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Portal do Cidadão de Rondônia ultrapassa 100 serviços digitais e 4 milhões de acessos

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  • Com o objetivo de modernizar o atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços públicos, o governo de Rondônia chegou a marca de mais de 100 serviços digitais oferecidos no Portal do Cidadão, que somam mais de 4 milhões de acessos desde o seu lançamento.

Lançado em 2022, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia e Comunicação (Setic), o portal é uma plataforma integrada que unifica diversos serviços de interesse da população, como o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN); solicitação do Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência (PcD); solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e obtenção da declaração para doadores.

Entre os novos serviços disponibilizados, destacam-se:

  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos Estaduais Ativa;
  • Solicitação de regularização de débitos protestados em cartório;
  • Agendamento para desbloqueio do ComCard; e
  • Renovação e retirada da carteirinha de Passe Livre para PcD.

A plataforma utiliza a tecnologia de login único do governo federal, o GOV.BR, oferecendo maior segurança e praticidade. Com apenas alguns cliques, o cidadão pode realizar agendamentos, solicitações e acompanhar o andamento de processos sem precisar se deslocar até os pontos de atendimento físicos.

INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA

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O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância desse avanço para o estado. “Com a ampliação dos serviços digitais no Portal do Cidadão estamos possibilitando mais eficiência, transparência e comodidade à população.”  

O superintendente da Setic, Delner Freire, evidenciou a relevância dos serviços oferecidos. “Com mais de 100 serviços no Portal do Cidadão e 4 milhões de acessos, continuamos inovando para proporcionar mais acessibilidade e eficiência ao rondoniense.”

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Esses resultados evidenciam o engajamento do governo de Rondônia com a transformação digital no estado e a inclusão digital, garantindo mais facilidade e comodidade no acesso aos serviços públicos.

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Fonte
Texto: Assessoria Setic
Fotos: Leonardo Alves
Secom – Governo de Rondônia

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GERAL

Unidade de Saúde da Família Caladinho atende em novo endereço em Porto Velho

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A Unidade de Saúde da Família Caladinho está funcionando em novo endereço. Desde a última segunda-feira (10), os pacientes do bairro e dos Conjuntos Mamoré, Guaporé, Tucuruí, parte do Castanheiras, Aeroclube e Colônica Viçosa devem buscar atendimento na rua Angico, 5030, no bairro Cohab, no mesmo prédio onde funciona a unidade de saúde Manoel Amorim de Matos.

No novo espaço, estão disponíveis atendimentos médicos e de enfermagem, exames laboratoriais, atendimento odontológico e demais serviços da atenção básica. A unidade realiza, em média, 1,2 mil atendimentos por mês, totalizando cerca de 15 mil por ano.

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A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) optou pela mudança imediata da unidade devido às condições do antigo prédio, que, com mais de 30 anos de construção, já não oferecia espaço adequado para os pacientes nem condições confortáveis de acolhimento e trabalho para os profissionais da saúde.

Agora, a unidade funciona em um prédio moderno e recém-inaugurado, que já abrigava a Unidade de Saúde Manoel Amorim de Matos. Com a mudança, ambas as unidades passam a operar no mesmo espaço, garantindo um ambiente mais amplo e confortável para pacientes e servidores.

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SERVIÇO:
Unidade de Saúde Caladinho
Rua: Angico, 5030 (esquina com rua Cravo)
Bairro: Cohab, zona Sul

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Ana Flávia

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Defesa Civil leva hipoclorito de sódio para comunidades ribeirinhas

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Com o rio Madeira chegando à marca dos 15,52 metros, na manhã desta terça-feira (11), a Defesa Civil segue no cumprimento da missão de garantir a saúde da população ribeirinha, que nesta época do ano vê suas plantações destruídas e são obrigados a conviverem com a água se tornando insalubre por conta do barro que se mistura.

Visando evitar a contaminação de doenças nessas localidades por conta do consumo de água insalubre, a Prefeitura de Porto Velho determinou a entrega de frascos de hipoclorito de sódio para as comunidades afetadas pela cheia do rio Madeira.

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Conforme o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti, até o momento não há registros de famílias em situação de vulnerabilidade, porém, a entrega de hipoclorito, entre outros insumos, se faz necessária para preservar o bem-estar e a segurança dessas comunidades.

“A Defesa Civil vem realizando um serviço constante de apoio aos ribeirinhos, é bom destacar que não há famílias desabrigadas, porém temos o registro de muitas lavouras que foram tomadas pela água. Hoje estamos levando hipoclorito para a comunidade, como o prefeito Léo Moraes determinou, temos que estar juntos com o povo, e isso estamos fazendo”, disse Marcos Berti.

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As comunidades de São Miguel, Mutum e Bom Jardim já receberam essa ação da Defesa Civil, que agora segue para a região do médio Madeira, onde atenderá as comunidades de Brasileiro, Boca do Jamari, Santa Rita, entre outras comunidades dentro desta região.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Defesa Civil

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Prefeitura atende à população e realiza limpeza e encascalhamento no Três Marias

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Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, através do serviço promovido pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), deu seguimento aos trabalhos de reparo, limpeza e encascalhamento nas ruas do bairro Três Marias, localizado na zona Leste da cidade.

Os trabalhos se intensificaram nas regiões ao longo do canal secundário da bacia do Tancredo Neves, área que vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Porto Velho desde o início deste ano.

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COMUNIDADE

Para o comerciante Neto Adelino Lopes, que possui um empreendimento comercial na rua Aristides Haeffener, no bairro Três Marias, a limpeza e encascalhamento dessa área é um clamor antigo da população.

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“Essa é a primeira vez que eu vejo uma equipe da Prefeitura trabalhando dessa maneira dentro do nosso bairro, que por muitos anos sofreu com alagações, buracos e lama, que deixavam os comerciantes do bairro no prejuízo. Estamos muito satisfeitos com o serviço que está sendo realizado aqui”, afirmou Neto Adelino.

Morador do bairro Três Marias há 30 anos, Cléber Nogueira destacou a eficiência do trabalho contínuo que vem sendo promovido pelo Poder Executivo que, segundo ele, mostra o respeito com os moradores.

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“Essas ações estão sendo realizadas desde o começo do ano em nosso bairro, isso é um fato que nos deixa satisfeitos com o trabalho realizado, passamos muito tempo sentindo a sensação de estarmos abandonados pelas autoridades públicas e hoje me sinto representado pela Prefeitura de Porto Velho”, argumentou Cléber Nogueira.

CIDADE LIMPA

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Promovendo uma ação integrada, a Prefeitura de Porto Velho também destacou servidores da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) para a troca de bueiros, além do serviço de limpeza nas vias públicas do bairro Três Marias.

A Operação Cidade Limpa é uma ação da Prefeitura de Porto Velho que visa à limpeza e manutenção da cidade, e foi uma das primeiras medidas tomadas pelo prefeito Léo Moraes.

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Até o momento, a operação já recolheu mais de 36 mil toneladas de entulhos e desobstruiu mais de cem bocas de lobo em Porto Velho.


Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Wesley Pontes

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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