POLÍCIA
MP deflagra operação contra a agiotagem em Rondônia e mira Policiais acusados de violência contra vítimas; saiba como denunciar

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Soldados da Usura, em atuação conjunta com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Gerência de Aviação de Estado (Gave/Sesdec), Ministérios Públicos dos Estados Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS), Acre (MPAC) e Polícias Civis dos Estados de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).
A operação visa desmantelar organização criminosa constituída com o objetivo de obter vantagens financeiras a partir da realização de empréstimos ilegais (usura) e que praticou, no mesmo contexto, os crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato, falsidades ideológicas, dentre outros em apuração.
A fase ostensiva da operação tem como objetivo dar cumprimento a 9 (nove) mandados de prisão preventiva, 42 (quarenta e dois) mandados de busca e apreensão, além de diversas medidas assecuratórias patrimoniais (indisponibilidade de valores, imóveis, cotas sociais de empresas, veículos de luxo, dentre outros), que totalizam R$ 73.655.246,00,(setenta e três milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil e duzentos e quarenta e seis reais), todas deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Porto Velho.
As diligências estão sendo realizadas em 6 (seis) Estados diferentes, mais precisamente em Porto Velho/RO, Distrito de Três Coqueiros/RO, São Paulo/SP, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Diamantino/MT, Chapadão do Sul/MS e Rio Branco/AC, envolvendo mais de 200 (duzentas) pessoas, entre promotores de Justiça, delegados de Polícia, agentes e escrivães da Polícia Civil, oficiais e policiais da Polícia Militar, peritos criminais, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), pilotos e tripulantes da Gerência de Aviação de Estado e servidores do quadro administrativo do MPRO.
O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que encaminhou cópias de sindicâncias instauradas contra policiais militares, contendo indícios de crimes de usura e extorsão.
Com o aprofundamento das investigações se identificou uma Orcrim constituída por uma rede de pessoas que tinham as funções de captar “clientes”, fazer empréstimos com juros ilegais, fazer as cobranças com o uso de violência e grave ameaça (inclusive com uso de armas de fogo), seguidos de atos de expropriação patrimonial, já que, em relação a diversas vítimas, os investigados se apossaram de valores e bens que lhes pertenciam, acumulando e movimentando expressivas cifras em dinheiro e bens móveis e imóveis.
Na sequência, os investigados praticavam diversas condutas visando ocultar e dissimular a origem, disposição e localização de bens e valores, movimentando todo o patrimônio ilicitamente angariado em nome de empresas “fantasmas” constituídas em nome de “laranjas”, com documentos ideologicamente falsos, convertendo, também, ativos ilícitos em lícitos, com relevantes investimentos na compra de veículos, imóveis e até na construção de uma draga de extração de ouro no rio Madeira.
O nome atribuído à operação é referência ao modus operandi adotado pelos investigados, que empregavam força, ameaças com armas de fogo, violência física, comportando-se como uma legião de saqueadores, explorando e expropriando as vítimas para obter e acumular muita riqueza às custas do patrimônio alheio.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Como descrito acima, as investigações identificaram um número extenso de vítimas da organização criminosa, sendo possível que, no atual cenário, ainda seja de desconhecimento do Gaeco/MPRO algum fato delitivo e o respeito ofendido.
Desse modo, o Ministério Público disponibiliza abaixo link e QR CODE contendo formulário para identificação e colheita de reclamações de outras possíveis vítimas da organização criminosa investigada e que queiram contribuir com as investigações.
É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos, a fim de permitir uma completa apuração dos eventos criminosos:
POLÍCIA
URGENTE: Homem é arrastado pela facção e executado por trás do residencial Orgulho do Madeira

Na noite deste domingo (29), a Polícia Militar foi acionada após uma denúncia anônima informar sobre um homicídio ocorrido nos fundos do Residencial Popular Orgulho do Madeira, localizado no bairro Socialista, zona Leste de Porto Velho (RO).
Segundo as primeiras informações, um homem foi executado com disparos de arma de fogo em uma área de mata próxima ao conjunto habitacional. Assim que chegaram ao local, os policiais confirmaram a veracidade da denúncia e solicitaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito da vítima.
A área foi imediatamente isolada para preservação da cena do crime. A Perícia Criminal e uma equipe da Rebeca (Remoção de Cadáveres) foram acionadas para realizar os procedimentos técnicos de praxe. Após os trabalhos periciais, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que possam auxiliar nas investigações.
Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada oficialmente. A Polícia Civil deve assumir o caso e abrir inquérito para apurar as circunstâncias do crime, bem como a autoria e motivação do homicídio.
POLÍCIA
Colisão entre motos na zona sul deixa três vítimas com lesões

Na noite deste domingo (29), um grave acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Avenida Aldo com a Rua do Cravo, no bairro Cohab, zona sul de Porto Velho (RO). A colisão envolveu duas motocicletas e deixou três pessoas feridas.
De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar do Batalhão de Trânsito, uma das motocicletas, que operava como mototáxi por aplicativo e transportava um passageiro, seguia pela Avenida Aldo sentido Miguel Calmon. No sentido oposto, vinha outra motocicleta conduzida por um jovem que, segundo testemunhas, trafegava com o farol apagado. A colisão frontal foi inevitável e resultou na queda dos três envolvidos, que sofreram escoriações pelo corpo.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, as vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul para receberem atendimento médico.
A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e deve investigar as circunstâncias do acidente, inclusive a possível falta de iluminação na motocicleta envolvida.
POLÍCIA
Grave acidente com capotamento deixa três feridos no bairro Embratel neste sábado

Na manhã deste sábado (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a um grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Pinheiro Machado, no bairro Embratel. A colisão resultou no capotamento de um dos carros e deixou três pessoas feridas, uma delas em estado grave.
De acordo com as informações apuradas no local pela PRF, o acidente ocorreu quando uma mulher que conduzia um veículo modelo Renault seguia pela avenida Pinheiro Machado, no sentido bairro, e teria supostamente avançado o sinal vermelho. No cruzamento, ela acabou sendo violentamente atingida por um carro modelo Fiat Strada, que transitava pela avenida Jorge Teixeira no sentido aeroporto.
Com o impacto da batida, o Renault capotou e acabou atingindo um ciclista que passava pelo local no momento do acidente. A condutora do Renault sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. O motorista do Fiat Strada também precisou de atendimento médico após bater a cabeça com força no interior do veículo.
O ciclista, que teve escoriações pelo corpo, foi encaminhado à Policlínica Ana Adelaide, mas seu estado de saúde é estável.
A área foi isolada pelas autoridades para a realização da perícia, e o trânsito no local ficou parcialmente interditado durante o atendimento da ocorrência. A PRF segue investigando as circunstâncias do acidente.
- POLÍCIA1 dia ago
URGENTE: Homem é arrastado pela facção e executado por trás do residencial Orgulho do Madeira
- POLÍCIA1 dia ago
Colisão entre motos na zona sul deixa três vítimas com lesões
- POLÍCIA1 dia ago
Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento; Marido é suspeito e fugiu do local
- POLÍCIA1 dia ago
Grave acidente com capotamento deixa três feridos no bairro Embratel neste sábado
- GERAL12 horas ago
Encerra nesta segunda-feira, 30, as inscrições para o programa CNH Social em Rondônia; prazo vai até às 23h59
You must be logged in to post a comment Login