GERAL
Prefeitura apresenta trabalhos realizados pela SMTI em 2023

Mais de 7 mil chamados de todos os órgãos da estrutura municipal foram atendidos durante o ano
Grande responsável pela celeridade dos serviços ofertados aos munícipes pela Prefeitura de Porto Velho, gerando economia de tempo e recursos para os contribuintes, a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) é quem gerencia todos os projetos de TI e também elabora projetos de expansão de rede e aquisição de equipamentos, entre outras atribuições.
“Nosso objetivo é proporcionar mais transparência, celeridade, segurança e qualidade ao serviço público municipal, auxiliando as unidades que compõem a estrutura da Prefeitura de Porto Velho”, afirmou o superintendente Saulo Nascimento.
Subordinada diretamente à Secretaria Geral de Governo (SGG), a SMTI mais uma vez teve importante atuação no contexto da gestão pública municipal e alcançou relevantes conquistas em 2023, a exemplo de anos anteriores.
COMPARATIVO
Em 2022, a SMTI atendeu 12.307 chamados em todas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Porto Velho. Também foram executados 24 projetos, desenvolvidos oito novos sistemas e realizadas manutenções constantes em 67 sistemas. No ano de 2023, foram cerca de 7.600 chamados de todos os órgãos municipais, foram atendidos e realizadas manutenções constantes em 74 sistemas, além de diversas outras ações.
“O termômetro é esse: trabalhamos com muita dedicação para reduzir cada vez mais a quantidade de chamados, na medida em que proporcionamos mais segurança e melhorias em toda estrutura de TI que atende a gestão municipal”, destacou o superintendente da SMTI.
O superintendete, Saulo Nascimento, afirma que o objetivo é proporcionar mais transparência
Já em 2021, os chamados atendidos somaram 10.682, fora as manutenções em mais de 100 servidores virtuais de internet e dez servidores físicos.
QUALIDADE DE GOVERNANÇA
No âmbito da organização interna, o Departamento de Qualidade e Governança de TI (DQG) e a Divisão de Análises de Processo (DIAP) trabalharam intensamente na gestão de documentos, realizando a coleta, classificação e tratamento de toda documentação relacionada às atividades da SMTI como um todo.
“A qualidade do trabalho dessas equipes pode ter um impacto significativo na operação diária de uma instituição”, ressaltou Saulo Nascimento, que destacou a dedicação das equipes. No total, foram coletados e classificados 870 documentos de todos os departamentos da SMTI.
SUPORTE TÉCNICO
Como o próprio nome já diz, por meio do Departamento de Suporte Técnico e Atendimento (DSTA), foram realizados acompanhamentos aos demais setores da gestão municipal, garantindo o funcionamento de todo aparato tecnológico em benefício do serviço público e, mais ainda, da população.
Foram atendidos 12.307 chamados em todos órgãos da Prefeitura de Porto Velho
Entre os trabalhos realizados estão: treinamento e capacitação da equipe de TI para atuar no projeto Tenda Família Cidadã (Semasf), além de participação e contribuição para com o projeto; estudo técnico para aquisição de materiais, equipamentos, peças de reposição e periféricos de informática, atender demandas de aprimoramento técnico nas escolas municipais, Semur, Semusa (unidades de saúde), Semdestur e Ipam, entre outros.
No total foram 64 despachos de processos de análises técnica de especificações de equipamentos e sistemas, 90 equipamentos substituídos junto aos fornecedores (estavam na garantia), 372 padronização de equipamentos novos e manutenções.
De janeiro a outubro de 2023, foram realizados 7.301 chamados para atendimento técnico, desse total, 4.018 foram para o DSTA.
GESTÃO DE REDES
O Departamento de Gestão de Redes (DGR) é o responsável pela infraestrutura tecnológica da Prefeitura. É ele quem define o tipo de tecnologia utilizada pela gestão municipal e sua manutenção. Ele gerencia toda infraestrutura de rede e de dados utilizados por toda administração do município.
No total, foram coletados e classificados 870 documentos de todos os departamentos da SMTI
Entre as principais atribuições de 2023, o DGR elaborou projetos para aquisição de servidor para atender a Secretaria Municipal de Educação (Semed), equipamento este que já está em operação; projeto já concluído para aumentar a capacidade de transmissão de 1 gigabyte (GB) para 10 GB; conclusão do projeto que disponibiliza acesso a todos os sistemas de saúde, de educação e arrecadação, além de implementar serviços de segurança de rede e hospedagem, entre outros.
Estão em andamento projetos que atendem a Semed, Semesc, PGM, Semad, Semur, Sempog e Semfaz (já licitados), para armazenamento de imagens de drone, georreferenciamento e digitalização de processos; projeto de cabeamento estruturado de todos os órgãos da Prefeitura; aquisição de servidor de hiperconvergência para garantir melhor desempenho, mais estabilidade e celeridade na troca de informações entre os órgãos municipais.
“Atualmente possuímos uma infraestrutura (cluster) com 12 nós de Nutanix, onde são hospedados todos os serviços da Prefeitura e do Ipam, e temos previsão da adição de mais um que é o Nó para atender o Departamento de Geo da Sempog. Então, nosso cluster terá 13 nós”, completou, acrescentando que o Nó é um dispositivo com opções de configurações para todos os casos de uso de uma infraestrutura hiperconvergente e que simplificam as operações de TI do início ao fim.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Incumbido de analisar, desenvolver e implantar soluções de TI para atender necessidades específicas da Prefeitura de Porto Velho, o Departamento de Desenvolvimento de Sistemas (DESIS) da SMTI também teve muito trabalho em 2023.
O Farmapub foi criado para consulta e localização de medicamentos nas unidades da capital
“As responsabilidades transcenderam a SMTI, sendo coordenadas conforme as orientações do diretor do departamento e do superintendente, visando fortalecer as iniciativas da própria SMTI, melhorar a eficiência dos processos e sistemas, além de assegurar conformidade e transparência perante os órgãos de controle”, comentou Saulo Nascimento.
Além de reuniões nas secretarias para alinhamento das demandas e soluções de TI a serem implementadas, o DESIS, por exemplo, fez todo acompanhamento do módulo RH e pessoal do sistema e-Cidade da Semad para agilizar a análise e fechamento da folha de pagamento, novas funcionalidades do projeto e-Ponto (ponto eletrônico), melhorias no Portal da Transparência, dentro dos critérios de avaliação de Transparência Internacional, na gestão de controle dos processos, geração de arquivos de dados e planilha do piso nacional da enfermagem, entre outras ações.
MELHORIAS NO SISTEMA
Quanto à manutenção e implementações de melhorias nos sistemas, a SMTI já está desenvolvendo soluções para aprimorar eficiência, segurança e usabilidade do Sistema de Petição Pública, implantação do sistema BKO na Superintendência de Gastos Públicos (SGP), o que garante a integração adequada dos processos.
Foi implantado o sistema e-Cidade nos três Centros de Artes e Cultura (antigas escolas de música), para gestão de matrículas, transferências, aulas e cadastros de alunos e instrutores, entre outras ações; suporte e melhorias no Sistema e-PMPV e TCDF, que otimizam o desempenho e reduz inconsistências.
On-line, também é possível acompanhar os atendimentos nas UPAs da cidade
A equipe também atuou na criação do sistema que gerencia alunos em aulas do projeto Viva Bem, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes); no e-Saúde, o sistema de pronto atendimento para as UPAS e Prontos Socorros, já implantado na UPA Leste e em fase de produção nas demais unidades.
Destaque ainda para o sistema que gerencia os dados e a própria Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); o SIAPet-Online, que é o sistema de controle de zoonoses, em fase de desenvolvimento; sistema que gerencia óbitos e sepultamentos nos cemitérios públicos (Central de óbitos); Sine On-line; controle e retenção de impostos e sistema de módulo de licenciamento para a Vigilância Sanitária Municipal (em produção).
Saulo Nascimento também mencionou o sistema da Faculdade da Prefeitura, licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vistoria fundiária, Farmapub (para consultar e localizar medicamentos), portais das secretarias, gerenciamento das UPAS, controle de ponto dos servidores, notificação de resultado de exames e o vacinômetro, além das ações do Departamento Administrativo (DA), dentre outros.
Texto: Augusto Soares
Foto: Felipe Ribeiro/ Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), realizou, na última quarta-feira (11), a instalação de um novo sistema de iluminação na rotatória da avenida Rio Madeira com a Rua da Beira, em Porto Velho. A ação faz parte do projeto Porto Velho 100% Iluminada e tem a finalidade de oferecer mais segurança e visibilidade para motoristas e pedestres que transitam pela região.
Agora, o local conta com um poste do tipo “árvore”, o primeiro a ser insalado na cidade, com 12 metros de altura, equipado com nove luminárias 100% LED de 50 watts cada, totalizando uma potência de 450 watts. A nova estrutura proporciona uma iluminação ampla e eficiente, melhorando significativamente as condições de tráfego, especialmente durante a noite.
“Esse é o primeiro “poste árvore” instalado na nossa cidade, começamos pela rotatória da Rio Madeira e outros pontos importantes da cidade também vão receber postes como este que, além de iluminar, deixa a cidade mais bonita”, disse o prefeito Léo Moraes.
Prefeito informou que outros pontos da cidade devem receber o
Além disso, toda a fiação foi instalada de forma subterrânea e concretada, uma medida adotada para evitar furtos e garantir maior durabilidade ao sistema. A mudança já tem sido percebida por quem circula diariamente pelo local.
A frentista Jéssica Luana destacou a importância da nova iluminação para a segurança viária. “Vai melhorar aquele trecho ainda mais, com a visibilidade e mais atenção no trânsito naquela região”, afirmou. O motorista Ediclelson Lima também elogiou a iniciativa e relembrou como era a situação antes. “Antes, aquela região trazia insegurança para quem transitava principalmente a pé”, disse.
Com a instalação, a rotatória se torna um ponto mais seguro e iluminado, refletindo os esforços contínuos da administração municipal para modernizar a infraestrutura urbana e cuidar da qualidade de vida de quem vive e circula por Porto Velho.
Texto: Gleice Albuquerque
Fotos: Júnior Costa e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

Com a chegada do período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), abriu o processo de Chamamento Público para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC), para a celebração de um Termo de Cooperação que visa prevenir e combater os incêndios rurais, urbanos e florestais no município.
De acordo com o Edital de Chamamento 5/2025, a OSC que firmar o Termo de Cooperação irá atuar entre os meses de julho a novembro de 2025, em regime de plantão 24h/dia, sete dias por semana, além da elaboração, implantação e execução dos planos de trabalho.
Vale destacar que essa será uma ação inédita promovida pelo poder público, visando a contenção dos graves problemas ocasionados aos porto-velhenses por conta das queimadas indevidas nos últimos anos.
Para participar do chamamento, é necessário que a OSC tenha experiência mínima de três anos ininterruptos ou intercalados, na execução de projetos ou ações finalísticas diretamente relacionadas à proteção ambiental com ênfase em prevenção, controle e combate a incêndios florestais, urbanos ou rurais.
A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente, em envelopes fechados, indevassáveis, distintos e devidamente identificados, ou por meio eletrônico, mediante envio dos arquivos compactados para o e-mail dpca.sema@portovelho.ro.gov.br com cópia para o e-mail da sema@portovelho.ro.gov.br , até as 10h, horário de Rondônia, do dia 9 de julho de 2025.
No caso da entrega presencial, os envelopes deverão ser protocolados no Protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), situada na rua General Osório, nº 81, Centro de Porto Velho.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
IMUNIZAÇÃOVacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma ação intensiva de vacinação contra a gripe no Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com a avenida José Vieira Caula. A imunização ocorre até domingo (15), sempre das 16h às 19h, com atendimento gratuito à população.
A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da cobertura vacinal neste período em que há aumento dos casos de síndromes gripais, típico da sazonalidade da doença.
Além do Skate Parque, outros pontos estão oferecendo a vacina contra a gripe, em horários alternativos, para facilitar o acesso da população. Na Praça CEU, por exemplo, a vacinação acontece todos os dias da semana, de segunda a domingo, das 8h às 18h. Nesta sexta-feira (13), a imunização ocorre na UBS Agenor de Carvalho, das 8h às 12h, e na Escola Joaquim Vicente Rondon, das 8h às 17h.
A vacinação também está disponível para os moradores dos distritos de Porto Velho. As equipes de saúde atuarão em Vista Alegre, Abunã e Rio Pardo entre os dias 13 e 15 de junho, e em Morrinhos, nesta sexta-feira (13).
Segundo Elizete Gomes, da Semusa, a vacinação contra a gripe é essencial para evitar complicações decorrentes do vírus influenza, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. No entanto, ela ressalta que quem estiver com sintomas gripais deve aguardar a recuperação completa antes de receber a vacina.
Apesar do foco principal ser a imunização contra a gripe, em alguns pontos de vacinação estão sendo disponibilizadas também outras vacinas de rotina, conforme a demanda e a estrutura do local.
Durante a ação no Skate Parque, diversos moradores estão comparecendo para se vacinar, reconhecendo a importância da prevenção. A Prefeitura informa que a população pode procurar os pontos de vacinação, levando um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A imunização em massa é uma das principais ferramentas para conter a disseminação do vírus e garantir um inverno mais seguro para todos.
Texto: Jhon Silva
Foto: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL1 dia ago
IMUNIZAÇÃOVacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico
- ESPORTE1 dia ago
Primeiros jogos da Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO acontecem neste sábado (14)
- GERAL1 dia ago
DIÁRIO OFICIAL: Prefeitura sanciona leis que garantem piso salarial e recesso para Educação
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador
You must be logged in to post a comment Login