Connect with us

GERAL

População pode acionar a polícia apertando botão de emergência dos totens em caso de perigo

Published

on

O Sistema de monitoramento Interativo – totens, instalado pelo Governo de Rondônia em pontos estratégicos do Estado representa reforço na Segurança Pública e possui duas funções principais: monitoramento por câmeras e contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O diretor do Ciop explica sobre o acompanhamento das denúncias

Conforme o Ciop, Rondônia apresenta totens em Porto Velho (10); Ariquemes (2); Cacoal (2); Ji-Paraná (3) e Vilhena (2). Além disso, para somar com o videomonitoramento do Estado, outro tipo de dispositivo instalado em pontos estratégicos, são os módulos de segurança; compostos de uma câmera que permite  zoom aprimorado para verificar detalhes do que está ocorrendo na área. Os módulos de segurança estão distribuídos em Porto Velho (30); Ariquemes (8); Cacoal (8); Ji-Paraná (9) e Vilhena (8).

Advertisement

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os totens fazem parte das boas práticas inovadoras do Governo do Estado, para prestar um serviço de qualidade à população. ‘‘Com essa tecnologia, é possível monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, e agir de forma rápida e efetiva na proteção da sociedade’’, salientou.

Conforme o diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), tenente-coronel PM Alex Miranda, os postos de segurança, conhecidos como totens, funcionam 24 horas, e cada um possui entre quatro e cinco câmeras  fixas, com visualização em 360°, ou seja, uma visão total da área.

Advertisement

Ao apertar o botão de emergência do totem, a pessoa é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz

Além de câmera com tecnologia de zoom avançado; comunicação com a população com alertas sonoros em situações emergenciais e mensagens orientativas de segurança; o totem possui, também, um botão de emergência.

Advertisement

‘‘Todo cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência de ter sido vítima de um crime, como exemplo, o roubo de celular; pode fazer a denúncia pelo botão de emergência do totem e em poucos minutos é atendido por uma equipe policial. É mais um recurso do Governo de Rondônia utilizado para fortalecer a Segurança Pública, com ostensividade, e ampliar a comunicação para a população ser bem atendida’’, pontuou o diretor do Ciop.

BOTÃO DE EMERGÊNCIA

Advertisement

1 – Quando uma pessoa aperta o botão de emergência do totem, ela é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz, com o operador de videomonitoramento da Central de Operações do Ciop, que imediatamente cria protocolo de atendimento, no Sistema de Segurança (Siseg);

2 –  Ao ver o protocolo da denúncia no sistema, o operador do teledespacho, imediatamente, seleciona a equipe que atenderá a ocorrência de forma ágil;

Advertisement

3- A equipe da Polícia Militar, devido à tecnologia embarcada dentro da viatura, é alertada que existe um protocolo para atendimento, e se desloca rapidamente até o local onde está o solicitante.

Módulos de segurança, estão instalado em pontos estratégicos

Advertisement

Em 2023, o Ciop registrou cerca de 300 atendimentos por conta do acionamento do botão do Posto de Segurança (toten), no Estado. Os casos mais registrados são de roubo, furto e acidentes de trânsito. O tempo de resposta leva cerca de 8 minutos, em média, segundo o Ciop.

RESULTADOS

Advertisement

Com o uso das tecnologias inteligentes, a Sesdec registra redução no número de crimes nas regiões, onde os totens estão instalados. Um exemplo disso, é a queda expressiva de 34% nos casos de roubos e 19% para furtos, em pontos estratégicos de Porto Velho. A confiança da população em ter um atendimento rápido e de qualidade, também tem levado ao aumento do contato com a Segurança Pública. Em fevereiro de 2023, foram registrados mais de 5.4 mil atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2024, ultrapassou 20,9 mil as denúncias registradas no Sistema de Segurança, acionadas por meio do botão de emergência dos totens, pelo 190 e aplicativo ”Cidadão RO”.

VIDEOMONITORAMENTO

Advertisement

Ação da polícia corresponde ao chamado

A captação das imagens de mais de 200 câmeras, em Porto Velho, ficam disponíveis em um telão na Central de Operações do Centro Integrado de Operações (Ciop, onde a equipe de atendimento e de teledespacho, com representantes da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) atuam, dando fluidez ao fluxo de resposta às ocorrências da população.

Advertisement

Nos demais municípios, onde há totens, também há uma Central de Monitoramento instalada em batalhões, em que acontece o acompanhamento das imagens e atendimento das ocorrências.

Além de uma pronta resposta, com o deslocamento de uma equipe da PMRO para atender às ocorrências, o monitoramento por câmeras instaladas nos totens e módulos de segurança, também auxiliam em operações aéreas, subsidiando a equipe com informações, e ajudando quanto à elucidação de investigações dos crimes.

Advertisement

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

GERAL

JULHO AMARELO: Importância da detecção precoce e prevenção das hepatites virais é destacada pelo governo de RO

Published

on

Com o objetivo de conscientizar, prevenir e promover o diagnóstico precoce das hepatites virais, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca, neste Julho Amarelo, a importância da testagem e do tratamento dessas doenças que, muitas vezes são silenciosas e podem evoluir para quadros graves se não identificadas com antecedência.

Advertisement

As hepatites virais são um grupo de doenças que afetam o fígado, causadas pelos vírus A, B, C, D e E.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, ao promover informação, diagnóstico e cuidado, a gestão estadual reforça o comprometimento com o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo acesso universal e equitativo à saúde.

Advertisement

Segundo o médico do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Rui Rafael Durlacher, as hepatites se dividem em dois grandes grupos: as hepatites A e E, e são transmitidas por meio de alimentos e água contaminados, cuja prevenção inclui cuidados com a higiene e vacinação infantil; e as hepatites B, C e D, transmitidas pelo contato com sangue contaminado e por via sexual. “A melhor forma de se proteger é usando preservativos, realizando testes rápidos regularmente e tomando a vacina contra a hepatite B, que está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explicou.

Transmissão das hepatites virais:

Advertisement

✅ Hepatites A e E: transmitidas principalmente por água e alimentos contaminados (via fecal-oral). A prevenção envolve higiene pessoal (como a lavagem das mãos) e, no caso da hepatite A, a vacinação.

✅ Hepatites B, C e D: são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, por relações sexuais desprotegidas e da mãe para o filho durante a gestação ou o parto. As formas de prevenção incluem o uso de preservativos, não compartilhar objetos de uso pessoal (como escovas de dente, lâminas de barbear e alicates), além do uso de materiais esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos. Para a hepatite B, há vacina disponível.

VACINAÇÃO

O governo de Rondônia mantém a unidade de vacinação Espaço Saúde, que oferece além das vacinas de Hepatite A e B, cerca de 14 tipos de imunizantes. A unidade está localizada em um estabelecimento comercial, na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h.

Advertisement

Vacinas disponíveis:

  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Pentavalente
  • VIP (Poliomielite Inativada)
  • Covid-19
  • Pneumocócica 10-valente
  • Meningocócica C
  • Febre Amarela
  • Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
  • Rotavírus
  • Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela)
  • DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular)
  • Pólio (Oral)
  • DT (Difteria e Tétano – Adulto)
  • HPV (Papilomavírus Humano)
  • Meningo ACWY

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou que o Julho Amarelo é uma oportunidade para ampliar o debate sobre as hepatites virais e, sobretudo, para desmistificar a doença e incentivar a população a realizar a testagem. “O diagnóstico precoce é o primeiro passo para um tratamento eficaz e para evitar a progressão da doença, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e quebrando a cadeia de transmissão.”

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Cristian Alves
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Governo de RO apresenta Sistema Único de Educação para integrar e modernizar o ensino público

Published

on

O governo de Rondônia deu um passo significativo para modernização e integração da educação pública rondoniense com a apresentação do Sistema Único de Educação de Rondônia (SUE/RO). Em reunião realizada na terça-feira (8), no auditório da sede do Conselho Regional de Educação, em Porto Velho, foi apresentado para os servidores da educação todos os detalhes da nova solução tecnológica que visa unificar as redes estadual, municipais e instituições filantrópicas de ensino em uma única plataforma.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia Empreendedorismo e Gestão (BRTEC), Wilson Wladimir de Alencar Mendes, do gerente de projetos da BRTEC, Luiz Queiroz Pinheiro, além de gestores da Seduc e conselheiros do Comitê de Educação de Rondônia.

Advertisement

O SUE/RO, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o BRTEC, foi concebido para ser uma ferramenta completa de gestão escolar e pedagógica. O objetivo é promover a padronização, equidade e eficiência na educação pública, contemplando desde a organização curricular até o monitoramento individualizado da aprendizagem dos alunos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a plataforma totalmente integrada, é capaz de monitorar e promover o avanço da aprendizagem com base em evidências pedagógicas. “Com esse sistema, democratizamos ainda mais o acesso à educação”, ressaltou.

Advertisement

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou a importância da plataforma. “O sistema permitirá aos gestores públicos, professores e técnicos educacionais acesso a indicadores de desempenho em tempo real, facilitando o planejamento estratégico da educação e a elaboração de políticas públicas mais eficazes.”

PRINCIPAIS RECURSOS

Advertisement

A ferramenta foi apresentada aos servidores da educação

O SUE/RO oferece um conjunto robusto de funcionalidades, desenhadas para atender às necessidades de todos os envolvidos no processo educacional:

Advertisement
  • Gestão de matrizes curriculares personalizadas: alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Gestão acadêmica completa: formação de turmas, calendários, históricos escolares e diários eletrônicos.
  • Portais dedicados: Portal do Aluno (acesso a conteúdos, avaliações, notas e relatórios de desempenho); Portal do Professor (planejamento, lançamento de notas, frequência e banco de questões); e Portais do Supervisor e Orientador Pedagógico (ferramentas de acompanhamento pedagógico em tempo real).
  • Banco de Questões e Avaliações: internas e externas, com provas personalizadas e simulados por nível de ensino.
  • Ferramentas de avaliação avançadas: baseadas em matrizes de referência, com indicadores por área de conhecimento e habilidades específicas.
  • Análise precisa da aprendizagem: relatórios pedagógicos que identificam o nível de domínio dos alunos por competência, habilidade e área do conhecimento, permitindo ações corretivas e personalizadas.

Conforme a diretora-geral de Educação da Seduc, Irany Oliveira, o SUE/RO propõe uma gestão inteligente, onde cada aluno será acompanhado com foco real em seu aprendizado e desenvolvimento integral. “A plataforma também oferecerá suporte técnico e capacitação contínua pela Secretaria, e será disponibilizada gratuitamente aos municípios e instituições filantrópicas que aderirem ao projeto, reforçando o compromisso do estado com a universalização de uma educação pública de excelência”, enfatizou.

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Sarah Garcia
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Inscrições de cursos de qualificação para profissionais do trânsito estão abertas em todo estado

Published

on

Com o intuito de formar, capacitar e atualizar conhecimentos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) divulga o calendário de cursos para diversos municípios, com inscrições que se encerram em julho. As capacitações, organizadas pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) são nas áreas de transporte coletivo de passageiros, veículos de emergência, transporte escolar, direção defensiva e mototaxistas.

Advertisement

Para os alunos interessados nos cursos em Porto Velho, as inscrições devem ser realizadas presencialmente na EPTran, localizada na Avenida Padre Chiquinho, nº 943, Bairro Pedrinhas.

Nos demais municípios, é necessário procurar as unidades das Ciretrans ou os Postos Avançados (PA). Informações também podem ser obtidas pelos telefones (69) 99356-0519 e (69) 98463-8333 (somente mensagem de texto).

Advertisement

NOVOS CURSOS

Dentre as principais novidades estão os curso de Atualização de Condutor de Veículo de Transporte de Carga Indivisível; Formação Especializada de Condutor de Veículo de Emergência; Mecânica Básica para Mulheres; Capacitação para monitor de Transporte Escolar e Aprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais.

Advertisement

Abaixo, segue tabela com o local dos cursos, período de inscrição e de realização. O cronograma pode ser alterado a depender das condições climáticas, demandas institucionais ou por decisão administrativa. No entanto, toda e qualquer mudança será informada com antecedência.

CURSOS DE JULHO

CidadeCursoInscriçãoRealizaçãoCarga Horária
Porto VelhoAtualização de Condutor de Veículo de Transporte de Carga Indivisívelaté 10 de julho19 a 26 de julho50 h/a
Porto VelhoDireção Defensivaaté 18 de julho26/0710 h/a
Nova Brasilândia d’OesteCapacitação para Monitor de Transporte Escolaraté 10 de julho21 a 26 de julho30 h/a
Guajará-MirimFormação Especializada de Condutor de Veículo de Emergênciaaté 10 de julho21 a 31 de julho50 h/a
Presidente MédiciDireção Defensivaaté 10 de julho25 e 26 de julho10 h/a
Rolim de MouraAtualização Especializada de Condutor de Veículo de Emergênciaaté 18 de julho28 a 30 de julho16 h/a
JaruFormação de Condutores de Veículos de Aplicativosaté 10 de julho21 a 26 julho30 h/a
JaruAtualização de Mototaxistasaté 10 de julho19  de julho10 h/a
JaruCapacitação para Monitor de Transporte Escolaraté 10 de julho21 a 26 de julho30 h/a
Porto VelhoAprimoramento para Condutor de Veículos Oficiaisaté 11 de julho21 a 28 de julho30 h/a
CacoalAprimoramento para Condutor de Veículos Oficiaisaté 11 de julho21 a 26 de julho30 h/a
Guajará-MirimAprimoramento para Condutor de Veículos Oficiaisaté 11 de julho21 a 26 de julho30 h/a
Porto VelhoCapacitação para Monitor de Transporte Escolaraté 11 de julho21 a 26 de julho30 h/a
BuritisCapacitação para Monitor de Transporte Escolaraté 15 de julho21 a 26 de julho30 h/a

CURSOS DE AGOSTO

CidadeCursoInscriçãoRealizaçãoCarga Horária
São Felipe d’OesteCapacitação para Monitor de Transporte Escolaraté 23 de julho4 a 9 de agosto30 h/a
Porto VelhoAtualização de Instrutor de Trânsitoaté 23 de julho6 a 8 de agosto20 h/a
Ouro Preto do OesteAprimoramento para Condutor de Veículos Oficiaisaté 23 de julho4 a 9 de agosto30 h/a
VilhenaAprimoramento para Condutor de Veículos Oficiais23 de julho4 a 9 de agosto30 h/a
Guajará-MirimFormação de Direção Defensiva23 de julho11 e 12 de agosto10 h/a
AriquemesFormação de Condutor de Veículo de Emergência23 de julhoTurma I (11 a 15 de agosto) e Turma II (18 a 23 de agosto)50 h/a
AriquemesAtualização de Condutor de Veículo de Emergência23 de julhoTurma I (16 e 23 de agosto) e Turma II (22 e 23 de agosto)16 h/a
AriquemesFormação de Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiro23 de julho18 a 29 de agosto50 h/a
AriquemesAtualização de Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiro23 de julho23 e 30 de agosto16 h/a
Ji-ParanáFormação Inicial em Didática para Multiplicadores da Educação de Trânsito23 de julho18 e 22 de agosto25 h/a
Ouro Preto do OesteFormação Inicial em Didática para Multiplicadores da Educação de Trânsito23 de julho18 e 22 de agosto25 h/a
Porto VelhoFormação de Condutor de Veículo de Transporte de Produtos Perigosos – TPP23 de julho11 e 22 de agosto50 h/a
Porto VelhoAtualização de Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP23 de julho16 e 23 de agosto16 h/a
Machadinho d’OesteAprimoramento para condutor de Veículos Oficiais23 de julho18 a 23 de julho30 h/a
BuritisFormação em Direção Defensiva23 de julho29 e 30 de agosto10 h/a
Santa Luzia d’OesteCapacitação para Monitor de Transporte Escolar23 de julho11 e 16 de agosto30 h/a
Porto VelhoFormação em Direção Defensiva23 de julho22 e 23 de agosto10h/a
Porto VelhoFormação de Condutor de Veículo Escolar23 de julho18 a 29 de agosto50 h/a
Porto VelhoAtualização de Condutor de Veículo Escolar23 de julho23 e 30 de agosto16 h/a
Porto VelhoFormação de Condutor de Veículo de Emergência23 de julho18 a 29 de agosto50 h/a
Porto VelhoAtualização de Condutor de Veículo de Emergência23 de julho23 e 30 de agosto16 h/a
JaruFormação de Condutores de Veículos de Aplicativo23 de julho25 a 29 de agosto30 h/a

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Nauana Holder e Arquivo Detran
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE