GERAL
Governo de RO investe em capacitação de agentes para patrulha em ambientes rurais

- Com o objetivo de capacitar agentes da segurança pública a lidar com os desafios das operações em zonas rurais. o governo de Rondônia deu início na segunda-feira (4), em Porto Velho, ao Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, A formação segue até o dia 23 de novembro, e visa preparar os profissionais para situações de alta complexidade que demandam conhecimento técnico e tático especializado.
Com o aumento dos crimes organizados no país, incluindo ações ousadas conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”, que afetam especialmente regiões do campo, o governo de Rondônia intensificou o investimento na capacitação técnica dos policiais. O curso foca em técnicas específicas de patrulhamento e abordagem em ambientes rurais, o que é essencial para combater delitos que muitas vezes se deslocam das cidades para áreas rurais de difícil acesso.
O curso foca em técnicas específicas de patrulhamento e abordagem em ambientes rurais
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da ação para garantir segurança nas áreas mais remotas do estado. “Sabemos que o crime organizado tem se especializado e avançado para áreas antes pouco afetadas, como o ambiente rural. O estado tem trabalhado para equipar e capacitar os policiais para que possam responder a esses desafios com a técnica e eficiência necessária.”
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, o curso integra uma política de formação contínua para os agentes, alinhada com o empenho do governo em combater a criminalidade em todas as regiões do estado. O patrulhamento em ambiente rural exige uma doutrina de segurança que priorize tanto a eficácia quanto a segurança dos profissionais envolvidos. “A especialização é fundamental para evitar que os agentes se exponham a riscos desnecessários. O ambiente rural apresenta desafios próprios, como a localização difícil e a dispersão das áreas de atuação. Com o treinamento adequado, os policiais poderão fazer um trabalho preventivo e combativo, garantindo mais segurança tanto para eles quanto para população”, ressaltou.
SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
O curso abrange uma série de disciplinas voltadas para prevenção e repressão de crimes em zonas rurais e visa capacitar os policiais para identificar e aplicar as melhores práticas em cada situação. Além disso, busca conscientizar os agentes sobre a importância da formação continuada, garantindo que Rondônia se mantenha à frente no combate à criminalidade.
Com o objetivo de desenvolver habilidades específicas para atuação em operações rurais, o curso visa capacitar os policiais a avaliar situações e adotarem procedimentos seguros e eficientes, além de preparar o efetivo para responder com eficiência aos crimes de alta complexidade. A formação também funcionará como base para o treinamento de novos agentes, promovendo uma uniformização das práticas e doutrinas no patrulhamento rural.
Com o Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, Rondônia dá mais um passo importante no fortalecimento de políticas de segurança pública, adaptando-se às novas modalidades de crime e garantindo que, mesmo nas áreas mais afastadas os cidadãos estejam protegidos pela atuação eficiente de um corpo policial bem preparado e comprometido com a segurança de todos.
Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Israel Pires
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia

Com a intensificação da estiagem e os desafios trazidos pela crise hídrica em diversas regiões do estado, o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas do Governo de Rondônia realizou mais uma reunião estratégica na terça-feira (29). O encontro teve como pauta principal as ações das secretarias estaduais sobre crise hídrica, incêndios florestais e levantamento de necessidade de ajuda humanitária para resposta à estiagem.
De acordo com o Coordenador Estratégico-Operacional de Defesa Civil Estadual, coronel BM Jaime Fernandes da Silva. a proposta do comitê é manter uma atuação integrada e contínua entre os órgãos do governo. “O objetivo é garantir que cada ação seja planejada com antecedência, baseada em dados e na realidade das comunidades. Seguimos trabalhando para reduzir ao máximo os impactos negativos que esse período traz todos os anos à população,” pontuou.
A Defesa Civil estadual notificou os 52 municípios para que estes se manifestem sobre a necessidade de adquirir materiais de ajuda humanitária, para que a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) possa realizar seus planejamentos de modo que não haja excesso ou escassez de estoque.
O Comitê conta com a participação de diversas secretarias e órgãos do governo do estado, que atuam de forma integrada para mitigar os efeitos da seca e prevenir desastres ambientais. As reuniões seguem acontecendo de forma periódica, com o compromisso de alinhar estratégias e garantir um monitoramento eficaz da situação climática em todas as regiões do estado.
COMITÊ
Fazem parte do Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas os seguintes órgãos: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp); Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Secretaria de Estado de Finanças (Sefin); Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO), Superintendência Estadual do Indígena (SI), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph/RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Casa Civil do Estado de Rondônia, Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), através da Defesa Civil Estadual.
Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO amplia ações de educação ambiental e reforça combate às queimadas com quase 10 mil pessoas alcançadas

Com o agravamento do período de estiagem e o aumento dos riscos de incêndios florestais, o governo de Rondônia tem adotado uma estratégia que une educação ambiental, fiscalização e mobilização comunitária. Somente entre janeiro e julho de 2025, mais de 9.900 pessoas foram diretamente alcançadas pelas ações de conscientização realizadas em todo o estado.
As iniciativas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), fazem parte do Plano de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais, que prevê ações contínuas nos municípios com maior vulnerabilidade ambiental.
Entre os resultados do primeiro semestre, destacam-se:
- 433 ações de educação ambiental realizadas;
- 414 outdoors exibidos com mensagens educativas em todos os municípios;
- 22 eventos e reuniões, com público médio de 1.100 pessoas;
- 3.750 alunos atendidos em escolas públicas;
- 9 comunidades indígenas e 1 comunidade quilombola alcançadas com ações diretas;
- 6 Unidades de Conservação visitadas, com ações educativas específicas;
- Blitz educativas, pit-stops e busca ativa com alcance médio de 2.400 pessoas;
- Campanhas de educomunicação (rádios, redes sociais e TV) com cerca de 6.000 pessoas alcançadas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o papel da tecnologia e da conscientização como ferramentas complementares no enfrentamento aos incêndios florestais. “Estamos utilizando monitoramento em tempo real para detectar focos de calor e agir com rapidez, mas sabemos que é na base, com informação e envolvimento comunitário, que conseguimos mudar comportamentos. Por isso, a educação ambiental é fundamental.”
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA
Alunos da E.E.E.F.M. Mariana, colocam em prática o que aprendem com o projeto “Farmácia Viva”
Entre as iniciativas que se destacam está o projeto “Farmácia Viva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, em Porto Velho. Com base em saberes populares e incentivo à preservação ambiental, o projeto ensina estudantes a cultivar, desidratar e embalar ervas medicinais, que são distribuídas gratuitamente à comunidade escolar.
Segundo o coordenador de projetos da Sedam, Leandro Almeida, “a ideia é valorizar o conhecimento tradicional e ao mesmo tempo ensinar os alunos a cuidar do meio ambiente. É um projeto que transforma a forma como os jovens enxergam a natureza e seu papel na sociedade”, explicou.
A diretora da escola, Márcia Reis, reforça que a experiência vai além da sala de aula. “Os alunos aprendem sobre saúde, respeito ao meio ambiente e compromisso com a comunidade. Eles levam esse conhecimento para casa, e isso impacta diretamente o comportamento das famílias”, destacou.
AÇÕES EM ÁREAS DE CONSERVAÇÃO
Em julho, as atividades educativas chegaram aos distritos de Nova Mutum, Jaci-Paraná e ao município de Alvorada do Oeste. Nessas regiões, estudantes participaram de rodas de conversa, oficinas e dinâmicas sobre temas como mudanças climáticas, escassez de água e queimadas ilegais. Somente em Alvorada do Oeste, cerca de 500 alunos de 10 escolas foram mobilizados.
Já nos distritos de Nova Mutum e Jaci-Paraná, as ações aconteceram nas proximidades de unidades de conservação como a Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, ESEC Umirizal e o Parque Nacional Mapinguari. As atividades contaram com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Ambiental e empresas do setor energético.
Atividade com alunos estimula a reflexão sobre os impactos das queimadas no meio ambiente
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, o trabalho nas escolas e nas comunidades fortalece a consciência coletiva e gera impacto direto nas atitudes do dia a dia. “Estamos levando educação ambiental para onde é mais necessário, onde o fogo e o desmatamento deixam marcas profundas”, frisou.
PARCERIAS QUE AMPLIAM RESULTADOS
As ações da Sedam contam com o apoio de universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), secretarias municipais e associações. Em algumas localidades, são utilizados materiais taxidermizados — animais preservados por técnicas científicas — como ferramenta educativa para demonstrar os danos causados à fauna pelas queimadas.
Além da educação, a Sedam segue participando de operações de campo, como “Verde Rondônia”, “Hileia” e “Temporã”, que fiscalizam áreas críticas e orientam moradores sobre o uso seguro do fogo. Ao investir em educação e sensibilização, o governo de Rondônia contribui para construir uma cultura de preservação e responsabilidade ambiental em todo o estado.
Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Arquivo Sedam
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
FLOR DO MARACUJÁ: Reta final dos preparativos para a maior festa cultural de Rondônia

Reta final para a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que acontecerá de 1º a 10 de agosto no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A Secretaria de Estado da Juventude, Culltura, Esporte e Lazer (Sejucel) avança nos últimos preparativos com a montagem da estrutura prevista para ser concluída até quarta-feira (30). Já a passagem de som está marcada para quinta-feira (31), véspera da abertura oficial na sexta-feira (1º).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento é uma celebração essencial da identidade cultural rondoniense. “Cada quadrilha, cada boi-bumbá e cada grupo folclórico representa o esforço de comunidades inteiras em manter viva a nossa história. A iniciativa movimenta a economia, fortalece o turismo e, acima de tudo, une as famílias rondoniense em torno da nossa cultura”, destacou.
ESTRUTURA
Arquibancada de frente para o palco aumenta a capacidade para 10 mil espectadores sentados
Este ano, o Arraial Flor do Maracujá contará com arquibancadas ampliadas, instaladas não só nas laterais, mas também de frente para o palco, aumentando a capacidade para até 10 mil espectadores sentados. A praça de alimentação terá 64 espaços, entre barracas e ambulantes, oferecendo uma diversidade de comidas típicas para o público. Além disso, o Arraial contará com 12 estandes destinados às emissoras de rádio, TV e sites de notícias que farão a cobertura ao vivo, além de um espaço exclusivo para produtores de conteúdo digital — uma novidade que se soma aos tradicionais pontos instagramáveis que valorizam a experiência dos visitantes.
NOVIDADES
Outra inovação importante é a presença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que irá transferir toda a estrutura do cartório eleitoral para o espaço do Arraial Flor do Maracujá e estará realizando a emissão de títulos de eleitor e coleta de biometria durante os dez dias de evento, reforçando o compromisso com a cidadania. O secretário da Sejucel, Paulo Higo, ressaltou que “o Flor do Maracujá é um patrimônio do povo rondoniense. Nosso objetivo é assegurar que todas as agremiações possam se apresentar com excelência, honrando essa tradição tão querida.”
PATRIMÔNIO CULTURAL
Com mais de quatro décadas de história, o Arraial Flor do Maracujá é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia, por meio da Lei nº 4.635 sancionada em 31 de outubro de 2019, pelo governador Marcos Rocha, mantendo viva a riqueza das manifestações populares e fortalecendo os laços sociais por meio da cultura, música e dança. Este ano, com as novidades e ampliação da estrutura, o evento promete superar expectativas e celebrar a diversidade cultural do estado com ainda mais brilho e emoção.
Confira a programação completa do Arraial Flor do Maracujá 2025
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL1 dia ago
Mutirão do DIU acontece em agosto com oferta de 200 dispositivos gratuitos em Porto Velho
- INTERIOR1 dia ago
Para reforçar segurança no trânsito, operação Lei Seca Nacional é realizada simultaneamente em seis municípios rondonienses
- GERAL1 dia ago
Divulgado resultado preliminar de seleção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- GERAL1 dia ago
Porto Velho é contemplado com R$ 37 milhões do PAC para saúde
- GERAL1 dia ago
Museu da Memória Rondoniense é reaberto em Porto Velho, fortalecendo valorização da história e cultura do estado
You must be logged in to post a comment Login