Connect with us

INTERIOR

DIFERENTE: Cidades de Rondônia têm mais homens do que mulheres, detalha IBGE

Published

on

Em quase 80% dos municípios, sexo masculino tem mais representantes, porém no geral, sexo feminino é maioria

De acordo com os dados do Censo 2022 do IBGE divulgados recentemente, aproximadamente metade da população de Rondônia é composta por mulheres, representando cerca de 50,2%.

No entanto, essa tendência não é refletida na maioria dos municípios de Rondônia, onde quase 80% das cidades possuem uma proporção maior de homens em relação às mulheres. Esse cálculo é conhecido como “razão de sexo” e considera a quantidade de homens para cada 100 mulheres na população.

Destaca-se Rio Crespo, que lidera o ranking com uma razão de 113,89 homens para cada 100 mulheres. Campo Novo de Rondônia e Parecis também apresentam altas proporções de homens, com razões de 111,53 e 110,24, respectivamente.

Por outro lado, Cacoal é a cidade com a menor quantidade de homens em todo o estado, de acordo com o Censo, com uma proporção de 95,93 homens para cada grupo de 100 mulheres.

No contexto da região Norte, a proporção em todo o estado de Rondônia é de 99,34 homens para cada 100 mulheres, um número semelhante à média da Região Norte, que apresenta uma razão de sexo de 99,7.

No cenário nacional, Mato Grosso lidera com a maior proporção de homens, seguido pelos sete estados da região Norte:

Mato Grosso – 101,3

Roraima – 101,3

Tocantins – 100,4

Acre -100,2

Pará – 99,6

Amazonas – 99,5

Rondônia – 99,3

Amapá – 98,7

Santa Catarina – 97,2

Mato Grosso do Sul – 96,9

Foto: André Ávila/Correio do Povo

Razão de sexo nos municípios de RO:

Município/Quantidade de homens para cada 100 mulheres

Rio Crespo – 113,86

Campo Novo de Rondônia – 111,53

Parecis – 110,24

Machadinho D’Oeste – 109

Vale do Anari – 108,91

Itapuã do Oeste – 108,90

Corumbiara – 108,63

Monte Negro – 107,96

Costa Marques – 107,41

Cujubim – 107,38

Theobroma – 106,75

Cacaulândia – 106,26

Nova Mamoré – 105,09

Candeias do Jamari – 105,77

Primavera de Rondônia- 105,61

Castanheiras – 105,27

Seringueiras – 105,16

São Felipe D’Oeste – 105,07

Alto Alegre dos Parecis – 104,98

Novo Horizonte do Oeste – 104,78

Alto Paraíso – 104,56

Nova Brasilândia D’Oeste – 104,50

Vale do Paraíso- 104,19

Governador Jorge Teixeira – 103,95

Nova União – 103,75

São Miguel do Guaporé – 103,49

São Francisco do Guaporé – 103,24

Buritis – 103,22

Ministro Andreazza – 103,14

Chupinguaia – 103,09

Urupá – 102,89

Teixeirópolis – 102,76

Pimenteiras do Oeste – 102,63

Mirante da Serra – 102,26

Cabixi – 102,15

Alta Floresta D’Oeste – 101,82

Alvorada D’Oeste – 101,68

Santa Luzia D’Oeste – 101,22

Espigão D’Oeste – 100,72

Pimenta Bueno – 100,41

Guajará-Mirim – 100,36

Presidente Médici – 99,80

RONDÔNIA – 99,34

Colorado do Oeste – 99,22

Ariquemes – 98,25

Cerejeiras – 98,03

Rolim de Moura – 97,46

Jaru – 97,37

Vilhena – 96,91

Ji-Paraná – 96,81

Porto Velho – 96,76

Ouro Preto do Oeste – 96,73

Cacoal – 95,93

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

INTERIOR

Força tarefa do governo de RO garante transporte de estudantes e entrega de kits no primeiro dia de prova do Enem

Published

on

  • Durante a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo de Rondônia realizou uma foça tarefa para conduzir os estudantes a participarem do primeiro dia de prova, que ocorreu no domingo (3). Todas as 18 Superintendências Regionais de Educação (Super), em parceria com as prefeituras municipais disponibilizaram carros e ônibus para viabilizar o acesso dos estudantes aos locais de aplicação do exame.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além do transporte dos estudantes, foi realizada na porta das escolas a acolhida e a entrega de um kit contendo água, barra de cereal, chocolate e caneta. Equipes da Seduc também circularam nos locais de prova onde tiveram pontos de apoio.

Alunos da EEEFM Oswaldo Pianna, em Seringueiras embarcando para fazer o Enem em São Miguel do Guaporé

Em Porto Velho, a Superintendência Regional de Educação, designou quatro ônibus escolares da Secretaria de Estado da Educação para transportar os estudantes dos distritos de Porto Velho: Jaci Paraná e Nova Mutum, para os locais de prova.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que a gestão estadual trabalha para que os estudantes da rede pública inscritos possam comparecer na primeira e segunda fase do exame com tranquilidade. “O dia da prova é sempre de muita correria, ansiedade, medo, um misto de sentimentos, e antes de entrar para iniciar a prova, receber um apoio é muito importante. Em muitas regiões, as provas são realizadas em municípios vizinhos, e o transporte é essencial para que esses estudantes não percam a prova.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, garantiu que o mesmo aparato será oferecido na segunda fase do exame que ocorrerá no próximo domingo (10). “O objetivo é que os estudantes tenham nas duas fases do exame uma estrutura que garanta confiança e bem-estar, assegurando que possam chegar aos locais de exame sem dificuldades. Queremos que eles façam uma boa prova, focados e sem preocupações.”

RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES 

Estudantes foram acolhidos pelos professores na chegada e receberam um kit cada um

Na Superintendência Regional de Educação de Rolim de Moura, 760 estudantes participaram do Enem. De acordo com a superintendente, Rita Degam, os estudantes foram acolhidos pelos professores na chegada e receberam um kit cada um. “As escolas se mobilizaram recepcionando os estudantes com alegria, mensagens motivacionais, faixas e até megafone. A presença dos professores, orientadores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares transmite tranquilidade e segurança nesse dia tão importante. Traz principalmente a confiança no potencial de cada estudante”, destacou.

O mesmo ocorreu nas superintendências de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes, Buritis e São Francisco do Guaporé, onde os professores acompanharam os estudantes nos ônibus durante o trajeto até os locais de prova e entregaram kits.

De acordo com superintendente da regional de São Francisco do Guaporé, José Maurício de Carvalho, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Pianna, localizada no município de Seringueiras, foram transportados nos ônibus escolares até o município de São Miguel do Guaporé. “Demos todo o suporte para garantir a presença dos estudantes no Enem”, afirmou.

Alunos das escolas Costa Júnior e Cláudio Manoel da Costa, no município de Jaru, a caminho do local de prova

Segundo a Seduc, o transporte dos alunos dos municípios de Corumbiara e Cerejeiras, contou com a parceria das secretarias municipais. Na Superintendência Regional de Educação de Vilhena, o mesmo suporte foi ofertado para 22 alunos do município de Chupinguaia e 7 alunos de escolas indígenas. Já a Superintendência Regional de Machadinho d’Oeste realizou o  transporte dos alunos do distrito do 5°Bec ao município de Machadinho d’Oeste.

AÇÕES DESENVOLVIDAS 

A titular da Coordenadoria de Educação Básica (CEB) da Seduc, Mariy Káthia, acrescentou ainda o trabalho desenvolvido através da Gerência de Avaliação Básica (GEAB), no Projeto Trilhando – Rumo ao ENEM. “Dentre as ações desenvolvidas, tivemos aulões e palestras motivacionais, café da manhã, entrega de kits, transporte para conduzir os estudantes até o local das provas, recepção, acompanhamento e acolhimento momentos antes do início da prova. Durante o ano letivo, a Seduc-Sede e as Super’s realizaram simulados, lives e aulões como forma de fortalecer e incentivar os estudantes”, ressaltou.

  • Fonte
  • Texto: Elaine Santos
  • Fotos: Cleber Souza
  • Secom – Governo de Rondônia
Continue Reading

INTERIOR

Inscrições para curso de Maquiagem Artística em Guajará-Mirim estão abertas até dia 11

Published

on

Conforme o conteúdo programático do curso, o profissional da área é responsável por transformar, visualmente, a aparência das pessoas, usando maquiagem, tinta, perucas e outros acessórios. Os maquiadores conseguem determinar o material e a aplicação corretos de acordo com a iluminação, ambiente e características físicas do rosto. A maquiagem artística é uma ramificação da maquiagem cotidiana. É mais elaborada e mais livre, também.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de cursos profissionalizantes, seguindo  as tendências do mercado de trabalho, é evidenciada no Planejamento Estratégico do estado, que capacita o estudante para ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio. “Além da qualificação da mão de obra contemplar o dom de cada aluno, a proposta da gestão estadual é oferecer cursos, levando em consideração a vocação econômica de cada região.”

EMPREENDEDORISMO

Eliane Machado Assiri Chaves, de 36 anos, moradora no Bairro Lagoinha, em Porto Velho, está fazendo o Curso Auxiliar Administrativo, porque sonha em abrir o próprio negócio. “Eu vendo cosméticos há cinco anos, e estou fazendo cursos na área de gestão para saber como se administra uma empresa”, destacou a estudante que também tem planos de se matricular em cursos voltados ao  empreendedorismo.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, salientou que, o lançamento de cursos em diferentes áreas amplia as chances do estudante crescer profissionalmente ao mesmo tempo em que beneficia as empresas com profissionais capacitados e a população com serviços eficientes. “São muitos os benefícios da educação profissional, pois todos os setores da sociedade saem ganhando.  O conhecimento gerado no ambiente escolar impacta diretamente na vida do estudante que pode empreender ou  colaborar  no funcionamento de empresas que passam a contar  com profissionais competentes.”

  • Fonte
  • Texto: João Albuquerque
  • Fotos: João Albuquerque e Acervo do Idep
  • Secom – Governo de Rondônia
Continue Reading

INTERIOR

VÍDEO: Adolescente atingido por caminhão próximo ao aeroporto de Cerejeiras é resgatado, mas morre durante intubação no hospital

Published

on

Não resistiu aos ferimentos sofridos após bater de moto contra um caminhão que estaria a serviço da empresa Energisa nos arredores de Cerejeiras, o adolescente Rafael Lanes. O garoto que ainda nem tinha completado 18 anos, filho, neto e bisneto de pioneiros, acabou indo parar embaixo do veículo nas proximidades do aeroporto da cidade na tarde desta terça-feira, 29.

O caminhão que estaria trabalhando para a companhia de distribuição  de energia, seguia para consertar o transformador em uma chácara, quando se envolveu na fatalidade. Ainda não foi divulgada a dinâmica completa da colisão, embora se especule sobre uma provável ultrapassagem malsucedida, mas testemunhas contaram à reportagem que, mesmo desorientado, Rafael aparentava estar fora de risco ao ser resgatado.

Bisneto do conhecido “João Cearense”, um dos fundadores de Cerejeiras, o jovem era estudante, e às vezes ajudava o pai, operador de máquinas, em trabalhos rurais. A mãe do acidentado que morreu no momento em que era intubado no hospital São Lucas, em Cerejeiras, é dona de casa.

O acidente fatal deverá ser investigado pela Polícia Civil. A Energisa ainda não se manifestou em relação ao envolvimento do caminhão sob sua responsabilidade na morte do menor (um vídeo foi gravado no local da batida; CLIQUE ABAIXO e assista).

Continue Reading

DESTAQUE