GERAL
Programas de qualidade da água, desenvolvidos pela Prefeitura, foram ampliados e geraram mais dignidade à população

O acesso à água potável é um direito humano primordial à vida e um compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a população das zonas urbana e rural. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) executa o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), que monitora e fiscaliza a qualidade da água, com foco na redução dos riscos de doenças de veiculação hídrica, inclusive nas comunidades rurais, através da Salta-Z.
Criado pelo Ministério da Saúde, o Vigiágua busca identificar situações de risco à saúde, através dos padrões de potabilidade para consumo humano, e garantir que a população tenha acesso à água limpa e de qualidade. Em Porto Velho, essas ações são desenvolvidas pelos profissionais da Divisão de Vigilância, Licenciamento e Risco Sanitário (Dvisa) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa.
O trabalho é realizado em diferentes frentes: Sistema de Abastecimento de Água (SAA), Solução Alternativa Coletiva (SAC), Solução Alternativa Individual (SAI) e Carros Pipas. A ação é realizada em parceria com o Laboratório Central de Rondônia (Lacen), que analisa todas as amostras de água coletadas. De 2017 até março de 2024, a equipe da vigilância realizou a coleta de aproximadamente 11.100 amostras para análise de controle da qualidade da água.
O responsável pelo programa Vigiágua no município, Horton Hellmann, explica que o objetivo dessas atividades é avaliar a qualidade da água consumida pela população, monitorar os padrões de potabilidade, identificar fatores de riscos à saúde e examinar a integridade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento.
“O monitoramento da água, verificação do cloro, turbidez da água e coleta de amostra para análise de irregularidade de doenças hídricas é realizada nos condomínios e residenciais populares, escolas, hospitais e unidades de saúde da rede municipal e estadual nas zonas urbanas e rurais, além dos distritos da capital. A função desse trabalho é garantir água dentro dos padrões para consumo humano e evitar uma população vulnerável às doenças transmitidas por água contaminada”, explica Horton.
SALT-Z
A Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita (Salta-Z) é mais um dos investimentos da atual gestão para fornecer água potável e melhorar a qualidade de vida dos porto-velhenses, principalmente aqueles de comunidades rurais, onde o abastecimento regular ainda não é uma realidade.
A Salta-Z é uma tecnologia desenvolvida para suprir a deficiência de acesso à água potável. Em Porto Velho, a Prefeitura vem trabalhando na instalação de Salta-Z desde 2020. Até o momento, as comunidades que já receberam o sistema foram: Agrovila de Calderita, Agrovila Rio Verde, Comunidade Brasileira, Vila Nova Aliança e Vila da Penha.
Segundo o técnico responsável pela manutenção da Salta-Z, Walmir Ferreira, o sistema já beneficiou mais de 450 famílias. “A água potável fica disponível para uso de toda a população das comunidades e, também, localidades próximas”.
O técnico explica ainda como a vigilância sanitária da Semusa realiza o trabalho rotineiro. “A equipe, semanalmente, vai até as instalações, realiza a limpeza das caixas d’água e do sistema de filtragem, reabastece o cloro, e ainda faz a coleta para analisar como está a composição da água. Tudo para garantir a qualidade da água e verificar se ela está apropriada para o consumo”, esclarece.
Gean Carlos Santos, de 31 anos, é morador da Vila da Penha desde a época em que a comunidade sofria com a falta de água apropriada para o consumo. Hoje, com a Salta-Z instalada na região, ele celebra a oportunidade de ter água de qualidade para seu consumo diário.
“Aqui na comunidade não tínhamos sistema de água tratada. Quem tinha condições, comprava garrafão de água, quem não tinha, bebia a água do jeito que tava mesmo. A Salta-Z trouxe diversos benefícios, evitando doenças causadas pela água. A sensação é de segurança em ter água de qualidade, nem todos podem comprar. O sistema proporciona economia, qualidade de vida e água potável. Água é vida!”, declarou o morador.
O sistema é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Prefeitura de Porto Velho, através da Semusa.
O médico da Semusa, Karley Rodrigues, explica que a água potável evita desde doenças comuns, como é o caso dos vermes parasitas e infecções gastrointestinais, até as mais complexas como a cólera e a salmonelose, doenças intestinais aguda.
“A ausência de água tratada traz diversos riscos para a população. Verminoses, Amebíase, Giardíase, Hepatite A, Cólera e Salmonelose são alguns dos agravos provenientes do consumo de água contaminada, doenças que podem levar até mesmo à morte. Água de qualidade é uma necessidade de todos os seres vivos. Uma população que consome água potável consegue viver com saúde, com a pele hidratada e com um intestino funcionando corretamente”, frisa o médico.
Secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati destaca a importância dos programas que atuam na promoção da saúde. “A gestão tem envidado todos os esforços em garantir a aplicabilidade desses programas, pois entendemos que o papel principal da secretaria de saúde é trabalhar, de fato, na prevenção das doenças com a execução de ações e projetos que promovam a saúde da população. Esses programas interferem diretamente na qualidade de vida da população”, afirma a secretária.
Texto: Semusa
Foto: Wesley Pontes/SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), realizou, na última quarta-feira (11), a instalação de um novo sistema de iluminação na rotatória da avenida Rio Madeira com a Rua da Beira, em Porto Velho. A ação faz parte do projeto Porto Velho 100% Iluminada e tem a finalidade de oferecer mais segurança e visibilidade para motoristas e pedestres que transitam pela região.
Agora, o local conta com um poste do tipo “árvore”, o primeiro a ser insalado na cidade, com 12 metros de altura, equipado com nove luminárias 100% LED de 50 watts cada, totalizando uma potência de 450 watts. A nova estrutura proporciona uma iluminação ampla e eficiente, melhorando significativamente as condições de tráfego, especialmente durante a noite.
“Esse é o primeiro “poste árvore” instalado na nossa cidade, começamos pela rotatória da Rio Madeira e outros pontos importantes da cidade também vão receber postes como este que, além de iluminar, deixa a cidade mais bonita”, disse o prefeito Léo Moraes.
Prefeito informou que outros pontos da cidade devem receber o
Além disso, toda a fiação foi instalada de forma subterrânea e concretada, uma medida adotada para evitar furtos e garantir maior durabilidade ao sistema. A mudança já tem sido percebida por quem circula diariamente pelo local.
A frentista Jéssica Luana destacou a importância da nova iluminação para a segurança viária. “Vai melhorar aquele trecho ainda mais, com a visibilidade e mais atenção no trânsito naquela região”, afirmou. O motorista Ediclelson Lima também elogiou a iniciativa e relembrou como era a situação antes. “Antes, aquela região trazia insegurança para quem transitava principalmente a pé”, disse.
Com a instalação, a rotatória se torna um ponto mais seguro e iluminado, refletindo os esforços contínuos da administração municipal para modernizar a infraestrutura urbana e cuidar da qualidade de vida de quem vive e circula por Porto Velho.
Texto: Gleice Albuquerque
Fotos: Júnior Costa e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

Com a chegada do período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), abriu o processo de Chamamento Público para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC), para a celebração de um Termo de Cooperação que visa prevenir e combater os incêndios rurais, urbanos e florestais no município.
De acordo com o Edital de Chamamento 5/2025, a OSC que firmar o Termo de Cooperação irá atuar entre os meses de julho a novembro de 2025, em regime de plantão 24h/dia, sete dias por semana, além da elaboração, implantação e execução dos planos de trabalho.
Vale destacar que essa será uma ação inédita promovida pelo poder público, visando a contenção dos graves problemas ocasionados aos porto-velhenses por conta das queimadas indevidas nos últimos anos.
Para participar do chamamento, é necessário que a OSC tenha experiência mínima de três anos ininterruptos ou intercalados, na execução de projetos ou ações finalísticas diretamente relacionadas à proteção ambiental com ênfase em prevenção, controle e combate a incêndios florestais, urbanos ou rurais.
A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente, em envelopes fechados, indevassáveis, distintos e devidamente identificados, ou por meio eletrônico, mediante envio dos arquivos compactados para o e-mail dpca.sema@portovelho.ro.gov.br com cópia para o e-mail da sema@portovelho.ro.gov.br , até as 10h, horário de Rondônia, do dia 9 de julho de 2025.
No caso da entrega presencial, os envelopes deverão ser protocolados no Protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), situada na rua General Osório, nº 81, Centro de Porto Velho.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
IMUNIZAÇÃOVacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma ação intensiva de vacinação contra a gripe no Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com a avenida José Vieira Caula. A imunização ocorre até domingo (15), sempre das 16h às 19h, com atendimento gratuito à população.
A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da cobertura vacinal neste período em que há aumento dos casos de síndromes gripais, típico da sazonalidade da doença.
Além do Skate Parque, outros pontos estão oferecendo a vacina contra a gripe, em horários alternativos, para facilitar o acesso da população. Na Praça CEU, por exemplo, a vacinação acontece todos os dias da semana, de segunda a domingo, das 8h às 18h. Nesta sexta-feira (13), a imunização ocorre na UBS Agenor de Carvalho, das 8h às 12h, e na Escola Joaquim Vicente Rondon, das 8h às 17h.
A vacinação também está disponível para os moradores dos distritos de Porto Velho. As equipes de saúde atuarão em Vista Alegre, Abunã e Rio Pardo entre os dias 13 e 15 de junho, e em Morrinhos, nesta sexta-feira (13).
Segundo Elizete Gomes, da Semusa, a vacinação contra a gripe é essencial para evitar complicações decorrentes do vírus influenza, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. No entanto, ela ressalta que quem estiver com sintomas gripais deve aguardar a recuperação completa antes de receber a vacina.
Apesar do foco principal ser a imunização contra a gripe, em alguns pontos de vacinação estão sendo disponibilizadas também outras vacinas de rotina, conforme a demanda e a estrutura do local.
Durante a ação no Skate Parque, diversos moradores estão comparecendo para se vacinar, reconhecendo a importância da prevenção. A Prefeitura informa que a população pode procurar os pontos de vacinação, levando um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A imunização em massa é uma das principais ferramentas para conter a disseminação do vírus e garantir um inverno mais seguro para todos.
Texto: Jhon Silva
Foto: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL1 dia ago
IMUNIZAÇÃOVacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico
- ESPORTE1 dia ago
Primeiros jogos da Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO acontecem neste sábado (14)
- GERAL1 dia ago
DIÁRIO OFICIAL: Prefeitura sanciona leis que garantem piso salarial e recesso para Educação
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador