Connect with us

INTERIOR

Moradores do Distrito de Nova Mutum serão atendidos pelo Projeto Acampamento Verde

Published

on

Mais uma edição do projeto Acampamento Verde será realizada

Com objetivo de realizar atividades relativas ao desenvolvimento socioambiental, envolvendo ações de educação ambiental, intervenção, mobilização social e comunitária de prevenção e combate às queimadas, o Governo de Rondônia realiza no próximo sábado (18), no Distrito de Nova Mutum, o Projeto Acampamento Verde. A programação será realizada na EEEFM Nossa Senhora de Nazaré – Extensão Estudo e Trabalho e atende às orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, que incentiva os cuidados com a preservação. 

O evento tem a iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e organizado pela Coordenação de Educação Ambiental – Ceam, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar de Rondônia, Corpo de Bombeiros Militar, Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável, Jirau Energia, Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU e de uma universidade particular. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Acampamento Verde capacita as pessoas a fazerem mudanças positivas em relação ao meio ambiente, tornando-se uma referência em sua área de atuação. “A participação ativa da comunidade é crucial, pois quando os moradores locais se envolvem e veem os benefícios alcançados, tornam-se defensores ativos da causa ambiental. Isso não apenas fortalece o projeto, mas também promove uma mentalidade de responsabilidade compartilhada em relação ao meio ambiente”, disse.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos salientou que, o Projeto Acampamento Verde é uma iniciativa que visa promover a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a preservação da natureza. “Sua importância consiste na criação de um espaço dedicado à educação ambiental, proporcionando experiências práticas e teóricas sobre conservação, reciclagem, preservação de ecossistemas e práticas sustentáveis. O envolvimento da comunidade local, organizações ambientais e educacionais, oferece uma plataforma para atividades práticas e outras iniciativas que incentivam a conexão das pessoas com a natureza”, ressaltou.

A coordenadora da Ceam, Deigna Lais Oliviak, destacou que, a programação vai oferecer emissão da 1ª e 2ª vias  de Carteira de Identidade, atendimento e orientação jurídica, consulta preventiva e curativa em Odontologia, tratamento de dor, realização de testes rápidos Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientação psicológica, espaço para educação ambiental kids a atendimento farmacêutico para prescrição e dispensação de medicamentos. “O cronograma de atividades programadas contempla as temáticas a serem trabalhadas com a população da região e incluem recursos naturais, recursos hídricos, desmatamento e queimadas, através de palestras rodas de conversas e educomunicação”, finalizou. 

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller
Secom – Governo de Rondônia

INTERIOR

Homem dopa crianças, mata esposa e depois tira a própria vida no interior de Rondônia

Published

on

Na madrugada desta quinta-feira (03/10), no distrito de Jardinópolis, no município de Castanheiras, um jovem, idensificado por Dhione Junior Pereira Barbosa cometeu uma série de crimes chocantes antes de atentar contra a própria vida.

Segundo informações preliminares, o jovem dopou seus filhos e assassinou sua esposa. Após os atos brutais, ele tirou sua vida. As autoridades foram acionadas imediatamente, e tanto a polícia quanto a equipe de saúde chegaram rapidamente ao local para prestar socorro às vítimas. A sogra e as duas crianças foram encaminhadas ao hospital.

O jovem era conhecido por ser usuário de entorpecentes, mas ainda não se sabe se ele estava sob efeito de drogas no momento dos crimes. A polícia está investigando o caso para esclarecer os detalhes e as motivações por trás dessa tragédia.

Com informações de Tá na Mídia Rondoniense

Continue Reading

INTERIOR

TRAGÉDIA: Caminhão invade preferencial e mata motociclista em Rolim de Moura

Published

on

A poucos instantes um caminhão baú invadiu a preferencial na esquina da Avenida João Pessoa com a Rua Tocantins, no bairro Planalto, em Rolim de Moura.

A reportagem apurou que o caminho seguia sentido inverso a Avenida Norte Sul e acabou não parando na placa de pare e invadiu a preferencial, atingindo o motociclista em cheio.

A vítima, identificada por Edenir Carneiro dos Anjos, de 61 anos, chegou ser socorrido a UPA mas acabou falecendo após dar entrada no pronto socorro.

A polícia militar e o corpo de bombeiros, bem como a Perícia Criminal foi acionada para os trabalhos de praxes.

A vítima era moradora do município de Alto Alegre dos Parecis, mas permanecia bastante tempo em Rolim de Moura.

FONTE: PLANETA FOLHA

Continue Reading

INTERIOR

Palestras sobre crise hídrica e prevenção aos incêndios florestais são promovidas em escolas rurais de Machadinho d’Oeste

Published

on

  • Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a crise hídrica e a importância da preservação ambiental, o governo de Rondônia está realizando uma série de palestras nas escolas da zona rural de Machadinho d’Oeste e seus distritos. A programação, que ocorre entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, aborda temas relacionados ao meio ambiente, como o uso sustentável dos recursos hídricos.

As palestras, organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), também reforçam o Decreto nº 29.428, de agosto de 2024, que suspende o uso do fogo em todo o território de Rondônia. A medida é fundamental para proteção das florestas e para reduzir os impactos negativos causados pelos incêndios florestais, em sua maioria criminosos, que afetam diretamente a qualidade de vida das comunidades rurais e a preservação dos recursos naturais. 

Durante as atividades, técnicos do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) de Machadinho d’Oeste estão promovendo ações educativas sobre a prevenção de queimadas, destacando a importância de evitar práticas que prejudicam o meio ambiente. A ação tem como foco conscientizar a população escolar sobre os riscos dos incêndios florestais, especialmente no contexto da crise climática global. A iniciativa reflete a importância de unir esforços para proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Técnicos da Sedam orientam jovens sobre a importância da preservação ambiental

A ação destaca o papel dos estudantes como multiplicadores de boas práticas ambientais. O governo de Rondônia está trabalhando para proteger as florestas, rios e todo o ecossistema do estado, no combate aos incêndios florestais e para preservação da água. 

O gerente do Erga de Machadinho d’Oeste, Fabrício Pereira de Jesus, enfatizou o trabalho técnico da equipe na prevenção dos incêndios florestais e na conscientização sobre a legislação ambiental vigente. “Estamos em campo para garantir que a população compreenda a importância de não usar o fogo, especialmente nesse período crítico. Nosso trabalho é prevenir e educar, garantindo que todos conheçam os riscos e as penalidades envolvidas.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as ações educativas são fundamentais para proteger o meio ambiente e garantir um futuro melhor. “A conscientização ambiental começa com a educação, principalmente nas escolas, que são grandes parceiras na conscientização sobre os incêndios florestais e nos cuidados com a crise hídrica. Essa é uma problemática urgente que requer o envolvimento de todos e as palestras são essenciais para mostrar às futuras gerações que cuidar do meio ambiente é cuidar do próprio futuro”, frisou.

Continue Reading

DESTAQUE