POLÍTICA
Cláudia de Jesus propõe construção de Hospital Materno Infantil em Ji-Paraná
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) encaminhou um pedido à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para a construção de um Hospital Materno Infantil no município de Ji-Paraná, o segundo maior do estado, que carece de uma maternidade especializada. A proposta visa atender diretamente a uma população de aproximadamente 135 mil habitantes, reduzindo os riscos associados à necessidade de deslocamento para outras cidades para o parto, em especial para gestantes com condições de alto risco.
“O direito à saúde e à dignidade das mulheres de Ji-Paraná e de mais municípios na região não pode ser negligenciado. A construção deste hospital é uma urgência que visa assegurar não apenas o bem-estar das gestantes e neonatos, mas também respeitar e cumprir com os princípios fundamentais de nossa Constituição”, enfatizou Cláudia de Jesus.
A necessidade de um hospital especializado se fundamenta na redução potencial da mortalidade materna e infantil, na oferta de uma assistência pré-natal e pós-parto de qualidade e na descentralização dos serviços de saúde. A iniciativa, além de promover o acesso a uma saúde de qualidade, espera gerar emprego e renda, fortalecendo o desenvolvimento local.
Texto: Cristiane Abreu I Assessoria parlamentar
POLÍTICA
Principais emissoras de TV de Porto Velho confirmam debates na reta final do 1º turno
Trêss das principais emissoras de televisão de Porto Velho, a TV Norte (SBT), Rede Amazônica (Globo) e SIC TV (Record), confirmaram a realização de debates entre os candidatos a prefeito da cidade, na reta final do 1º turno da eleição.
O primeiro acontece na SIC TV, no sábado, dia 28 de setembro, entre 20 e 22h15. Todos os candidatos estão sendo convidados, apurou o jornal. Esse encontro é sempre um dos mais esperados, principalmente devido às regras e temas apresentados.
Na TV Norte o encontro acontece na manhã da segunda-feira, 30 de setembro, às 11 horas.
Já a Rede Amazônia realiza seu debate na noite da quinta-feira, 3 de outubro. A data marca o encerramento da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
De acordo com o gerente de jornalismo da emissora, Benedito Telles, duas reuniões sobre a cobertura da campanha eleitoral já foram realizadas com as assessorias dos candidatos e eles confirmaram participação em todas as atividades programadas.
Esse ano, as outras emissoras da capital apostaram em sabatinas com os candidatos à Prefeitura.
FONTE: RONDONIAGORA.COM
POLÍTICA
Comissão de Constituição e Justiça discute projetos do Poder Executivo
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (20). Entre as matérias aprovadas, os deputados discutiram sobre créditos adicionais, de autoria do Poder Executivo.
O Projeto de Lei 473/2024 autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar, por superávit financeiro, até o valor de R$ 13.695.247,52. O valor será destinado ao Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram).
O relator Ismael Crispin (MDB) emitiu parecer favorável. O voto foi acompanhado pelos demais membros da comissão. Já o Projeto de Lei 468/2024 autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar, por superávit financeiro, até o valor de R$ 16.524.722,01.
O recurso será encaminhado à Agência Estadual de Vigilância e Saúde (Agevisa). O colegiado também aprovou a proposição, após parecer favorável do relator Delegado Camargo (Republicanos).
Durante a reunião, também foram distribuídos projetos para análise de relatores. A população pode acompanhar as reuniões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.
As reuniões da CCJR acontecem às terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 2. Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).
Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
POLÍTICA
Prefeito Hildon Chaves é ameaçado de morte, após audiência sobre a coleta de lixo
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, registrou um Boletim de Ocorrência contra os empresários Iuri Farias e Carlos Farias, sócios da empresa Orizon, por ameaças de morte. O fato ocorreu em um restaurante da Capital, logo após a audiência para tratar do contrato assinado com a Marquise para coleta de resíduos sólidos, nesta segunda-feira. Usando palavras de baixo calão, a dupla cercou o prefeito dizendo que sua segurança segue até o dia 31 de dezembro. “… Estou contando os dias”, teria dito um deles, referindo-se ao término do mandato do prefeito.
Hildon estava acompanhado de seguranças que contiveram os empresários, que também proferiram ameaças e xingamentos contra o advogado do prefeito, Bruno Valverde. O prefeito nem entrou no restaurante e seguiu para registrar o BO contra a dupla da Orizon. Ele agora deve tomar providências, pois teme pela vida dado ao desespero dos empresários, que já detém a concessão do aterro sanitário.
Rondoniagora
- BRASIL2 dias ago
Corpo de mulher que estava desaparecida há três dias é encontrado com sinais de tortura
- POLÍCIA2 dias ago
FIM DA LINHA: Taxista é preso em operação transportando 164 kg de maconha e cocaína na BR-364
- BRASIL2 dias ago
Motorista bate carro em lateral de caminhão e morre
- POLÍCIA1 dia ago
Jovem de 21 anos é presa em flagrante com quase 7 kg de droga em ônibus que seguia para Minas
- POLÍCIA2 dias ago
TRISTEZA: Morre motociclista que sofreu acidente com motorista embriagado na zona leste
- POLÍTICA1 dia ago
Principais emissoras de TV de Porto Velho confirmam debates na reta final do 1º turno