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População pode acionar a polícia apertando botão de emergência dos totens em caso de perigo

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O Sistema de monitoramento Interativo – totens, instalado pelo Governo de Rondônia em pontos estratégicos do Estado representa reforço na Segurança Pública e possui duas funções principais: monitoramento por câmeras e contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O diretor do Ciop explica sobre o acompanhamento das denúncias

Conforme o Ciop, Rondônia apresenta totens em Porto Velho (10); Ariquemes (2); Cacoal (2); Ji-Paraná (3) e Vilhena (2). Além disso, para somar com o videomonitoramento do Estado, outro tipo de dispositivo instalado em pontos estratégicos, são os módulos de segurança; compostos de uma câmera que permite  zoom aprimorado para verificar detalhes do que está ocorrendo na área. Os módulos de segurança estão distribuídos em Porto Velho (30); Ariquemes (8); Cacoal (8); Ji-Paraná (9) e Vilhena (8).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os totens fazem parte das boas práticas inovadoras do Governo do Estado, para prestar um serviço de qualidade à população. ‘‘Com essa tecnologia, é possível monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, e agir de forma rápida e efetiva na proteção da sociedade’’, salientou.

Conforme o diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), tenente-coronel PM Alex Miranda, os postos de segurança, conhecidos como totens, funcionam 24 horas, e cada um possui entre quatro e cinco câmeras  fixas, com visualização em 360°, ou seja, uma visão total da área.

Ao apertar o botão de emergência do totem, a pessoa é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz

Além de câmera com tecnologia de zoom avançado; comunicação com a população com alertas sonoros em situações emergenciais e mensagens orientativas de segurança; o totem possui, também, um botão de emergência.

‘‘Todo cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência de ter sido vítima de um crime, como exemplo, o roubo de celular; pode fazer a denúncia pelo botão de emergência do totem e em poucos minutos é atendido por uma equipe policial. É mais um recurso do Governo de Rondônia utilizado para fortalecer a Segurança Pública, com ostensividade, e ampliar a comunicação para a população ser bem atendida’’, pontuou o diretor do Ciop.

BOTÃO DE EMERGÊNCIA

1 – Quando uma pessoa aperta o botão de emergência do totem, ela é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz, com o operador de videomonitoramento da Central de Operações do Ciop, que imediatamente cria protocolo de atendimento, no Sistema de Segurança (Siseg);

2 –  Ao ver o protocolo da denúncia no sistema, o operador do teledespacho, imediatamente, seleciona a equipe que atenderá a ocorrência de forma ágil;

3- A equipe da Polícia Militar, devido à tecnologia embarcada dentro da viatura, é alertada que existe um protocolo para atendimento, e se desloca rapidamente até o local onde está o solicitante.

Módulos de segurança, estão instalado em pontos estratégicos

Em 2023, o Ciop registrou cerca de 300 atendimentos por conta do acionamento do botão do Posto de Segurança (toten), no Estado. Os casos mais registrados são de roubo, furto e acidentes de trânsito. O tempo de resposta leva cerca de 8 minutos, em média, segundo o Ciop.

RESULTADOS

Com o uso das tecnologias inteligentes, a Sesdec registra redução no número de crimes nas regiões, onde os totens estão instalados. Um exemplo disso, é a queda expressiva de 34% nos casos de roubos e 19% para furtos, em pontos estratégicos de Porto Velho. A confiança da população em ter um atendimento rápido e de qualidade, também tem levado ao aumento do contato com a Segurança Pública. Em fevereiro de 2023, foram registrados mais de 5.4 mil atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2024, ultrapassou 20,9 mil as denúncias registradas no Sistema de Segurança, acionadas por meio do botão de emergência dos totens, pelo 190 e aplicativo ”Cidadão RO”.

VIDEOMONITORAMENTO

Ação da polícia corresponde ao chamado

A captação das imagens de mais de 200 câmeras, em Porto Velho, ficam disponíveis em um telão na Central de Operações do Centro Integrado de Operações (Ciop, onde a equipe de atendimento e de teledespacho, com representantes da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) atuam, dando fluidez ao fluxo de resposta às ocorrências da população.

Nos demais municípios, onde há totens, também há uma Central de Monitoramento instalada em batalhões, em que acontece o acompanhamento das imagens e atendimento das ocorrências.

Além de uma pronta resposta, com o deslocamento de uma equipe da PMRO para atender às ocorrências, o monitoramento por câmeras instaladas nos totens e módulos de segurança, também auxiliam em operações aéreas, subsidiando a equipe com informações, e ajudando quanto à elucidação de investigações dos crimes.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

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Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 66 mil atendimentos em oito meses

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Com objetivo de diminuir a fila de espera por consultas, o Hospital Regional de Cacoal realizou cerca de 66.598 atendimentos nos períodos entre janeiro e agosto de 2024. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade, abrangendo seu serviço pela II Macrorregião. 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, a gestão tem investido em estruturação e profissionais para ampliar o serviço nos municípios. “A equipe médica da unidade está empenhada em oferecer um atendimento especializado, com ambiente humanizado e profissionais capacitados.” 

  • A unidade atende pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, com total de 34 municípios. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são resultados de uma intensificação dos serviços nas unidades, que tem buscado atender todas as demandas da população. “Nosso foco é diminuir filas de espera por consultas e exames, neste sentido, estamos realizando melhorias estruturais para ampliar o atendimento contínuo”, ressaltou. 

A UTI pediátrica recebeu reformas estruturais

REFORMA

Em julho de 2024, foi realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR), unidade que possui sete leitos para atendimento ao público infantil. Com a obra, foram feitas a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias. 

SERVIÇO

O Hospital Regional de Cacoal possui 166 leitos no total, entre esses 28 leitos de UTI adulto e 7 pediátricos e com 4 salas de cirurgia. A unidade conta com um Centro de Reabilitação que auxilia na reabilitação fisioterápica, com aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápico, maca ortostática para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória, e irá atender os pacientes internados que necessitam de reabilitação e servidores assistidos na Saúde do Trabalhador. 

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

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Drones modernos do governo de RO ajudam no combate a incêndios no Parque de Guajará-Mirim

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  • A combinação de imagens de satélite e drones modernos ajudam a força-tarefa, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a combater incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o enfrentamento foi intensificado pelo governo de Rondônia. A área atingida reduziu drasticamente de mais de 2 mil hectares para 200 hectares.

Leitura das imagens captadas pelo drone ajuda na definição de estratégias de combate

Os drones, com os operadores da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram solicitados pelo líder da força-tarefa no Parque, tenente coronel BM Victor Paulo Rodrigues de Souza, que está nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à “Operação Temporã”. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, demostrando o esforço conjunto do estado na missão de proteção ao meio ambiente.

O chefe de equipe da Operação Verde Rondônia (OVR), tenente BM Alexandre Trajano, explicou o impacto positivo dos dois drones de alta tecnologia empregados para identificar ocorrências de incêndios. Enquanto as imagens de satélite consideram focos de calor até nos pedrais aquecidos, as imagens de drones são precisas em identificar os incêndios.

Aquisição dos drones faz parte dos investimentos do governo do estado

“O governo tem nos incentivado com tecnologia de ponta. Os drones são equipamentos modernos de alto investimento, que ajudam nossa tropa a evitar empenho e deslocamento desnecessários. As imagens de satélite podem confundir pedras aquecidas com incêndios, então enviamos os drones para verificar. Se for pedra, descartamos a ocorrência, porém constatando incêndio, a equipe é prontamente acionada para o combate”, destacou o chefe de equipe da OVR.

AÇÕES ESTRATÉGIAS

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado mantém uma grandiosa força-tarefa por meio de duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” e “Operação Temporã”, com apoio de outros órgãos. “O governo de Rondônia está fortalecendo a força-tarefa com condições tecnológicas e operacionais para o enfrentamento aos incêndios florestais. Também com ações preventivas e de monitoramento, para vencer o quanto antes esse difícil cenário instalado neste período de estiagem severa.”

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

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Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos

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  • O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada, incluindo o aumento de incêndios e a formação de fumaça densa que tem afetado a qualidade do ar e a saúde da população.

Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização, o aprimoramento das estratégias de combate a incêndios e a implementação de soluções para o gerenciamento da água. Além disso, foram analisadas ações de suporte à população afetada e a coordenação de esforços para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação

O presidente do Comitê de Crise Hídrica, Cel. BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, destacou em sua fala, a importância da união entre as diferentes esferas de governo e instituições para superar a crise. “Estamos diante de um desafio e a colaboração entre todos os órgãos envolvidos é essencial para enfrentarmos a seca e seus efeitos. Nosso compromisso é garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atinjam diretamente as áreas mais necessitadas.”

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação, adaptando as estratégias conforme necessário. A colaboração entre as diversas entidades e a comunidade continua sendo uma prioridade para enfrentar os desafios impostos pela seca e minimizar seus impactos em Rondônia.

PARTICIPAÇÃO

O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) além de representantes da Governadoria, Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes (DER-RO), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Fonte
Texto: Marcos André
Fotos: CBMRO
Secom – Governo de Rondônia

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