GERAL
Prefeitura realiza feira da Mulher Empreendedora nos próximos dias 22 e 23 em Porto Velho
A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), vinculada à Secretaria Geral de Governo (SGG) do Município, realiza nos próximos dias 22 e 23, mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora na capital.
Um dos objetivos da feira é proporcionar às mulheres a independência financeira e o empoderamento econômico e empreendedor. Com isso, elas também contribuem para melhorar a renda familiar. Na quinta-feira (22), das 7h30 às 13h30, a feira será na Assembleia Legislativa de Rondônia, à rua José Camacho, bairro Olaria.
Na sexta (23), em parceria com Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro, localizado na avenida Pinheiro Machado, n° 777, no bairro Olaria, a feira acontecerá das 7h às 14h.
Na importante feira, que visa incentivar os pequenos negócios, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico, as mulheres empreendedoras expõem e comercializam os seus produtos como artesanatos diversos, alimentos (doces e salgados), além de plantas ornamentais, entre outros, todos de muita qualidade e bom gosto.
Para fazer o cadastro e participar das feiras, as interessadas podem comparecer à Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, provisoriamente atendendo no prédio da Semasf, das 8h às 14h, na av. Pinheiro Machado, nº 1718, bairro São Cristóvão.
Texto: Rando Silva
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Ações de educação e fiscalização são intensificadas pelo governo do estado e sinistros reduzem em Rondônia
- O avanço das ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem proporcionado resultados positivos com relação à redução no número de sinistros com vítimas não fatal. Dados da Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest), mostram que em 2024, a queda foi de mais de 11%.
O levantamento feito pelo Detran-RO revela que, em 2023, 14.633 sinistros com vítimas não fatal foram registrados em todo o estado. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 12.937. Os dados são de janeiro a outubro dos respectivos anos.
O governador em exercício, Sérgio Gonçalves reforça que esse trabalho de conscientização onde o condutor é educado a transitar com prudência e de fiscalização, onde executa a legislação, é fundamental para continuar reduzindo esses números.
Em 2024, as ações de educação e fiscalização foram intensificadas pelo governo de Rondônia por meio do Detran-RO. O trabalho, segundo o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, é para garantir a redução de sinistros e salvar vidas. “Nossa missão aqui é minimizar ao máximo os sinistros e proporcionar um trânsito mais leve e harmônico. Queremos que as pessoas se desloquem aos seus destinos e retornem em segurança”.
A redução no número de sinistros com vítimas não fatal é ainda mais acentuada no município de Cacoal. A capital do café registrou uma queda de 25,8% neste cenário, passando de 1.148 ocorrências em 2023 para 852 em 2024. Os dados também são de janeiro até outubro dos respectivos anos.
Para o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Victor, o comparativo com as estatísticas demonstra que a atuação das equipes do Detran-RO têm contribuído para a missão da gestão: salvar vidas. “Nós intensificamos a fiscalização, pois assim tiramos das ruas condutores sem habilitação, sob efeito de álcool, entre outras infrações. Queremos um trânsito mais seguro para todos”, frisou.
A motorista Maria Pereira, que foi abordada em uma das ações de fiscalização, agradeceu a atividade do Detran-RO e avaliou o trabalho como positivo. “Eu gostei muito dessa fiscalização, porque assim, a gente se sente mais seguro, pois as pessoas passam a respeitar mais. É muito bom esse trabalho, parabéns.”
Ainda em Cacoal, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) realizou 50 ações de fiscalização no município em 2024. As atividades realizadas foram: operação “Lei Seca”, “Corta Giro”, “Duas Rodas Uma só Vida”, “Controle de Tráfego, Apoio Logístico e Operacional”.
Fonte
Texto: João Muniz
Fotos: Michele Carvalho e João Muniz
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Ação estratégica fortalece distribuição de testes e insumos para combate a doenças virais nos municípios de Rondônia
- Em uma ação estratégica para enfrentar doenças virais, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), tem fortalecido a distribuição de testes e outros insumos para os municípios do estado. A entrega faz parte de uma série de medidas preventivas que visam garantir a saúde pública, especialmente durante a temporada de chuvas intensas, que favorece a proliferação de vírus respiratórios.
O governo de Rondônia entrega testes para fortalecer o diagnóstico precoce de doenças, como os da covid-19, além de envio de outros insumos essenciais, como reagentes e materiais de coleta, que servem para agilizar os processos de triagem e prevenção. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia receberá um novo lote de kits de testagem do Ministério da Saúde (MS), que também será repassado às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de seis municípios, que fazem a redistribuição para outras cidades.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o governo segue investindo e trabalhando para oferecer as melhores condições para os 52 municípios, com ações voltadas para prevenir surtos e garantir o bem-estar da população.
AÇÃO PREVENTIVA
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ação promove uma resposta rápida e eficaz, garantindo assim, um monitoramento contínuo da saúde da população. “Estamos assegurando que os municípios tenham os recursos necessários ao atendimento do cidadão. Este é um trabalho conjunto, em parceria com a gestão local, para proteger os rondonienses”, afirmou.
Além da distribuição de testes, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia segue monitorando as tendências epidemiológicas do estado e desenvolvendo outras ações de saúde preventiva. A expectativa é que a medida contribua de forma significativa para reduzir os impactos de eventuais epidemias, promovendo a saúde e o bem-estar da população rondoniense.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
- Para promover comodidade e segurança para os usuários, o governo de Rondônia oferece mais uma opção de recebimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trata-se do serviço de entrega à domicílio da CNH realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O serviço começou a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
De acordo com a gestora da Diretoria Técnica de Habilitação, Aline Lima, o novo serviço está disponível para todos os documentos de habilitação, como CNH, Permissão para Dirigir (PPD) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). “Por se tratar de um serviço opcional, quem aderir, deverá pagar previamente o valor R$ 30,67 referente ao custo postal”, explicou.
Para o governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa visa atender a população de forma eficiente, oportunizando a todos a melhor forma de receber seu documento com segurança.
O prazo estabelecido pelos Correios para o envio do documento de habilitação é de 2 a 6 dias úteis, considerando:
- Entregas em Porto Velho: prazo de até 2 dias úteis após a postagem.
- Entregas nos demais municípios: prazo de 2 a 6 dias úteis após a postagem.
OUTRAS OPÇÕES
O condutor pode continuar retirando o seu documento de habilitação presencialmente na unidade do Detran-RO onde iniciou seu processo. A CNH também pode ser retirada por um procurador, que deve apresentar ao atendente da Autarquia a procuração simples ou autorização expressa contendo a mesma assinatura do documento a ser retirado.
CARTEIRA DIGITAL
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma opção para quem não conseguir buscar de imediato a CNH física, já que a mesma é também um documento oficial. Para acessar o documento, basta que o condutor baixe o aplicativo em seu celular.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que o objetivo da Autarquia é oferecer segurança aos usuários. “Com a opção de como receber o documento de habilitação, a gestão estadual demonstra respeito ao público, atendendo com eficácia aqueles que utilizam os serviços do Departamento Estadual de Trânsito.”
Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Gabriel Moreira e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL6 minutos ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
- GERAL4 minutos ago
Ação estratégica fortalece distribuição de testes e insumos para combate a doenças virais nos municípios de Rondônia
- GERAL56 segundos ago
Ações de educação e fiscalização são intensificadas pelo governo do estado e sinistros reduzem em Rondônia
You must be logged in to post a comment Login