GERAL
Prefeitura de Porto Velho se prepara para amenizar impactos da seca do rio Madeira

Com um cenário crítico de uma das secas mais severas que Porto Velho deve enfrentar, a Prefeitura Municipal já vem se preparando para tentar minimizar os efeitos negativos previstos pelos órgãos geológicos, que alertam que o estado de Rondônia atravessa uma situação crítica de estiagem, devido à significativa redução das chuvas.
Representantes do executivo municipal, juntamente com gestores e técnicos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), participaram de uma reunião, realizada na sexta-feira (5), no auditório do Censipam, em Porto Velho.
As reuniões acontecem quinzenalmente e foram instituídas pelo Comitê Municipal de Gestão de Crise por meio do decreto 19.800 de 8 de março de 2024, para enfrentamento da situação emergencial decorrente da extrema seca e seus impactos nos diversos usos da água, como navegação, distribuição de alimentos e medicamentos em Porto Velho, bem como acesso à água potável, dessedentação animal, entre outros.
O Comitê de Gestão de Crise (CGC) é composto por representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e das seguintes Secretarias da Prefeitura de Porto Velho, responsáveis pela operacionalização, coordenação e enfrentamento da situação de emergência: Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
AÇÕES MUNICIPAIS
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Geral de Governo (SGG), publicou o decreto 20.187, de 8 de julho de 2024, que dispõe sobre a situação de emergência ambiental.
Para enfrentar a crise, a gestão municipal de Porto Velho, por meio da Semasf, intensificará as políticas públicas como o auxílio-moradia, remanejamento de famílias que residem em áreas de riscos, aditivo de cestas básicas e água mineral, entre outras medidas. Já a SMD, está planejando e realizando a perfuração de poços artesianos para abastecimento de água.
Outra linha de atuação importante é a Semusb, que está trabalhando no planejamento de execução para abastecimento de água. A Sema monitorará os impactos ambientais; a Semed atua no planejamento logístico de estratégias para quem precisa utilizar o rio para transporte escolar; e a Semusa, à frente da saúde, está fazendo o estudo da situação do rio para que danos sejam evitados e para que a população não fique sem atendimento médico e medicamentos.
O Comitê de Gestão de Crise tem por objetivo providenciar levantamentos, avaliações, investigações e demais estudos necessários, que darão suporte técnico para auxiliar na tomada de decisões para o enfrentamento da situação de crise, no que concerne aos planos e metas propostas no Plano de Trabalho de enfrentamento da crise hídrica em Porto Velho.
Elias Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Porto Velho disse que as reuniões são para nortear as próximas ações a serem tomadas.
“Uma das informações que nós destacamos é referente a nossa questão climática para nossa região. O quadro é que essa escassez hídrica, a cada dia se consolida conforme com aquilo que nós prevíamos em outras reuniões. Diante disso, nos resta agora focarmos e mirarmos naquilo que temos em mão, que é o plano de ação do nosso comitê, as ações da Defesa Civil e de outras secretarias também. O próximo passo é juntarmos o plano de ação do estado com o município para extrairmos o melhor desses dois planos para atuarmos enfrentando esse momento de crise hídrica que agora está se concretizando, se tornando uma realidade”, enfatiza.
Durante a reunião, técnicos, especialistas e gestores debateram acerca das medidas antecipadas a serem tomadas, visando um planejamento de ação rápido e eficaz para sanar o máximo possível a crise hídrica prevista para o município.
A próxima reunião está prevista para o dia 30 de julho.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: SMC/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Governo de RO fortalece atuação da Polícia Penal com realização da “I Capacitação em Escolta Prisional”

- Com o objetivo de aprimorar a qualificação da Polícia Penal de Rondônia, Polícia Penal Federal e forças policiais coirmãs, o governo de Rondônia promove, de 19 a 27 de março, a “I Capacitação em Escolta Prisional” no estado. O curso acontece no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, com abertura oficial nesta quinta-feira (20), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Calama, em Porto Velho.
A capacitação é executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), em parceria com a Força Penal Nacional (FPN). A formação visa garantir a capacitação continuada dos agentes de segurança pública, aperfeiçoando as competências técnicas para a execução de escoltas penitenciárias e recambiamentos, assegurando que todos os procedimentos sigam os parâmetros legais, além de garantir os padrões éticos e profissionais.
Além de qualificar os policiais penais, o curso visa estabelecer novos parâmetros para as escoltas prisionais
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo em qualificação e a capacitação integrada fortalecem as forças de segurança de Rondônia, assegurando, cada vez mais segurança para a população.
QUALIFICAÇÃO
Com uma carga horária de 70 horas-aula, a capacitação tem duração total de oito dias e conta com instrutores especializados para garantir uma formação de excelência aos participantes.
O curso, além de qualificar os policiais penais, visa estabelecer novos parâmetros para as escoltas prisionais, com foco na segurança e na eficiência dos processos. O treinamento está capacitando os participantes para lidar com diferentes cenários, minimizando riscos e assegurando que todos os procedimentos sejam executados dentro dos parâmetros legais, além de promover a troca de experiências entre os profissionais de diferentes regiões.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância das parcerias entre as forças de segurança. “A capacitação é fundamental na formação dos policiais penais, e quando abrimos cursos para outras forças policiais, enriquecemos e fortalecemos ainda mais a segurança pública do nosso estado.”
CRONOGRAMA
Confira as principais etapas do cronograma da capacitação:
- Período de inscrições: até as 18h do dia 5/3 no email: esep.sejus@gmail.com;
- Divulgação dos inscritos: 7/3;
- Recursos das inscrições: 10/3;
- Convocação para Teste de Aptidão Física (TAF): 12/3;
- Realização do Teste de Aptidão Física (TAF): 14/3;
- Recursos do Teste de Aptidão Física (TAF): 14/3;
- Divulgação dos aprovados no TAF: 17/3;
- Divulgação do resultado final (alunos matriculados): 18/3;
- Aula administrativa/inaugural: 19/3;
- Abertura da Capacitação: 20/3 no Instituto Federal de Rondônia, Campus Calama; e
- Período do curso: 20 a 27/3, no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, período integral.
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Cleiton Aragão
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Práticas sustentáveis; concurso premia melhores estandes de 2025 na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

- A 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, um dos maiores eventos de agronegócio da Região Norte está chegando, e com ela, a expectativa para o concurso que premiará os melhores estandes da Feira. O evento, que ocorrerá de 26 a 31 de maio, é realizado pelo governo de Rondônia, e promove a integração entre produtores rurais, organizações do setor público e privado, além de incentivar a comercialização de produtos e tecnologias do agronegócio.
Executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o evento que, tradicionalmente destaca a inovação, o desenvolvimento e fortalecimento das cadeias produtivas, vai realizar o concurso de Melhor Estande. Com foco em sustentabilidade, conexão com o tema, criatividade e beleza; os expositores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, têm a chance de mostrar não só as inovações tecnológicas, mas também o compromisso com práticas ambientais responsáveis.
- O concurso visa premiar os estandes que se destacarem pela utilização de materiais sustentáveis, gestão de resíduos e ações voltadas para conservação de energia e água. A valorização do uso inteligente do espaço, também será um critério de avaliação, a fim de promover uma ocupação eficiente e consciente da área do estande.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da Feira para o setor agrícola, e ao desenvolvimento econômico do estado. “A Rondônia Rural Show Internacional é uma vitrine para a modernidade e inovação no agronegócio. O concurso de estandes é uma forma de premiar aqueles que se destacam por sua criatividade e, principalmente, pelas ações.”
PREMIAÇÃO
Além dos critérios técnicos, os estandes serão avaliados pela sua capacidade de atrair e engajar o público, criando uma experiência única para os visitantes da Feira. A presença de tecnologias de ponta, a interação com as vitrines tecnológicas e promoção de práticas ambientais, também contarão pontos na hora da escolha dos vencedores.
Os três primeiros colocados receberão troféus e certificados de “Estande show da 12ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional” como premiação, destacando o compromisso com a inovação, sustentabilidade e o agronegócio de Rondônia. O anúncio dos vencedores será feito no último dia do evento, 31 de maio, durante a cerimônia de encerramento, sendo um dos momentos de maior celebração da feira.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, salientou a importância do concurso para as empresas expositoras. “O concurso busca incentivar o uso de práticas sustentáveis nos estandes. Desse modo, damos um passo importante para atrair, ainda mais, a população e investidores, bem como a construção de um modelo agrícola mais eficiente e consciente para realização da Feira. O agronegócio do futuro passa por inovação, e esse concurso reflete exatamente esse conceito.”
A iniciativa é um reflexo do crescente interesse e reconhecimento de Rondônia como um polo de desenvolvimento agrícola no Brasil. Em 2025, a expectativa é que, com exposições de máquinas agrícolas, insumos e demonstrações práticas, atraia um público, ainda mais diversificado, incluindo caravanas internacionais e representantes de diversas partes do Brasil.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Ésio Mendes e Cristian Magno
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO impulsiona gestão pública na 3ª Reunião do Polo Cacau Amazônico

- Nesta quinta-feira (20), o Comitê do Cacau Amazônico realiza a 3ª Reunião Ordinária, que promove uma oficina focada na transformação digital e na captação de recursos. O evento vai ocorrer no auditório da Biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (Unir), localizada na Rua da Universidade, nº 920, Jardim Parque São Pedro II, em Cacoal, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
A reunião, realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Diretoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas, visa fortalecer as práticas de gestão pública nas prefeituras da Regional VI, que abrange os municípios de Cacoal, Parecis, São Felipe do Oeste, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e Primavera do Oeste. O evento contará com a presença de representantes do terceiro setor e instituições estaduais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Reunião Ordinária do Polo Cacau Amazônico é um espaço essencial para o desenvolvimento de novas soluções à gestão pública no estado. “A transformação digital é decisiva para modernizar a administração pública, nesse sentido o governo tem investido e trabalhado para torna-la ainda mais transparente e acessível”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
Durante o encontro, serão apresentadas palestras sobre temas como a plataforma Transferegov, captação de emendas parlamentares e elaboração de projetos, visando melhorar a eficiência e a transparência na administração pública.
A programação do evento vai contar com as palestras:
- Plataforma Transferegov – uma visão detalhada da plataforma digital voltada à gestão de recursos públicos;
- Aplicativos de Mão – Gestor, Fiscal e Cidadão – ferramentas digitais para otimizar a comunicação e o monitoramento de serviços públicos;
- Captação de Recursos de Emendas Parlamentares Federais – estratégias para captar recursos de emendas parlamentares e impulsionar o desenvolvimento local;
- Elaboração de Projetos – como desenvolver projetos eficazes e alinhados às necessidades da administração pública;
- Lei nº 13.019/2014 – MROC – Marco Regulatório do Terceiro Setor – entenda os aspectos fundamentais dessa lei que regula as parcerias entre o setor público e organizações do terceiro setor;
- Painéis Gerenciais Transferegov – ferramentas de controle e gestão digital para otimizar os processos administrativos.
IMPACTO
A titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Beatriz Basílio, enfatizou a relevância da transformação digital ao sucesso do evento. “A Sepog tem o prazer de contribuir para a realização de um evento tão importante para nossa região. A transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade urgente para aprimorar a gestão pública. Este encontro oferece uma excelente oportunidade para compartilharmos ferramentas que facilitarão o trabalho dos gestores públicos e das organizações do terceiro setor, além de impulsionar a captação de recursos, fundamental para o desenvolvimento local.”
A 3ª Reunião Ordinária será uma oportunidade para gestores públicos, representantes do terceiro setor e a sociedade civil se atualizarem sobre novas ferramentas e estratégias para transformação da gestão pública. Além disso, proporcionará soluções práticas à melhoria contínua das administrações municipais. A Sepog estará à frente da oficina “Transformação Digital e Captação de Recursos”, com conteúdos relevantes e diretamente aplicáveis à realidade local. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Integram o Comitê do Cacau Amazônico, além da Sepog, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
- Fonte
- Texto: Angélica Nunes
- Fotos: Assessoria Ceplac e Daiane Mendonça
- Secom – Governo de Rondônia