GERAL
Implantação de sonorizadores entra na fase final em Porto Velho

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) começou, na última quinta-feira (20), o trabalho da etapa final para a instalação de sonorizadores pelas ruas e avenidas capital.
A primeira etapa da instalação foi a pintura dos trechos das vias. Já na etapa final, esses pontos recebem a aplicação de uma tinta especial, mesma tinta usada na faixa de pedestre, com maior durabilidade e qualidade. O primeiro ponto a ser concluído foi na avenida Prefeito Chiquilito Erse. Já o segundo trecho a receber o trabalho final foi na rua Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires.
Os sonorizadores são dispositivos físicos que produzem ruído e trepidação quando um veículo passa sobre eles. São utilizados para alertar os motoristas sobre situações atípicas à frente, como obras, pedágios, travessia de pedestres, proximidade de radares e limite de velocidade.
Com as cores verde e branco, esses sonorizadores, fazem parte de uma série de adequações com a determinação do prefeito Léo Moraes, para que os motoristas tenham condições de se atentar às regiões onde estão dispostos os radares, que estão com previsão de começarem a operar a partir do próximo mês de março.
O serviço para a conclusão de todos os sonorizados deve terminar em cerca de 15 dias. De acordo com o secretário da Semtran, Iremar Lima, a ideia dos sonorizadores é alertar os motoristas sobre o funcionamento dos radares. “As nossas equipes estão nas ruas tanto com a educação de trânsito como também acompanhando os serviços de implantação dos sonorizadores, já que as ruas precisam ser fechadas”, disse o secretário.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O radar eletrônico tem como principal função monitorar e controlar a velocidade de veículos nas vias públicas para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
JUSTIÇA SOCIAL
Como forma de promover uma justiça social, no final de janeiro, o Decreto nº 20.762 oficializou a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determinou o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. Todos os radares passaram por aferição.
Além disso, o prefeito Léo Moraes também anulou mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde 26 de dezembro do ano passado e determinou o ajuste no limite máximo de 50 e 60 quilômetros por hora nas vias monitoradas. Antes, o limite era 30 e 40 quilômetros por hora, o que causava transtornos para a população e dificultava o fluxo do trânsito.
CRUZAMENTOS QUE SERÃO MONITORADAS PELOS RADARES:
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida José Vieira Caúla;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Imigrante;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Pinheiro Machado com avenida Presidente Dutra;
Avenida Mamoré com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Guaporé com avenida Amazonas;
Avenida Campos Sales com avenida Jatuarana;
Avenida Amazonas com avenida Mamoré;
Avenida Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Raimundo Cantuária;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Amazonas;
Avenida Duque de Caxias com avenida Marechal Deodoro;
Avenida. Abunã com avenida Brasília;
Avenida Sete de Setembro com rua Rafael Vaz e Silva.
Texto: André Oliveira
Foto: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Reunião para alinhamento de ações preventivas no período de Carnaval é promovida pelo governo de RO

- Ações de conscientização e métodos de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para população no período do Carnaval foi o tema da reunião que aconteceu na terça-feira (19), no auditório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em Porto Velho. O alinhamento faz parte da campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, que objetiva reforçar a importância da prevenção e ampliar o acesso da população a informações e tratamentos disponíveis, buscando reduzir os índices de novas infecções.
A gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, aproveitou a reunião, que trata da festividade e sugere aglomeração de pessoas, para destacar a importância da atualização da carteira vacinal. “Ressaltamos que para os foliões é bom estar em dia com as vacinas para garantir a segurança e saúde de todos. Em especial, a vacina da covid-19, que precisa ter pelo menos duas doses; influenza, dose anual atualizada, e hepatite B, conclusão do esquema vacinal”, explicou.
DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde disponibiliza diversos insumos, como preventivos internos e externos, testes rápidos e medicamentos à população. O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância da realização de testes rápidos para diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis e outras condições de saúde. Também orientou que todos estejam com suas vacinas em dia, como as doses contra covid-19, influenza e hepatite B, garantindo mais segurança e tranquilidade durante as festividades.
MÉTODOS DE PREVENÇÃO
Entre os métodos abordados, a Agevisa/RO destacou a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento anti-HIV oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A PrEP é destinada a pessoas que estão em maior risco de contrair o vírus HIV, funcionando como uma medida preventiva eficaz, especialmente em ocasiões de maior vulnerabilidade, como festas e eventos carnavalescos. De acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, em casos de relações desprotegidas ou de risco, deve-se procurar imediatamente uma unidade saúde em até 72 horas para iniciar as medidas de prevenção recomendadas. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é medida tomada após uma exposição ao vírus.
PARCEIROS
O encontro contou com os parceiros da ação, representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (Sems), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), secretarias estaduais e instituições de ensino superior, com a finalidade de sensibilizar o público em geral e a comunidade acadêmica sobre os riscos e a prevenção de IST. A Agevisa/RO também fortalece parceria com hospitais, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) e empresas privadas.
A gerente epidemiológica da Semusa de Porto Velho, Ivonete Santos, disse que a reunião foi essencial para definir as ações que serão realizadas durante o período do Carnaval. “Nosso trabalho será focado na prevenção, com a distribuição de preservativos, materiais educativos e orientações gerais para a população. Também abordaremos temas relacionados à violência, incluindo violência contra mulheres e crianças, oferecendo apoio e orientações sempre que necessário.”
A representante da equipe de Saúde do Servidor da Unir, Roseli Silva, destacou que a parceria entre a Agevisa/RO e a Universidade tem como objetivo garantir o acesso a informações e ações preventivas. “Essa iniciativa busca promover a conscientização e o cuidado com a saúde, reforçando práticas seguras e responsáveis neste período festivo.”
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO avança em projeto de perfuração de poços artesianos nas escolas estaduais

- O governo de Rondônia tem intensificado a implementação de um projeto estratégico de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de perfuração de poços artesianos nas escolas estaduais, como resposta à crise hídrica de 2024. A iniciativa, visa assegurar o abastecimento contínuo de água nas instituições de ensino, localizadas nas regiões mais afetadas pela escassez, impactando diretamente a qualidade do ambiente escolar e o cotidiano dos alunos.
Até o momento, 36 dos 47 poços artesianos previstos foram concluídos, outros 11 estão em fase de finalização, com previsão de entrega ainda para o ano de 2025. A perfuração dos poços foi realizada simultaneamente em diversas regiões do estado, priorizando as áreas mais impactadas pela crise hídrica. A ação vem sendo realizada desde 2019 e contabiliza até o momento mais de 150 poços perfurados. Com isso, as escolas beneficiadas terão acesso garantido à água potável por um longo período, contribuindo de forma significativa para a melhoria das condições de ensino, de saúde e do ambiente escolar como um todo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação é um dos principais pilares da gestão estadual para garantir o acesso à água potável, contribuindo à melhoria das condições de ensino e aprendizado nas unidades de ensino estaduais. “A execução das políticas públicas para mitigar os efeitos da crise hídrica, demonstram a agilidade, competência e comprometimento do governo com as necessidades da comunidade escolar”, ressaltou.
SOBRE A AÇÃO
A ação vem sendo realizada desde 2019 e contabiliza até o momento mais de 150 poços perfurados
O projeto é conduzido pela Seduc, com apoio de diversas superintendências, gerências e empresas contratadas, em conformidade com as diretrizes da Lei nº 14.133, que regulamenta as licitações públicas. Os poços estão sendo perfurados em diferentes profundidades, que variam de 60 a 120 metros, adaptando-se às características geográficas e necessidades específicas de cada escola.
De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a construção dos poços é uma medida estratégica de longo prazo. “Este projeto é um exemplo de como a Secretaria de Educação atua de forma estruturante, enfrentando os desafios com soluções práticas e duradouras, sempre com foco na melhoria das condições para os nossos estudantes”, destacou.
CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO
O coordenador de Infraestrutura da Seduc, Salomão Nascimento, enfatizou a importância da metodologia adotada para a execução do projeto. “A Seduc optou pela contratação semi-integrada, o que garante uma execução eficiente e adaptada, com a participação ativa das gerências responsáveis pela fiscalização e acompanhamento de cada fase dos projetos”, explicou.
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Carlos Eduardo
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Ensino profissionalizante forma novos técnicos em enfermagem e administração, em Porto Velho

- O ensino profissionalizante de Rondônia está expandindo a qualificação da mão de obra, conforme as demandas do mercado de trabalho do estado. Nesse sentido, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou, na quinta-feira (20), a formatura dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Enfermagem. A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório da instituição de ensino, em Porto Velho, com a presença dos formandos, convidados e representantes da comunidade escolar. Formaram-se 49 alunos, sendo 31 técnicos em enfermagem e 18 técnicos em administração.
Formação humanizada foi destacada durante a cerimônia de diplomação
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização de formaturas em cursos técnicos fortalece, ainda mais, a economia local. “O ensino técnico está cada vez mais sendo valorizado porque os estudantes que se capacitam nessa modalidade se destacam pela competência”, evidenciou.
FORMAÇÃO HUMANIZADA
A relevância da capacitação, com o objetivo de construir uma carreira de sucesso, foi destacada pelos estudantes que falaram em nome dos recém-formados.
O orador da turma do Curso Técnico em Administração, Valner Dieudus, observou em seu discurso que a experiência no banco escolar, no período de um ano, será fundamental na sua atuação. “Muitas experiências foram vivenciadas, enfrentando desafios que nos ensinaram sobre resiliência e empatia”, resumiu o concluinte.
Diploma de curso técnico é diferencial no currículo
A oradora do Curso Técnico em Enfermagem, Adriana Rodrigues Ferreira, também reconheceu a importância da vivência em sala de aula para o crescimento na profissão que abraçou. “Não aprendemos apenas nos livros, mas também lições que vamos levar para a vida”, evidenciou.
Em sua mensagem de saudação aos formandos, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, destacou o aprendizado humanizado manifestado pelos dois estudantes, escolhidos para se pronunciar em nome dos seus pares.
“Seja na área da saúde ou na área da gestão, é preciso que o profissional preste um atendimento com humanização. Quem recebe um serviço, merece ser bem assistido”, enfatizou a presidente do Idep, ressaltando que toda a equipe da instituição de ensino profissionalizante está preparada para construir o conhecimento com base nos valores humanos.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia
- POLÍCIA2 dias ago
ASSISTA AO VÍDEO: Polícia prende suspeito que matou ex namorada asfixiada e o primo dela a facadas em Vila de apartamentos
- POLÍCIA3 dias ago
FICCO/RO prende duas pessoas que prestaram auxílio aos envolvidos na execução de policial militar
- GERAL2 dias ago
Entrega de mais de 400 kits profissionais confirma transformação de vidas pelo programa Vencer do governo de RO
- POLÍCIA3 dias ago
Quadrilha envolvida com tráfico internacional de drogas em Rondônia é alvo de operação da PF
- GERAL2 dias ago
Decreto que regulamenta Lei Estadual de Agrotóxicos garante saúde e ampla proteção ambiental em Rondônia
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho inicia mapeamento de Terrenos baldios nos bairros Agenor de Carvalho, Lagoa e Lagoinha
You must be logged in to post a comment Login