GERAL
Programas na Educação ampliaram a qualidade no atendimento e aprendizagem de mais de 44 mil alunos
Investimentos em melhorias nas escolas, capacitação de profissionais, além de novos ônibus escolares estão entre os destaques
Com o intuito de impulsionar a educação nas escolas municipais, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), focou em investimentos na carreira de professores, reformas e manutenção de escolas. Além disso, a aquisição de novos ônibus para o transporte escolar está entre as principais ações na área de educação em 2023, que resultaram em avanços importantes para a aprendizagem de alunos, condições de trabalho para os profissionais e qualidade no atendimento geral da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com a responsável pela pasta, secretária Gláucia Negreiros, estão sendo investidos ainda cerca de R$ 9,1 milhões na construção de duas unidades escolares para atender os residenciais Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, com creches, pré-escolar e fundamental. Os recursos são de emendas parlamentares da esfera federal e já há previsão de entrega das escolas prontas em 2024.
“Além dessas novas unidades, fizemos uma nova estrutura para a escola Joaquim Vicente Rondon, no distrito de Jaci-Paraná, que agora está mais moderna e ampla graças aos recursos de compensação ambiental da Santo Antônio Energia, além de mais R$ 3,2 milhões na ampliação das escolas Maria Casaroto e reforma geral das escolas Manoel Granjeiro, Senador Olavo Pires e Padre Chiquinho”, disse.
Para a titular da pasta, 2023 foi o ano decisivo e de crescimento nas ações da Semed, pois foram adicionados no rol de programas de educação, novos sistemas de inclusão e cuidados com os alunos da rede, desde a creche e pré-escola, passando pelo fundamental I e II, até chegar ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na zona urbana e rural. “Acompanhamos de perto o desenvolvimento do Alfabetiza Porto Velho, onde há avanços evidenciados no aprendizado na idade certa, e ainda implantamos o programa Trilhos da Infância, que é um verdadeiro guarda-chuvas repleto de projetos e ações no desenvolvimento integral das crianças, garantindo-lhes o direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária”, comentou Gláucia.
É destaque também a qualidade garantida na merenda escolarMERENDA ESCOLAR
A secretária também destacou a qualidade garantida na merenda escolar, que, consequentemente, resulta no aprendizado das crianças. “Desde o ano passado, os investimentos no valor per capita no Programa Municipal de Alimentação Escolar, ofereceram crescimento de 366% para o ensino fundamental e 167% para a educação infantil. O reflexo direto foi visto nos refeitórios, como comida de primeira linha e frutas frescas servidas de sobremesa logo após a entrega nas escolas pelos produtores da agricultura familiar local. Agradecemos o apoio que recebemos da Prefeitura, na pessoa do gestor Hildon Chaves, e de toda equipe da Semed, professores e demais profissionais que trabalham e dão o seu melhor na educação municipal”, enfatizou Gláucia Negreiros.
ALFABETIZA PORTO VELHO
Considerado o carro-chefe e implantado como política educacional em Porto Velho no ano de 2021, o programa Alfabetiza Porto Velho tem por objetivo alfabetizar todas as crianças estudantes da rede até o 2º ano do ensino fundamental e continuar o acompanhamento pedagógico personalizado às crianças estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Em 2023, houve avanço significativo neste programa que vem recolocando o aluno com as habilidades correspondentes ao ano em que estuda. Até o mês de outubro, foram monitoradas 110 escolas, com um total de 16.135 estudantes entre o 1º e 3º ano do ensino fundamental. O grupo de trabalho monitorado é formado por servidores técnicos da Semed, especialistas em educação do Instituto Gesto e pela diretoria do Tribunal de Contas de Rondônia.
Até o mês de outubro, foram monitoradas pelo Alfabetiza Porto Velho 110 escolasTRILHOS DA INFÂNCIA
Uma ação dentro do programa Primeiros Passos, com o objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo-lhes o direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária. Seu lançamento foi marcado pela assinatura do Termo de Compromisso do Comitê Intersetorial da frente de atuação.
A implantação surgiu pela necessidade de fortalecer o desenvolvimento da criança e o vínculo entre familiares, comunidade em geral e escolar, com o desenvolvimento de ações integradas com diferentes setores da sociedade e proporcionar um ambiente favorável para o crescimento saudável das crianças e o fortalecimento de uma comunidade comprometida com a primeira infância. Estão sendo contempladas, desde a sua criação no mês de junho deste ano, inicialmente oito unidades escolares que atendem a etapa da educação infantil, sendo sete escolas urbanas e uma escola no distrito de Jaci-Paraná.
BANZEIROS DO SABER
O projeto Banzeiros do Saber foi implantado em 2023 e tem como objetivo alinhar uma iniciativa intensiva de recomposição de aprendizagem para estudantes de escolas ribeirinhas que apresentam grandes defasagens educacionais, para os estudantes entre o 3º e o 7º ano do ensino fundamental. A ação alcançou 245 estudantes de oito escolas do baixo Madeira (EMEF Heitor Villa Lobos, EMEF Francisco Braga, EMEF Castro Alves, EMEF Henrique Dias, EMEIEF Dra. Ana Adelaide Grangeiro, EMEF Francisco Chiquilito Erse, EMEF Deigmar de Moraes Souza e EMEF Ermelindo Brasil).
Mais de 5 mil crianças foram atendidas com frota escolar própria do municípioTRANSPORTE ESCOLAR
O programa Caminho Certo ofereceu um processo de formação dos motoristas e monitores, ampliando o conhecimento estratégico para atingir a qualidade no serviço do transporte escolar ofertado aos estudantes rurais. Recentemente foi realizado o II Encontro Municipal de Motorista e Monitores do Transporte Escolar, em que participaram 167 motoristas, 167 monitores, 54 gestores escolares, 38 técnicos da Semed e convidados, totalizando 426 participantes.
A Semed informa que, em 2023, 5.044 crianças foram atendidas com frota própria do município, de 159 ônibus. De acordo com o Departamento de Transporte Escolar, são transportados 6.376 estudantes todos os dias, em 178 rotas/itinerários que somam 15.033,17 quilômetros diários. “Essa formação oferece muito mais agilidade, segurança e conforto no transporte dos alunos da rede, é um investimento que realmente evita gastos e dores de cabeça, possibilitando um preparo qualitativo entre os profissionais que atendem os alunos da zona rural”, disse a diretora do Departamento, Saula Pires.
SAÚDE ESCOLAR
O Programa de Saúde Escolar da Prefeitura de Porto Velho garante atendimento em vários setores. Foram realizadas 941 sessões de Fonoaudiologia, sendo 71 alunos encaminhados para exames de audiometria. Os alunos também receberam consultas oftalmológicas com 524 atendimentos, sendo 236 óculos entregues. Tudo motivado por melhores condições de aprendizado aos estudantes.
A higiene bucal também teve políticas inclusivas e, em alguns casos, o atendimento também abraçou pais ou responsáveis. A Prefeitura investiu na aquisição de 44.956 kits de higiene, que contemplam estojo, escova dental, creme dental e fio dental. Cada estudante matriculado na rede municipal recebeu o kit.
Teve ainda o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que formou em 2023, 1.569 alunos do ensino fundamental em 13 escolas ainda no primeiro semestre.
MAIS AÇÕES
Importante também mencionar a manutenção que acontece a cada dois anos da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é considerada uma boa média e está em 5.3; a revitalização e instalação de equipamentos em laboratórios de informática em 12 unidades escolares; criação de laboratório em mais três escolas; programa de serviço voluntário com ajuda de custo para comunidade nas escolas; programa Tempo de Aprender, cujo objetivo é elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização; Concurso Prêmio Boas Práticas, que reconhece o valor das práticas pedagógicas inovadoras dos professores; a 2ª edição do Prêmio Inovação Gestão Escolar, que busca identificar e valorizar as práticas de gestão escolar bem-sucedidas; a realização do VII Congresso Municipal de Educação; e a Formação gratuita de mestrado e doutorado para servidores lotados nas escolas.
“É bom relembrar também que em 2023 nós inovamos ao abrir um processo de seleção por competência para os cargos de diretores e vice-diretores escolares, visando o cumprimento da Meta 19 do Plano Municipal de Educação para o fortalecimento e efetivação da gestão democrática, além de um programa de Mestrado e Doutorado para professores da Rede Municipal, a partir de convênios com a Universidade Federal de Rondônia e Faculdade Católica, valorizando, desta forma, a formação de professores e a valorização salarial. E é claro, não poderíamos deixar de citar, todas as mostras culturais realizadas pelos Centros Municipais de Arte e Educação Escolar, sob a coordenação da nossa gerência de cultura, pois foram espetáculos lindos e marcantes para a vida dos nossos alunos, alunas e professores”, finalizou a secretária de Educação de Porto Velho.
Texto: Géri Anderson
Foto: Felipe Ribeiro/ Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Governo de RO fortalece relações de consumo com reforço em fiscalização e serviços de metrologia
- O governo de Rondônia concluiu 2024 com importantes resultados em fiscalização, retirando de circulação diversos produtos inadequados, reforçando o compromisso com a segurança do consumidor. Ao longo do ano, também foram realizadas a modernização da infraestrutura e melhorias voltadas aos servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem-RO), garantindo a eficiência dos serviços oferecidos no estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações são essenciais para garantir que os direitos dos consumidores sejam preservados e fortalecer a confiança no mercado. “Os avanços alcançados em 2024 mostram o empenho da gestão estadual com um desenvolvimento baseado na segurança e respeito ao cidadão”, ressaltou.
RESULTADOS DA FISCALIZAÇÃO
Em 2024, o Ipem-RO verificou 3.398 produtos, divididos em:
- 1.038 produtos de responsabilidade dos estabelecimentos comerciais, sendo 428 autuados;
- 1.782 produtos industrializados, dos quais 326 foram coletados por suspeita de erro, com 63 itens reprovados.
Entre os produtos que apresentaram os maiores percentuais de erro destacam-se:
- Em 2024, o Ipem-RO verificou-se 3.398 produtos
- Tinta temporária para cabelo (70g/120mL): média de 30,8% a menos do produto
- Alimento integral tipo torrada (128g): falta de 19,9%
- Desodorante (50g): déficit de 14,8%
- Camarão inteiro (1kg): menos 13,8%
- Filé de tilápia (500g): menos 8,1%
- Cookies sabor chocolate (60g): falta de 5,8%
- Coagulante líquido (200mL): redução de 5,2%
Na análise de itens da cesta básica, 544 produtos foram inspecionados, com 21 reprovados, incluindo três lotes de gás de cozinha (Gás LP), item essencial no cotidiano das famílias rondonienses. A metrologista Elli Maus, enfatizou a importância do trabalho técnico realizado pelo Instituto. “Nossa função é garantir que o consumidor receba exatamente aquilo que está pagando, seja em peso, volume ou qualidade. Os resultados mostram que ainda há desafios, mas estamos trabalhando para reduzir, cada vez mais, as irregularidades no mercado de Rondônia”, explicou.
INVESTIMENTOS ESTRUTURAIS E TECNOLÓGICOS
Entre as principais ações realizadas em 2024, o Ipem-RO investiu em:
- Ipem-RO ampliou frota para atendimento às fiscalizações em todo o estado
- Ampliação da frota com a locação de 10 caminhonetes utilitárias para atendimento às fiscalizações em todo o estado;
- Modernização tecnológica com a entrega de 25 computadores de última geração fornecidos pelo Inmetro;
- Melhorias na sede, incluindo a construção de um muro para reforçar a segurança, a aquisição de 10 aparelhos de ar-condicionado e a reforma geral em andamento;
- Automatização administrativa, com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que tornou todos os processos administrativos e judiciais 100% eletrônicos, reduzindo o uso de papel e agilizando os trâmites internos.
VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
A produtividade do Ipem-RO também foi impulsionada por ações de valorização dos servidores, como:
- Implantação do auxílio-alimentação;
- Ações de valorização dos servidores foram desenvolvidas como cursos e capacitações
- Cursos de capacitação e formação de novos metrologistas, essenciais para garantir a qualidade técnica das operações.
De acordo com o presidente do Ipem-RO, Carlos Albuquerque, o ano foi marcado por transformações relevantes. “Os investimentos em tecnologia, infraestrutura e valorização dos servidores fortaleceram nossa capacidade de fiscalização e atendimento à sociedade, consolidando o instituto como referência em qualidade e segurança. Seguiremos trabalhado para proteger os consumidores e promover o desenvolvimento de Rondônia”, destacou.
A atuação do Ipem-RO em 2024 reafirmou o trabalho estratégico na proteção do consumidor e no fortalecimento das relações de consumo em Rondônia. Com investimentos em tecnologia, infraestrutura e valorização humana, o instituto se prepara para os desafios de 2025, consolidando a metrologia e eficiência como pilares do desenvolvimento estadual.
Fonte
Texto: Bruno Eduardo e Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Ipem
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
VEJA: Mudanças de sentido em vias de Porto Velho começam a valer a partir da madrugada de sexta-feira (27)
A partir da meia noite de quinta para sexta-feira, dia 27 de dezembro, Porto Velho contará com um novo sentido de circulação de veículos no quadrante da avenida Rio Madeira, rua do Contorno, avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso (Estrada da Penal) e rua Cassiterita, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
A mudança ocorrerá da seguinte forma: A rua Cassiterita terá mão única, da avenida Rio Madeira até a rua do Contorno, sentido bairro. O mesmo ocorrerá na avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso (Estrada da Penal), que passará a ser via de mão única, sentido Centro, a partir da rua do Contorno até a avenida Rio Madeira.
De acordo com o secretário da Semtran, Anderson Pereira, a mudança tem por objetivo a melhoria do fluxo de veículos, além da segurança no trânsito na região. “Para quem transita no período da manhã nesse quadrante no sentido avenida Jorge Teixeira, o fluxo de carro é intenso. Com a mudança, tornando essas partes mãos únicas, a gente ganha mais uma pista para quem está indo ao trabalho. Ou seja, isso vai modernizar aquele cruzamento da avenida Tiradentes com a avenida Rio Madeira. Devemos levar em consideração que esse fluxo se dá ainda sem a inauguração dos novos prédios existentes no entorno dessa região. Então essa mudança é uma medida necessária, tendo em vista a quantidade de veículos que haverá nessa região, que já está sufocada”, explicou o secretário.
A Semtran orienta que, com a adaptação, os motoristas planejem seus trajetos com antecedência para evitar contratempos e contribuam com a fluidez e segurança no trânsito. A fiscalização será intensificada na área para garantir que as novas normas sejam respeitadas, promovendo um tráfego mais organizado e seguro.
Texto: SMC
Foto: Semtran
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura firma Termo de Fomento com Associação Voluntária de Combate ao Câncer
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), firmaram na manhã da segunda-feira (16) o Termo de Fomento nº 041/PGM/2024. O documento formaliza o repasse de recursos financeiros no valor de R$ 150 mil à organização social, oriundos de emenda parlamentar do senador Jaime Bagattoli.
O repasse visa estruturar e melhorar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com incremento temporário às transferências regulares para fins de custeio, por tempo determinado, de toda rede de serviços de proteção social básica e especial. Também visa garantir a continuidade dos trabalhos realizados pela AVCC.
O valor repassado será utilizado na manutenção dos custos operacionais da AVCC, durante o período de um ano, incluindo a aquisição de recursos e meios logísticos necessários para melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e o apoio integral às pessoas em tratamento contra o câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade no município de Porto Velho.
Os recursos servirão ainda para apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitem de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. Manter o espaço higienizado e seguro; promover oficinas de maquiagem, corte de cabelo, artesanato, dentre outras especificações dentro do plano de trabalho.
Com o repasse a organização poderá atender as necessidades físicas das pessoas afetadas pelo câncer, com contribuição de kits higiene e transporte para tratamento de quem não tem recursos para se deslocar; oferecer oficina conforme a necessidade de cada pessoa, com foco na melhoria da qualidade de vida; fortalecer a rede de apoio através do serviço de comunicação com divulgações diversas, com objetivo de atrair mais apoiadores e voluntários.
A vigência do Termo de Fomento é de 12 meses, a contar da liberação do recurso. Prorrogações do prazo poderão ser realizadas sempre que necessário, mediante proposta justificada e formulada pela OSC com no mínimo de 30 dias de antecedência do término, e após o cumprimento das exigências legais e regulamentares.
Assinaram o Termo de Fomento nº 041/PGM/2024, conforme o disposto na Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, e suas alterações, o secretário municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho, Claudi Rocha, e a presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), Dayse Mara Caetano Passos Borges.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- BRASIL2 dias ago
“Rolezinho perigoso” vira moda: ‘amostradinhos’ se penduram na traseira de caminhão no Jorge Teixeira
- BRASIL1 dia ago
“Se gritar, eu vou atirar!”: trio de assaltantes rouba carro de família em plena luz do dia; veja vídeo
- BRASIL1 dia ago
TRAGÉDIA: Bombeiros confirmam 4 mortos e pelo menos 15 feridos em acidente na AM-010
- BRASIL1 dia ago
ACIDENTE AÉREO: Três pessoas morrem em acidente com avião de pequeno porte em Manicoré interior do Amazonas
- BRASIL1 dia ago
ABSURDO: Passagens internacionais podem ter alta de 26% com a Reforma Tributária; voos domésticos também enfrentarão aumento
- BRASIL2 dias ago
População toca fogo em homem que esquartejou e incinerou o corpo da esposa; Veja
You must be logged in to post a comment Login