GERAL
Tenda Família Cidadã vai atender aos distritos de Extrema e Nova Califórnia
Atendimentos serão limitados por senha
Nos dias 14 e 15 de outubro, o projeto Tenda Família Cidadã, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, atenderá aos moradores dos distritos de Extrema e Nova Califórnia, na região da Ponta do Abunã, com serviços de saúde e assistência social, entre outros.
No dia 14 (sábado), das 8h às 15h, a Tenda Família Cidadã, na sua 26ª edição, atenderá o distrito de Extrema na Escola Municipal 13 de Maio, rua Campo Grande, 542, bairro Teleacre. No domingo, dia 15, a Tenda Família Cidadã, na sua 27ª edição, atenderá os moradores de Nova Califórnia, das 8h às 15h, na Escola Professora Maria Jacira F. de Carvalho, localizada na rua Cafelândia, S/Nº, Centro.
Serão oferecidos os serviços: emissão de Cadastro Único; emissão de Carteira do Idoso; emissão de Carteira do Autista; emissão de Id Jovem; emissão de Mamãe Cheguei; atendimento psicossocial; Creas; Saf; educação de trânsito; alistamento e reservista; condicionalidades do Bolsa Família na área da Educação; emissão de RG; emissão de Carteira Digital do Trabalho ; aparato policial; emissão de Passe Livre; emissões de 2ªvia de certidões; assessoria Jurídica; assessoria no Auxílio Doença; assessoria na Aposentadoria por Invalidez; assessoria na Pensão por Morte; assessoria para benefício Loas; entrada em pedidos de medicamentos; entrada em pedidos de tratamento médicos; entrada em pedidos de cirurgia; cadastro na tarifa social/Energisa; negociação de dívidas com a Energisa; religação/Energisa; ligação nova/Energisa; desligamento/Energisa; aumento de carga/Energisa; ouvidoria.
A ação busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, através da inclusão de famílias e indivíduos na rede socioassistencial e em outras políticas setoriais, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
DOCUMENTOS
O atendimento será limitado por senha. Os moradores precisam estar atentos aos documentos necessários para serem atendidos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento ou de União Estável; RG e CPF; Foto 3×4; Comprovante de Endereço; Título de Eleitor; Carteiro do Trabalho e Cartão de Vacina.
Texto: Adaides Batista
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Espaço de esporte e lazer, Parque do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho, também contará com sistema de água potável
- O governo de Rondônia está realizando mais uma importante revitalização de espaço público na Zona Sul de Porto Velho, o Parque do Abobrão, com foco em oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região. A obra, que está em fase de conclusão, é executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Além de ser um ambiente para práticas esportivas e convivência familiar, o novo parque trará mais segurança e funcionalidade para a região.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, os serviços realizados no Parque do Abobrão refletem o empenho da gestão estadual em transformar os espaços públicos. “O governo tem investido na reforma de áreas de lazer em todo o estado, valorizando nossas cidades e criando espaços que promovam integração e bem-estar à população”, salientou.
SISTEMA DE ÁGUA TRATADA
Uma das novidades do parque será o fontanário com pergolado, que contará com um sistema de potabilidade para fornecer água tratada e segura ao consumo humano. A comunidade beneficiada poderá utilizar o espaço para abastecer galões com água potável, promovendo maior acesso à água saudável no local, conforme os padrões estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
Com mais de 70% das obras concluídas, e um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Parque do Abobrão está sendo transformado em um espaço moderno e seguro.
O projeto contempla melhorias, incluindo:
- Estacionamento
- Campo de futebol Society
- Área de grama natural
- Academia ao ar livre
- Área de alongamento
- Sede administrativa com vestiários
- Quadra poliesportiva
- Playground
- Duas quadras de areia
- Alambrados
- Arquibancadas
- Área de convivência
- Rampas de acessibilidade
Além disso, foram projetados sistemas de drenagem para os campos e quadras, permitindo a drenagem da água da chuva sem prejudicar o uso do local.
IMPACTO PARA COMUNIDADE
Israel Araújo, que reside no Bairro Cohab há três décadas, compartilhou sua felicidade com o andamento das obras. “Eu e toda a comunidade estamos tornando realidade o sonho de ver este lugar ser revitalizado. Joguei muita bola neste campo e, com o avanço dos serviços, fico feliz em saber que teremos em breve um novo espaço para fazer torneios ou apenas nos divertir com os amigos”, disse.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou o impacto da obra na vida dos moradores. “O governo de Rondônia vai entregar 10 mil metros quadrados de uma estrutura moderna e acessível, que se tornará ponto de encontro e lazer. A equipe da Seosp acompanha de perto os trabalhos para assegurar a qualidade de cada detalhe.”
- Fonte
- Texto: Bruna Farias
- Fotos: Bruno Motoyama
- Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO amplia medidas preventivas e ações integradas para combater doenças transmitidas por vetores
- As altas temperaturas, umidade e o volume expressivo de chuvas que Rondônia enfrenta neste período do ano criam um ambiente favorável à proliferação de mosquitos transmissores de doenças como malária, dengue, febre oropouche, chikungunya, mayaro e zica. Diante desse cenário, o governo de Rondônia amplia medidas preventivas e ações integradas para preservar a população.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a intensificação de campanhas educativas, distribuição de insumos para os municípios e monitoramento contínuo, buscam assegurar a saúde de todos. “A colaboração da população na mobilização é fundamental para evitar a disseminação das doenças, com o combate ao mosquito transmissor, eliminando criadouros”, salientou.
- De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), com medidas simples é possível prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Confira algumas dicas essenciais:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; e
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.
A Agevisa/RO alerta para os principais sintomas das doenças transmitidas por vetores:
- Malária: febre alta, calafrios, sudorese intensa, dores de cabeça e musculares;
- Dengue: febre, dores no corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos;
- Febre Oropouche: febre, dor muscular, dor de cabeça, tontura e manchas na pele;
- Chikungunya: febre, dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos;
- Mayaro: febre, dor de cabeça, artralgia, mialgia, edemas articulares, calafrios, dor retro-orbital, mal-estar, erupção cutânea (exantema), vômitos e diarreia;
- Zika: febre, dor de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos;
O diretor da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou a importância da conscientização e diagnóstico precoce para evitar complicações graves. “O combate às doenças transmitidas por vetores é uma responsabilidade de todos. A procura imediata por atendimento médico é imprescindível diante de qualquer sintoma.”
ATENDIMENTO
Em Porto Velho, os exames para diagnóstico de malária e dengue são disponibilizados pelo município, nas seguintes unidades:
- Policlínica Ana Adelaide (Rua Padre Chiquinho, nº 1.060, Bairro Pedrinhas)
- Policlínica José Adelino (Rua Orion, nº 11.646, Bairro Ulisses Guimarães)
- Upa Leste (Avenida Mamoré, nº 3.585, Bairro Lagoinha)
- Upa Sul (Rua Urtiga, nº 1, Bairro Nova Floresta)
Após a coleta, os exames são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen/RO).
No ambulatório do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (Cepem), também é possível realizar o exame para diagnóstico de malária sem necessidade de encaminhamento prévio. O exame fica pronto em até 60 minutos e em caso positivo, o paciente já recebe o tratamento adequado. O Cepem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, localizado ao lado do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), na Avenida Guaporé, nº 415, Bairro Lagoa, na Capital.
PESQUISA
O Laboratório de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) realiza temporariamente no Cepem, exames de dengue, oropouche, chikungunya, mayaro e zica, para fins de pesquisa de caracterização molecular das arboviroses no estado. A coleta é realizada desde que o paciente aceite participar da pesquisa, por meio da assinatura do termo e que esteja enquadrado dentro dos critérios como ter:
- Entre 18 a 65 anos;
- Apresentar quadro de febre;
- Dor de cabeça;
- Dores articulares e musculares;
- Dor atrás dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele; e
- Náuseas e vômitos.
- As coletas são realizadas de segunda a quinta-feira, entre 8h30 e 11h no período da manhã, e a tarde de 14h às 16h. É necessário apresentar documento de identificação como RG, CNH ou CPF e o cartão do SUS. A entrega dos resultados é feita em até 72 horas.
Fonte
Texto: Suelen Viana
Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Em ação contra o crime organizado, governo de RO realiza revista geral em unidade prisional de Ji-Paraná
- Com o intuito de combater o crime organizado, o governo de Rondônia realizou uma revista geral na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, na terça-feira (14). A Operação “Praesentia” da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi conduzida pelo Grupo de Atividades Penitenciárias Especiais da Polícia Penal do Estado de Rondônia (Gape), que executou uma inspeção minuciosa em todas as celas da unidade prisional.
De acordo com a Sejus, as inspeções nas unidades prisionais são atividades contínuas, e as revistas foram intensificadas a partir desta semana, como parte de uma estratégia mais ampla para auxiliar todas as forças de segurança no combate à criminalidade no estado.
Durante a operação, foram apreendidos quatro telefones celulares, que serão encaminhados para perícia. Iniciada em 2022, a Operação “Praesentia” visa a manutenção da ordem e disciplina dentro da unidade prisional, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelas autoridades com a segurança pública.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a relevância das inspeções regulares. “As revistas são fundamentais para garantir a segurança dentro das unidades prisionais e para impedir que objetos ilícitos entrem nas celas. Estamos intensificando essas ações em todo o estado para combater a criminalidade.”
Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Arquivo Sejus
Secom – Governo de Rondônia
- POLÍCIA2 dias ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
- GERAL2 dias ago
Motoristas que prestam serviço de transporte devem solicitar renovação da credencial
You must be logged in to post a comment Login