GERAL
Medidas preventivas e atualização da caderneta vacinal no retorno às aulas são destacadas pelo governo de RO
- Com o início do ano letivo, o governo de Rondônia intensifica as orientações para garantir que crianças e jovens voltem às aulas de forma segura. Nesse momento de grande circulação em ambientes coletivos, a prevenção de doenças transmissíveis torna-se prioridade, e a atualização da caderneta de vacinação é uma medida essencial. As escolas desempenham um papel essencial na promoção da saúde. Além de incentivar a imunização, as instituições podem contribuir com iniciativas como palestras realizadas por profissionais de saúde, atualização de murais informativos sobre doenças e vacinas, e distribuição de materiais educativos.
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), essas ações tornam o ambiente escolar um importante aliado na prevenção de doenças, promovendo a saúde de forma individual e coletiva.
CUIDADOS BÁSICOS
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destacou que é essencial revisar a caderneta de vacinação das crianças antes do retorno às aulas, garantindo imunização contra doenças como gripe, varicela, rubéola, meningite e outras. “É hora de revisar a caderneta de vacinação das crianças para garantir que estejam protegidas. A imunização cria barreiras de proteção, impedindo a disseminação de vírus, bactérias e germes, além de evitar casos graves.”
Segundo a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, a vacinação deve ser acompanhada de cuidados básicos de higiene. Medidas como lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool em gel, manter os ambientes ventilados e higienizar superfícies compartilhadas são eficazes para reduzir a transmissão de doenças respiratórias. “É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais de possíveis infecções e busquem atendimento médico adequado, assegurando o bem-estar das crianças e a segurança de todos”, explicou.
SAÚDE
Nos 52 municípios de Rondônia, as vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde, com horários acessíveis para atender às famílias. Essa estrutura facilita o acesso à imunização, essencial para evitar casos graves e hospitalizações.
Vacinas disponíveis:
- BCG: previne formas graves de tuberculose;
- Hepatite A e B: protege contra os vírus da hepatite A e B
- Pentavalente: combina proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B;
- Poliomielite (VIP e VOP): previne a poliomielite;
- Rotavírus Humano: protege contra infecções causadas pelo rotavírus;
- Pneumocócica 10-valente: previne doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae;
- Meningocócica C: protege contra a meningite causada pelo meningococo C;
- Febre Amarela: previne a febre amarela;
- Tríplice Viral (SCR): protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
- DTP (tríplice bacteriana): reforço contra difteria, tétano e coqueluche;
- Varicela: previne a catapora;
- HPV: protege contra o papilomavírus humano; e
- Tetraviral: vacina combinada que protege sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada).
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Lucas Maximus
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Samu atendeu uma média de 50 ocorrências por dia neste mês de janeiro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências da Prefeitura de Porto Velho.
O serviço é gratuito, acessado pelo número 192, funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, explica o secretário Municipal de Saúde, Jaime Gazola Filho. “Por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, o Samu tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de atenção às urgências. Seis unidades de suporte básico de vida e uma de suporte avançado de vida atende Porto Velho e uma de suporte intermediário em Jaci-Paraná”.
ORIENTAÇÃO
A principal orientação, de acordo com o diretor do Samu, Marlison Lucas Roseno, é manter a calma e seguir as instruções do atendente de maneira clara e objetiva no caso de uma emergência. “A rapidez e a precisão das informações fornecidas ajudam a equipe do Samu a tomar as medidas corretas e a chegar o mais rápido possível ao local da emergência, garantindo o melhor atendimento para a vítima”.
Apenas neste mês de janeiro, o Samu Porto Velho atendeu uma média de 50 ocorrências por dia, sendo o de maior incidência os acidentes automobilísticos. A afirmação é do coordenador do NEP Samu 192, Luiz Henrique Vieira da Silva.
“O Samu faz uma grande diferença na vida das pessoas, pois é um serviço essencial para garantir que a população receba cuidados médicos rápidos e eficazes em situações críticas. Ele não só aumenta as chances de sobrevivência, mas também melhora a qualidade do atendimento em situações de emergência, promovendo um sistema de saúde mais eficiente e acessível. Sem dúvida, é um pilar fundamental para a saúde pública, especialmente em grandes centros urbanos, onde os acidentes e emergências médicas são mais frequentes”, ressaltou Silva.
QUANDO CHAMAR O SAMU
A prática de trotes para serviços de emergência é considerada crime no BrasilO atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do Samu 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
TROTES
O coordenador também comentou sobre os trotes, em sua opinião um dos maiores problemas para os serviços de urgência, pois prejudicam o atendimento à população e comprometem a segurança de quem realmente precisa de ajuda. “Por isso, é essencial que as pessoas usem o número 192 de forma responsável e que a sociedade esteja ciente das consequências desse tipo de atitude”, alertou.
CONSEQUÊNCIAS LEGAIS
A prática de trotes para serviços de emergência é considerada crime no Brasil, de acordo com o Código Penal (art. 340), e pode resultar em: Multa ou prisão de um a seis meses, além de responsabilização civil e indenizações. Além disso, quem faz trote pode ser responsabilizado por danos causados à sociedade, já que as equipes de emergência são desviadas para situações inexistentes, colocando vidas em risco.
ATENDIMENTOS SAMU
Acidentes de trânsito – vítimas de atropelamentos, colisões e quedas;
Emergências clínicas – problemas como infartos, derrames, dificuldades respiratórias, convulsões, desmaios, entre outros;
Urgências pediátricas – como engasgos, quedas, febres altas, entre outras;
Atendimento a vítimas de violência – agressões físicas, ferimentos, situações de risco de morte;
Intoxicações e overdoses – por medicamentos, produtos químicos ou substâncias ilícitas;
Suporte à vida – em casos de parada cardiorrespiratória, suporte ventilatório e reanimação;
Atendimentos psiquiátricos – surtos psicóticos ou tentativas de suicídio.
Como funciona quando uma equipe é acionada?
Acionamento via telefone (192): A pessoa que precisa de ajuda ou quem está solicitando o atendimento liga para o número 192, que é o telefone do Samu. Em algumas cidades, o serviço também pode ser acessado por outros canais, como aplicativos de emergência.
Triagem inicial: Ao ligar, a central do Samu realiza uma triagem. O atendente faz perguntas para entender a situação e avaliar a gravidade do caso. Essas perguntas podem incluir informações sobre os sintomas, o tipo de acidente ou o histórico médico da pessoa afetada. Com base nas respostas, a central classifica a urgência e decide se é necessário enviar uma equipe de emergência.
Deslocamento da equipe: Após a avaliação, uma equipe do Samu é enviada para o local. A equipe pode ser composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância, dependendo da complexidade do atendimento. Em alguns casos, o Samu pode também acionar equipes especializadas, como o suporte de UTI móvel.
Chegada ao local e atendimento inicial: Ao chegar, a equipe do Samu realiza uma avaliação rápida da vítima, iniciando o atendimento conforme a gravidade. Dependendo da situação, isso pode envolver desde manobras de reanimação, controle de hemorragias, administração de medicamentos até imobilização de fraturas.
Encaminhamento para unidades de saúde: Caso o atendimento no local não seja suficiente e o paciente precise de cuidados mais avançados, a equipe do Samu pode transportá-lo para o hospital mais adequado, utilizando ambulâncias equipadas com recursos médicos para monitorar e manter a estabilidade do paciente durante o trajeto.
Transferências (se necessário): Em casos mais graves, se o hospital de destino não tiver os recursos necessários, o Samu pode fazer uma transferência para outra unidade hospitalar que possua os serviços adequados.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: SMC/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura intensifica fiscalização em bairros com altos índices de contaminação
Cumprindo determinação do prefeito Léo Moraes, uma equipe de agentes de endemias, coordenados pelo secretário de Saúde, Jaime Gazola, realizou uma ação de prevenção e combate em áreas de maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, segundo o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).
Durante a ação, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguiram pelas ruas do bairro Nova Porto Velho, localidade onde, conforme o último LIRAa, ficou registrado o maior índice de infestação. Segundo Jaime Gazola, esse trabalho é uma ação de grande relevância nos trabalhos de melhoria do sistema de saúde pública municipal, uma vez que age dentro de levantamentos detalhados de cada região, fazendo com que seja possível um eficaz trabalho de prevenção.
“A Semusa segue atuante na prevenção da proliferação da dengue, por esse motivo é necessário que os cidadãos façam a sua parte, recebendo os agentes de endemias em suas residências. Eles estarão devidamente uniformizados e acompanhados de uma equipe da Secretaria de Saúde. Juntos vamos frear o avanço da dengue em Porto Velho”, declarou o secretário.
MONITORAMENTO
A ação realizada pela equipe da Semusa, faz parte do trabalho pós LIRAa, baseando-se no levantamento do ano anterior. De acordo com a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Nobre, o LIRAa se divide no pré e no pós, uma vez que, após identificadas, as regiões com maior índice de dengue são revisitadas e têm os índices monitorados pela equipe da secretaria de saúde.
Ela também destacou que, através dessa atividade, é possível evitar possíveis surtos de dengue em determinados bairros ou regiões da cidade. Para Jussara, é necessário que a população tenha consciência do importante trabalho desempenhado no combate às endemias.
“Esse trabalho é realizado a cada dois meses, por esse motivo temos a oportunidade de acompanhar cada bairro de Porto Velho caso a caso. É através do LIRAa que conseguimos coletar os dados necessários para enfrentar a dengue em Porto Velho, por isso pedimos que recebam nossos agentes em suas casas”, afirmou Jussara Nobre.
Cuidadosamente, os agentes de endemias visitam as casas e procuram potenciais focos da larva do mosquito da dengue, promovem instrução sobre as práticas necessárias para acabar com os focos, além de verificarem os números de pessoas que já foram contaminadas dentro de cada família. O primeiro LIRAa de 2025 começa no dia 10 de fevereiro.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Divulgada lista de inscrição para vagas no Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, a lista de inscrição do chamamento público para preenchimento das vagas nos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar (CMACE) para o primeiro semestre deste ano letivo.
O período de matrículas vai até a próxima sexta-feira (31). A matrícula deve ser realizada obrigatoriamente de forma presencial no CMACE escolhido no ato da inscrição on-line, no mesmo turno e horário em que o aluno estudará.
As matrículas acontecem em três centros da capital: Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade, no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Som na Leste e no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos (Laio). Os horários de atendimento são: 8h às 11h; 14h às 17h; 19h às 21h.
As inscrições foram realizadas de forma on-line e os cursos oferecidos nos centros incluem música, dança, artes visuais e teatro, e tem como objetivo atender os estudantes da rede municipal de ensino no contraturno, manhã e tarde, e a comunidade em geral a partir de 17 anos no período noturno.
O não comparecimento para efetivação da matrícula dentro do prazo resultará na disponibilidade automática da vaga para o próximo candidato inscrito. A iniciativa é fundamentada na Lei Complementar nº 772 de 12/07/2019 e na Portaria nº 362/ASTEC/GAB/SEMED de 27/10/2021.
SERVIÇO:
Matrículas abertas para os Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
CMACE Jorge Andrade
Endereço: Rua Júlio de Castilho, 1100-B, Olaria
Atendimento: 8h às 11h; 14h às 17h; 19h às 21h
CMACE Som na Leste
Endereço: Avenida Mamoré, 4319, Tiradentes
Atendimento: 8h às 11h; 14h às 17h; 19h às 21h
CMACE Francisco Lázaro dos Santos (Laio)
Endereço: Rua Pau Ferro, 881, Eldorado
Atendimento: 8h às 11h; 14h às 17h; 19h às 21h.
Texto: SMC
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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