GERAL
Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia
O Geração Emprego é um serviço disponibilizado pelo Governo de Rondônia, sendo uma ponte entre quem quer uma colocação no mercado de trabalho e as empresas que buscam pessoas qualificadas para ocuparem os cargos disponíveis. Nesta semana, 2.476 vagas estão abertas em todo o Estado. Além das vagas de trabalho disponíveis, ainda é possível ter acesso a orientações como elaborar um currículo atrativo e participar de capacitações gratuitas.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) executa a ação, a fim de fortalecer a empregabilidade, ampliando oportunidades. Ao todo, são mais de 3.600 empresas cadastradas no Geração Emprego.
APLICATIVO
Conforme a Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda da Sedec, o serviço pode ser acessado mediante o uso do aplicativo “Geração Emprego para Trabalhadores”, disponível para iOS, Android ou pelo site: https://geracaoemprego.ro.gov.br/vagas-de-emprego?order_by=newest&application=geracaoemprego&page=1. O projeto abrange os 52 municípios do Estado.
CONFIRA QUAIS SÃO E ONDE SE ENCONTRAM AS VAGAS:
- Caldeireiro industrial e Soldador Industrial (Nova Brasilândia d’Oeste);
- Motorista Entregador (Vilhena);
- Auxiliar Administrativo (Cacoal);
- Servente de Obras e Vendedor Externo (Ji-Paraná);
- Armador (Porto Velho);
- Analista de Planejamento Financeiro (Pimenta Bueno).
GERAL
Defesa Civil realiza Operação Inverno 2025 e disponibiliza cartilha on-line
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, iniciou a “Operação Inverno 2025” em todo o município, e as ações se estenderão até o início de junho deste ano.
A equipe também montou uma cartilha que vai ficar disponível no site da Defesa Civil. A publicação traz informações sobre qual procedimento o cidadão deve seguir se estiver no carro, em casa, na rua, quando houver raios e vendaval.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti Cavalcanti, em Porto Velho serão intensificadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que os eventos mais comuns desse período são: inundações, alagamentos, deslizamentos de terra, vítimas de raios, vítimas de choque elétrico zona rural, vítimas de vendavais, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento, saúde e atendimento social).
COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO INVERNO
As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos volumes pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, desde Nova Califórnia/ Extrema até baixo Madeira, visando a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.
O objetivo é otimizar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu), equipes de Gerências da Defesa Civil do município, Brigadas e a própria comunidade.
CONTATOS EM CASO DE EMERGÊNCIA
Em caso de necessidade, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e (69) 98473-2112 ou os demais órgãos competentes como Polícia Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Espaço de esporte e lazer, Parque do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho, também contará com sistema de água potável
- O governo de Rondônia está realizando mais uma importante revitalização de espaço público na Zona Sul de Porto Velho, o Parque do Abobrão, com foco em oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região. A obra, que está em fase de conclusão, é executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Além de ser um ambiente para práticas esportivas e convivência familiar, o novo parque trará mais segurança e funcionalidade para a região.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, os serviços realizados no Parque do Abobrão refletem o empenho da gestão estadual em transformar os espaços públicos. “O governo tem investido na reforma de áreas de lazer em todo o estado, valorizando nossas cidades e criando espaços que promovam integração e bem-estar à população”, salientou.
SISTEMA DE ÁGUA TRATADA
Uma das novidades do parque será o fontanário com pergolado, que contará com um sistema de potabilidade para fornecer água tratada e segura ao consumo humano. A comunidade beneficiada poderá utilizar o espaço para abastecer galões com água potável, promovendo maior acesso à água saudável no local, conforme os padrões estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
Com mais de 70% das obras concluídas, e um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Parque do Abobrão está sendo transformado em um espaço moderno e seguro.
O projeto contempla melhorias, incluindo:
- Estacionamento
- Campo de futebol Society
- Área de grama natural
- Academia ao ar livre
- Área de alongamento
- Sede administrativa com vestiários
- Quadra poliesportiva
- Playground
- Duas quadras de areia
- Alambrados
- Arquibancadas
- Área de convivência
- Rampas de acessibilidade
Além disso, foram projetados sistemas de drenagem para os campos e quadras, permitindo a drenagem da água da chuva sem prejudicar o uso do local.
IMPACTO PARA COMUNIDADE
Israel Araújo, que reside no Bairro Cohab há três décadas, compartilhou sua felicidade com o andamento das obras. “Eu e toda a comunidade estamos tornando realidade o sonho de ver este lugar ser revitalizado. Joguei muita bola neste campo e, com o avanço dos serviços, fico feliz em saber que teremos em breve um novo espaço para fazer torneios ou apenas nos divertir com os amigos”, disse.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou o impacto da obra na vida dos moradores. “O governo de Rondônia vai entregar 10 mil metros quadrados de uma estrutura moderna e acessível, que se tornará ponto de encontro e lazer. A equipe da Seosp acompanha de perto os trabalhos para assegurar a qualidade de cada detalhe.”
- Fonte
- Texto: Bruna Farias
- Fotos: Bruno Motoyama
- Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO amplia medidas preventivas e ações integradas para combater doenças transmitidas por vetores
- As altas temperaturas, umidade e o volume expressivo de chuvas que Rondônia enfrenta neste período do ano criam um ambiente favorável à proliferação de mosquitos transmissores de doenças como malária, dengue, febre oropouche, chikungunya, mayaro e zica. Diante desse cenário, o governo de Rondônia amplia medidas preventivas e ações integradas para preservar a população.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a intensificação de campanhas educativas, distribuição de insumos para os municípios e monitoramento contínuo, buscam assegurar a saúde de todos. “A colaboração da população na mobilização é fundamental para evitar a disseminação das doenças, com o combate ao mosquito transmissor, eliminando criadouros”, salientou.
- De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), com medidas simples é possível prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Confira algumas dicas essenciais:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; e
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.
A Agevisa/RO alerta para os principais sintomas das doenças transmitidas por vetores:
- Malária: febre alta, calafrios, sudorese intensa, dores de cabeça e musculares;
- Dengue: febre, dores no corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos;
- Febre Oropouche: febre, dor muscular, dor de cabeça, tontura e manchas na pele;
- Chikungunya: febre, dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos;
- Mayaro: febre, dor de cabeça, artralgia, mialgia, edemas articulares, calafrios, dor retro-orbital, mal-estar, erupção cutânea (exantema), vômitos e diarreia;
- Zika: febre, dor de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos;
O diretor da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou a importância da conscientização e diagnóstico precoce para evitar complicações graves. “O combate às doenças transmitidas por vetores é uma responsabilidade de todos. A procura imediata por atendimento médico é imprescindível diante de qualquer sintoma.”
ATENDIMENTO
Em Porto Velho, os exames para diagnóstico de malária e dengue são disponibilizados pelo município, nas seguintes unidades:
- Policlínica Ana Adelaide (Rua Padre Chiquinho, nº 1.060, Bairro Pedrinhas)
- Policlínica José Adelino (Rua Orion, nº 11.646, Bairro Ulisses Guimarães)
- Upa Leste (Avenida Mamoré, nº 3.585, Bairro Lagoinha)
- Upa Sul (Rua Urtiga, nº 1, Bairro Nova Floresta)
Após a coleta, os exames são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen/RO).
No ambulatório do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (Cepem), também é possível realizar o exame para diagnóstico de malária sem necessidade de encaminhamento prévio. O exame fica pronto em até 60 minutos e em caso positivo, o paciente já recebe o tratamento adequado. O Cepem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, localizado ao lado do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), na Avenida Guaporé, nº 415, Bairro Lagoa, na Capital.
PESQUISA
O Laboratório de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) realiza temporariamente no Cepem, exames de dengue, oropouche, chikungunya, mayaro e zica, para fins de pesquisa de caracterização molecular das arboviroses no estado. A coleta é realizada desde que o paciente aceite participar da pesquisa, por meio da assinatura do termo e que esteja enquadrado dentro dos critérios como ter:
- Entre 18 a 65 anos;
- Apresentar quadro de febre;
- Dor de cabeça;
- Dores articulares e musculares;
- Dor atrás dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele; e
- Náuseas e vômitos.
- As coletas são realizadas de segunda a quinta-feira, entre 8h30 e 11h no período da manhã, e a tarde de 14h às 16h. É necessário apresentar documento de identificação como RG, CNH ou CPF e o cartão do SUS. A entrega dos resultados é feita em até 72 horas.
Fonte
Texto: Suelen Viana
Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- POLÍCIA2 dias ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL24 horas ago
Prefeitura de Porto Velho libera estacionamento na rua Euclides da Cunha, região da Feira do Cai N’Água
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
You must be logged in to post a comment Login