GERAL
Profissionais prestam assistência e atendimentos de saúde à população ribeirinha
Embarcação desempenha um papel fundamental ao facilitar atendimentos de saúde em áreas de difícil acesso
Navegando pelas águas do rio Madeira, uma equipe composta por mais de 30 profissionais trabalha incansavelmente para levar assistência e atendimentos de saúde à população que mais precisa.
Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, vacinadores, técnicos de enfermagem, biomédicos, técnicos de laboratórios, tripulantes fluviais, serviços gerais e outros trabalhadores. Cada um deles dedicado a uma única missão: oferecer cuidados para as comunidades ribeirinhas mais distantes de Porto Velho.
O Barco Saúde da Semusa, em funcionamento há 20 anos, partiu da capital no domingo (23), com destino à região de São Carlos e Nazaré, distritos do baixo Madeira. A embarcação desempenha um papel fundamental ao facilitar atendimentos de saúde em áreas de difícil acesso.
“Porto Velho possui uma extensão territorial muito grande, o que dificulta as estratégias das equipes de saúde da família. O Barco Saúde funciona como uma unidade móvel de atendimento e permite que cada vez mais moradores consigam ter acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde”, destacou a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Fabíola Barros.
EQUIPE
Para manter o barco em perfeita ordem e funcionamento, os esforços são mantidos pela tripulação, composta por comandantes, chefes de máquinas, marinheiros de convés e um chefe de cozinha, responsável por preparar todas as refeições a bordo.
Benjamin Ferreira, comandante fluvial do Barco Saúde desde que a embarcação começou a funcionar, conta que a unidade ajuda a sanar a falta de médicos nas localidades mais remotas e auxilia principalmente os moradores que não têm condições de buscar atendimento especializado em Porto Velho, seja por falta de recursos financeiros ou por dificuldade de locomoção.
“Esse barco para nós é muito útil, porque os moradores não precisam se deslocar dos distritos para Porto Velho, e ele tem uma grande vantagem de parar praticamente na porta de casa. Os moradores sabem o horário que o barco chega e o horário que ele sai, o único deslocamento que precisam fazer é da casa para a embarcação. Se torna muito mais barato e mais fácil de resolver o problema”, afirma.
Além dos tripulantes, outros profissionais da saúde pertencentes à Semusa também embarcaram na missão, entre eles estão médicos especialistas, vacinadores, biomédicos e auxiliares de farmácia.
Semusa firmou parceria com a Base Aérea de Porto Velho, que disponibilizou equipe médica, cozinheiro e auxiliar de apoio
PARCERIA
Para contribuir com o número de atendimentos e o funcionamento da unidade fluvial, a Semusa firmou parceria com a Base Aérea de Porto Velho, que disponibilizou equipe médica, cozinheiro e auxiliar de apoio para contribuírem na missão.
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participa da ação, com profissionais residentes nas áreas de enfermagem, psicologia e educação física, que estão colaborando para os atendimentos da população.
Maria de Lourdes, coordenadora do Barco Saúde, fala sobre a importância das parcerias para o funcionamento da embarcação. “O sucesso do Barco Saúde é resultado do esforço conjunto e das parcerias firmadas ao longo dos anos. Nossa embarcação é um verdadeiro exemplo de como a união entre diferentes instituições pode fazer a diferença na vida da população”.
Após dois dias em São Carlos e mais de 2.800 atendimentos realizados, entre consultas, vacinação, dispensação de medicamentos, exames laboratoriais e outros serviços, a embarcação chega ao distrito de Nazaré na quinta-feira (27), onde permanece até sexta-feira (28).
Texto: Taís Botelho
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho celebra Termo de Fomento com Associação Voluntária de Combate ao Câncer
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) celebraram na manhã de quinta-feira (12), o Termo de Fomento nº 039/PGM/2024. O documento formaliza o repasse de recursos financeiros no valor de R$ 100 mil à organização social, oriundos de emenda parlamentar do senador Marcos Rogério.
O repasse tem como objetivo estruturar e melhorar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de oferecer incremento temporário às transferências regulares para fins de custeio, por tempo determinado, da rede de serviços de proteção social básica e especial. Também visa garantir a continuidade dos trabalhos realizados pela AVCC.
O valor repassado será utilizado na manutenção dos custos operacionais da AVCC, durante o período de um ano, incluindo a aquisição de recursos e meios logísticos necessários para melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e o apoio integral às pessoas em tratamento contra o câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade no município de Porto Velho.
A vigência do Termo de Fomento é de 12 meses, a contar da liberação do recurso. Prorrogações do prazo poderão ser realizadas sempre que necessário, mediante proposta justificada e formulada pela OSC com no mínimo de 30 dias de antecedência do término, e após o cumprimento das exigências legais e regulamentares.
Assinaram o Termo de Fomento n.º 039/PGM/2024, em conformidade com o disposto na Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, e suas alterações, o secretário municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho, Claudi Rocha, e a presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), Dayse Mara Caetano Passos Borges.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
PVH Acessibilidade segue cadastrando usuários portadores de deficiências para utilização de transporte coletivo
Com o intuito de promover a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) e em vulnerabilidade social, garantido-lhes acesso ao serviço de transporte público de passageiros de forma a facilitar sua mobilidade, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), segue com o programa PVH Acessibilidade que foi implantado como meio de facilitar o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção para tratamento médico.
O programa lançado em abril pela portaria municipal nº 16/2024, já cadastrou cerca de 40 pessoas e continua cadastrando mais usuários todos os dias. O PVH Acessibilidade é mais um dos principais projetos criados pela gestão municipal, destinado a melhorar a qualidade de vida para pessoas com graves problemas de locomoção que necessitam utilizar o transporte convencional na cidade de Porto Velho.
O serviço é oferecido de forma gratuita destinado às pessoas com deficiências severas, com indicação médica e para seus acompanhantes, para deslocamento de suas residências até o local de tratamento. Para ter direito ao serviço, o usuário deve se cadastrar de forma on-line, através da plataforma “PVH Acessibilidade”, preencher o formulário com as informações pessoais, comprovar o tipo de deficiência, com o laudo médico assinado e anexar os documentos exigidos para realizar o primeiro acesso. O formulário pode ser acessado aqui ou presencialmente na sede da Semtran, na av. Amazonas, nº 698, bairro Santa Bárbara.
DEFICIÊNCIAS PRIORIZADAS
Como forma de priorizar as deficiências que atenderão ao serviço e que exigem maior dificuldade de locomoção, a Semtran reforça aos beneficiários portadores das seguintes deficiências: paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, nanismo, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral e membros com deformidade congênita ou adquirida que os cadastros para ter acesso ao serviço de forma gratuita, continuam sendo realizados, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
Requisitos para ter acesso ao serviço
– Necessário apresentar a inscrição no Cadastro Único;
– Apresentar documentos pessoais: RG, CPF, Comprovante de Residência;
– Comprovação de renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos
– Apresentar o laudo médico comprovando a deficiência
Esse serviço foi um dos principais meios de promover a inclusão socialA Semtran informa aos usuários que se enquadram nesse perfil, que o serviço de gratuidade será apenas feito por agendamento com antecedência mínima de 24 horas, no próprio site que foi feito o cadastro e fica sujeito à disponibilidade de vagas nas datas e horários disponibilizados.
De acordo com o gerente de Divisão de Transportes da Semtran, Júnior Rosendo Chaves, esse serviço foi um dos principais meios de promover a inclusão social das pessoas portadoras das deficiências mais severas que impossibilita a locomoção ao atendimento médico, priorizados pela Prefeitura de Porto Velho que sempre teve uma sensibilidade maior para implantar políticas públicas que facilitem a inclusão e atendam as diversas vulnerabilidades sociais da população porto-velhense, promovendo uma maior acessibilidade.
VEÍCULOS
São dois micro-ônibus, na cor verde, que realizam o serviço de transporte, buscando o passageiro de sua residência até o local de tratamento. Os veículos são adaptados com rampa elevatória, wi-fi, entrada USB, câmeras de monitoramento e GPS e podem transportar até cinco cadeirantes e mais oito acompanhantes.
A Semtran informa que para os usuários que não tenham acesso à internet ou que tenham dificuldade de realizar o cadastro de forma on-line, poderão se dirigir presencialmente até a sede da Semtran, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e das 8h às 13h aos sábados que terá uma equipe para acompanhar e orientar na realização do cadastro.
Para mais informações, a Semtran disponibiliza o contato pelo WhatsApp (69) 984711870 (somente mensagem de texto).
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Avenida José Amador dos Reis estará fechada para a realização do Domingão da CDL
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Semtran) comunica que, em virtude da realização do evento Domingão do CDL, a avenida José Amador dos Reis ficará fechada para o tráfego de veículos no trecho entre as avenidas Rio de Janeiro e Plácido de Castro, a partir das 21h de sábado (14) até às 18h30 de domingo (15).
A ação da Semtran objetiva a segurança dos pedestres, lojistas e organizadores do Domingão que participarão do evento. Com esta medida, a população poderá trafegar tranquilamente pela avenida e fazer suas compras.
O evento acontece há 23 anos na cidade e tem como propósito aquecer as vendas de final de ano. A expectativa é de grande movimento, segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL-PVH), Joana Joanora. “Agradecemos o apoio da Semtran ao fechar a avenida José Amador dos Reis, deixando a via, na data, exclusiva para as pessoas que vão fazer compras”.
A gerente executiva da CDL-PVH, Fabiana Amaral, diz que as expectativas de vendas para o mês de dezembro são as melhores possíveis. “A antecipação do pagamento dos salários e do décimo terceiro, como acontece todos os anos nesta época do ano, principalmente, vai dar uma injeção de recursos na economia local e o fortalecimento do comércio”, pontuou.
A primeira edição do evento deste ano, aconteceu na avenida Jatuarana, no último domingo (7). No dia 21, será a vez do comércio da avenida 7 de Setembro receber o Domigão da CDL.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Arquivo
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho melhorou estrutura e ampliou trabalho de limpeza e conservação da cidade
- GERAL2 dias ago
Projeto RetifiCAR atende produtores com Cadastro Ambiental Rural em Espigão d’Oeste
- GERAL2 dias ago
Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da Estação de Tratamento de Água II
- GERAL2 dias ago
Contribuintes têm até 27 de dezembro para aderir ao Refaz com descontos de até 95%
- GERAL2 dias ago
Vigilância Municipal apreende equipamentos proibidos em centros de bronzeamento na capital
- GERAL2 dias ago
Matrículas na Rede Municipal de Ensino podem ser efetuadas até dia 10 de janeiro em Porto Velho
You must be logged in to post a comment Login