GERAL
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em Rondônia podem ser feitas até 1º de abril

- O ensino online continua sendo a melhor opção para quem busca se qualificar encurtando distâncias e ganhando tempo. Para atender esse público, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) lançou mais um cronograma de cursos remotos nos 52 municípios de Rondônia. As inscrições podem ser efetivadas até 1º de abril, no link publicado no site da instituição https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-de-formacao-inicial-005-25-remoto-inscricoes-de-21-03-2025-a-01-04-2025/
São ofertados cursos nas seguintes áreas:
- Gestão;
- Negócios;
- Comunicação;
- Ambiente;
- Informação; e
- Saúde.
A idade mínima exigida para se inscrever é 15 anos. Os cursos remotos atraem jovens que estão em início de carreira com foco no primeiro emprego. Muitos estudantes recorrem ao ensino online para atualizar o currículo e descobrir em qual área do conhecimento vão se profissionalizar. A escolaridade mínima para se matricular é o ensino fundamental. O aluno recebe certificado mediante participação em todas as atividades e avaliações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a democratização do ensino profissionalizante, além de motivar a juventude a construir uma carreira de sucesso abre novas portas para quem já está atuando no mercado de trabalho. “Com o acesso ao conhecimento, o trabalhador aumenta as chances de se atualizar conforme as necessidades das empresas”, salientou.
PRODUTIVIDADE
O acadêmico de Contabilidade, Luiz Henrique de Paula Menezes, de 24 anos, que trabalha em um escritório contábil em Porto Velho; está fazendo o curso presencial de Oratória para melhorar a sua produtividade. “Coordeno uma equipe de colaboradores, atendo os clientes e o público. Preciso estar sempre preparado para transmitir a mensagem da empresa de forma clara”, argumenta o morador do Bairro Cuniã, na Capital.
A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, destaca que o ensino profissionalizante é cada vez mais procurado pelos estudantes devido à flexibilidade das aulas que são ministradas em diferentes formatos e modalidades. “Na era tecnológica, o aluno busca sempre rapidez e praticidade para conquistar seu espaço de forma eficiente.”
CURSOS OFERTADOS
– Empreendedorismo
– Relações Interpessoais
– Marketing Digital
– Automaquiagem
– Prática de Departamento Pessoal
– Assistente Administrativo
– Assistente de Vendas
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acompanhado de forma digital no site personalizado do evento, preparado pelo governo de Rondônia com execução da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Esse ano, o tema é ‘‘Do Campo ao Futuro’’.
Na plataforma, acessada pelo link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br, o público se depara com a contagem regressiva para o evento, que acontecerá de 26 a 31 de maio de 2025, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, com acesso a informações de concursos e exposições que marcarão a programação. O público já pode ficar por dentro das notícias dos preparativos. Além disso, a plataforma tem um espaço dedicado a auxiliar os expositores com orientações.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a feira promete revolucionar o desenvolvimento sustentável. ‘‘Ao trazer o tema ‘Do Campo ao Futuro’, o governo de Rondônia defende que a partir de soluções inovadoras, em harmonia com leis ambientais, é possível ser altamente produtivo e sustentável. Rondônia tem avançado, e estamos nos preparando para acolher expositores e visitantes em uma edição inesquecível.’’
Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional está sendo projetada para ser uma edição que irá superar as expectativas de todos os que se fizerem presentes ao evento. ‘’A feira, que é recordista de negócios a cada ano, tendo chegado a R$ 4,4 bilhões em 2024, está sendo formatada para impressionar o público com seus atrativos, planejados com dedicação e muito capricho em cada detalhe’’, afirmou.
Com o tema ‘‘Do Campo ao Futuro’’, o governo de Rondônia defende o desenvolvimento sustentável
Entre os atrativos da feira destacam-se:
- Presença de mais de 600 expositores de diversas partes de Rondônia e do Brasil;
- Apresentação das inovações tecnológicas e tendências do agronegócio;
- Palestras e workshops voltados para o futuro do agronegócio;
- 3º Concurso de Qualidade do Queijo;
- Concurso Estande Show;
- Pavilhão da Agricultura Familiar e Agroindústria;
- Pavilhão do Artesanato;
- Pavilhão da Bovinocultura Leiteira;
- Pavilhão de Pecuária de Corte;
- Pavilhão da Piscicultura;
- Pavilhão Empresarial Internacional;
- Vitrines Tecnológicas;
- Pavilhão Governamental;
- Praças de Alimentação com variedades de sabores como: comida brasileira, carnes de Rondônia, Tambaqui de Rondônia, food truck, e boi no rolete.
A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show no Portal do governo de Rondônia, no link https://rondonia.ro.gov.br/portal/ , no Instagram @rondoniaruralshpw/ @seagri.ro e @governoro/
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Ações de assistência são intensificadas pelo governo de RO durante enchente do Rio Madeira

Em resposta às enchentes do Rio Madeira e com o compromisso de proteger a saúde das comunidades afetadas, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), vem desempenhando um papel fundamental na garantia de qualidade da água para consumo. Diante da situação, a Agência tem garantido a distribuição do hipoclorito de sódio 2,5% de acordo com um cronograma estratégico. Para atender à população de Porto Velho, desde o início de 2025, o programa Vigidesastres já viabilizou a entrega de mil caixas (50 mil frascos) à Defesa Civil Municipal; 6 mil caixas (300 mil frascos) à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa); e 100 caixas (5 mil frascos) às comunidades de Cujubim Grande e Baixo Madeira.
A equipe da Agevisa/RO gerencia a distribuição do hipoclorito de sódio 2,5% em todo o estado, assegurando que o produto chegue aos canais responsáveis, principalmente nas cidades mais impactadas pelas cheias. Além disso, a Agência enfatiza a importância das orientações sobre o uso correto do hipoclorito, garantindo a desinfecção eficaz da água e a prevenção de doenças de transmissão hídrica, como leptospirose, hepatites A e E, além de gastroenterites agudas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o maior objetivo é garantir que cada rondoniense tenha acesso a água potável e, com isso, proteger a saúde das famílias que enfrentam este momento difícil.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, sobretudo destaca: “Ao garantir o fornecimento regular de produtos como o hipoclorito, a Agência colabora para a redução de doenças e agravos, assegurando o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.”
USO CORRETO
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres Naturais (Vigidesastres), José Maria Prestes, a forma correta de utilizar o hipoclorito é adicionar duas gotas a cada litro de água, aguardando 30 minutos antes do consumo. “Este procedimento simples e eficiente previne uma série de doenças relacionadas à água contaminada, especialmente em áreas sem acesso a sistemas de tratamento”, esclareceu.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
A distribuição do hipoclorito de sódio é realizada por meio das prefeituras, secretarias municipais de saúde, unidades regionais de saúde e unidades básicas de saúde (UBS). Cidadãos podem retirar até dois frascos de hipoclorito (2,5%) em qualquer UBS, apresentando o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em situações de emergência, como cheias e alagamentos, a Coordenação Estadual de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) libera estoques estratégicos para atender os municípios afetados.
Com essas ações, o governo do estado relembra a trajetória do hipoclorito, amplamente utilizado na década de 1990 para combater a epidemia de cólera, uma ferramenta indispensável na proteção da saúde pública frente aos desafios trazidos pelas enchentes.
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeitura inicia nova etapa da Operação Cidade Limpa com conscientização da população

No último final de semana, a Prefeitura de Porto Velho promoveu uma ação de conscientização da população durante a realização de um pit-stop educativo que abordou os porto-velhenses sobre a importância da Operação Cidade Limpa, que já recolheu quase 50 mil de toneladas de lixo das ruas da cidade.
O pit-stop aconteceu no sábado (29), no cruzamento das avenidas Rio Madeira e Calama, região com um fluxo intenso de veículos, e é parte da nova etapa do projeto, que seguirá também com a conscientização nas escolas da capital. Durante essa ação foram distribuídos lixeiras automotivas e adesivos em alusão ao projeto Cidade Limpa, que segue como pauta contínua ao longo de todo o ano de 2025.
Conforme o prefeito Léo Moraes, o projeto vai além de uma operação de limpeza, representando o amor e a dedicação da população de Porto Velho pela sua cidade. “Estamos aqui para trabalhar de maneira contínua pela limpeza de nossa cidade, mas para isso precisamos do apoio massivo da população de Porto Velho para ser parte desta ação, que é o começo da transformação da nossa capital”, declarou.
O evento contou com a participação de todo o secretariado do Executivo Municipal, além da adesão voluntária de populares e servidores. A Operação Cidade Limpa segue com a sua agenda pelos bairros da capital.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: José Carlos/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
You must be logged in to post a comment Login