GERAL
Porto Organizado de Porto Velho deve movimentar 2 milhões de toneladas de cargas em 2024
Rondônia está em fase de franca expansão na agropecuária, com Porto Velho se destacando nesse processo de crescimento. E para suprir essa necessidade de escoamento da produção, o uso da hidrovia do rio Madeira é peça fundamental, com destaque para as operações do Porto Organizado de Porto Velho, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph).
Em 2023, as operações no Porto chegaram a 1,7 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de grãos, com a soja sendo o carro-chefe. Para este ano, a previsão é de que o volume movimentado chegue a 2 milhões de toneladas, com a soja mais uma vez sendo o principal produto. Para 2025, a expectativa é de 2,4 milhões. O Porto opera 24 horas.
“O Porto é pioneiro e fundamental para o escoamento da produção, por sua localização estratégica, por sua capacidade operacional, por sua potencialidade e infraestrutura. Temos um cais que é referência, mantendo um calado favorável à movimentação de cargas, mesmo na época de baixa do rio. O Estado tem essa referência na logística que contribui há décadas com a logística de importação e exportação”, destacou Fernando Parente, diretor-presidente da Soph.
O Porto é pioneiro e fundamental para o escoamento da produção, destacou Fernando ParenteEle explicou que “em 2023 foi um ano atípico, pois houve investimentos na logística, sendo necessária a paralisação por três meses. Mas, houve uma modernização e isso propiciou um grande avanço para o nosso operacional. Mesmo com essa parada, tivemos um aumento de 5% na movimentação de carga, em relação ao ano de 2022” .
Segundo Parente, “foram investimentos previstos no contrato de arrendamento, que atendem a parte ambiental e também potencializa a logística para a movimentação, como a troca de esteiras e tombadores. Os anteriores precisavam desacoplar os caminhões bitrem e fazer duas operações para tombar a carga. Com os novos equipamentos, isso passa a ser feito de uma única vez, com um ganho de tempo enorme. Antes, demorava de quatro a cinco horas a operação total para descarregar as carretas bitrem, agora, esse tempo foi reduzido para uma hora, em média. Os tombadores pegam e fazem o tombamento direto, agiliza e torna mais rápido”.
O diretor-presidente informou ainda que “a característica nominal é para uma operação de até 5 milhões de toneladas ao ano. Com a tecnologia e a logística de hoje, cremos que essa margem pode ser ampliada. Porém, temos uma série de medidas. Por exemplo, primamos pela redução do impacto do tráfego de veículos pesados pela área urbana da cidade. Há um controle com uma área retroportuária de armazenagem, ainda na BR-364, o que ajuda nesse controle”.
No Porto Organizado, todos os trabalhadores portuários avulsos das operações estão vinculados ao OGMOTRABALHO
No Porto Organizado, todos os trabalhadores portuários avulsos das operações estão vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), com os direitos trabalhistas resguardados. Hoje, as operações do Porto Organizado, em toda a sua estrutura, envolvem diversos trabalhadores, como caminhoneiros, tripulantes, operadores, armadores e trabalhadores portuários avulsos, que somente eles somam cerca de 200.
PLANEJAMENTO
Nos últimos anos, o Porto passou por um processo de regularização e resgate de sua importância como ferramenta de logística. “Fizemos um trabalho de regularização fiscal, finalizamos algumas entregas e seguimos avançando. Tivemos a obra de nova sede finalizada, junto com o armazém alfandegado. A área administrativa atual vai ser desocupada e colocada à disposição para novas operações com a possibilidade de construção de silos e tanques e outros componentes de infraestrutura, que permitam uma operação mais pesada”, completou.
Com investimentos, é esperado um aumento na movimentação de cargaSegundo Parente, “plantamos a semente para que tivéssemos um campo fértil para trazer novas operações para cá. Em 2022, conseguimos regularizar todas as áreas do Porto Organizado, que tem cerca de 20 hectares de extensão. Todas as áreas hoje podem ser arrendadas e cinco empresas estão no processo de validação pelas agências reguladoras, como a Antaq e a Secretaria Nacional de Portos”.
A expectativa é de trazer o processo que está funcionando em outros portos do país para ser aplicado aqui, terceirizando o trabalho de exportação e importação. “O momento que a gente alcançou, foram cumpridas uma série de etapas e não é de imediato, mas seguimos avançando e trabalhando para que esse processo não sofra descontinuidade. Estamos finalizando o projeto de contratação de empresa para o mapeamento de todo o Porto, para pavimentação das vias e dos pátios, com a drenagem, dando segurança para as empresas que operam aqui”.
Fernando Parente afirma que está confiante e na expectativa. “Com o investimento feito, estamos esperando um aumento na movimentação de carga, como a de contêineres e câmaras frias de carne para exportação. Cada contêiner de carne que sai de Porto Velho para fora do país, tem uma redução de custo operacional de U$S 1.000, em relação a outros portos. O que representa uma vantagem comercial importante”.
Ele finalizou afirmando também que “agora é a fase de atos declaratórios da Receita Federal, para desbloquear essas cargas. Já desbloqueamos a madeira e mais na frente a carne congelada para exportação também, o que gera uma boa expectativa para o nosso agronegócio”.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
Com o objetivo de tornar Porto Velho uma cidade mais inclusiva e acessível, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), deu início à criação da primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) implementada diretamente pelo poder público. Até então, as vagas destinadas a esse público na cidade eram iniciativas de empresas privadas, tornando esta ação um marco na garantia de direitos e inclusão.
A proposta, que integra os compromissos de campanha da nova gestão, teve início na manhã de sexta-feira (10), com a sinalização de três vagas na Avenida Rogério Weber, no Centro da cidade, ao lado da Praça das Três Caixas d’Água. Durante a tarde, o prefeito Léo Moraes anunciou o projeto à população e destacou a relevância da iniciativa: “Estamos respeitando uma lei já existente de inclusão e garantindo atendimento exclusivo em nossas vagas públicas. Este é o início de um trabalho que será estendido a outros pontos da cidade e que também busca corrigir questões de acessibilidade. É um gesto simbólico e um compromisso com a inclusão, transformando Porto Velho em uma cidade verdadeiramente acolhedora para todos”.
O prefeito anunciou que as vagas exclusivas serão ampliadas para outros locais de grande circulação. Além das vagas para pessoas com TEA, a Prefeitura também implantou vagas para idosos e pessoas com deficiência. “Queremos que esse respeito exista em toda a cidade e estamos começando a cuidar dos espaços públicos com ações como a instalação de lixeiras e medidas contra terrenos baldios abandonados. Porto Velho precisa ser preservada, e cada um deve fazer sua parte”, complementou.
A iniciativa foi celebrada por moradores como Leonardo Rodrigues, motorista de motoaplicativo e pai do pequeno Enzo Leonardo, de 6 anos, que está no espectro autista. “É preciso. Apenas cadeirantes e idosos tinham vaga exclusiva. Isso é uma conquista para quem tem o espectro ou possui um familiar. São necessárias essas vagas”, afirmou.
AMPLIAÇÃO E EDUCAÇÃO
A sinalização começou na Avenida Rogério Weber com três vagas (uma para idosos, uma para pessoas com deficiência e outra para pessoas com TEA), e se estenderá na próxima semana para a avenida Sete de Setembro e outros locais, incluindo o Parque da Cidade. Segundo o secretário da Semtran, Iremar Lima, a determinação do prefeito é garantir que todas as novas vagas sigam esse padrão inclusivo. “Sempre que criarmos vagas, uma delas será destinada a pessoas com TEA”, explicou.
O prefeito também reforçou a necessidade de educação e fiscalização para garantir o respeito às vagas exclusivas. “Discutimos essa temática nas escolas, pois não há melhor fiscal que a criança no seio familiar. Trabalhar a conscientização é fundamental para que o respeito exista, seja às vagas exclusivas, seja aos espaços públicos como um todo”, destacou Léo Moraes.
PEDESTRES
Sobre as faixas de pedestres em frente às escolas, visando proporcionar mais segurança aos alunos, pais e profissionais da educação, além do público em geral, Iremar Lima afirmou que na próxima semana a equipe iniciará um levantamento de todos os pontos onde as faixas estão desgastadas para realizar o trabalho.
As faixas em frente às unidades escolares, conforme o secretário, terão aspecto lúdico, no formato de lápis, para chamar a atenção dos condutores, associando a questão da educação com a segurança viária.
“Prioritariamente a gente vai atender as escolas da rede pública municipal e, depois, vai estendendo para as outras redes e outros pontos da cidade. Onde tem escolas com esse perfil mais infantil, por exemplo, a gente vai sempre colocar esse tipo de sinalização”, completou.
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Motoristas que prestam serviço de transporte devem solicitar renovação da credencial
Motoristas que fazem o serviço de transporte escolar devem estar regularizados e autorizados a prestar o serviço, alerta a Prefeitura de Porto Velho. A autorização segue as disposições da Lei Municipal nº 2.769 de 26 de agosto de 2020, que trata sobre a regulamentação da atividade na capital e nos distritos, concedida pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
O serviço define-se pelo transporte remunerado de passageiros, os quais são estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, ensinos médio e técnico, além da educação superior ou para atividades escolares e/ou acadêmicas, acompanhados ou não de professores e responsáveis.
A Semtran informa que, das 40 autorizações, 34 estão ativas e deverão ser renovadas ainda no mês de janeiro, para oferecer o transporte escolar com qualidade e segurança, tendo em vista que o veículo passa por inspeção veicular realizada pelos fiscais da Semtran e agentes do Detran Rondônia.
INSPEÇÃO DO VEÍCULO
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a inspeção do veículo (modelo Van) é feita a cada seis meses. A Semtran, inclusive, orienta que o carro deve ser adaptado para transportar os alunos de forma mais segura e confortável, bem como deve ser aprovado em inspeção veicular pela Semtran e Detran para ser considerado apto ao transporte escolar.
TAXAS
Para a renovação, o autorizado responsável pela execução do serviço deve pagar a tarifa de vistoria no valor de 1 UPF (Unidade de Padrão Fiscal), que atualmente é de R$ 103,67. Também precisa pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS) para transporte escolar, o equivalente a 10 UPFs, totalizando R$ 1.036,70, pago no mês de julho.
EXIGÊNCIAS
Além do veículo ser adaptado para transportar os alunos com conforto e segurança, atendendo ao que determina a Lei 2.769/2020, que regulamenta as atividades de transporte escolar em Porto Velho, é necessário apresentar documentação oficial e atender os seguintes requisitos:
- Ter idade superior a 21 anos;
- Ser habilitado na categoria D ou E;
- Apresentar documentos pessoais (RG, CPF);
- Certidões criminais, Certidão Negativa do Município;
- Ser residente em Porto Velho;
- Possuir um veículo tipo Van, para transporte de pessoas com, no mínimo sete e, capacidade máxima de 21 passageiros (o veículo tem que estar caracterizado com as normas do CTB);
- Afixação de faixa horizontal na cor amarela, com 40 cm (quarenta centímetros) de largura, a meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com os dísticos ESCOLAR e CUIDADO CRIANÇAS, em preto, sendo o primeiro nas laterais, e o segundo na traseira, ambos com 30 cm de altura; quando o veículo for de cor amarela as cores devem se inverter;
- Equipamento registrador de velocidade e distância percorrida (cronotacógrafo) com o certificado de verificação metrológica válido;
- Lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, dispostas na extremidade superior da parte traseira;
- Cinto de segurança em número igual à lotação;
- Inspeção veicular.
ATENDIMENTO
Os interessados podem se dirigir de forma presencial à sede da Semtran, localizada na av. Amazonas, nº 698, bairro Santa Bárbara, no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou de forma on-line pelo e-mail gab.semtran@gmail.com.
Texto: SMC/ Semtran
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Operação melhora drenagem em pontos da capital e avança com limpeza de bocas de lobo e canais
A força tarefa da Prefeitura de Porto Velho, que atua na Operação Cidade Limpa, continua nas ruas em diferentes frentes de trabalho para executar uma grande transformação da cidade. Mesmo com chuva, durante o dia e parte da noite, o mutirão segue no propósito de melhorar a infraestrutura urbana, reduzindo os alagamentos na capital.
Minimizar os impactos das chuvas em Porto Velho e os prejuízos causados à população, é uma preocupação do prefeito Léo Moraes e prioridade em seu plano de governo. Tanto que a Operação Cidade Limpa foi a primeira ação executada pela atual gestão e já apresenta bons resultados.
Até o banlanço da última sexta-feira (10), já foram retiradas das ruas de Porto Velho 3.016 toneladas de entulho, realizada a limpeza de 45 quilômetros de ruas e 917 metros de canais, além de 26 bocas de lobo desobstruídas e desentupidas.
Segundo o secretário Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Giovanni Marini, os efeitos desse trabalho foram sentidos durante a chuva dos últimos dias. “A água já está fluindo melhor em vários pontos. A gente conseguiu ter uma resposta de drenagem bem mais rápida, por exemplo, nas avenidas Rio de Janeiro com Guaporé”, apontou o secretário.
A Operação Cidade Limpa deve seguir por todo o ano, porém as ações mais intensas serão executadas até abril, no decorrer dos primeiros 100 dias da atual gestão. “Esperamos que em cem dias a gente consiga ultrapassar 300 bocas de lobos limpas e uma varrição que ultrapasse 200 quilômetros nessas áreas que são prioritárias”, declarou Marini.
Ainda segundo o secretário, serviços de varrição, roçagem, raspagem, desobstrução de boca de lobos e de canais estão em curso, conforme determinação do prefeito Léo Moraes. “Ele mobilizou as equipes logo após o final das eleições para buscar soluções. Desde o dia primeiro de janeiro, todas as secretarias estão unidas para resolver esse problema que acumulou nos últimos dez anos. A missão é grande, mas está em curso”, afirmou o secretário.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a equipe está com muita energia para fazer acontecer, e pediu ajuda de toda a sociedade para fiscalizar e manter a cidade limpa.
“Nós temos um levantamento que com trabalho efetivo de limpeza de boca de lobo, bem como de canais e igarapés, enlarguecer, aprofundar, tirar a sujeira da cidade, a gente já consegue diminuir o impacto em 30% dessas alagações. Antes de qualquer coisa, a gente precisa do apoio e suporte da população. Tenha cuidado para não jogar o lixo nas ruas, nos canais, porque aquilo entope e traz um prejuízo severo a todos nós, a população tem que fazer sua parte, porque nós, a prefeitura, já estamos fazendo a nossa”, enfatizou o prefeito.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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