Connect with us

POLÍTICA

Rondônia continua representada na COP 28 com a apresentação de projetos do Governo do Estado

Published

on

O horário de atendimentos na Fhemeron continua normal nas semanas que antecedem ao Natal e Réveillo

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), responsável pela coleta, testagem e distribuição de sangue para todo o Estado, atendendo 100% de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), convoca a população para realizar doações de sangue neste final de ano, ocasião em que acontecem festividades, e os índices de acidentes passam a ser altos. As bolsas de sangue são destinadas às pessoas vítimas de acidentes de trânsito, as quais são atendidas com alguma cirurgia eletiva ou outra situação mais imediata.

Com os festejos e parte da população saindo para viajar com a família em férias, o número de doações de sangue diminui, assim como os estoques de bolsas. Para isso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia aponta a necessidade de doadores, para que os estoques de bolsas de diversas tipagens, fique regular.

A assistente social da Fhemeron, Maria Luíza Pereira enfatizou que, a doação de sangue salva muitas vidas. “É fundamental para garantir a disponibilidade de sangue nos hospitais neste período, pois neste ”, ressaltou.

FUNCIONAMENTO

Em Porto Velho, a Fundação de Hematologia está funcionando normalmente nas semanas que antecedem ao Natal e Réveillon, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. O Estado também conta com unidades de coleta em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Os endereços estão disponíveis no Portal da Fhemeron, podendo ser acessados no link https://rondonia.ro.gov.br/fhemeron/institucional/enderecos-da-hemorrede/, e está localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3.766, Bairro Industrial; contato: (69) 3216-2234.

COMO DOAR SANGUE?

Para doar sangue o cidadão precisa observar os seguintes critérios:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses); e
  • Precisam ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry e Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

POLÍTICA

Principais emissoras de TV de Porto Velho confirmam debates na reta final do 1º turno

Published

on

Trêss das principais emissoras de televisão de Porto Velho, a TV Norte (SBT), Rede Amazônica (Globo) e SIC TV (Record), confirmaram a realização de debates entre os candidatos a prefeito da cidade, na reta final do 1º turno da eleição.

O primeiro acontece na SIC TV, no sábado, dia 28 de setembro, entre 20 e 22h15. Todos os candidatos estão sendo convidados, apurou o jornal. Esse encontro é sempre um dos mais esperados, principalmente devido às regras e temas apresentados.

Na TV Norte o encontro acontece na manhã da segunda-feira, 30 de setembro, às 11 horas.

Já a Rede Amazônia realiza seu debate na noite da quinta-feira, 3 de outubro. A data marca o encerramento da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

De acordo com o gerente de jornalismo da emissora, Benedito Telles, duas reuniões sobre a cobertura da campanha eleitoral já foram realizadas com as assessorias dos candidatos e eles confirmaram participação em todas as atividades programadas.

Esse ano, as outras emissoras da capital apostaram em sabatinas com os candidatos à Prefeitura.

FONTE: RONDONIAGORA.COM

Continue Reading

POLÍTICA

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos do Poder Executivo

Published

on

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (20). Entre as matérias aprovadas, os deputados discutiram sobre créditos adicionais, de autoria do Poder Executivo.

Projeto de Lei 473/2024 autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar, por superávit financeiro, até o valor de R$ 13.695.247,52. O valor será destinado ao Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram).

O relator Ismael Crispin (MDB) emitiu parecer favorável. O voto foi acompanhado pelos demais membros da comissão. Já o Projeto de Lei 468/2024 autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar, por superávit financeiro, até o valor de R$ 16.524.722,01.

O recurso será encaminhado à Agência Estadual de Vigilância e Saúde (Agevisa). O colegiado também aprovou a proposição, após parecer favorável do relator Delegado Camargo (Republicanos).

Durante a reunião, também foram distribuídos projetos para análise de relatores. A população pode acompanhar as reuniões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.

As reuniões da CCJR acontecem às terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 2. Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

Continue Reading

POLÍTICA

Prefeito Hildon Chaves é ameaçado de morte, após audiência sobre a coleta de lixo

Published

on

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, registrou um Boletim de Ocorrência contra os empresários Iuri Farias e Carlos Farias, sócios da empresa Orizon, por ameaças de morte. O fato ocorreu em um restaurante da Capital, logo após a audiência para tratar do contrato assinado com a Marquise para coleta de resíduos sólidos, nesta segunda-feira. Usando palavras de baixo calão, a dupla cercou o prefeito dizendo que sua segurança segue até o dia 31 de dezembro. “… Estou contando os dias”, teria dito um deles, referindo-se ao término do mandato do prefeito.

Hildon estava acompanhado de seguranças que contiveram os empresários, que também proferiram ameaças e xingamentos contra o advogado do prefeito, Bruno Valverde. O prefeito nem entrou no restaurante e seguiu para registrar o BO contra a dupla da Orizon. Ele agora deve tomar providências, pois teme pela vida dado ao desespero dos empresários, que já detém a concessão do aterro sanitário.

Rondoniagora

Continue Reading

DESTAQUE