locais para a população, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, determinou a reforma das praças que estavam com aspecto de abandono e desleixo, tomadas pelo mato, lixos e entulhos, representando apenas desperdício do dinheiro público e perigo para os moradores.
“Não podemos aceitar essa realidade de abandono. Queremos uma cidade limpa, bem cuidada e com melhor qualidade de vida para todos. Por isso, determinei imediatamente a limpeza e a revitalização das nossas praças”, destacou Léo Moraes, solicitando também que a população ajude a cuidar do patrimônio que é de todos.
Entre os espaços revitalizados está a Praça Vitor Emanuel, localizada na rua Carlos Augusto Mendonça, bairro São João Bosco, na região Norte de Porto Velho. Equipada com pista de caminhada, academia ao ar livre para a prática de exercícios físicos, bancos e muitos brinquedos para a criançada, o local estava tomado pela sujeira e sem qualquer utilidade para a comunidade. Agora, porém, a situação é bem diferente.
“Agora a praça está limpa, com pintura nova e muito agradável. O espacinho ali de brinquedos também, e o meu filho gosta bastante de ficar ali. Tem uma pracinha aqui para trás, na quadra aqui do São João Bosco, onde a gente ficava, mas agora o meu filho sempre pede para vir pra cá. Eu prefiro essa pracinha. Está bem melhor”, afirmou a moradora Elizabeth Rocha da Silva.
Outro que aprova a reforma da Praça Vitor Emanuel é o venezuelano Alexander Freites, que frequentemente vai com a esposa e os filhos ao local para um momento de lazer em família.
“Há dois anos venho aqui com a minha família. Antes, esse parque estava em más condições. Agora estou vendo que há uma melhora significativa. Eu gosto de trazer as crianças para este local porque elas ficam muito animadas e eu também. Antes era muito sujo”, comentou.
OUTRAS
Moradores das proximidades da Praça Bagdá, no bairro Panair e Praça Francisco Holanda, no bairro Cidade Nova, também enalteceram a iniciativa do Prefeito Léo Moraes em revitalizar aqueles equipamentos públicos de lazer.
“Nossa cidade é carente desses locais, especialmente nos bairros mais distantes da região central da cidade. Sabemos que muita gente não cuida e outros ainda ajudam a depredar, mas a Prefeitura está de parabéns por recuperar esta praça, tão importante para nós e mais ainda para os nossos filhos”, disse um morador da zona Sul.
O trabalho de revitalização foi realizado por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), incluindo iluminação 100% LED, instalação de modernos playgrounds, grama sintética, pintura e lixeiras novas nas Praças Bagdá e Francisco Holanda. Na Praça Vitor Emanuel falta somente a instalação da grama sintética ao redor do playground.
“Nosso objetivo é proporcionar áreas mais seguras e confortáveis para a convivência das famílias, prática de atividades ao ar livre e o lazer de adultos e crianças.Com a iluminação de LED, proporcionamos melhor luminosidade e mais segurança para as pessoas durante a noite”, completou o presidente da Emdur, Bruno Oliveira de Holanda.
Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Bibliotecas municipais de Porto Velho oferecem ambiente enriquecedor e recursos variados a leitores e concurseiros

A leitura é um fator primordial no aprendizado e ampliação do conhecimento e as bibliotecas municipais de Porto Velho – Francisco Meirelles e Viveiro de Letras – contam com rico acervo de obras dos mais variados gêneros literários para todas as idades à disposição dos porto-velhenses.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na gestão do prefeito Léo Moraes, também está com sua atenção voltada às melhorias destes espaços, cujo objetivo é ampliar os conhecimentos por meio de um farto acervo de livros infantis e ainda obras de interesse do público adulto.
FRANCISCO MEIRELLES
De acordo com o diretor da Biblioteca Francisco Meirelles, Carlos Augusto da Silva o espaço completou, este ano, 50 anos de existência. A biblioteca foi criada através da Lei nº 85, de 30 de dezembro de 1973. A inauguração ocorreu no dia 24 de janeiro de 1975, na gestão do então prefeito Jacob Freitas Atallah.
“Estamos trabalhando na montagem da exposição dos 50 anos da biblioteca. Também vamos realizar as atividades do Projeto Páscoa na Biblioteca, dia 15 de abril, com a participação dos alunos da Escola Pequeno Polegar. Durante o evento, serão realizadas oficinas pedagógicas, como: contação de história, desenho, pintura no rosto e distribuição de sacolinhas para os alunos”, disse.
Carlos Augusto acrescentou que, no dia 25 de abril, será realizado o projeto Dia do Livro Infantil, com a participação dos alunos da Escola Cosme e Damião e ainda oficinas pedagógicas e distribuição de sacolinhas para os estudantes.
Esses projetos têm como objetivo o incentivo à leitura. “Estamos de braços abertos para atender a nossa comunidade. Convidamos os pais para que tragam os seus filhos para participar de nossas atividades”, completou.
A Biblioteca Francisco Meirelles funciona, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e conta ainda com outros projetos de incentivo à leitura e de inclusão que são executados durante o ano, entre eles o “É Tempo de Inclusão”, “Biblioteca itinerante” e o “Clube de Leitura Infantil”.
BRAILLE
Carlos Augusto informa ainda que a Biblioteca Francisco Meirelles está preparada para atender crianças e adultos com deficiência visual, cegos ou com baixa visão. Uma sala foi especialmente preparada e equipada com materiais pedagógicos para essa finalidade.
Na sala são disponibilizados dezenas de livros em braille, livros com letras ampliadas e audiolivros, impressora braille, lupa eletrônica e computadores adaptados, entre outros, como, por exemplo, o OrCam MyEye, um óculos de inteligência artificial que escaneia e transforma textos em áudio.
A Biblioteca Francisco Meirelles está localizada à rua Dom Pedro II, nº 826, Centro. O número para contato é o (69) 3901-3030 ou via e-mail bibliotecafranciscomeirelles@gmail.com.
VIVEIRO DAS LETRAS
A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, localizada à avenida Jatuarana, nº 5068, bairro Cohab, conta com um ambiente acolhedor e acessível e oferece ao público um espaço para leitura, pesquisa e eventos culturais. O horário de funcionamento e atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30.
Durante esse período, os visitantes podem usufruir de serviços como empréstimo de livros, acesso a computadores e atividades educativas. Além disso, o espaço conta com infraestrutura como praça, auditório e espaço para realização de eventos para lançamento de livros de autores interessados.
PROGRAMAÇÃO 2025
“A Biblioteca Viveiro das Letras já tem uma programação especial de eventos para 2025, com a realização de eventos com o objetivo de celebrar a literatura e a cultura”, explicou o diretor Alexandre Dourado.
Biblioteca Viveiro das Letras já tem uma programação especial de eventos para 2025
“No dia 9 de abril, vamos comemorar o Dia Nacional da Biblioteca, às 14h. No dia 18, será a vez da celebração do Dia Nacional do Livro Infantil, também às 14h. No mês de junho, dia 10, faremos evento em homenagem ao Dia da Língua Portuguesa e de 29 a 31 de outubro, realizaremos evento comemorativo do Dia Nacional do Livro e da Biblioteca. Nosso objetivo é envolver a comunidade em atividades que incentivem a leitura e valorizem a literatura brasileira”, afirmou.
IMPORTÂNCIA DA LEITURA
“Quando os adultos incentivam o hábito da leitura, contribuem para que as crianças aprimorem a atenção e aspectos socioemocionais, entre outros pontos essenciais para que se tornem cidadãos emocionalmente saudáveis”, afirmou Alexandre Dourado, que acrescentou: “os pais ou responsáveis podem trazer às suas crianças que teremos o maior prazer em recebê-las e proporcionar um espaço bem agradável para elas e aos adultos também”.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail viveirodasletras.semed@gmail.com.
Texto: Humberto Oliveira
Fotos: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Evento da Prefeitura de Porto Velho acontece de 12 a 20 de abril no Parque da Cidade

A Prefeitura de Porto Velho, com o objetivo de promover a integração social, o lazer e a cultura, além de fomentar o esporte e a economia local, realizará de 12 a 20 de abril, no Parque da Cidade, a 1ª edição do evento Páscoa no Parque, com entrada franca.
O prefeito Léo Moraes disse que será uma programação com muito carinho para toda a população. “Algo inédito e que com toda a certeza ficará no calendário cultural da nossa cidade, aumentando também o turismo aqui em Porto Velho”, destacou o gestor municipal.
Elaborada e organizada cuidadosamente pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), a festa promete muita alegria e animação, não somente para as crianças, mas para todos os públicos em um grande momento de confraternização.
Tudo está sendo planejado para fomentar o espírito solidário da comunidade, estimular a criatividade e também fomentar a economia, valorizando e divulgando artesão e outros pequenos empreendedores, dando maior visibilidade a todos em um ambiente festivo e cultural.
ATRAÇÕES
Na programação haverá a mega caça aos ovos de páscoa, teatro (peça Jesus de Nazaré – Especial da Paixão), aula show (Flakes), pintura em ovos de gesso, sorteio de bicicletas, feirinha de artesanato, praça de alimentação, atrações e brincadeiras, show gospel, beach tênis e corrida no Espaço Alternativo.
Texto: Augusto Soares
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Semed promove formação com profissionais da educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início ao calendário de Formação Continuada 2025. Coordenada pelo Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e pela Divisão de Formação (DIFOR), a programação, iniciada no dia 7 de março deste ano, incluiu encontros formativos que reuniram professores dos 1º, 2º, 3º e 5º anos, cuidadores, mediadores de aprendizagem, gestores do Programa Alfabetiza Porto Velho, além de supervisores do ensino fundamental e orientadores educacionais em Tecnologia.
Na última sexta-feira (4), a formação para os profissionais da educação infantil foi concluída, após três dias de intensas atividades realizadas no teatro Banzeiros, que envolveram educadores de creches, pré-escolas e salas de recursos do município.
Segundo Leonardo Leocádio, secretário titular da Semed, o objetivo principal é aprimorar as práticas pedagógicas e assegurar uma educação de qualidade para as crianças.
“Essas formações são essenciais para que os educadores possam compartilhar experiências, refletir sobre suas práticas e se atualizar em relação às novas diretrizes educacionais. Além disso, a formação continuada valoriza o profissional da educação e contribui para a melhoria do ambiente escolar”, afirmou.
Durante os encontros formativos foram destacados pontos cruciaisDurante os encontros formativos, foram destacados dois pontos cruciais: Campos de Experiência e Direitos de Aprendizagem. A diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Vera Lúcia Borges, ressaltou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que garantem que crianças de 0 a 5 anos tenham acesso a experiências de aprendizado significativas e diversificadas.
“Nossas crianças têm direito ao brincar, à convivência, à participação, à identidade, à liberdade e ao cuidado. Além disso, a BNCC delineia cinco campos de experiência que orientam as práticas pedagógicas na educação infantil, indicando quais são as experiências fundamentais para o aprendizado e desenvolvimento da criança”, disse Vera Lúcia.
Segundo a diretora, “esses campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que devem ser desenvolvidos entre 0 e 5 anos, buscando garantir os direitos de aprendizagem de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento é construído a partir das experiências que cada criança vivencia no ambiente escolar”, explicou.
Na terça-feira (8), será a vez dos professores do 4º ano. A formação ocorrerá na EEEFM Rio Branco, a partir das 8h.
Texto: Meiry Santos
Foto: Semed
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- BRASIL5 horas ago
21º Acampamento Terra Livre começa nesta segunda em Brasília
- BRASIL5 horas ago
Inscrições para Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta segunda-feira
- BRASIL5 horas ago
STJ decide que pais que não vacinam filhos podem ser multados em até 20 salários
- GERAL2 horas ago
Evento da Prefeitura de Porto Velho acontece de 12 a 20 de abril no Parque da Cidade
- GERAL2 horas ago
Bibliotecas municipais de Porto Velho oferecem ambiente enriquecedor e recursos variados a leitores e concurseiros
You must be logged in to post a comment Login