Connect with us

GERAL

Prefeitura de Porto Velho entrega iluminação da Avenida Santos Dumont

Published

on

Depois de quase 60 dias sem iluminação, em consequência do furto de cabos da fiação da linha de energia dos postes, a avenida Santos Dumont, em Porto Velho, teve o serviço restabelecido nesta semana, nos 48 postes da via, pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur).

A avenida conta com o sistema de concretagem dos cabos com o intuito de evitar furtos. Diante disso, foi necessário quebrar o concreto da fiação que sobrou e refazer de ponta a ponta, e fazer os testes para verificar se a energia estava passando de maneira correta para acender o circuito inteiro. A avenida é ligada à rua Décio Bueno, que conta com mais 24 postes.

“Nós conseguimos iluminar totalmente a avenida Santos Dumont, que é um canal de facilidade para toda a população que precisa se deslocar aqui nessa região. E a gente quer fazer isso em 100% da nossa Porto Velho. É uma meta ousada, audaciosa, mas que também nos inspira e nos motiva a fazer cada vez mais e melhor para a nossa capital”, destacou o prefeito Léo Moraes, que esteve na avenida verificando a conclusão do serviço.

CICLOVIA E FAIXA

Na Santos Dumont, os porto-velhenses têm à disposição uma ciclovia e uma faixa para fazer caminhadas. A via é um corredor de mobilidade e facilita o fluxo de veículos na zona Norte, região que possui diversos condomínios residenciais. Ela começa no Espaço Alternativo, próximo à passarela central, e vai até o bairro Nova Esperança. Com cerca de 1 quilômetro de extensão em linha reta, a avenida vai se conectar com a rua Décio Bueno.

O diretor-presidente da Emdur, Bruno Holanda, enfatiza que a religação das luzes da avenida Santos Dumont é mais uma ação importante deste início da gestão Léo Moraes, por meio da Emdur, para promover segurança e conforto à população. “A iluminação pública é fundamental para garantir a circulação tranquila de pedestres e motoristas, além de inibir práticas criminosas, aumentando a sensação de segurança na região”, afirmou Holanda.

Ele acrescentou que, com o restabelecimento das luzes, os porto-velhenses poderão desfrutar de um espaço urbano mais acolhedor, incentivando a convivência social no local. A iniciativa reflete o compromisso da gestão em melhorar a qualidade de vida da população de Porto Velho, além de valorizar a infraestrutura da cidade.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Emdur, além de resolver o problema, tem adotado medidas para prevenir situações semelhantes de furtos de fiações no futuro. Por exemplo, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, foram realizadas operações focadas no combate a crimes contra a iluminação pública. A empresa também informou que está em andamento um processo licitado para a implantação de dispositivos antifurto, que aumentarão a segurança da rede elétrica.

DENÚNCIAS

A Emdur reforça a importância da colaboração da população no combate a furtos e vandalismos. Qualquer ato suspeito pode ser denunciado diretamente às autoridades pelo telefone 190.

“Fazemos um alerta para que vocês denunciem casos suspeitos de furto aqui da nossa fiação, dos nossos cabos, pois isso prejudica toda a população, gera gasto público e dificuldade para a nossa sociedade. Feliz pelo início de um processo em que nós queremos iluminar 100% Porto Velho. É isso mesmo, uma meta audaciosa, corajosa e que será possível com o trabalho de todos”, concluiu Léo.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Prorrogado período de inscrições do Processo Seletivo para contratação de médicos da Sesau

Published

on

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prorrogou para o dia 21 de janeiro,  as inscrições do EDITAL Nº 346/2024/SEGEP-GCP, que visa a contratação temporária de médicos de 8 especialidades, com o objetivo de atender as demandas e garantir o pleno atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://seleciona.sesau.ro.gov.br/Home/Seletivo2024_2/11. É de suma importância que o candidato envie as documentações de acordo com o edital. 

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatiza a importância da convocação para a saúde pública. “Estamos ampliando o acesso a serviços de qualidade, reduzindo filas de espera e garantindo atendimento eficiente à população.” 

Foram disponibilizadas cerca de 20 vagas direcionadas para os municípios de Porto Velho, Cacoal, Extrema, Buritis e São Francisco do Guaporé, para as especialidades de Cirurgia geral; Geral; Ginecologia e Obstetrícia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; Ultrassonografia; Cardiologia; e Hematologia.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o investimento na contratação de novos médicos às unidades de saúde do estado vem com o objetivo de garantir o serviço para os cidadãos rondonienses, impulsionando a eficiência do sistema de saúde como um todo.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

GERAL

Mais de 24 mil carteiras de Passe livre foram emitidas pelo governo de RO em 2024

Published

on

  • O governo de Rondônia oferece transporte gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos, garantindo mobilidade e acesso a serviços essenciais ao disponibilizar a carteira Passe Livre. O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) em 56 pontos de atendimentos para a emissão, cujos endereços podem ser consultados no link https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/RELACAO-PARCEIROS-PASSE-LIVRE.pdf. Mais informações podem ser obtidas no Tudo Aqui ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a carteira Passe Livre é mais que um benefício; é uma ferramenta de cidadania que assegura o direito de ir e vir às pessoas que mais necessitam. “O objetivo do governo é continuar ampliando esse tipo de ação, promovendo igualdade e inclusão para todos em Rondônia”, salientou.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO

Para solicitar a carteira, idosos precisam apresentar os documentos como:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência; e
  • Comprovante de renda de até dois salários mínimos.

Pessoas com Deficiência (PcD) ou diagnóstico de câncer, e outras doenças devem fornecer os mesmos documentos, além de requerimento, laudo médico comprobatório e os respectivos exames complementares.

RESERVAR PASSAGEM

É necessário solicitar a passagem até 3 horas antes do horário de partida, sendo as empresas de transporte obrigadas a reservarem quatro assentos por viagem aos beneficiários, divididos igualmente entre idosos e pessoas com deficiência ou com câncer.

ACESSO RÁPIDO E SEGURO

De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a iniciativa é conduzida com responsabilidade e eficiência. “O DER está empenhado em garantir que o Passe Livre chegue a quem realmente precisa. Em 2024, o programa emitiu cerca de 24.344 mil carteiras, sendo 18.967 mil para idosos e 5.377 mil para pessoas com deficiência. Contamos com equipes dedicadas e processo transparente para que os beneficiários tenham acesso rápido e seguro ao benefício”, evidenciou.

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Vinicius Reis
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

GERAL

Governo de RO zera fila de exames de tomografia convencional e com contraste

Published

on

  • A fila para exames de tomografia convencional e com contraste foi zerada pelo governo de Rondônia. A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas e precisas dos órgãos internos, sendo amplamente empregado no diagnóstico de diversas doenças. Pacientes que necessitam realizar exames devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Há disponibilidade de vagas nas cidades de Ariquemes, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após consulta médica nas unidades de saúde, caso seja indicada a realização de uma tomografia computadorizada, o paciente deverá solicitar o exame por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A convocação para consultas, exames e cirurgias eletivas é feita por telefone, com base nas informações fornecidas pelo paciente no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é fundamental manter os dados atualizados.

Os exames de tomografia estão sendo realizados em redes particulares conveniadas com o governo de Rondônia. Para agendar o exame gratuitamente, o paciente deve cadastrar o pedido médico em qualquer posto de saúde. O agendamento é realizado com base na prioridade clínica de cada caso.

ATENDIMENTO EFICIENTE

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com a ação, o governo do estado fortalece, ainda mais, a saúde pública, atendendo às necessidades da população, tanto nos procedimentos de urgência e emergência quanto nos eletivos, trabalhando e investindo para assegurar que os pacientes tenham um atendimento ágil. 

Segundo o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, zerar a fila de tomografia, que possui alta demanda, é uma grande conquista. Utilizamos o sistema Sisreg, que agenda o exame com data e horário específicos, proporcionando maior organização e previsibilidade no atendimento. Isso otimiza o acesso aos exames diagnósticos.”

REGISTROS 

Em 2024, a Sesau registrou a realização de 46.119 mil exames de tomografia computadorizada. Porto Velho, concentrou a maior demanda, com 13.329 mil procedimentos realizados. Por outro lado, Pimenteiras do Oeste apresentou o menor número de exames, totalizando apenas 24 solicitações atendidas ao longo do ano.

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Breno Villar
Secom – Governo de Rondônia

Continue Reading

DESTAQUE