INTERIOR
Nova Alíquota do ICMS de 19,5%; obras do Hospital de Guajará-Mirim e abastecimento de água são destaques do Governo de Rondônia

Nesta semana, diversas ações e serviços foram realizados pelo Governo de Rondônia em todo o Estado. Após alinhamento com entidades de classe, Governo de Rondônia define o novo percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será de 19,5%. Outras ações também podem ser destacadas como a liberação de alvará para início das obras de reforma e ampliação no Hospital Regional de Guajará-Mirim; Estado atinge maior percentual de queda no desmatamento na região Amazônica; força-tarefa para abastecimento de água devido à seca; processo seletivo simplificado interno, para designação de diretores e vice-diretores nas escolas da Rede Estadual de Ensino para atender os processos pedagógicos e administrativos; entre outros, foram alguns dos destaques.
- NOVA ALÍQUOTA DE ICMS: 19,5%
O novo percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será de 19,5% em Rondônia, a partir de 2024. Essa redução para 19,5% foi definida como limite que o Governo de Rondônia atende com objetivo de preservar o equilíbrio fiscal, atender demandas de investimentos salariais, além de diminuir os impactos sobre a economia, principalmente os setores mais afetados pelo imposto. Apresentado pelo Governo e aprovado, na terça-feira, na Assembleia Legislativa de Rondônia, o novo ICMS, foi marcado pelo interesse comum de avançar no desenvolvimento do Estado, mas com uma tributação que mantenha a sustentabilidade dos negócios.
O recurso proveniente do ICMS mantém o desenvolvimento de Rondônia, aplicando investimentos para que hospitais, escolas, batalhões policiais, e uma série de serviços e ações sejam executadas para atender às necessidades da população. São os tributos que tornam possível existirem os serviços públicos.
O Governo de Rondônia, ao traçar a reorganização do tributo no estado protegeu a alimentação e os combustíveis do aumento do percentualdo ICMS. Assim, a mudança não afetará itens alimentícios básicos como, por exemplo, carnes, leite,feijão, óleo, açúcar, hortifrutigranjeiros e também não aumentará o valor dos combustíveis, nem medicamentos para tratamento de câncer, equipamentos para portadores de deficiência,dentre outros produtos e serviços.
- SAÚDE
Hospital de Guajará-Mirim terá uma área total de 4.674 metros quadrados
A liberação do alvará de licença para início das obras de reforma e ampliação do Hospital de Guajará-Mirim aconteceu no último dia 27 de outubro. No dia 6 de outubro foi realizada a solicitação para adjudicação da empresa que irá realizar a obra da unidade hospitalar. No dia 14 do mesmo mês, o titular da pasta da Sesau, juntamente ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, assinaram a Ordem de Serviço, dando continuidade no processo de andamento. O hospital terá uma área total de 4.674 metros quadrados, com 50 leitos para adultos e 12 leitos pediátricos, além de 2 consultórios, 3 salas para parto normal e 2 salas para cirurgias e atendimento de emergência.
- CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro de 2023 para o processo seletivo, que visa selecionar candidatos para contratação temporária na função de professor – instrutor.
- AVANÇO CONTRA DESMATAMENTO
GeoPortal é uma ferramenta fundamental no combate ao desmatamento
Rondônia conquistou um marco significativo na luta contra o desmatamento na Região Amazônica. O Estado registrou a maior queda no desmatamento em relação aos últimos quatro anos, sobretudo em Unidades de Conservação e Territórios Indígenas, de janeiro até setembro de 2023. As informações foram obtidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para monitorar alterações na cobertura florestal na região.
- CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia reconhecem o papel das Conferências Municipais de Cultura, como canais essenciais para direcionar as demandas da sociedade. Estes eventos são espaços relevantes para o diálogo entre o Poder Público e a comunidade, moldando políticas culturais mais inclusivas e contínuas.
- ABASTECIMENTO
Estratégias para abastecimento
Em resposta à situação da seca do rio Palmeiras, principal fonte que abastece a população de Espigão do Oeste, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) mobilizou uma equipe para avaliar a situação do manancial e criar estratégias para minimizar os impactos da escassez hídrica junto às famílias locais. A seca do rio ocorreu devido às mudanças climáticas associadas ao fenômeno El Niño.
- EDITAL
O Governo de Rondônia abriu na última segunda-feira (30), o processo seletivo simplificado interno, para designação de diretores e vice-diretores nas escolas da Rede Estadual de Ensino para atender os processos pedagógicos e administrativos, nas escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) dos municípios de Ariquemes, Extrema, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, São Francisco do Guaporé e Vilhena. A inscrição é gratuita e de forma online e encerra na segunda-feira (6).
- CAPACITAÇÃO
Foram realizados 84 cursos
Fortalecendo a política de capacitação dos servidores no Estado, o Governo de Rondônia alcançou o número de 2.005 servidores certificados no ano de 2023. A Diretoria de Políticas Penais (Dipp), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), executou 84 capacitações e eventos em todo o Estado.
- PROJETO EDUCACIONAL
A delegação de jovens cientistas, que integram o Instituto Movimento Científico da Amazônia – Mocam, ganhou o prêmio internacional do Fórum Espacial Austríaco, com o projeto Memória Olfativa, em Campo Grande (MS). A equipe é composta por nove alunos e cinco professores da Rede Pública Estadual de Ensino, com incentivo do Governo de Rondônia.
- EMPREGO
Para aprimorar o acesso às oportunidades de emprego e capacitação profissional em todo o Estado, o Governo de Rondônia disponibiliza o serviço Geração Emprego, que facilita o caminho entre empregadores e trabalhadores. O serviço é uma iniciativa de fomento à empregabilidade, e com a inovação tecnológica, possibilita acessar as vagas de emprego disponíveis sem sair de casa. Nesta semana, estão sendo ofertadas 2.118 vagas em diversos setores.
- SERVIÇOS
Realizados os serviços de pintura dentro e fora do prédio da POC
O Governo de Rondônia tem investido nas ações de melhorias nas unidades hospitalares. É o que acontece na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, que tem recebido reforço na pintura interna e externa da estrutura do prédio, além da troca de todo o telhado. Os trabalhos iniciaram em meados de setembro, com previsão de conclusão este mês de novembro.
- JOGOS ESCOLARES
Rondônia estreou se destacando nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), em Brasília (DF), e conquistou 10 medalhas entre ouro, prata e bronze, sendo sete em Judô e três em Karatê. O resultado garantiu ainda dois troféus na categoria geral feminina, em 2º lugar no Judô e 3º lugar no Karatê. Os Jogos Escolares Brasileiros iniciaram no último dia 26 de outubro, com a participação de 199 estudantes-atletas rondonienses, entre 12 e 14 anos. As competições seguem até o próximo dia 9 de novembro.
- CLUBES
O Flamengo sagrou-se campeão
O Estádio Aluízio Ferreira foi palco de uma competição através do 1° Torneio “Resgate do Futebol Raiz”. Este evento, que homenageia os clubes pioneiros do futebol rondoniense, contou com a participação de quatro equipes tradicionais: Ferroviário AC, Moto Clube, Flamengo e Ypiranga EC.
- NEGÓCIOS
Com a premissa de reunir empreendedores portovelhenses, das áreas da culinária, artesanato, agroindústria, turismo e serviços, teve início na terça-feira (31), a 1º Feira de Empreendedores de Porto Velho. A população prestigiou o evento realizado na Rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira (PRM).
- GESTÃO FISCALIZADORA
Com o objetivo de promover um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos na área de gestão fiscalizadora, especialmente voltado aos membros do Conselho de Alimentação Escolar (Caero), o Governo de Rondônia realizou o 1º Encontro de Conselheiros: capacitação técnica em gestão fiscalizadora, na segunda-feira (30) e terça-feira (31), no auditório da Escola Superior de Contas, em Porto Velho.
- CARREIRA PROFISSIONAL
Cursos voltados ao agronegócio
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro, para o processo seletivo de cursos técnicos de nível médio, voltados ao agronegócio. Estão sendo ofertados os seguintes cursos: Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia.
- FISCALIZAÇÃO
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem/RO) realizou a Operação Grandes Massas, uma ação de fiscalização que ocorreu no período de 16 a 28 de outubro. O foco da operação foram os comércios que armazenam e vendem rações e suplementos para animais, nos municípios do Estado, e se estendeu a materiais de construção.
- DECLARAÇÃO DE REBANHO
Os produtores rurais de Rondônia, criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves, têm até o dia 30 de novembro para adesão à segunda etapa de declaração de rebanhos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). O prazo para a declaração inicia nesta quarta-feira (1º) e a partir do início deste período, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir a GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.
- DESPORTO ESCOLAR
Estudantes atletas da modalidade futsal
Com o objetivo de contribuir para o aumento da prática esportiva entre os jovens, especialmente os que integram a Rede Pública Estadual de Ensino, bem como promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, o Governo de Rondônia aderiu à participação do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar – Sub 17, que acontece na Bahia, no período de 18 a 26 de novembro.
- ORIENTAÇÕES PARA O ENEM
O Governo de Rondônia apresenta as informações quanto às provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), que serão aplicadas nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro, em todo país. Os locais de provas já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela página do participante https://enem.inep.gov.br/participante/.
- INVESTIMENTOS
Para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde do Estado, o Governo de Rondônia, promoveu na quarta-feira (1º), a solenidade de entrega de veículos e equipamentos, que aconteceu no Estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.
- PROCESSO SELETIVO
Convocação do processo seletivo
O Governo de Rondônia convoca os médicos classificados no processo seletivo simplificado do Edital nº 375/2023 para a apresentação de documentos, assinatura do contrato e início imediato da atuação nos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacoal, Extrema, Porto Velho e São Francisco do Guaporé. Conforme apresentada pela por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os candidatos aprovados devem enviar o checklist de documentos necessário para o seguinte endereço: processoseletivo@sesau.ro.gov.br.
- REEDUCANDOS NO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) de 2023 será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro em todo país. Visando o avanço no nível escolar da população prisional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou no período de 9 a 27 de outubro, a inscrição de 1.421 reeducandos, 162 a mais que no ano anterior.
Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Arquivo Sesau, Frank Néry, Fran Carlos, Bruno Montoyana, Paulo Amorim
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Manutenção na RO-010 é realizada pelo governo de RO entre distrito de Nova Estrela e Rolim de Moura

- Com o intuito de melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos usuários, o governo de Rondônia deu início, na última terça-feira (15), à recuperação do trecho da RO-010 entre distrito de Nova Estrela e Rolim de Moura, importante via para o escoamento da produção e deslocamento da população. A ação está sendo executada por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), com equipes das 4ª e 5ª usinas de asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), localizadas em Rolim de Moura e Cacoal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a recuperação das rodovias é fundamental. “As rodovias estaduais são corredores do progresso. Por elas passa diariamente a produção agrícola e pecuária que movimenta a economia de Rondônia. Manter essas vias em boas condições é garantir o direito de ir e vir do cidadão”, ressaltou.
Equipes das 4ª e 5ª usinas de asfalto do DER-RO trabalham em conjunto
De acordo com Thiago Moreira, gerente da 4ª Usina de Asfalto, os trabalhos iniciaram no distrito de Nova Estrela e vão até Rolim de Moura, totalizando 25 quilômetros de recuperação. “É um trecho de grande fluxo, tanto de veículos leves quanto pesados, por isso a importância desse serviço”, pontuou.
Já o gerente da 5ª Usina, Sebastião Cardoso, explicou que o serviço inclui a remoção dos buracos e de pontos comprometidos do asfalto. “Estamos fresando o pavimento deteriorado, reenquadrando o local e aplicando emulsão e massa asfáltica conforme as normas técnicas”, detalhou.
MELHORIAS E SEGURANÇA
Para quem trafega pelo trecho, como o caminhoneiro Antônio da Rosa, a manutenção representa segurança. “Esse trabalho salva vidas. O DER-RO está de parabéns pelo serviço bem-feito”, afirmou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernades, destacou a importância da manutenção viária contínua no estado. “Com mais de 6 mil quilômetros de rodovias sob nossa responsabilidade, esses serviços são essenciais para melhorar a trafegabilidade, reduzir o tempo de viagem e garantir mais conforto e segurança aos usuários”, finalizou.
Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
União Bandeirantes recebe o maior pacote de ações já visto no distrito

Com uma força-tarefa integrada, a Prefeitura de Porto Velho está levando o desenvolvimento e progresso ao distrito de União Bandeirantes com a Operação Tapa-buraco, Operação Cidade Limpa e, ainda, a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 6 milhões para a pavimentação e drenagem de cinco ruas e ordem de serviço para a construção do primeiro cemitério do distrito.
A obra pavimentação asfáltica das vias urbanas contempla a implantação de drenagem e calçadas, visando melhorar a infraestrutura e mobilidade local. A intervenção abrangerá as ruas José da Silva, Vitória Régia, Manaus, Dr. Roberval e Chiquilito Erse. O prazo para entrega das obras é de 270 dias.
Sem um cemitério próprio, os moradores de União Bandeirantes eram obrigados a percorrer cerca de 150 quilômetros até Porto Velho, ou buscar alternativas em distritos vizinhos, para enterrar seus entes queridos. Com a construção de um cemitério na comunidade, as famílias passam a contar com um espaço digno e próximo para se despedirem de seus familiares, com mais respeito e conforto nesse momento tão delicado.
PARCERIAS
O prefeito Léo Moraes destacou o trabalho diligente da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), que está no distrito deixando 820 metros de terraplanagem e pavimentação asfáltica, além de 2.300 metros de tapa buraco por todo o distrito.
Moraes lembrou que a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), não poderia ficar de fora e também está em União Bandeirantes, com várias equipes fazendo a roçagem e a limpeza nas calçadas e meios-fios com a Operação Cidade Limpa.
COMPROMISSO
Mais uma vez, o prefeito reforçou o compromisso com a população, e ressaltou que as ações visam melhorar a infraestrutura, não apenas da capital, mas dos distritos. Completou destacando a parceria do parlamentar, deputado federal coronel Chrisóstomo, que destinou a emenda para o asfalto no distrito, e que tem apoiado a atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho.
De acordo com o titular da Semusb, Giovanni Marini, o objetivo é unir forças para alcançar o mesmo objetivo, ou seja, todos buscando melhorias para a população. “Este trabalho em andamento nestas cinco ruas de União Bandeirantes, faz parte de mais uma importante iniciativa encampada pela atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho”, garantiu.
O secretário da Semob, Geraldo Sena, esteve em União Bandeirantes acompanho o prefeito Léo Moraes e reafirmou o compromisso da secretaria com tudo que o prefeito planejou para melhorar Porto Velho, os distritos, ou seja, toda a população.
Moradores do distrito fizeram questão de agradecer pessoalmente ao prefeito
COMUNIDADE
Marlucia Sousa Silva, autônoma, moradora há 13 anos de União Bandeirantes, declarou que a obra é bem-vinda, pois vai melhorar a questão da mobilidade das pessoas e dos veículos. “Estamos gratos ao prefeito Léo Moraes por contemplar nossa comunidade. Sua gestão está mudando vidas e isso é importante, porque agora temos certeza que estamos sendo assistidos pelo poder público”, disse.
O pecuarista Elson Faccine disse que este trabalho é importante para o distrito, pois a população tem sofrido há muito tempo sem estradas. “Agora, com apenas três meses de sua gestão, o prefeito Léo Moraes está demonstrando interesse em ajudar União Bandeirantes, que realmente está precisando. Estávamos praticamente abandonados e agora isso está mudando. Só temos a agradecer ao prefeito”, declarou.
MAIS RECURSOS
O prefeito Léo Moraes também comunicou mais recursos no valor de R$ 40 milhões para a saúde, esporte e assistência. Os R$ 40 milhões mencionados são destinados à construção do Hospital Municipal de Porto Velho, considerada uma das principais obras da atual gestão. O projeto deve ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e desafogar as unidades estaduais de saúde.
Texto: Humberto Oliveira
Fotos: Hellon Luiz/Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Operação Cidade Limpa chega ao distrito de União Bandeirantes

Teve início no domingo (13) a Operação Cidade Limpa no distrito de União Bandeirantes. A ação conta com serviços de encascalhamento, limpeza urbana, tapa-buracos, limpeza de praças, roçagem e encascalhamento rural, com previsão de aproximadamente cinco dias de trabalho intenso na região.
A força-tarefa é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), unindo esforços para oferecer melhorias significativas à comunidade local.
Desde o dia 8 de abril, a Operação Cidade Limpa vem passando por diferentes distritos de Porto Velho. O ponto de partida foi o distrito de Extrema, seguido por Nova Califórnia. Nos próximos dias, a iniciativa também chegará também em Abunã e Vista Alegre do Abunã.
Para o secretário de Obras, Geraldo Senna, a operação tem um papel fundamental na qualidade de vida dos moradores. “É uma ação muito importante, pois além de deixar os distritos mais organizados, contribui para o bem-estar da população”, destacou.
A Operação Cidade Limpa reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a manutenção e valorização dos distritos, garantindo melhores condições de mobilidade e limpeza para todos os moradores.
Texto: Thaís Alves
Foto: Semob
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL21 horas ago
Sistema de abastecimento de água é entregue pelo governo de RO para União Bandeirantes e transforma realidade de moradores do distrito
- GERAL21 horas ago
Ipem orienta população sobre cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa
- BRASIL22 horas ago
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump falar em acordo com a China
- BRASIL22 horas ago
Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR em um mês
- INTERIOR21 horas ago
União Bandeirantes recebe o maior pacote de ações já visto no distrito
You must be logged in to post a comment Login