GERAL
Prefeitura apresenta trabalhos realizados pela SMTI em 2023

Mais de 7 mil chamados de todos os órgãos da estrutura municipal foram atendidos durante o ano
Grande responsável pela celeridade dos serviços ofertados aos munícipes pela Prefeitura de Porto Velho, gerando economia de tempo e recursos para os contribuintes, a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) é quem gerencia todos os projetos de TI e também elabora projetos de expansão de rede e aquisição de equipamentos, entre outras atribuições.
“Nosso objetivo é proporcionar mais transparência, celeridade, segurança e qualidade ao serviço público municipal, auxiliando as unidades que compõem a estrutura da Prefeitura de Porto Velho”, afirmou o superintendente Saulo Nascimento.
Subordinada diretamente à Secretaria Geral de Governo (SGG), a SMTI mais uma vez teve importante atuação no contexto da gestão pública municipal e alcançou relevantes conquistas em 2023, a exemplo de anos anteriores.
COMPARATIVO
Em 2022, a SMTI atendeu 12.307 chamados em todas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Porto Velho. Também foram executados 24 projetos, desenvolvidos oito novos sistemas e realizadas manutenções constantes em 67 sistemas. No ano de 2023, foram cerca de 7.600 chamados de todos os órgãos municipais, foram atendidos e realizadas manutenções constantes em 74 sistemas, além de diversas outras ações.
“O termômetro é esse: trabalhamos com muita dedicação para reduzir cada vez mais a quantidade de chamados, na medida em que proporcionamos mais segurança e melhorias em toda estrutura de TI que atende a gestão municipal”, destacou o superintendente da SMTI.
O superintendete, Saulo Nascimento, afirma que o objetivo é proporcionar mais transparência
Já em 2021, os chamados atendidos somaram 10.682, fora as manutenções em mais de 100 servidores virtuais de internet e dez servidores físicos.
QUALIDADE DE GOVERNANÇA
No âmbito da organização interna, o Departamento de Qualidade e Governança de TI (DQG) e a Divisão de Análises de Processo (DIAP) trabalharam intensamente na gestão de documentos, realizando a coleta, classificação e tratamento de toda documentação relacionada às atividades da SMTI como um todo.
“A qualidade do trabalho dessas equipes pode ter um impacto significativo na operação diária de uma instituição”, ressaltou Saulo Nascimento, que destacou a dedicação das equipes. No total, foram coletados e classificados 870 documentos de todos os departamentos da SMTI.
SUPORTE TÉCNICO
Como o próprio nome já diz, por meio do Departamento de Suporte Técnico e Atendimento (DSTA), foram realizados acompanhamentos aos demais setores da gestão municipal, garantindo o funcionamento de todo aparato tecnológico em benefício do serviço público e, mais ainda, da população.
Foram atendidos 12.307 chamados em todos órgãos da Prefeitura de Porto Velho
Entre os trabalhos realizados estão: treinamento e capacitação da equipe de TI para atuar no projeto Tenda Família Cidadã (Semasf), além de participação e contribuição para com o projeto; estudo técnico para aquisição de materiais, equipamentos, peças de reposição e periféricos de informática, atender demandas de aprimoramento técnico nas escolas municipais, Semur, Semusa (unidades de saúde), Semdestur e Ipam, entre outros.
No total foram 64 despachos de processos de análises técnica de especificações de equipamentos e sistemas, 90 equipamentos substituídos junto aos fornecedores (estavam na garantia), 372 padronização de equipamentos novos e manutenções.
De janeiro a outubro de 2023, foram realizados 7.301 chamados para atendimento técnico, desse total, 4.018 foram para o DSTA.
GESTÃO DE REDES
O Departamento de Gestão de Redes (DGR) é o responsável pela infraestrutura tecnológica da Prefeitura. É ele quem define o tipo de tecnologia utilizada pela gestão municipal e sua manutenção. Ele gerencia toda infraestrutura de rede e de dados utilizados por toda administração do município.
No total, foram coletados e classificados 870 documentos de todos os departamentos da SMTI
Entre as principais atribuições de 2023, o DGR elaborou projetos para aquisição de servidor para atender a Secretaria Municipal de Educação (Semed), equipamento este que já está em operação; projeto já concluído para aumentar a capacidade de transmissão de 1 gigabyte (GB) para 10 GB; conclusão do projeto que disponibiliza acesso a todos os sistemas de saúde, de educação e arrecadação, além de implementar serviços de segurança de rede e hospedagem, entre outros.
Estão em andamento projetos que atendem a Semed, Semesc, PGM, Semad, Semur, Sempog e Semfaz (já licitados), para armazenamento de imagens de drone, georreferenciamento e digitalização de processos; projeto de cabeamento estruturado de todos os órgãos da Prefeitura; aquisição de servidor de hiperconvergência para garantir melhor desempenho, mais estabilidade e celeridade na troca de informações entre os órgãos municipais.
“Atualmente possuímos uma infraestrutura (cluster) com 12 nós de Nutanix, onde são hospedados todos os serviços da Prefeitura e do Ipam, e temos previsão da adição de mais um que é o Nó para atender o Departamento de Geo da Sempog. Então, nosso cluster terá 13 nós”, completou, acrescentando que o Nó é um dispositivo com opções de configurações para todos os casos de uso de uma infraestrutura hiperconvergente e que simplificam as operações de TI do início ao fim.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Incumbido de analisar, desenvolver e implantar soluções de TI para atender necessidades específicas da Prefeitura de Porto Velho, o Departamento de Desenvolvimento de Sistemas (DESIS) da SMTI também teve muito trabalho em 2023.
O Farmapub foi criado para consulta e localização de medicamentos nas unidades da capital
“As responsabilidades transcenderam a SMTI, sendo coordenadas conforme as orientações do diretor do departamento e do superintendente, visando fortalecer as iniciativas da própria SMTI, melhorar a eficiência dos processos e sistemas, além de assegurar conformidade e transparência perante os órgãos de controle”, comentou Saulo Nascimento.
Além de reuniões nas secretarias para alinhamento das demandas e soluções de TI a serem implementadas, o DESIS, por exemplo, fez todo acompanhamento do módulo RH e pessoal do sistema e-Cidade da Semad para agilizar a análise e fechamento da folha de pagamento, novas funcionalidades do projeto e-Ponto (ponto eletrônico), melhorias no Portal da Transparência, dentro dos critérios de avaliação de Transparência Internacional, na gestão de controle dos processos, geração de arquivos de dados e planilha do piso nacional da enfermagem, entre outras ações.
MELHORIAS NO SISTEMA
Quanto à manutenção e implementações de melhorias nos sistemas, a SMTI já está desenvolvendo soluções para aprimorar eficiência, segurança e usabilidade do Sistema de Petição Pública, implantação do sistema BKO na Superintendência de Gastos Públicos (SGP), o que garante a integração adequada dos processos.
Foi implantado o sistema e-Cidade nos três Centros de Artes e Cultura (antigas escolas de música), para gestão de matrículas, transferências, aulas e cadastros de alunos e instrutores, entre outras ações; suporte e melhorias no Sistema e-PMPV e TCDF, que otimizam o desempenho e reduz inconsistências.
On-line, também é possível acompanhar os atendimentos nas UPAs da cidade
A equipe também atuou na criação do sistema que gerencia alunos em aulas do projeto Viva Bem, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes); no e-Saúde, o sistema de pronto atendimento para as UPAS e Prontos Socorros, já implantado na UPA Leste e em fase de produção nas demais unidades.
Destaque ainda para o sistema que gerencia os dados e a própria Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); o SIAPet-Online, que é o sistema de controle de zoonoses, em fase de desenvolvimento; sistema que gerencia óbitos e sepultamentos nos cemitérios públicos (Central de óbitos); Sine On-line; controle e retenção de impostos e sistema de módulo de licenciamento para a Vigilância Sanitária Municipal (em produção).
Saulo Nascimento também mencionou o sistema da Faculdade da Prefeitura, licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vistoria fundiária, Farmapub (para consultar e localizar medicamentos), portais das secretarias, gerenciamento das UPAS, controle de ponto dos servidores, notificação de resultado de exames e o vacinômetro, além das ações do Departamento Administrativo (DA), dentre outros.
Texto: Augusto Soares
Foto: Felipe Ribeiro/ Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Governo de RO fortalece atuação da Polícia Penal com realização da “I Capacitação em Escolta Prisional”

- Com o objetivo de aprimorar a qualificação da Polícia Penal de Rondônia, Polícia Penal Federal e forças policiais coirmãs, o governo de Rondônia promove, de 19 a 27 de março, a “I Capacitação em Escolta Prisional” no estado. O curso acontece no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, com abertura oficial nesta quinta-feira (20), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Calama, em Porto Velho.
A capacitação é executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), em parceria com a Força Penal Nacional (FPN). A formação visa garantir a capacitação continuada dos agentes de segurança pública, aperfeiçoando as competências técnicas para a execução de escoltas penitenciárias e recambiamentos, assegurando que todos os procedimentos sigam os parâmetros legais, além de garantir os padrões éticos e profissionais.
Além de qualificar os policiais penais, o curso visa estabelecer novos parâmetros para as escoltas prisionais
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo em qualificação e a capacitação integrada fortalecem as forças de segurança de Rondônia, assegurando, cada vez mais segurança para a população.
QUALIFICAÇÃO
Com uma carga horária de 70 horas-aula, a capacitação tem duração total de oito dias e conta com instrutores especializados para garantir uma formação de excelência aos participantes.
O curso, além de qualificar os policiais penais, visa estabelecer novos parâmetros para as escoltas prisionais, com foco na segurança e na eficiência dos processos. O treinamento está capacitando os participantes para lidar com diferentes cenários, minimizando riscos e assegurando que todos os procedimentos sejam executados dentro dos parâmetros legais, além de promover a troca de experiências entre os profissionais de diferentes regiões.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância das parcerias entre as forças de segurança. “A capacitação é fundamental na formação dos policiais penais, e quando abrimos cursos para outras forças policiais, enriquecemos e fortalecemos ainda mais a segurança pública do nosso estado.”
CRONOGRAMA
Confira as principais etapas do cronograma da capacitação:
- Período de inscrições: até as 18h do dia 5/3 no email: esep.sejus@gmail.com;
- Divulgação dos inscritos: 7/3;
- Recursos das inscrições: 10/3;
- Convocação para Teste de Aptidão Física (TAF): 12/3;
- Realização do Teste de Aptidão Física (TAF): 14/3;
- Recursos do Teste de Aptidão Física (TAF): 14/3;
- Divulgação dos aprovados no TAF: 17/3;
- Divulgação do resultado final (alunos matriculados): 18/3;
- Aula administrativa/inaugural: 19/3;
- Abertura da Capacitação: 20/3 no Instituto Federal de Rondônia, Campus Calama; e
- Período do curso: 20 a 27/3, no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, período integral.
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Cleiton Aragão
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Práticas sustentáveis; concurso premia melhores estandes de 2025 na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

- A 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, um dos maiores eventos de agronegócio da Região Norte está chegando, e com ela, a expectativa para o concurso que premiará os melhores estandes da Feira. O evento, que ocorrerá de 26 a 31 de maio, é realizado pelo governo de Rondônia, e promove a integração entre produtores rurais, organizações do setor público e privado, além de incentivar a comercialização de produtos e tecnologias do agronegócio.
Executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o evento que, tradicionalmente destaca a inovação, o desenvolvimento e fortalecimento das cadeias produtivas, vai realizar o concurso de Melhor Estande. Com foco em sustentabilidade, conexão com o tema, criatividade e beleza; os expositores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, têm a chance de mostrar não só as inovações tecnológicas, mas também o compromisso com práticas ambientais responsáveis.
- O concurso visa premiar os estandes que se destacarem pela utilização de materiais sustentáveis, gestão de resíduos e ações voltadas para conservação de energia e água. A valorização do uso inteligente do espaço, também será um critério de avaliação, a fim de promover uma ocupação eficiente e consciente da área do estande.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da Feira para o setor agrícola, e ao desenvolvimento econômico do estado. “A Rondônia Rural Show Internacional é uma vitrine para a modernidade e inovação no agronegócio. O concurso de estandes é uma forma de premiar aqueles que se destacam por sua criatividade e, principalmente, pelas ações.”
PREMIAÇÃO
Além dos critérios técnicos, os estandes serão avaliados pela sua capacidade de atrair e engajar o público, criando uma experiência única para os visitantes da Feira. A presença de tecnologias de ponta, a interação com as vitrines tecnológicas e promoção de práticas ambientais, também contarão pontos na hora da escolha dos vencedores.
Os três primeiros colocados receberão troféus e certificados de “Estande show da 12ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional” como premiação, destacando o compromisso com a inovação, sustentabilidade e o agronegócio de Rondônia. O anúncio dos vencedores será feito no último dia do evento, 31 de maio, durante a cerimônia de encerramento, sendo um dos momentos de maior celebração da feira.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, salientou a importância do concurso para as empresas expositoras. “O concurso busca incentivar o uso de práticas sustentáveis nos estandes. Desse modo, damos um passo importante para atrair, ainda mais, a população e investidores, bem como a construção de um modelo agrícola mais eficiente e consciente para realização da Feira. O agronegócio do futuro passa por inovação, e esse concurso reflete exatamente esse conceito.”
A iniciativa é um reflexo do crescente interesse e reconhecimento de Rondônia como um polo de desenvolvimento agrícola no Brasil. Em 2025, a expectativa é que, com exposições de máquinas agrícolas, insumos e demonstrações práticas, atraia um público, ainda mais diversificado, incluindo caravanas internacionais e representantes de diversas partes do Brasil.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Ésio Mendes e Cristian Magno
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO impulsiona gestão pública na 3ª Reunião do Polo Cacau Amazônico

- Nesta quinta-feira (20), o Comitê do Cacau Amazônico realiza a 3ª Reunião Ordinária, que promove uma oficina focada na transformação digital e na captação de recursos. O evento vai ocorrer no auditório da Biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (Unir), localizada na Rua da Universidade, nº 920, Jardim Parque São Pedro II, em Cacoal, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
A reunião, realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Diretoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas, visa fortalecer as práticas de gestão pública nas prefeituras da Regional VI, que abrange os municípios de Cacoal, Parecis, São Felipe do Oeste, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e Primavera do Oeste. O evento contará com a presença de representantes do terceiro setor e instituições estaduais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Reunião Ordinária do Polo Cacau Amazônico é um espaço essencial para o desenvolvimento de novas soluções à gestão pública no estado. “A transformação digital é decisiva para modernizar a administração pública, nesse sentido o governo tem investido e trabalhado para torna-la ainda mais transparente e acessível”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
Durante o encontro, serão apresentadas palestras sobre temas como a plataforma Transferegov, captação de emendas parlamentares e elaboração de projetos, visando melhorar a eficiência e a transparência na administração pública.
A programação do evento vai contar com as palestras:
- Plataforma Transferegov – uma visão detalhada da plataforma digital voltada à gestão de recursos públicos;
- Aplicativos de Mão – Gestor, Fiscal e Cidadão – ferramentas digitais para otimizar a comunicação e o monitoramento de serviços públicos;
- Captação de Recursos de Emendas Parlamentares Federais – estratégias para captar recursos de emendas parlamentares e impulsionar o desenvolvimento local;
- Elaboração de Projetos – como desenvolver projetos eficazes e alinhados às necessidades da administração pública;
- Lei nº 13.019/2014 – MROC – Marco Regulatório do Terceiro Setor – entenda os aspectos fundamentais dessa lei que regula as parcerias entre o setor público e organizações do terceiro setor;
- Painéis Gerenciais Transferegov – ferramentas de controle e gestão digital para otimizar os processos administrativos.
IMPACTO
A titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Beatriz Basílio, enfatizou a relevância da transformação digital ao sucesso do evento. “A Sepog tem o prazer de contribuir para a realização de um evento tão importante para nossa região. A transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade urgente para aprimorar a gestão pública. Este encontro oferece uma excelente oportunidade para compartilharmos ferramentas que facilitarão o trabalho dos gestores públicos e das organizações do terceiro setor, além de impulsionar a captação de recursos, fundamental para o desenvolvimento local.”
A 3ª Reunião Ordinária será uma oportunidade para gestores públicos, representantes do terceiro setor e a sociedade civil se atualizarem sobre novas ferramentas e estratégias para transformação da gestão pública. Além disso, proporcionará soluções práticas à melhoria contínua das administrações municipais. A Sepog estará à frente da oficina “Transformação Digital e Captação de Recursos”, com conteúdos relevantes e diretamente aplicáveis à realidade local. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Integram o Comitê do Cacau Amazônico, além da Sepog, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
- Fonte
- Texto: Angélica Nunes
- Fotos: Assessoria Ceplac e Daiane Mendonça
- Secom – Governo de Rondônia
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