Connect with us

POLÍTICA

Rondônia celebra 42 anos de instalação com conquistas que consolidam o Estado como uma terra de oportunidades

Published

on

Ao completar 42 anos de instalação, neste dia 4 de janeiro, Rondônia vive um cenário de prosperidade que é destaque, tanto dentro quanto fora do Brasil. A instalação oficial ocorreu poucos dias após a criação, assim que o então território federal estava com sua estrutura estatal política e governamental apta a realizar os primeiros administrativos. Rondônia tem como base, uma população empreendedora, que se orgulha de uma economia pujante e um potencial agro, o qual impulsiona todo o Estado.

Para o governador Marcos Rocha, “Rondônia é uma terra de oportunidades, e que cresce a cada dia com uma imagem positiva, apresentando indicadores e reconhecimentos nacionais e internacionais. Um Estado que gera bem-estar para toda a população, se fortalecendo com ações que refletem diretamente ao desenvolvimento do Brasil. E o Governo continua caminhando firme rumo ao desenvolvimento”, salientou.

HISTÓRIA

Advertisement

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de Estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon, as linhas telegráficas, atravessarem o Estado”, evidenciou.

No ano da criação, o Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do Estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Ao longo do último ano, foram muitas conquistas que levaram Rondônia ao topo de muitos rankings positivos, resultado de ações nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e outras que estimulam o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Advertisement

INFRAESTRUTURA

Mais de 4,4 mil km de serviços de manutenção em rodovias e linhas municipais contribuem para a integração regional

Advertisement

Para impulsionar ainda mais a economia, o Poder Executivo tem investido significativamente em ações municipalistas com projetos de infraestrutura, que leva asfalto urbano para as cidades; o “Governo na Cidade”, que recupera e cria espaços públicos de lazer. Além disso, obras como a construção de pontes, ampliação e modernização de portos fluviais e melhorias na malha viária, com mais de 4,4 mil quilômetros de serviços de manutenção em rodovias e linhas municipais têm contribuído para a integração regional, facilitando assim, o escoamento de produtos e reduzindo custos logísticos.

FORÇA DO AGRO

Advertisement

O estado de Rondônia vem se consolidando como uma das principais forças do agronegócio na região Norte do Brasil. Com terras férteis e clima propício à produção agrícola, Rondônia se destaca na produção de soja, milho, café, carne bovina e leite. O aumento da produtividade e a adoção de tecnologias modernas têm impulsionado o setor, gerando emprego e renda para a população.

ÍNDICES

Advertisement

No Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) divulgado pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA), Rondônia ficou com 0,189, sendo o menor da região Norte e um dos menores do país. Na pecuária, o Estado se mantém como maior rebanho brasileiro livre de aftosa sem vacinação, com  mais de 16,2 milhões de cabeças. Rondônia alcançou também, a menor taxa de desemprego do Brasil, com um índice de 2,4%.  E com quase 21 bilhões de reais se mantém como o 2º estado do país na produção agropecuária da região Norte. Na área ambiental, o Estado registrou queda de 60% no desmatamento. Já na saúde ocupou  o 3º lugar no ranking nacional de doação de órgãos e 1º da região Norte. Na segurança pública, houve a redução de 24,46% nos crimes Violentos Letais Intencionais em Rondônia. Na gestão de recursos da União, o Estado ocupa a 3ª posição do país. Na ressocialização, está em 3º lugar com mais reeducandos que trabalham no país.

RECONHECIMENTO

Advertisement

Em 2023, entre as conquistas estão: o Selo Geográfico de Indicação de Procedência que fortalece qualidade do cacau. O Tambaqui de Rondônia também tem reconhecimento de indicação de procedência.

PRÊMIOS

Advertisement

Rondônia tem o maior rebanho brasileiro livre de aftosa sem vacinação, com  mais de 16,2 milhões de cabeças

Foram muitos prêmios conquistados. Rondônia recebeu Nota A em qualidade dos serviços previdenciários e na qualidade da informação contábil e fiscal. O Governo de Rondônia também conquistou o Selo Diamante em Transparência Nacional no Poder Executivo. Na área do agronegócio, os destaques  vão para o melhor Cacau e o 2º  melhor Café do Brasil. A Costela de Tambaqui de Rondônia também foi premiada internacionalmente. O Estado recebeu ainda, o Prêmio Solo Seguro para ação inovadora de combate a ocupações clandestinas e o Porto de Porto Velho recebeu Prêmio de Excelência do Ministério de Portos e Aeroportos. Na área de transparência, Rondônia conquistou dois troféus na premiação do Tesouro Nacional de Qualidade da Informação Fiscal e Contábil, além do 3º lugar no VI Concurso Nacional de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias.

Advertisement

Ao celebrar 42 anos de instalação, Rondônia projeta um futuro promissor, estimulando o crescimento econômico e social, e tornando-se um atrativo para investidores, empreendedores e jovens em busca de oportunidades.

Advertisement

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Daiane Mendonça, Nilson Santos, George Henrique
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

POLÍTICA

Cristiane Lopes reforça protagonismo na Saúde e destina mais de 41 Milhões para Rondônia

Published

on

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) reafirmou seu protagonismo na luta por um sistema de saúde mais digno e acessível para todos os rondonienses.

Advertisement

Com uma atuação firme e comprometida, a parlamentar destinou mais de R$ 41 milhões em emendas parlamentares para o fortalecimento da saúde pública em Rondônia, com investimentos que abrangem desde a construção de unidades de atendimento até a elaboração de leis voltadas à saúde da mulher e de pessoas com doenças raras.

“A saúde é uma das principais bandeiras do meu mandato. Mais do que celebrar o Dia Mundial da Saúde, é um momento de reafirmar o nosso compromisso com um sistema de saúde mais justo, acessível e humanizado. Já destinamos mais de 41 milhões de reais para garantir que a nossa população tenha atendimento digno e de qualidade”, declarou.

Advertisement

Dentre os principais investimentos viabilizados pela deputada está a construção de uma nova Unidade de Saúde no bairro Caladinho, na zona Sul de Porto Velho, que ampliará o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

Também foram destinados mais de 1 milhão ao Hospital de Extrema e 1,5 milhão para a construção do Centro de Convivência da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), ações que evidenciam seu compromisso com uma saúde pública fortalecida e descentralizada.

Advertisement

Os recursos articulados pela parlamentar contemplam ainda a aquisição de equipamentos essenciais para hospitais como o Ary Pinheiro, João Paulo II e o CERO, além da entrega de ambulâncias, vans para transporte de pacientes, aparelhos de ultrassom e medicamentos.

Com foco em reduzir a fila de espera por procedimentos oftalmológicos, Cristiane Lopes também garantiu mutirões de cirurgias de catarata no Hospital Santa Marcelina, beneficiando centenas de rondonienses.

Advertisement

No Congresso Nacional, Cristiane Lopes se destaca por sua atuação legislativa voltada à ampliação de direitos na área da saúde. Entre os projetos de sua autoria estão o PL 1069/2023, que amplia os direitos das mulheres com endometriose; o PL 4942/2023, que assegura atendimento psicológico gratuito pelo SUS para mães atípicas; e o PL 2684/2023, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.

“A nossa atuação vai além da destinação de recursos. Estamos trabalhando também na criação de leis que garantam políticas públicas efetivas para quem mais precisa. Saúde é prioridade, principalmente para mulheres, crianças, pessoas com deficiência e com doenças raras”.

Advertisement

A trajetória de Cristiane Lopes na área da saúde teve início ainda em seu mandato como vereadora de Porto Velho, quando articulou, junto ao então deputado estadual Aélcio da TV, uma emenda de R$ 733 mil para a compra de medicamentos, beneficiando hospitais como João Paulo II, Ary Pinheiro e Cosme e Damião.

Sua contribuição também se expressa em leis municipais relevantes, como a que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama (Lei nº 2.404/2017), a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade, Hipertensão e Diabetes (Lei nº 2.510/2018), o atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia (Lei nº 2.674/2019) e a criação do Programa Municipal de Incentivo à Investigação e Prevenção da Sífilis Congênita (Lei nº 2.743/2020).

Advertisement

“Sempre lutei por uma saúde mais humanizada e acessível. Desde o tempo em que estive na Câmara Municipal até hoje no Congresso Nacional, sigo com o mesmo propósito: trabalhar para que cada cidadão tenha seu direito à saúde, respeitado. É isso que me move”, concluiu.

Advertisement
Continue Reading

POLÍTICA

Pela primeira vez, prefeito de Porto Velho concede revisão geral salarial para servidores e a implantação do piso do magistério no primeiro ano de mandato

Published

on

Na tarde desta segunda-feira (7), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, promoveu um encontro com profissionais da educação e, num ato histórico, anunciou, logo nos primeiros meses de seu mandato, a revisão geral salarial dos servidores municipais e a implantação do piso salarial do magistério, ato tão aguardado pela categoria.

Advertisement

Segundo o prefeito, será concedida a revisão geral 4,83% para todos os servidores públicos municipais e, em ato contínuo, a implantação do piso na tabela a partir de junho deste ano. “Para alguns professores, dependendo da classe atual, isso representa um aumento de quase 13% – percentual exato – e para os técnicos educacionais também vamos garantir a revisão geral e, em ato contínuo, vamos conceder reajuste da diferença para alcançar o mesmo percentual do piso do magistério (6,27% – 4,83% + 1,44%). Com planejamento e com estudo, nós estamos reparando uma grande injustiça que foi feita. Nossos educadores merecem respeito e estamos resolvendo essa situação”, disse.

Léo Moraes informou que a revisão geral será implementada a partir de junho

Advertisement

Léo Moraes também informou que a revisão geral será implementada a partir de junho, garantindo que os servidores não enfrentem perdas salariais, mesmo em meio às dificuldades financeiras do município.

Também foi anunciada a prorrogação do auxílio de incentivo/gratificação paga aos servidores do grupo de apoio do quadro da educação e a concessão de dez dias de recesso para os técnicos, durante o período das férias escolares do meio do ano, sem prejuízo da remuneração.

Advertisement

Durante o encontro, o prefeito compartilhou o atual cenário econômico do município, revelando que o déficit orçamentário e financeiro já ultrapassa R$ 30 milhões. “Nossos técnicos analisaram e, a princípio, não seria concedido esses benefícios no primeiro ano de gestão. Porém, diante das dificuldades orçamentárias, decidi realizar ajustes no orçamento para atender nossos servidores municipais. Após 12 anos, um prefeito está concedendo uma revisão geral de forma integral no primeiro ano de governo”, destacou.

Texto: Meiry Santos
Foto: Leandro Morais

Advertisement

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Advertisement
Continue Reading

POLÍTICA

Deputado Delegado Camargo entrega veículo para atender alunos do Cernic

Published

on

O deputado estadual Delegado Camargo destinou recursos para a aquisição de um veículo zero quilômetro para o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic). O automóvel já está em uso, proporcionando mais acessibilidade e segurança no transporte dos alunos até a instituição.

Durante a entrega, um dos alunos expressou sua gratidão pelo novo meio de transporte. “Deputado, esse carro chegou no momento certo, estávamos precisando muito desse apoio. Muito obrigado”, disse.  

O veículo faz parte de um investimento de R$ 4,3 milhões, destinado pelo parlamentar à Federação das Apaes de Rondônia. O recurso possibilitou a compra de 38 veículos, distribuídos para todas as Apaes do estado e instituições coirmãs, ampliando o suporte à mobilidade de alunos e profissionais.  

Padrinho das Apaes de Rondônia, Delegado Camargo reafirmou seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. “Nosso trabalho é garantir que essas instituições tenham o suporte necessário para continuar oferecendo atendimento de qualidade às crianças e famílias que mais precisam”, destacou.

Advertisement


Texto: Welik Soares | Jornalismo
Foto: Assessoria Parlamentar

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE