GERAL
Porto Velho declara Estado de Alerta de Emergência devido à elevação crítica da cota do rio Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Decreto nº 20.865, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (26), o decretou o Estado de Alerta de Emergência no município, devido ao aumento da cota do rio Madeira. A medida visa mobilizar os órgãos municipais e as entidades responsáveis pelas ações de defesa civil para atender eventuais ocorrências, além de prevenir e minimizar danos, e assistir à população afetada.
O decreto, assinado pelo prefeito Léo Moraes, destaca que a situação foi provocada pela elevação significativa da cota da bacia do rio Madeira, que atingiu 15 metros e está prevista para superar os 16 metros, caracterizando Estado de Alerta.
Segundo o prefeito, o Município, por meio deste decreto, reforça que os esforços para mitigar os impactos das cheias dos rios e igarapés continuam em andamento.
“A mobilização de todos os órgãos e entidades da administração pública é uma prioridade, com a intensificação de medidas de prevenção e assistência às famílias afetadas. É importante a colaboração de toda a comunidade e das organizações responsáveis pela defesa civil para que a resposta a quem precisa seja imediata e eficaz”.
O decreto entra em vigor imediatamente, com prazo de vigência de 90 dias, período em que o município se dedicará a mitigar os efeitos da crise e a proteger sua população das consequências adversas da cheia e das chuvas intensas.
Texto: Cristiane Cruz
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma semana em Porto Velho (RO) em uma verdadeira imersão cultural, histórica e natural. A visita, realizada com apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), encerrou com um passeio de barco ao entardecer pelo majestoso rio Madeira.
Grupo foi recepcionado no Complexo do Porto do Cai n’Água para o passeio de barco pelo rio MadeiraO grupo de CEOs e empresárias portuguesas, envolvidas na expedição “Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial”, vivenciou experiência única ao longo dos sete dias em Rondônia. Elas percorreram pontos turísticos emblemáticos em Porto Velho, além de interações marcantes com povos originários da região. “Estamos conhecendo a Amazônia que nem todo mundo conhece – Porto Velho, em Rondônia”, disse uma das visitantes, resumindo o sentimento coletivo do grupo.
PONTO ALTO
Na tarde de segunda-feira (28), o grupo foi recepcionado no Complexo do Porto do Cai n’Água para o ponto alto da estadia: o passeio de barco pelo rio Madeira. A bordo de uma embarcação decorada com toques regionais, ao som de músicas típicas e com petiscos da gastronomia local, as turistas puderam contemplar o pôr do sol amazônico durante uma hora de trajeto entre a Usina Hidrelétrica e a ponte sobre o rio.
É um momento importante para Porto Velho entrar no mapa do turismo internacional, explicou o Aleks PalitotNo caminho, além da paisagem exuberante, avistaram botos e sentiram de perto a energia vibrante das águas que movem a cidade. “Nós estamos finalizando um receptivo de turistas pela primeira vez. A Prefeitura de Porto Velho, através da Semtel, em parceria com a Embratur, está trazendo europeus para roteiros criados aqui mesmo. Elas passaram por pontos históricos, comunidades tradicionais, gastronomia e agora estão vivendo o circuito beiradeiro. É um momento importante para Porto Velho entrar, de fato, no mapa do turismo internacional”, explicou o secretário-executivo de Turismo, Aleks Palitot.
IMPRESSÕES
As impressões marcadas pela cidade foram profundas. A empresária portuguesa Cristina Araújo, do setor capilar, demonstrou gratidão e encantamento: “Fui muito bem acolhida desde o primeiro dia. Foi uma surpresa conhecer uma história tão rica que desconhecíamos. Eu saio tão rica de conhecimento que, com certeza, voltarei para trazer mais pessoas. As pessoas aqui são maravilhosas, muito acolhedoras. E hoje, para finalizar, esse passeio foi a cereja do bolo. Consegui ver o boto, foi emocionante”.
Para a empresária portuguesa, Ana Cristina, o roteiro superou as expectativasPara a também empresária portuguesa, Ana Cristina, o roteiro superou as expectativas: “Parece que estivemos aqui por mais de um mês, de tanta intensidade e diversidade. Conhecemos o Centro, fizemos o passeio de Litorina, estivemos com os povos originários, e agora esse lindo passeio no Madeira. Vamos levar tudo isso no coração. Fomos acolhidas com muito amor”.
Já Marise Gasparini, empresária e coordenadora da expedição, destacou a força transformadora da experiência. “O projeto Ser Mais Vida trouxe essa reconexão, mesmo dentro de uma agenda executiva. Escolhemos Porto Velho pela essência, pelo calor humano, pela natureza. Foram sete dias de transformação, e tudo o que consumimos foi regional. Saímos gratas e encantadas com a cidade e com o carinho da Semtel”.
Um novo caminho para o turismo internacional
A empresária portuguesa Cristina Araújo, demonstrou gratidão e encantamento
A iniciativa faz parte das ações do projeto “Novas Rotas do Brasil”, promovido pela Embratur, que busca fortalecer destinos brasileiros ainda pouco explorados pelo turismo internacional. Porto Velho figura agora neste novo mapa, com destaque para sua autenticidade, cultura e natureza preservada.
“Estamos propondo uma nova Amazônia ao olhar estrangeiro, saindo do circuito tradicional Manaus-Belém, e apresentando Porto Velho. Essa cidade tem muito a oferecer, do patrimônio histórico às danças, do etnoturismo ao pôr do sol no Madeira. Um destino que emociona e transforma”, reforçou novamente Aleks Palitot, celebrando o êxito da missão.
Para as visitantes, fica a memória de uma experiência única. Para a cidade, a certeza de que o mundo começa a descobrir suas belezas.
Texto: Jhon Silva
Fotos: José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
GERAL
Investimentos do governo de RO em Iluminação Pública de LED trazem mudanças e segurança à população de Pimenta Bueno

A realidade dos moradores da cidade de Pimenta Bueno tem mudado a cada investimento do governo do estado de Rondônia. Um exemplo disso foi a obra de iluminação pública em Itaporanga, distrito que fica a 4 km da zona urbana e que, até então, contava com luminárias convencionais.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a ação foi fruto de um pedido dos moradores da região. “Levar iluminação para as cidades leva também mais segurança a todos,” pontuou.
A Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) foi a responsável por gerenciar e fiscalizar o projeto. o titular da Seosp, Elias Rezende, pontuou que em Pimenta Bueno, diversos pontos do município foram transformados com uma iluminação moderna e eficiente. “O bairro Nova Pimenta foi um dos contemplados com a nova iluminação pública. O bairro conta com 564 luminárias, com eficiência energética de 20,7%. A segunda etapa dos trabalhos na região prevê a revitalização de trechos da BR dentro do município, um investimento de quase R$ 700 mil, também em parceria com o governo de Rondônia,” ressaltou.
Fonte
Texto: Gabriel Regis
Fotos: Bruno Motoyama
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO fortalece segurança com policiamento no Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho

De 1º a 10 de agosto, o Parque dos Tanques, em Porto Velho, se transforma em um verdadeiro cenário de festa, cores e tradições com a realização da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, um dos maiores eventos folclóricos da Região Norte. Para garantir que a população possa celebrar com tranquilidade, o governo de Rondônia reforça a segurança no local, com efetivo da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, presente todos os dias com patrulhamento intensivo.
Além do policiamento ostensivo, serão adotadas estratégias de prevenção e atuação rápida para garantir a ordem e o bem-estar dos frequentadores. Com pontos de apoio estrategicamente posicionados, a segurança pública fornecerá cobertura completa no local.
Com pontos de apoio estrategicamente posicionados, a segurança pública fornecerá cobertura completa no local
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reforço na segurança do evento proporciona momentos de lazer com tranquilidade para população, além da valorização da cultura local. “O governo do estado está trabalhando, através das forças de segurança para garantir que todos possam aproveitar as festividades com bem-estar”, ressaltou.
De acordo com o comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, “o trabalho da Polícia Militar no evento reforça a confiança da população e evidencia a importância da atuação integrada entre as forças de segurança em grandes eventos culturais”, enfatizou.
O comandante do 1º BPM, tenente-coronel PM Alex Miranda, destacou que “a presença da PM é um fator decisivo para manter o ambiente familiar e seguro que o Arraial Flor do Maracujá representa.”
Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL1 dia ago
Mutirão do DIU acontece em agosto com oferta de 200 dispositivos gratuitos em Porto Velho
- INTERIOR1 dia ago
Para reforçar segurança no trânsito, operação Lei Seca Nacional é realizada simultaneamente em seis municípios rondonienses
- GERAL1 dia ago
Divulgado resultado preliminar de seleção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- GERAL1 dia ago
Porto Velho é contemplado com R$ 37 milhões do PAC para saúde
- GERAL1 dia ago
Museu da Memória Rondoniense é reaberto em Porto Velho, fortalecendo valorização da história e cultura do estado
You must be logged in to post a comment Login