POLÍTICA
Assembleia promove semana de atividades em celebração aos 40 anos do Poder Legislativo em Rondônia
Atividades serão realizadas no período de 20 a 26 de novembro.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promove no período de 20 a 26 de novembro uma semana de comemoração em alusão aos 40 anos de promulgação da Constituição do Estado de Rondônia.
Com o tema “Somos parte dessa história. Somos todos rondonienses”, a semana contará com uma extensa programação que contempla as participações de deputados constituintes, vereadores, lançamento de concurso de Redação, corrida de rua, peça teatral, exposição de arte e demais atividades na Casa de Leis.
A primeira Constituição de Rondônia foi promulgada no dia 6 de agosto de 1983. A partir desta data, ocorreu a efetiva implantação do Poder Legislativo, extinguindo-se a Assembleia Constituinte, formada para definir os rumos do Estado através de sua Constituição e que, atualmente, contribuiu com a apresentação de mais de 500 mil projetos ao longo da história.
As atividades serão iniciadas no dia 20 de novembro (segunda-feira), a partir das 8h, com a realização de culto ecumênico no Plenário da Casa de Leis. Às 8h15, será realizada a abertura oficial da semana comemorativa com a 1ª apresentação oficial do coral “Vozes do Legislativo”, contando com participação especial da banda da Polícia Militar. Às 9h30, a Assembleia promove uma sessão solene comemorativa aos 40 anos da promulgação da 1ª Constituição Estadual. Já, às 12h, a programação será encerrada com o fechamento da cápsula do tempo, que contará com mensagens de cidadãos rondonienses para o ano de 2063.
No dia 21 de novembro (terça-feira), às 8h, será realizada sessão solene de homenagens aos decanos das Câmaras Municipais no auditório da Alero. Já, às 12h, será inaugurada a Sala dos Vereadores na Casa de Leis.
No dia 22 de novembro (quarta-feira) a Assembleia receberá alunos de nível médio da rede estadual em uma visita assistida, onde os estudantes terão a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho da Casa de Leis.
No dia 23 de novembro (quinta-feira) será realizada uma sessão solene com entrega de votos de louvor as personalidades que marcaram a história do Estado de Rondônia no Plenário da Assembleia.
No dia 24 de novembro (sexta-feira), às 8h, será a vez dos acadêmicos da Fimca e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizarem uma visita assistida na Assembleia. Às 9h, o secretário legislativo da Casa de Leis, Carlos Alberto Manvailler, ministrará palestra com o tema “Assembleia Legislativa e sua função social”. E, às 10h, será apresentada uma peça teatral que contará a história da Assembleia, destacando sua trajetória e simbolizando os 40 anos da Constituição.
A programação será encerrada no dia 26 de novembro (domingo) com a Corrida da Democracia, que iniciará, às 7h, que contará com premiação aos participantes, que deverão fazer a doação de um kg de alimento não-perecível.
De acordo com o presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), a estruturação da Carta Estadual contribuiu abundantemente para o crescimento e o desenvolvimento de Rondônia, estabelecendo todos os Poderes que atuam em harmonia e independência pelo bem-estar da população.
“Nossa população é formada por pessoas de diferentes regiões do país que se uniram de forma destemida e se destacaram pelo pioneirismo para superar inúmeros desafios com suor e dedicação para a construção de um estado promissor para nossa população. A semana comemorativa dos 40 anos da nossa Constituição Estadual será um marco em nossa história, onde poderemos relembrar grandes feitos que contribuíram com o progresso desta terra. Sou filho de Rondônia e, hoje, tenho o privilégio de ocupar a Presidência desta Casa de Leis, celebrando uma data especial, motivo de orgulho e honra para todos nós”, destacou o Marcelo Cruz.
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
POLÍTICA
URGENTE: Léo Moraes é eleito prefeito de Porto Velho
Os eleitores de Porto velho (RO) escolheram o candidato do Podemos, Léo Moraes, para a Prefeitura da cidade, com quase 130 mil votos válidos, o que significa 56,27% do total. Mariana Carvalho (União Brasil) perdeu a disputa, com quase 101 mil votos válidos (43,73%).
Léo Moraes é natural de Porto Velho. Já foi vereador da capital, deputado Estadual e Federal e atualmente era diretor do Detran e através de um chamado do povo, resolver sair candidato a prefeito para fazer duas coligações como ele dizia em sua entrevista e debates “Coligação com Deus e com o Povo”.
POLÍTICA
ELEIÇÕES 24: Acompanhe ao vivo a apuração dos votos para prefeito em Porto Velho
POLÍTICA
ELEIÇÕES 2024: Mariana chega acompanhada da família para votar na Escola Brasília; Veja o vídeo
Ao votar na manhã deste domingo (27), na Escola Brasília, no bairro Embratel, a candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, manifestou a sua confiança em vencer as eleições e se tornar a primeira prefeita da capital rondoniense.
Ela estava acompanhada de familiares e alguns apoiadores e concedeu entrevista à imprensa que faz a cobertura das eleições, aproveitando para conclamar a população da capital a comparecer às urnas e expressar sua vontade, através do voto.
Mariana Carvalho agradeceu o apoio recebido ao longo de toda a campanha, e também ressaltou a grande receptividade de seu nome pela população. A candidata também agradeceu pelo trabalho de sua equipe de apoiadores e militantes, que ajudaram a levar seu nome e seu programa de Governo.
- GERAL2 dias ago
Miss e Mister CCI 2024: Concurso valoriza autoestima e promove integração entre idosos
- GERAL2 dias ago
No Dia Mundial do Diabetes, governo de RO promove mobilização de atendimento social e de saúde na Vila Dnit
- GERAL2 dias ago
Declaração de rebanhos é obrigatória e importante etapa para manutenção do status de livre de Aftosa sem vacinação
- GERAL1 dia ago
Governo de RO amplia 1.200 metros na Estrada da Penal para melhorar mobilidade e segurança em Porto Velho
- GERAL1 dia ago
Abertura oficial da campanha Novembro Azul acontece nesta quinta-feira (14), em Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Governo de RO entrega camisetas oficiais a estudantes-atletas que vão competir nos Jogos da Juventude, em João Pessoa
You must be logged in to post a comment Login