INTERIOR
Jovem saca arma de brinquedo em abordagem policial, leva tiro e morre no hospital em Rondônia

Um acompanhamento policial na tarde de segunda-feira (08/01), resultou na morte de uma jovem e na prisão de um homem no município de Vilhena, cone sul do Estado de Rondônia. As primeiras informações apuradas pela reportagem do Extra de Rondônia, a ação começou quando uma guarnição da Polícia Militar recebeu informações anônimas e também de levantamentos do Núcleo de Inteligência, de que em uma casa no residencial União, estaria sendo usada por suspeitos de terem realizando crimes de homicídios referentes a guerra entre facções criminosas, sendo nas últimas 72 horas, haviam sido registrados quatro assassinatos e dez tentativas de homicídios.
As informações também davam conta que no interior da casa teria duas motocicletas que ficavam constantemente cobertas por lençóis para dificultar a visualização das placas. Os veículos já haviam sido visualizados com suspeitos, além de duas armas de fogo. Com isso, conforme às denúncias coincidiram, os militares resolveram fazer incursão no endereço, com o apoio da equipe PATAMO e de integrantes de plantão da Agência de Inteligência (AI).
Quando as guarnições se deslocavam para o endereço, foi visualizado uma motocicleta Honda Titan de cor preta com uma mulher na garupa, na qual aparentemente o condutor estava indo para o local para onde os policiais estavam se dirigindo. O Conduto, ao perceber a viatura se aproximar, manobrou bruscamente o veículo e empreendeu fuga em alta velocidade pelas ruas do residencial União, e seguiu retornando sentido residencial Maria Moura, sendo acompanhado pela guarnição.
Entretanto, foi pedido apoio para outras guarnições e assim realizar o cerco, ocasião em que as equipes seguiram pela Avenida Perimetral, acompanhado o motociclista, que acessou a Avenida Perimetral e ao avistar a viatura da PATAMO que participava do cerco, fez nova conversão para outro lado, novamente sentido residencial União, instante em que quase colidiu com a equipe do AI, que bloqueou a rua com a viatura, no entanto, o suspeito subiu pelo meio-fio da via e continuou a fuga, acessando uma estrada de chão, momento em que a guarnição se aproximou e deu ordem de parada, sendo que o motociclista não obedeceu e acabou perdendo o controle da direção e sofreu a queda.
Todavia, enquanto os militares desembarcavam da viatura, observaram que a mulher posteriormente identificada como Eva Eduarda Ferreira Zacamae, de 18 anos, que estava na garupa, portava uma arma de fogo de cor preta tipo pistola, onde a tirou rapidamente da cintura, e que diante da iminente injusta agressão, em ato de defesa, um policial realizou um disparo de calibre .40, que transfixou a porta da viatura e atingiu a suspeita na região intraclavicular direita, ao qual após o impacto caiu ao solo, cessando a possível agressão.
Contudo, ao realizar a abordagem foi identificado que a arma se tratava de um simulacro tipo pistola. Devido à gravidade do ferimento, a jovem foi socorrida pela guarnição ao Hospital Regional, onde chegou com vida, porém, já no pronto-socorro, não resistiu ao ferimento e morreu. O condutor da motocicleta identificado pela inicial “B”, em revista pessoal foi localizado em seu bolso, duas porções de entorpecente aparentando ser maconha. O rapaz disse que pertence a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e relatou que havia comprado a motocicleta roubada na cidade de Ji-Paraná.
A motocicleta estava com uma fita isolante preta, que adulterava a placa original de SLI6D19 para SUI6D19, em consulta ao sistema, constatou possuir restrição de roubo/furto, da cidade de Ji-Paraná. Diante dos fatos, o rapaz recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil. Ainda de acordo com informação, Eva Eduarda Ferreira Zacamaé, possui histórico policial pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e posse ou porte de drogas para uso pessoal.
FONTE: Extra de Rondônia
INTERIOR
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho deu início à Operação Cidade Limpa nos distritos da Ponta do Abunã, começando por Extrema. A Operação tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos distritos e promover mais qualidade de vida aos moradores, que há anos enfrentavam dificuldades com a falta de assistência pública.
Em Extrema, diversas ruas estão sendo contempladas com os serviços de tapa-buracos, entre elas: Rua Abunã, Castelo Branco, Campo Grande, Duque de Caxias, Tarauacá, 1° de Maio, Juazeiro, Carlos Gomes, Santa Inês, Tapajós, Vista Alegre, Santa Maria, Santo Antônio e Rua das Flores. Algumas vias também estão recebendo cascalhamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade aos moradores.
Além das obras de recuperação das ruas, também acontece a limpeza das vias urbanas, roçagem e manutenção de espaços públicos, contribuindo para um ambiente mais limpo, organizado e saudável para todos.
Henrique Firmino, morador e comerciante de Extrema, elogiou a iniciativa. “É muito importante o trabalho da Prefeitura aqui na ponta do Abunã, principalmente em Extrema. É um serviço muito bem-vindo no distrito e que continue assim. Estão de parabéns”, afirmou.
Segundo o superintendente da SMD, Marcos Vizone, a operação vai atender toda a Ponta do Abunã. “Estamos começando por Extrema e vamos seguir para Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã. A população estava no abandono, mas hoje está recebendo a assistência que merece”, destacou.
Com a força-tarefa da Operação Cidade Limpa, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com os distritos, garantindo mais dignidade, infraestrutura e cuidados essenciais para quem vive longe do centro da capital.
A Operação Cidade Limpa é conduzida de forma integrada, envolvendo as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saneamento e Serviços Públicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Geral de Governo (SGG), e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).
Texto: Isadora Estolano
Fotos: Isadora Estolano
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Detran-RO atua com guinchos e servidores para garantir segurança de motoristas em área alagada da BR-425, em Nova Mamoré

- Em uma força-tarefa coordenada pelo governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está mobilizado no apoio às ações de enfrentamento aos impactos das inundações na BR-425, no município de Nova Mamoré. A operação integrada envolve também, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Defesa Civil estadual.
O ponto de bloqueio foi estabelecido na curva da Pedreira, nas proximidades do distrito de Araras. No local, equipes trabalham para garantir o suporte necessário às defesas civis municipais e prestar assistência direta aos motoristas que precisam trafegar pela região afetada.
Servidores do Detran-RO estão no local trabalhando para a segurança da população
Por determinação do diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, dois guinchos do Detran-RO e um da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) foram enviados ao local no dia 28 de março, além de uma equipe composta por quatro servidores que atuam 24 horas no auxílio à travessia de veículos leves pelos trechos alagados.
“Estamos com nossas equipes no local desde o início da ocorrência, garantindo apoio logístico e operacional para que a população não fique desassistida. Para o governador, Marcos Rocha; salvar vidas e preservar a segurança de todos que utilizam essa rodovia, é primordial”, afirmou Sandro Rocha.
Além dos guinchos e servidores do Detran-RO, a operação conta com viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), caminhonetes de apoio e estrutura logística montada em conjunto com a Defesa Civil estadual.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e união. Onde houver necessidade, estaremos presentes com ações rápidas e eficientes. A população de Nova Mamoré pode contar com ajuda do estado”, evidenciou o governador.
- A mobilização do Detran-RO e dos demais órgãos envolvidos segue até que as condições da rodovia sejam restabelecidas.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Bruno Pereira
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Hospital Regional de Cacoal inicia serviço de cirurgia geral pediátrica

Com o objetivo de contribuir para o atendimento e as cirurgias na especialidade de pediatria na Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) passou a disponibilizar o serviço de cirurgia geral pediátrica, ampliando o serviço em saúde. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira (21).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância desse serviço para a população da macrorregião II. “Esse serviço representa um grande avanço à saúde pública da nossa região. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossas crianças.”
A primeira cirurgia geral pediátrica realizada na unidade foi um procedimento para apendicite. Além disso, o Hospital Regional de Cacoal atende os 34 municípios da macrorregião II. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca que, além de garantir um atendimento de qualidade, a gestão procura ampliar o acesso da população. “Nosso intuito é reduzir o deslocamento dos pacientes para a Capital”, frisou o gestor.
SERVIÇOS
O Hospital Regional de Cacoal oferece serviços especializados em pediatria, como consultas em alergia, imunologia pediátrica, hebiatria (atendimento ao adolescente), dermatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pediatria de alto risco, doenças raras e puericultura. A unidade conta, também, com uma UTI pediátrica de sete leitos e uma clínica pediátrica com 29 leitos.
- Em 2024, a UTI pediátrica passou por reformas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Foram realizadas troca de piso, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
O diretor adjunto da unidade, Jonathan Souza, ressalta que, com as novas contratações de médicos pediatras, a ampliação dos serviços permitirá atender toda a demanda da população. “A população terá mais acesso a cirurgias, tanto eletivas quanto emergenciais”, destacou.
- Fonte
- Texto: Lara Lívia
- Fotos: Jonathan Souza
- Secom – Governo de Rondônia
- GERAL1 dia ago
Instável, rio Madeira desce 13 centímetros nas últimas doze horas
- POLÍTICA1 dia ago
Pela primeira vez, prefeito de Porto Velho concede revisão geral salarial para servidores e a implantação do piso do magistério no primeiro ano de mandato
- POLÍTICA1 dia ago
Cristiane Lopes reforça protagonismo na Saúde e destina mais de 41 Milhões para Rondônia
- GERAL1 dia ago
Conheça a Lei Orçamentária Anual, que já está em execução em 2025 e pode ser acompanhada pela população
- GERAL1 dia ago
Prefeitura entrega chuteiras para alunos do Programa Construindo Campeões
You must be logged in to post a comment Login