GERAL
Com policiamento 24 horas em residenciais populares, crimes são reduzidos em Porto Velho

- Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade.
De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o que sinaliza o novo momento que está a Capital de Rondônia. A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.
‘‘Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na segurança pública da nossa querida cidade de Porto Velho, vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Sintam-se abraçados e reconhecidos por todos os cidadãos”, evidenciou uma moradora, que expressou sua gratidão através de carta enviada ao governo de Rondônia.
Um ambiente mais digno e seguro
PRONTA RESPOSTA
O Orgulho do Madeira possui mais de 4 mil habitações, é o maior residencial popular de Rondônia. No local, a PMRO identificou a presença de faccionados que oprimiam os moradores, invasão dos apartamentos, a existência de Tribunal do Crime e do toque de recolher. No momento em que as forças policiais adentraram no residencial, os criminosos realizaram ataques ao transporte público e a patrimônios como represália, além de atentarem contra as guarnições da Polícia Militar, disparando contra viatura que patrulhava a área.
As forças policiais atuaram prontamente de forma, ainda mais enérgica, e ficou em evidência que a força policial superou a investida criminosa, com diversas prisões, apreensões de drogas, armas e veículos, além de óbitos dos que investiram contra policiais. O restabelecimento da paz social foi realizado em um tempo considerado recorde, se comparado a outros estados que também enfrentaram situação semelhante.
Segundo o subcomandante regional de policiamento 1 – CRP I da Polícia Militar, tenente-coronel Wilton Nascimento Amorim, a junção de esforços das forças policiais atuou de forma rápida para trazer paz social. “Uma crise como essa aconteceu não faz muito tempo, em outro estado, e durou quase 50 dias, e aqui em 15 dias conseguimos vencer a situação. Os indivíduos que ameaçam a paz social recuaram, houve muitas prisões, e até óbitos daqueles que investiram contra policiais durante abordagens, o que não era o que queríamos, mas estamos preparados para o combate, e conseguimos promover o retorno da normalidade para o bem-estar social.’’
PMRO destaca que decisões de governança foram essenciais ao êxito da missão
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIAS
Por trás da agilidade da Polícia Militar entraram em cena as articulações do governador Marcos Rocha, que mesmo em férias, estabeleceu reuniões madrugada adentro, com a Sesdec e o Comando-Geral da PMRO, para definir as estratégias de inteligência contra os faccionados. Ficando definido que, diante da preparação técnica e do aparato policial, a própria tropa do estado, com a união do efetivo da Capital e de outros municípios, seriam responsáveis pelo enfrentamento às facções nos residenciais, como permanece acontecendo. Além de envolver a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal.
‘‘O Estado tem se mostrado forte contra as facções porque ficamos esses últimos anos, investindo em treinamento dos policiais, inclusive para atuar em ambientes confinados como são os residenciais populares; com valorização da tropa; viaturas modernas, coletes adequados, armas usadas nos países de primeiro mundo, e ainda com inteligência, apoio aéreo e tecnologia’’, ressaltou Marcos Rocha.
Durante o período mais tenso, enquanto a tropa estadual canalizava esforços nos residenciais, o que naquele primeiro momento demanda uma investida mais forte, o governador foi à procura de apoio das tropas vizinhas e da Força Nacional para manutenção da ordem pública na cidade. Marcos Rocha foi atendido e recebeu tropas do Mato Grosso, Amazonas e Acre, além de apoio de patrulhamento aéreo. Conseguiu também junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública, a tropa federal, mobilizada para atuar no estado por 90 dias.
Programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura” do Governo de Rondônia combate criminalidade
PROGRAMA DO ESTADO
A atuação no Orgulho do Madeira faz parte do programa do governo do estado para fazer frente à criminalidade, e especialmente facções, o programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e executado com apoio integrado de secretarias estaduais e órgãos parceiros.
O trabalho de demonstração de força, definido como fase 1 do programa, teve início pelo residencial Morar Melhor, em 26 de dezembro de 2024, e esse ano se estendeu ao Orgulho do Madeira; ambos em Porto Velho, e com presença de facções, mas o objetivo do governo de Rondônia é replicar o trabalho em todas as habitações sociais do estado, gradativamente.
A intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene
DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES
O governador assegurou recurso no orçamento 2025 para garantir a permanência da Polícia Militar no Orgulho do Madeira e Morar Melhor para que sejam mantidas e fortalecidas, assim como o enfrentamento à criminalidade em todo o estado. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar e diretor de Comunicação, tenente-coronel Renato Suffi, a PMRO está cumprindo a determinação governamental e patrulha diuturnamente nos residenciais, e a intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene.
‘‘As fiscalizações no Morar Melhor e Orgulho do Madeira continuam, e a intenção é devolver a dignidade aos moradores e contribuir para a melhoria significativa da comunidade que ali vive. Estamos com policiamento ostensivo 24 horas. “O êxito já está acontecendo”, destacou.
Para o comandante-geral da PMRO coronel Regis Braguin, os números deixam claro que o empenho de cada militar envolvido na missão contribuiu para o alcance de números positivos na redução dos crimes, e as pessoas, que antes eram impedidas pelos criminosos de passarem informações à Polícia Militar, agora já estão fazendo notificações, o que é muito proveitoso e importante para promover a justiça e paz social. “A população foi fundamental nos resultados alcançados, o que pedimos é que continuem nos apoiando, pois nós vamos continuar o nosso trabalho”, afirmou o comandante.
No Morar Melhor, além do patrulhamento policial, também há a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da unidade móvel da Defensoria Pública do Estado. Apartamentos ocupados por criminosos foram lacrados pela Polícia Civil e devem passar por um processo de regularização. O mesmo também deve acontecer no Orgulho do Madeira.
APARATO DO ESTADO E PREFEITURA
Paralelamente à intensificação da presença das forças policiais nos residenciais, o governo de Rondônia e parceiros deram também início para uma nova fase, ainda em janeiro, de articulação para transformar esses locais em ambientes dignos. Tanto o Morar Melhor quanto o Orgulho do Madeira estão recebendo ações de cidadania, e novas políticas públicas são articuladas.
A ideia é levar aparato de ações e serviços públicos do governo de Rondônia, Prefeitura e de todo o Estado para dentro dos residenciais. “É com investimento e união de diversas secretarias e instituições que Rondônia fará frente da forma mais adequada à criminalidade. Já é possível verificar crianças brincando seguras nas ruas e acima de tudo com olhares esperançosos. Isso é motivador, pois a realidade está sendo mudada de forma positiva na vida de milhares de pessoas”, ressaltou Marcos Rocha.
Um mês após a entrada da força policial no Orgulho do Madeira, governo de RO apresenta redução de crimes e garante manutenção da PMRO
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry, Nilson Santos e Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Orientação para riscos da obesidade infantil e dicas de prevenção são ampliadas pelo governo de RO

- O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta para os riscos da obesidade infantil e reforça a importância da prevenção, orientando famílias sobre hábitos saudáveis e o acesso a serviços de atendimento especializado. A obesidade infantil predispõe a uma série de doenças futuras, como diabetes, colesterol alto, hipertensão e problemas cardíacos. Também pode causar dificuldades na realização de atividades físicas, resultando em dores musculares e articulares.
Os pais podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para acompanhamento regular do peso e orientação nutricional. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas atendem casos de emergência e, se necessário, encaminham pacientes para internação no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD, que fica localizado em Porto Velho, na Rua Benedito de Souza Brito, nº 4.045, Bairro Industrial.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das políticas de promoção da saúde infantil é fundamental para garantir um futuro mais saudável para as crianças. “Estamos investindo na prevenção, com iniciativas que promovam mais qualidade de vida e bem-estar às famílias rondonienses”, ressaltou.
De acordo com o pediatra do HICD, Reginaldo Lourenço, a obesidade está diretamente ligada ao sedentarismo, ao tempo excessivo diante das telas e à substituição de alimentos naturais por produtos industrializados. “As crianças passam mais tempo dentro de casa, sem o hábito de brincar ao ar livre, e acabam consumindo mais alimentos ultra processados, o que tem levado ao aumento do sobrepeso”, explicou.
Para o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, a obesidade infantil é um desafio de saúde pública que requer atenção das famílias e do poder público. “A Sesau tem intensificado ações de conscientização para garantir que pais e responsáveis tenham acesso a informações e suporte adequado para prevenir e tratar o excesso de peso na infância”, enfatizou.
COMO PREVENIR?
Alimentação saudável, atividades regulares e sono adequado auxiliam na prevenção da obesidade infantil
De acordo com especialistas, a prevenção da obesidade infantil envolve três pilares fundamentais:
✅ Alimentação saudável – reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e priorizar opções naturais;
✅ Atividade física regular – incentivar brincadeiras e esportes ao ar livre; e
✅ Sono adequado – garantir que a criança tenha um descanso de qualidade.
“O exemplo dos pais é essencial. Crianças tendem a copiar hábitos, por isso, quando a família adota uma rotina mais saudável, os filhos também seguem esse caminho”, destacou o pediatra do Hospital Infantil Cosme e Damião.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Arthur Amaral e Pablo Belo
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Rondônia Rural Show Internacional 2025 estimula potencial do agronegócio rondoniense

- A Rondônia Rural Show Internacional alcançou R$ 4,4 bilhões em negócios em sua última edição e tem se consolidado como um dos maiores eventos agropecuários da região Norte. O evento, realizado pelo governo de Rondônia, tem data marcada para os dias 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, capital do agronegócio da Amazônia. A feira que reúne expositores, especialistas e investidores do setor da agricultura, busca superar os índices da última edição.
O evento tem um papel fundamental na propagação de novas tecnologias e práticas sustentáveis no campo, para que o estado alcances novos índices de desenvolvimento, produção e exportações. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a feira apresenta soluções inovadoras e novas oportunidades de negócios para o setor. “A Rondônia Rural Show reflete a crescente importância do estado no cenário nacional e internacional, de forma a impulsionar nossas cadeias agrícolas”, evidenciou.
A última edição da feira, atraiu mais de 270 mil visitantes, reforçando a importância do agronegócio para a economia de Rondônia e para o Brasil. O evento também é um espaço de negócios e aprendizado para produtores rurais, oferecendo oficinas, palestras e demonstrações práticas que ajudam a melhorar a produtividade no campo.
DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO
Na última edição, a feira bateu recorde de público com mais de 270 mil visitantes
Com a realização da feira, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), contribui para desenvolvimento do agronegócio e de mais de 600 expositores, promovendo a integração de pequenas e grandes empresas, além de criar novas oportunidades de desenvolvimento para agricultura.
Um dos resultados do desenvolvimento de Rondônia em 2024 é o recorde na exportação de carne bovina, totalizando U$ 1,16 bilhão e a marca de US$ 130,99 milhões em exportações de café, um crescimento de 645% em relação a 2023, além da movimentação econômica para os municípios da região Central, com hospedagem nas cidades próximas onde acontece a feira.
INOVAÇÕES ESTRATÉGICAS
O evento também desempenha função vital na discussão sobre políticas públicas voltadas para o setor. Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a Rondônia Rural Show Internacional se consolidou como potencial do agronegócio no Norte do Brasil. “Na última edição superamos as expectativas, de volume de negócios e de visitantes, reafirmando o papel de Rondônia como um dos maiores polos de desenvolvimento agrícola do país” frisou.
O governo de Rondônia aposta na feira como um evento que desenvolve a produção e a qualidade. O resultado é o reconhecimento da agricultura, com produtos premiados ao nível nacional, evidenciando o compromisso com práticas produtivas que geram valor para toda a cadeia. A Rondônia Rural Show Internacional é, portanto, um reflexo do potencial do agronegócio de Rondônia, que, com a implementação de políticas e inovações estratégicas, continua a expandir sua presença no mercado nacional e internacional, consolidando-se como um dos maiores impulsionadores da economia estadual.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Estádio Aluízio Ferreira recebe melhorias e se prepara para jogos da Copa do Brasil em Rondônia

- O Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, vai ser palco de importantes partidas da Copa do Brasil 2025, com jogos programados para esta quarta-feira (19) e dia 26 de fevereiro. Para garantir que o estádio esteja apto a sediar as partidas, o governo de Rondônia promoveu uma série de melhorias e adequações no local.
Entre as principais ações realizadas no estádio, destacam-se a atualização de todos os laudos técnicos necessários para garantir a segurança e conformidade à realização dos jogos. Além disso, também foram implementadas melhorias na acessibilidade.
Na infraestrutura, o estádio passou por revitalização da pintura das arquibancadas, melhorias na iluminação dos vestiários e do acesso às arquibancadas. Em 2024, foi realizada obra de iluminação do campo, assegurando melhores condições para as partidas noturnas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as melhorias são fundamentais para oferecer uma experiência mais segura, confortável e agradável à população. “Estamos satisfeitos em ver o Estádio Aluízio Ferreira preparado para receber as partidas da Copa do Brasil. Essa é uma oportunidade para o nosso estado, que sempre foi um celeiro de talentos no futebol, demonstrar por meio das melhorias o engajamento com o esporte”, salientou.
O titular da Sejucel, Paulo Higo, ressaltou que, “com todas as melhorias estruturais e a regularização dos laudos, o Estádio Aluízio Ferreira está pronto para receber as partidas da Copa do Brasil, promovendo o futebol rondoniense.”
Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Allen Lunar
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL2 dias ago
Bloco da Prevenção entrou em ação nos eventos carnavalescos do fim de semana
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho promove capacitação sobre Controles Administrativos
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Corpo de homem é encontrado sem roupas e com sinais de pauladas em Porto Velho
- GERAL1 dia ago
Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos
- POLÍTICA2 dias ago
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia posse do novo Procurador-Geral de Justiça do MP-RO
- GERAL1 dia ago
Plataforma Geração Emprego do governo de RO apresenta mais de 2 mil vagas de emprego com destaque ao setor frigorífico
You must be logged in to post a comment Login