INTERIOR
Nova Alíquota do ICMS de 19,5%; obras do Hospital de Guajará-Mirim e abastecimento de água são destaques do Governo de Rondônia
Nesta semana, diversas ações e serviços foram realizados pelo Governo de Rondônia em todo o Estado. Após alinhamento com entidades de classe, Governo de Rondônia define o novo percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será de 19,5%. Outras ações também podem ser destacadas como a liberação de alvará para início das obras de reforma e ampliação no Hospital Regional de Guajará-Mirim; Estado atinge maior percentual de queda no desmatamento na região Amazônica; força-tarefa para abastecimento de água devido à seca; processo seletivo simplificado interno, para designação de diretores e vice-diretores nas escolas da Rede Estadual de Ensino para atender os processos pedagógicos e administrativos; entre outros, foram alguns dos destaques.
- NOVA ALÍQUOTA DE ICMS: 19,5%
O novo percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será de 19,5% em Rondônia, a partir de 2024. Essa redução para 19,5% foi definida como limite que o Governo de Rondônia atende com objetivo de preservar o equilíbrio fiscal, atender demandas de investimentos salariais, além de diminuir os impactos sobre a economia, principalmente os setores mais afetados pelo imposto. Apresentado pelo Governo e aprovado, na terça-feira, na Assembleia Legislativa de Rondônia, o novo ICMS, foi marcado pelo interesse comum de avançar no desenvolvimento do Estado, mas com uma tributação que mantenha a sustentabilidade dos negócios.
O recurso proveniente do ICMS mantém o desenvolvimento de Rondônia, aplicando investimentos para que hospitais, escolas, batalhões policiais, e uma série de serviços e ações sejam executadas para atender às necessidades da população. São os tributos que tornam possível existirem os serviços públicos.
O Governo de Rondônia, ao traçar a reorganização do tributo no estado protegeu a alimentação e os combustíveis do aumento do percentualdo ICMS. Assim, a mudança não afetará itens alimentícios básicos como, por exemplo, carnes, leite,feijão, óleo, açúcar, hortifrutigranjeiros e também não aumentará o valor dos combustíveis, nem medicamentos para tratamento de câncer, equipamentos para portadores de deficiência,dentre outros produtos e serviços.
- SAÚDE
A liberação do alvará de licença para início das obras de reforma e ampliação do Hospital de Guajará-Mirim aconteceu no último dia 27 de outubro. No dia 6 de outubro foi realizada a solicitação para adjudicação da empresa que irá realizar a obra da unidade hospitalar. No dia 14 do mesmo mês, o titular da pasta da Sesau, juntamente ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, assinaram a Ordem de Serviço, dando continuidade no processo de andamento. O hospital terá uma área total de 4.674 metros quadrados, com 50 leitos para adultos e 12 leitos pediátricos, além de 2 consultórios, 3 salas para parto normal e 2 salas para cirurgias e atendimento de emergência.
- CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro de 2023 para o processo seletivo, que visa selecionar candidatos para contratação temporária na função de professor – instrutor.
- AVANÇO CONTRA DESMATAMENTO
Rondônia conquistou um marco significativo na luta contra o desmatamento na Região Amazônica. O Estado registrou a maior queda no desmatamento em relação aos últimos quatro anos, sobretudo em Unidades de Conservação e Territórios Indígenas, de janeiro até setembro de 2023. As informações foram obtidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para monitorar alterações na cobertura florestal na região.
- CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia reconhecem o papel das Conferências Municipais de Cultura, como canais essenciais para direcionar as demandas da sociedade. Estes eventos são espaços relevantes para o diálogo entre o Poder Público e a comunidade, moldando políticas culturais mais inclusivas e contínuas.
- ABASTECIMENTO
Em resposta à situação da seca do rio Palmeiras, principal fonte que abastece a população de Espigão do Oeste, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) mobilizou uma equipe para avaliar a situação do manancial e criar estratégias para minimizar os impactos da escassez hídrica junto às famílias locais. A seca do rio ocorreu devido às mudanças climáticas associadas ao fenômeno El Niño.
- EDITAL
O Governo de Rondônia abriu na última segunda-feira (30), o processo seletivo simplificado interno, para designação de diretores e vice-diretores nas escolas da Rede Estadual de Ensino para atender os processos pedagógicos e administrativos, nas escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) dos municípios de Ariquemes, Extrema, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, São Francisco do Guaporé e Vilhena. A inscrição é gratuita e de forma online e encerra na segunda-feira (6).
- CAPACITAÇÃO
Fortalecendo a política de capacitação dos servidores no Estado, o Governo de Rondônia alcançou o número de 2.005 servidores certificados no ano de 2023. A Diretoria de Políticas Penais (Dipp), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), executou 84 capacitações e eventos em todo o Estado.
- PROJETO EDUCACIONAL
A delegação de jovens cientistas, que integram o Instituto Movimento Científico da Amazônia – Mocam, ganhou o prêmio internacional do Fórum Espacial Austríaco, com o projeto Memória Olfativa, em Campo Grande (MS). A equipe é composta por nove alunos e cinco professores da Rede Pública Estadual de Ensino, com incentivo do Governo de Rondônia.
- EMPREGO
Para aprimorar o acesso às oportunidades de emprego e capacitação profissional em todo o Estado, o Governo de Rondônia disponibiliza o serviço Geração Emprego, que facilita o caminho entre empregadores e trabalhadores. O serviço é uma iniciativa de fomento à empregabilidade, e com a inovação tecnológica, possibilita acessar as vagas de emprego disponíveis sem sair de casa. Nesta semana, estão sendo ofertadas 2.118 vagas em diversos setores.
- SERVIÇOS
O Governo de Rondônia tem investido nas ações de melhorias nas unidades hospitalares. É o que acontece na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, que tem recebido reforço na pintura interna e externa da estrutura do prédio, além da troca de todo o telhado. Os trabalhos iniciaram em meados de setembro, com previsão de conclusão este mês de novembro.
- JOGOS ESCOLARES
Rondônia estreou se destacando nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), em Brasília (DF), e conquistou 10 medalhas entre ouro, prata e bronze, sendo sete em Judô e três em Karatê. O resultado garantiu ainda dois troféus na categoria geral feminina, em 2º lugar no Judô e 3º lugar no Karatê. Os Jogos Escolares Brasileiros iniciaram no último dia 26 de outubro, com a participação de 199 estudantes-atletas rondonienses, entre 12 e 14 anos. As competições seguem até o próximo dia 9 de novembro.
- CLUBES
O Estádio Aluízio Ferreira foi palco de uma competição através do 1° Torneio “Resgate do Futebol Raiz”. Este evento, que homenageia os clubes pioneiros do futebol rondoniense, contou com a participação de quatro equipes tradicionais: Ferroviário AC, Moto Clube, Flamengo e Ypiranga EC.
- NEGÓCIOS
Com a premissa de reunir empreendedores portovelhenses, das áreas da culinária, artesanato, agroindústria, turismo e serviços, teve início na terça-feira (31), a 1º Feira de Empreendedores de Porto Velho. A população prestigiou o evento realizado na Rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira (PRM).
- GESTÃO FISCALIZADORA
Com o objetivo de promover um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos na área de gestão fiscalizadora, especialmente voltado aos membros do Conselho de Alimentação Escolar (Caero), o Governo de Rondônia realizou o 1º Encontro de Conselheiros: capacitação técnica em gestão fiscalizadora, na segunda-feira (30) e terça-feira (31), no auditório da Escola Superior de Contas, em Porto Velho.
- CARREIRA PROFISSIONAL
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro, para o processo seletivo de cursos técnicos de nível médio, voltados ao agronegócio. Estão sendo ofertados os seguintes cursos: Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia.
- FISCALIZAÇÃO
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem/RO) realizou a Operação Grandes Massas, uma ação de fiscalização que ocorreu no período de 16 a 28 de outubro. O foco da operação foram os comércios que armazenam e vendem rações e suplementos para animais, nos municípios do Estado, e se estendeu a materiais de construção.
- DECLARAÇÃO DE REBANHO
Os produtores rurais de Rondônia, criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves, têm até o dia 30 de novembro para adesão à segunda etapa de declaração de rebanhos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). O prazo para a declaração inicia nesta quarta-feira (1º) e a partir do início deste período, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir a GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.
- DESPORTO ESCOLAR
Com o objetivo de contribuir para o aumento da prática esportiva entre os jovens, especialmente os que integram a Rede Pública Estadual de Ensino, bem como promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, o Governo de Rondônia aderiu à participação do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar – Sub 17, que acontece na Bahia, no período de 18 a 26 de novembro.
- ORIENTAÇÕES PARA O ENEM
O Governo de Rondônia apresenta as informações quanto às provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), que serão aplicadas nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro, em todo país. Os locais de provas já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela página do participante https://enem.inep.gov.br/participante/.
- INVESTIMENTOS
Para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde do Estado, o Governo de Rondônia, promoveu na quarta-feira (1º), a solenidade de entrega de veículos e equipamentos, que aconteceu no Estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.
- PROCESSO SELETIVO
O Governo de Rondônia convoca os médicos classificados no processo seletivo simplificado do Edital nº 375/2023 para a apresentação de documentos, assinatura do contrato e início imediato da atuação nos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacoal, Extrema, Porto Velho e São Francisco do Guaporé. Conforme apresentada pela por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os candidatos aprovados devem enviar o checklist de documentos necessário para o seguinte endereço: processoseletivo@sesau.ro.gov.br.
- REEDUCANDOS NO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) de 2023 será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro em todo país. Visando o avanço no nível escolar da população prisional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou no período de 9 a 27 de outubro, a inscrição de 1.421 reeducandos, 162 a mais que no ano anterior.
Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Arquivo Sesau, Frank Néry, Fran Carlos, Bruno Montoyana, Paulo Amorim
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Manutenção da Rodovia-471 entre Ministro Andreazza e Cacoal é intensificada com ações do governo de RO
- A Rodovia-471, que liga Ministro Andreazza a Cacoal, está recebendo uma série de melhorias com investimentos do governo de Rondônia, visando garantir mais segurança e conforto aos motoristas que trafegam pela importante via de ligação entre os dois municípios. O trabalho de manutenção, executado pela Usina de Asfalto de Cacoal do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), teve início no dia 7 de janeiro.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, os investimentos contínuos da malha viária de Rondônia oferecem melhores condições de infraestrutura e trafegabilidade à população. “Com a manutenção da Rodovia-471, o governo proporciona mais segurança e agilidade para quem utiliza a via, além de fomentar o desenvolvimento da economia local”, ressaltou.
O gerente da Usina de Cacoal, Claudervan Domingos Neris, explicou que, as melhorias estão sendo realizadas com o objetivo de entregar uma rodovia em boas condições, que beneficie não só os motoristas de Cacoal e Ministro Andreazza, mas também de outras cidades da região. “Vinte e dois quilômetros da rodovia receberão toda a manutenção necessária para se descolarem sem dificuldades. Mesmo com as fortes chuvas, o trabalho está sendo executado para ser concluído o mais rápido possível.”
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, salientou a relevância das obras, que inclui reparos nas imperfeições do pavimento asfáltico, ação essencial para prolongar a vida útil da rodovia e prevenir acidentes. “Nossa equipe está comprometida em realizar as intervenções necessárias para garantir que os usuários da rodovia tenham uma viagem mais segura e tranquila.”
- Fonte
- Texto: Antonia Lima
- Fotos: Claudervan Neris
- Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Pavimentação asfáltica e sinalização horizontal é concluída pelo governo de RO, no distrito de Vila Marcão
- Com o intuito de fomentar a economia e impulsionar o progresso na região da Zona da Mata, o governo de Rondônia concluiu, na última semana, as obras de pavimentação asfáltica com sinalização horizontal na RO-135 e RO-370, no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d’Oeste. Os trabalhos foram realizados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), utilizando recursos próprios, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento regional e a melhoria da infraestrutura viária.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conclusão da obra é essencial, pois garante o transporte da produção agrícola e pecuária para comercialização. “Nossas estradas são a rota do progresso, fomentando a economia local e estadual, e o governo tem investido para mantê-las trafegáveis durante todo o ano,” ressaltou.
De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, faltavam aproximadamente 4 quilômetros para concluir a pavimentação da RO-135, popularmente conhecida como Linha P-50. “A equipe entrou em ação, concluindo o asfalto até a Vila Marcão e mais um quilômetro de pavimentação na RO-370, no perímetro urbano do distrito”, explicou.
SERVIÇOS EXECUTADOS
Responsável pelas obras na região, Rogério Nicácio destacou que, os trechos das rodovias receberam Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com 5 centímetros de espessura. “A obra foi executada contemplando, desde o início, projeto, topografia, drenagem superficial e profunda, terraplenagem, rotatória, aplicação da capa asfáltica em CBUQ e sinalização horizontal pelo DER”, destacou.
Fonte
Texto: Antônia Lima e Ricardo Barros
Fotos: Felipe Lima
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Manutenção e recuperação da RO-135 entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia são concluídas
- Os serviços de manutenção e recuperação da Rodovia-135, no trecho não pavimentado entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia, no município de Alta Floresta d’Oeste foram finalizados pelo governo de Rondônia, no sábado (7). As obras, iniciadas em 18 de novembro, foram executadas pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância das ações para o desenvolvimento do estado. “A manutenção das rodovias é essencial, pois garantem o transporte da produção agrícola e pecuária para comercialização. Nossas estradas são a rota do progresso, fomentando a economia local e estadual, e o governo tem investido para mantê-las trafegáveis durante todo o ano.”
Segundo Nilson Oliveira, residente da 5ª Regional do DER-RO, o trecho recebeu serviços de limpeza lateral, construção de descidas d’água, patrolamento (reconformação da plataforma) e recomposição do revestimento primário (cascalhamento). “Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção. A via também é muito utilizada por pescadores de diversos lugares do estado, Brasil e do outros países”, explicou.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Eder André Fernandes, enfatizou que as rodovias sob responsabilidade do governo do estado recebem manutenção constante. “As equipes das 15 residências regionais do DER-RO trabalham para manter as estradas em condições seguras, permitindo assim, que a população trafegue sem riscos ou atrasos.”
Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Nilson Oliveira
Secom – Governo de Rondônia
- POLÍCIA2 dias ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho libera estacionamento na rua Euclides da Cunha, região da Feira do Cai N’Água
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
You must be logged in to post a comment Login