POLÍCIA
Plano de Defesa da Segurança Pública é executado com simulado de treinamento prático em Porto Velho

A simulação mostrou um assalto a uma instituição financeira transportadora de valores, que deixou reféns, além da explosão de bombas
Com o objetivo de colocar em prática o Plano de Defesa da Segurança Pública do Estado de Rondônia, desenvolvido durante o 1° Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, que teve início na terça-feira (3), e encerra neste sábado (7), a região central de Porto Velho foi palco de um treinamento prático simulado na noite desta sexta-feira (6), que envolveu as forças de segurança do Estado, realizado pelo governo de Rondônia.
A atividade realizada foi uma simulação de ataque à instituição financeira transportadora de valores, com uso de bombas, troca de tiros e de reféns, que ocorreu na região do Bairro São Cristóvão, onde se concentram instituições de transporte de valores e financeiras.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania -Sesdec, Felipe Vital, o objetivo é preparar os militares do Estado para situações de domínios de cidades. “Tivemos durante esta semana, além de policiais de Rondônia, militares do Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com Porto Velho, são 73 cidades que realizam o seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, no combate, treinamento e padronização contra crimes violentos do ‘Novo Cangaço’ e domínio de cidades”, esclareceu.
O integrante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul – BOPE/MS, Vinicius Almeida, que foi instrutor do seminário, conta que realiza o trabalho desde 2013, chegando ao 23° simulado. “Porto Velho é mais uma cidade que recebe esse treinamento, visando a prevenção de crimes contra o patrimônio, que infelizmente, ocorreram em alguns municípios do Brasil com ações megaviolentas. Rondônia está de parabéns com essa ação e temos que continuar coibindo esses crimes, em todo o país”, declarou.
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO
Crimes contra o patrimônio são sempre ações violentas, por isso, é preciso que o Estado tenha uma boa estrutura e que todas as forças da segurança estejam em sintonia com condutas predeterminadas, para que, se algum município de Rondônia sofrer algum ataque desta natureza, os envolvidos estejam aptos a executar a sua missão.
Visando isso, neste seminário foi elaborado o Plano de Defesa do Estado, com o objetivo de alinhar a conduta de todas as entidades de Segurança Pública, contando ainda com a contribuição da população, nas áreas urbana e rural.
PLANO DE DEFESA INTEGRADO
O Plano de Defesa conta com a integração de várias entidades de segurança Estadual e Federal: Polícia Civil – PC; Polícia Militar – PM; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBM; Polícia Penal, Marinha e Exército. Pontos focais como a participação da comunidade; treinamento e preparação das forças de segurança; antecipação de ameaças; coordenação com órgãos federais e monitoramento contínuo.
A preparação e o planejamento antecipado dessas medidas são cruciais para proteger a população e garantir a segurança de Rondônia.
Fonte: Secom
POLÍCIA
URGENTE: Homem é arrastado pela facção e executado por trás do residencial Orgulho do Madeira

Na noite deste domingo (29), a Polícia Militar foi acionada após uma denúncia anônima informar sobre um homicídio ocorrido nos fundos do Residencial Popular Orgulho do Madeira, localizado no bairro Socialista, zona Leste de Porto Velho (RO).
Segundo as primeiras informações, um homem foi executado com disparos de arma de fogo em uma área de mata próxima ao conjunto habitacional. Assim que chegaram ao local, os policiais confirmaram a veracidade da denúncia e solicitaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito da vítima.
A área foi imediatamente isolada para preservação da cena do crime. A Perícia Criminal e uma equipe da Rebeca (Remoção de Cadáveres) foram acionadas para realizar os procedimentos técnicos de praxe. Após os trabalhos periciais, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que possam auxiliar nas investigações.
Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada oficialmente. A Polícia Civil deve assumir o caso e abrir inquérito para apurar as circunstâncias do crime, bem como a autoria e motivação do homicídio.
POLÍCIA
Colisão entre motos na zona sul deixa três vítimas com lesões

Na noite deste domingo (29), um grave acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Avenida Aldo com a Rua do Cravo, no bairro Cohab, zona sul de Porto Velho (RO). A colisão envolveu duas motocicletas e deixou três pessoas feridas.
De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar do Batalhão de Trânsito, uma das motocicletas, que operava como mototáxi por aplicativo e transportava um passageiro, seguia pela Avenida Aldo sentido Miguel Calmon. No sentido oposto, vinha outra motocicleta conduzida por um jovem que, segundo testemunhas, trafegava com o farol apagado. A colisão frontal foi inevitável e resultou na queda dos três envolvidos, que sofreram escoriações pelo corpo.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, as vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul para receberem atendimento médico.
A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e deve investigar as circunstâncias do acidente, inclusive a possível falta de iluminação na motocicleta envolvida.
POLÍCIA
Grave acidente com capotamento deixa três feridos no bairro Embratel neste sábado

Na manhã deste sábado (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a um grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Pinheiro Machado, no bairro Embratel. A colisão resultou no capotamento de um dos carros e deixou três pessoas feridas, uma delas em estado grave.
De acordo com as informações apuradas no local pela PRF, o acidente ocorreu quando uma mulher que conduzia um veículo modelo Renault seguia pela avenida Pinheiro Machado, no sentido bairro, e teria supostamente avançado o sinal vermelho. No cruzamento, ela acabou sendo violentamente atingida por um carro modelo Fiat Strada, que transitava pela avenida Jorge Teixeira no sentido aeroporto.
Com o impacto da batida, o Renault capotou e acabou atingindo um ciclista que passava pelo local no momento do acidente. A condutora do Renault sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. O motorista do Fiat Strada também precisou de atendimento médico após bater a cabeça com força no interior do veículo.
O ciclista, que teve escoriações pelo corpo, foi encaminhado à Policlínica Ana Adelaide, mas seu estado de saúde é estável.
A área foi isolada pelas autoridades para a realização da perícia, e o trânsito no local ficou parcialmente interditado durante o atendimento da ocorrência. A PRF segue investigando as circunstâncias do acidente.
- POLÍCIA1 dia ago
URGENTE: Homem é arrastado pela facção e executado por trás do residencial Orgulho do Madeira
- POLÍCIA1 dia ago
Colisão entre motos na zona sul deixa três vítimas com lesões
- POLÍCIA1 dia ago
Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento; Marido é suspeito e fugiu do local
- POLÍCIA1 dia ago
Grave acidente com capotamento deixa três feridos no bairro Embratel neste sábado
- GERAL11 horas ago
Encerra nesta segunda-feira, 30, as inscrições para o programa CNH Social em Rondônia; prazo vai até às 23h59
You must be logged in to post a comment Login