Connect with us

GERAL

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Published

on

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, visa alertar para a conscientização sobre a doença tropical, muitas vezes negligenciada. O evento, que ocorreu no sábado (13), evidenciou também, o “Abril Verde”, que destaca a importância da saúde e segurança no trabalho, buscando prevenir acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

O projeto Agevisa em Ação, está no calendário anual de eventos externos da Agência. Na primeira edição, em 2023, participaram cerca de 500 ciclistas, já nesta, foram 617 inscritos; muitos que não se inscreveram, juntaram-se à turma do pedal, formando um enorme grupo que percorreu 13 km, partindo do Espado Alternativo e percorrendo trechos das avenidas Governador Jorge Teixeira, Santos Dumont, Lauro Sodré e Imigrantes, retornado ao ponto de partida.

Entre os serviços oferecidos, teve acolhimento e escuta psicológica, aferição de pressão arterial e glicemia, tipagem sanguínea e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, atendimento jurídico, orientações sobre cuidados com os pets e feira de adoção de cães e gatos, além da distribuição de brindes aos inscritos.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou as atividades desenvolvidas pela Agência na promoção da saúde e bem-estar da população. “A Agevisa representa os olhos de todo o Sistema de Saúde, atuando no combate a todo tipo de endemia, evidenciando os benefícios da atividade, como: ajudar no emagrecimento, melhorar o fortalecimento muscular, a respiração e circulação sanguínea, proteger o coração, regular a pressão arterial, reduzir o impacto nas articulações e melhorar a saúde mental.

MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE

Nas tendas formadas, no local da concentração, foram disponibilizados diversos serviços por meio de parcerias com instituições de ensino superior, empresas, órgãos estadual e municipal, e organizações não governamentais, como Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fundação de Hematologia e Hemaoterapia de Rondônia (Fhemeron), Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O diretor da Agevisa aproveitou a oportunidade para convidar a população para participar da próxima edição do projeto Agevisa em Ação, que acontece no dia 27 abril, na instituição filantrópica  (Associação São Thiago Maior), na Rua Mané Garrincha, n° 3154, Bairro Socialista), por meio da Mobilização pela Promoção da Saúde na Comunidade, em alusão ao Dia Mundial de Atividade Física.

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus, Pedro Adilon e Cristian Alves/Ascom-Agevisa
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

GERAL

Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 66 mil atendimentos em oito meses

Published

on

Com objetivo de diminuir a fila de espera por consultas, o Hospital Regional de Cacoal realizou cerca de 66.598 atendimentos nos períodos entre janeiro e agosto de 2024. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade, abrangendo seu serviço pela II Macrorregião. 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, a gestão tem investido em estruturação e profissionais para ampliar o serviço nos municípios. “A equipe médica da unidade está empenhada em oferecer um atendimento especializado, com ambiente humanizado e profissionais capacitados.” 

  • A unidade atende pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, com total de 34 municípios. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são resultados de uma intensificação dos serviços nas unidades, que tem buscado atender todas as demandas da população. “Nosso foco é diminuir filas de espera por consultas e exames, neste sentido, estamos realizando melhorias estruturais para ampliar o atendimento contínuo”, ressaltou. 

A UTI pediátrica recebeu reformas estruturais

REFORMA

Em julho de 2024, foi realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR), unidade que possui sete leitos para atendimento ao público infantil. Com a obra, foram feitas a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias. 

SERVIÇO

O Hospital Regional de Cacoal possui 166 leitos no total, entre esses 28 leitos de UTI adulto e 7 pediátricos e com 4 salas de cirurgia. A unidade conta com um Centro de Reabilitação que auxilia na reabilitação fisioterápica, com aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápico, maca ortostática para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória, e irá atender os pacientes internados que necessitam de reabilitação e servidores assistidos na Saúde do Trabalhador. 

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

GERAL

Drones modernos do governo de RO ajudam no combate a incêndios no Parque de Guajará-Mirim

Published

on

  • A combinação de imagens de satélite e drones modernos ajudam a força-tarefa, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a combater incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o enfrentamento foi intensificado pelo governo de Rondônia. A área atingida reduziu drasticamente de mais de 2 mil hectares para 200 hectares.

Leitura das imagens captadas pelo drone ajuda na definição de estratégias de combate

Os drones, com os operadores da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram solicitados pelo líder da força-tarefa no Parque, tenente coronel BM Victor Paulo Rodrigues de Souza, que está nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à “Operação Temporã”. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, demostrando o esforço conjunto do estado na missão de proteção ao meio ambiente.

O chefe de equipe da Operação Verde Rondônia (OVR), tenente BM Alexandre Trajano, explicou o impacto positivo dos dois drones de alta tecnologia empregados para identificar ocorrências de incêndios. Enquanto as imagens de satélite consideram focos de calor até nos pedrais aquecidos, as imagens de drones são precisas em identificar os incêndios.

Aquisição dos drones faz parte dos investimentos do governo do estado

“O governo tem nos incentivado com tecnologia de ponta. Os drones são equipamentos modernos de alto investimento, que ajudam nossa tropa a evitar empenho e deslocamento desnecessários. As imagens de satélite podem confundir pedras aquecidas com incêndios, então enviamos os drones para verificar. Se for pedra, descartamos a ocorrência, porém constatando incêndio, a equipe é prontamente acionada para o combate”, destacou o chefe de equipe da OVR.

AÇÕES ESTRATÉGIAS

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado mantém uma grandiosa força-tarefa por meio de duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” e “Operação Temporã”, com apoio de outros órgãos. “O governo de Rondônia está fortalecendo a força-tarefa com condições tecnológicas e operacionais para o enfrentamento aos incêndios florestais. Também com ações preventivas e de monitoramento, para vencer o quanto antes esse difícil cenário instalado neste período de estiagem severa.”

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

GERAL

Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos

Published

on

  • O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada, incluindo o aumento de incêndios e a formação de fumaça densa que tem afetado a qualidade do ar e a saúde da população.

Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização, o aprimoramento das estratégias de combate a incêndios e a implementação de soluções para o gerenciamento da água. Além disso, foram analisadas ações de suporte à população afetada e a coordenação de esforços para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação

O presidente do Comitê de Crise Hídrica, Cel. BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, destacou em sua fala, a importância da união entre as diferentes esferas de governo e instituições para superar a crise. “Estamos diante de um desafio e a colaboração entre todos os órgãos envolvidos é essencial para enfrentarmos a seca e seus efeitos. Nosso compromisso é garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atinjam diretamente as áreas mais necessitadas.”

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação, adaptando as estratégias conforme necessário. A colaboração entre as diversas entidades e a comunidade continua sendo uma prioridade para enfrentar os desafios impostos pela seca e minimizar seus impactos em Rondônia.

PARTICIPAÇÃO

O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) além de representantes da Governadoria, Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes (DER-RO), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Fonte
Texto: Marcos André
Fotos: CBMRO
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

DESTAQUE